Acho que o menos passionais deste tópico aqui foram o
Thiagom, Lute e
Niemand.
O mercado carece de qualidade, e qualidade não é partida elétrica ou conta-giros, qualidade é bom acabamento e produto que funcione bem por um bom tempo mesmo sendo surrado no dia-dia e quando der piripaque que a manutenção seja baixa. Deveria existir um teste de longa duração de 100.000 km entre as motos do mercado, rodando juntas e ver qual aguenta mais e com menor custo de manutenção.
O Lute salientou que por causa do grande número de moto-fretes, as CGs Fan e Titan são muito compradas, para não perigar ficarem parados pela moto enguiçada. Ou então lá no sertão do cariri, o caboclo não ter que voltar a usar jumento para ir na cidade comprar remédios sei lá..Então, ele vai de Honda, que é MAIS fácil a manutenção e com suas motos testadas exaustivamente no nosso cotidiano! Em Manaus tem uma pista de testes da Honda que simula as condições de nossas ruas e rodovias, com paralelepípedo, buracos, costelas, quebra-molas etc, as outras montadoras tem isto?(não sei se a Yamaha tem).
Eu sei que é cansativo meus relatos da CG e de conhecidos meus que tem a moto, mas quem mora no interior do Paraná(ou do Brasil), sabe do que falo, o pessoal que mora na zona rural, usa a CG para vir a cidade, a tempos! Não usam motos específicas para tal fim como Tornado, Bros ou XTZ, mas sim motos streets, a CG no caso é a preferida disparada(eu mesmo usei muito na estrada de chão)! Aliás, acho que nunca vi uma moto usada por pequenos agricultores que não fosse CG, YBR ou algumas XL. Agora imaginem colocar uma Yes neste tipo de uso, o cara vai lá na estrada de terra e escorrega nas pedrinhas soltas, vai pro chão e lá se vão painel, seta, guidão e partes plasticas pro saco, ai onde conseguir repor? Na autorizada apenas!
Na industria automobilistica, todas as montadoras tem um certo nível de confiança de seus consumidores(fora algumas marcas chinesas e a Renaut), vendem tanto que mal conseguem dar conta da demanda, agora em termos de motos pequenas tá f*d*, infelizmente fica só entre Honda e Yamaha mesmo, as outras vendem por seduzirem os consumidores com perfumarias do infalível kit "
partida elétrica, conta-giros e contador de marchas", as vezes uma rodinha de liga tb para animar o povo.
Agora saindo do campo de motos e indo para o de alimentos, vc trocaria um hamburger do Mc Donald´s por um de outra franquia desconhecida custando praticamente o mesmo valor?
Se eu quiser vender meus produtos (sorvetes), não posso cobrar o preço de sorvetes consagrados como a Kibon e Nestlé. Meu produto sem exagerar tem qualidade igual no que consigo fazer similar (alguns sabores em comum) ao dos grandes, mas só isto não vai fazer vender mais se não tiver preço. Temos de dar uma margem de segurança(baixo preço) para o consumidor arriscar, fazendo-o conhecer seus produtos, vc avança com clientela fixa e cativa. O mercado de motos, não existe tal margem de segurança para o consumidor arriscar, a diferença é pouca. o sujeito vai lá e compra uma Hunter Max ou Yes 125, paga 5.500,00 sei lá, a CG Titan 150 ESD custa uns 6.500,00 (a maioria compra no modelo KS que sai apenas 500,00 mais caro) o dono que cair com a Titan vai ter menor custo de reparar recorrendo as peças Hamp ou de auto-peças, aí quando pensar em vender, o dono da Yes verá o preço de sua moto depreciar acentuadamente de tal modo que seria mais negócio ele ter pego a Titan. O que o dono de Yes ganhou no preço de aquisição, perdeu no preço de revenda e manutenção! Fora que o motor da Titan vai dar bem mais prazer na pilotagem por ter maior potencia e torque.
É isto, quem entendeu entendeu, quem não entendeu não entende mais o que quero dizer.
Comprem a moto que quiserem, só não fiquem com picuinhas com quem compra motos da Honda, por que os motivos que citei acima foram levados em conta por quem comprou uma moto japonesa da asinha no tanque, confiança se conquista não se impõe.
Jujuba39546,6015856481