A busca pelo óleo ideal continua...

14 Maio 2011 07:46 #2191 por mdorigon
L´avenir, que bom que vc esta testando e participando do fórum. Não acho que o cara que vc citou atacou tanto assim o Xamã. você precisa ver o esculacho que um moderador do pn deu no Xamã la...e em qq um que fala de top turbo ou outro oleo frota mista naquele fórum...isso sim. Mas esse Motonliner colocou dados e interpretou de uma forma que não achou bom o resultado. Bem cada um tem direito de não concordar. Eu concordo com uma coisa e essa vai tb pro Eduardo-sjc: oleo 20w50 é uma desvantagem enorme !!!!
Uso 10w40 na minha yes e usei na minha antiga intruder. Esse fim de ano que passou, mandei rebaixar de leve o cabeçote da yes, polir dutos e afinar tudo...e ja passava dos 42 mil km, 39 mil com 10w40 elf e ipiranga, ambos para motos. Aspecto interno do motor : limpo...desgaste do pistão....perfeito sem folgas. E ai ? Troca de 3000 em 3000 km sempre. Assim como o top turbo tem as mesmas caracteristicas...circula mais rapido a frio...e uma coisa muito importante, que aquela tabela que mostra a viscosidade a 100 graus de um oleo não mostra... a viscosidade desses oleos a 150 graus, 200 graus, são proximas ou melhores do que qq 20w50 sl que você coloque ai pra comparar. Mesmos os 10w30, 5w30...mantem a viscosidade a 200 graus de temperatura e os 20w50 que todo mundo acha que era pra ta melhor não aguentam. Aguentam bem a 100 graus...mas sabemos que passa dos 100 graus facinho né.
Ja andei em muito fórum e digo uma coisa : oleo 10w30, 5w30, 10w40 e os proprios oleos heavy duty tem uma produção mais apurada, que faz eles aguentarem o baque sim, coisa que simples oleos minerais como o yamalube, gp lubrax e outros 20w50 minerais, sl ou não, não aguentam. Sem falar nas outras melhorias.
Ja encarei uma viagem de ida e volta de 860 km num dia com o elf 10w40 api sh semi sintetico, andei o dia inteiro pelo interior de sp, sol rachando...e andei mais um mes pra dar os 3 mil km da troca. Minha moto não fundiu...alias ja ja foi transito pesado, garupa, cabo enrolado, andar devagar e nada de problemas.
vocês podem e devem usar sim um oleo com viscosidades diferentes...vide a dona honda que deu um chute no saco de milhoes de usuarios do mobil preto...lançou um 10w30...e ai ?
Nossos carros 1.0 são algo parecidos com nossas motocas : cada vez com potencia especifica mais alta, motores mais justos, giram cada vez mais alto e os motores trabalham cada vez mais quentes. Qual o oleos deles : 5w30, 10w30, 10w40 no maximo.
Então pq enfiar um oleo grosso pacas num motor de motocicleta ? só no Brasil mesmo.
Qto ao tempo de troca...vou ser sincero, 1000 km sempre em toda troca ? Sera que o uso é tão severo assim ? Acredito que se vc trata bem seu motor, não faz uso severo mesmo, pode rodar a km que o fabricante recomenda sem medo, com o oleo que atenda o minimo das especificações que o fabricante pede. Se você faz um uso severo ai concordo em reduzir pela metade o tempo da troca. No meu caso, seria em 1500 km, mas não faço uso severo, então vamos embora aos 3000 km e isso ta dando certo.
Qto ao top turbo, to usando ele no meu honda civic 2000, e pelo preço, não pretendo usar outro oleo.
Na motoca, ando fazendo algumas experiencias...que ainda revelarei aqui depois de rodar mais uns 4000 km ainda.
Bem gente...essa é minha opinião, ninguem precisa concordar, mas a verdade para mim é uma só : qq oleo 15w40, 10w40, 5w30, 10w30 aguenta mais que qq oleo 20w50 que não tem nada do outro mundo para ser produzido. Isso inclui aquele motul 3000, que adoram falar que é otimo...mas é um 20w50 mineral api sg...e caro para caramba !!!!

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
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14 Maio 2011 09:38 #2192 por eduardo-sjc
Mdorigon.....q o top turbo é ótimo ninguem tem dúvida, a dúvida é se não prejudica o motor, especialmente em motos grandes.....eis a questão.

O q vc acha a respeito de relatos de superaquecimento?? tem algum fundamento??

olha só:

www.fazeronline.com/SMF/index.php?topic=12191.5;wap2

Atual: GSX 650F 2011

Ex: Ninja 250R 2010
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14 Maio 2011 09:47 #2193 por _-ë-_
Não sei vocês, mas eu costumo questionar tudo, PRINCIPALMENTE MARKETING.

Se o que está no manual SEMPRE é o melhor para a moto, porque a HONDA depois de décadas parou de recomendar o "Mobil Preto" para suas motos, e mudou totalmente as especificações???

O engenheiro faz o melhor, mas na prática, se não for dar uma m***a muito grande, o que manda são os interesses comerciais e mercadológicos.

O que está no manual é sempre o melhor??? Ah tá...

Bandit S 1250 Red
Ex. Fazer 250 Red
São José do Rio Preto / SP
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14 Maio 2011 09:51 #2194 por Patriarca
Amigos, a animosidade não leva á lugar nenhum.
O cartão de visitas do fórum é o respeito entre os foristas, faço votos para que continue.

A parte técnica e prática da discussão está impecável, vamos levar isso para a parte pessoal também?

Abraço!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
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14 Maio 2011 09:59 #2195 por _-ë-_

eduardo-sjc escreveu: Mdorigon.....q o top turbo é ótimo ninguem tem dúvida, a dúvida é se não prejudica o motor, especialmente em motos grandes.....eis a questão.

O q vc acha a respeito de relatos de superaquecimento?? tem algum fundamento??

olha só:

www.fazeronline.com/SMF/index.php?topic=12191.5;wap2






Eduardo, porque o óleo prejudicaria? Pq não tem o JASO MA escrito na embalagem?
Embalagem é igual a papel, aceita tudo.
A petrobrás tirou a especificação "SL" da embalagem, e nem por isso o conteúdo está diferente. Os fabricantes omitem muita coisa, e divulgam apenas o que lhe interessa.

Um assunto que já foi mais do que discutido em inúmeros fóruns, é o que o yamalub era exatamente o mesmo óleo que o Havoline SL para CARROS, o fato do rótulo do Havoline omitir a informação que ele serve para motos também, não quer dizer que não possa ser utilizado.

A questão do maior aquecimento usando o TT ainda não está bem esclarecida, é preciso ter certeza que essa temperatura maior está nas peças internas do motor, e não apenas externamente.
Todos que usam TT relatam que o motor fica mais "solto", então no meu ponto de vista não teria porque o motor esquentar mais, já que o atrito é menor.
Bom, essa é minha opnião, quando eu colocar o TT na minha bandit coloco os resultados aqui.

[]'s

Bandit S 1250 Red
Ex. Fazer 250 Red
São José do Rio Preto / SP
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14 Maio 2011 10:03 #2196 por mdorigon
Pra começar, esse relato foi copiado desse tópico em que estamos !!! Foi nosso companheiro Sergio se não me engano. E como eu comentei, ele interpretou que essa temperatura a mais no transito pesado não seria legal, pelo que vi ali,de 12 a 20 graus acima do yamalube. Dai eu te pergunto...esses dados estão fora da especificação ? Acho que não. As vezes essa diferença é pq o oleo ta mais quente pq trocando mais calor que o yamalube (isso e fato) que acaba deixando o motor mais quente.
E leio tb que muitos usuarios comentam que nos carros dele a temperatura do oleo do motor ou do motor abaixa alguns graus...não sei como se chega a essa conclusão, a não ser que ele tenham marcadores de temperatura no bloco e do oleo....pois aquele ponteiro que todo carro tem ou deveria ter marca a temperatura do liquido refrigerante (resumindo ...a agua do radiador) que pode ser influenciada em um monte de coisas. Nenhum relato é preciso nesses casos.
Mas na minha opinião, esse aumento de temperatura do oleo mostra uma coisa, que ele ta fazendo o que deveria e acredito que ele aguente sim a bronca de trabalhar nessa temperatura. Afinal, como vc le no post que citou, o proprio Motonliner diz que não comprometem a integridade de nada.
Mas a interpretação dele é diferente da minha...ele acha que não é bom, ele tem os motivos dele. Eu ja acho ao contrario, e acredito que isso seja uma vantagem. Alias é melhor uma maquina como o motor trabalhar dentro da temperatura do que em uma abaixo...um oleo desse chega a temperatura de trabalho mais facil, se degrada menos. A minha unica ressalva ao top turbo em motos é com as engrenagens de cambio e o desgaste delas. Motor em si não vai ferrar em nada.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
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14 Maio 2011 10:44 #2197 por doutor estranho
Vixi, sexta feira 13, ressuscitando os mortos...
Acho que pelo o que acompanho o tópico esse tema ja foi discutido umas 3 vezes.
O mecanico da concessionaria aonde troquei o óleo falou que vai isso e aquilo o meu motor, eu mencionei que tem cara que rodou 70,000 km de boa e o cara disse que não era nada! Já tem relatos de 90,000km.

Quanto é que eu vou ter que rodar na minha moto pra convencer?

Esse tópico me lembra um parecido no clubedohardware sobre estabilizadores, desde 99 eu não uso estabilizadores e nunca tive fonte queimada, nem com variação, nem com raio.

Me lembrei tb de um outro relato de um cara reclamando que a série a morte do super-homen foi feita só pra fazer dinheiro...

Agora alguem me explica qual é o objetivo de qualquer atividade comercial? Se tem os mano que pagam mais caro pelo mesmo produto ou pagam por algo superfluo e ainda acham bom pra que mexer? Deixa como tá...

Outro ponto: Com o motor mais solto o peão acelera mais, ai esquenta mesmo, na minha fazer não notei nada fora do normal, na xtz do meu primo tb não.

Fazer 250 preta 08 (E lá se vão cem mil km)
Moto não é perigosa, perigoso é quem sobe nela.
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14 Maio 2011 11:17 #2198 por mdorigon
Doutor estranho...realmente tenho a mesma opinião sobre estabilizadores, não servem pra nada alem de te dar uma fonte de 110 volts. Quem ja estudou sobre fontes chaveadas sabe que se vc tiver um bom aterramento e ela junto, não precisa de mais nada. Queimar por outros motivos anormais, como raios e descargas causadas por algum motivo na rede eletrica vai acontecer com ou sem estabilizador de qq jeito.
Qto ao tópico...ja disse minha opinião. Oleo de viscosidades mais baixas são melhores sim pq são mais desenvolvidos tecnicamente. Não siginifica que os 20w50 não prestem pro dia a dia...vão fazer o que tem que fazer tb, mas eu prefiro os 10w40 da vida.
mdorigon40677.5993402778

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14 Maio 2011 12:01 #2199 por guatura
Ninguem aqui esta se desfazendo do Xama, pelo contrario, ele deu a cara ao tapa e fez testes na propria moto.





Mas tem questoes nesse topico simplesmente absurda, como ja citaram, troca o oleo a cada 1000km. Os engenheiros desenvolvem um motor e o que consta no manual ja foi exaustivamente testado, nao pelo olhometro ou medindo viscosidade pelo dedo, mas sim em laboratorio, com varios testes de longa duracao, desgaste dos componentes do motor e um bom dinheiro investido ate desmanchar o a moto antes de colocar no mercado. Fora do brasil os prazos de troca de oleo sao mais longos, o que significa que toda especificacao do manual ja preve o nosso clima tropical e fatores como a baixa qualidade da nossa gasolina.


Ai vem alguem aqui, posta que o melhor eh colocar um oleo X, de 1000 em 1000km e as pessoas se sentem ofendidas se alguem discorda, nao eh isso, mas nao faz o menor sentido.


Acredito sim que o TT atende as necessidades de lubrificacao, mas as pessoas encaram isso como magica! Eu andei 40, 60 mil km e nao deu problema. Ora, se o oleo eh tao bom como vocês defendem, por que deveria dar problema? Nao deveria mesmo. E mesmo que o oleo nao atenda a necessidade do motor, trocando enlouquecidamente a cada 1000km eh capaz de ate oleo de cozinha suprir as necessidades. Lembrem-se do grande impacto ambiental disso tambem, se o manual fala 5000km (como é o caso da tenere 250cc), se trocarmos a cada 1000km sera 5x mais oleo consumido, pensem no meio ambiente tambem. Basta acompanhar o nivel do oleo no motor, o oleo baixa sim, por isso recomendam verificar, mas nao trocar. E se baixar, complete! Tenha um pote de oleo na garagem.


Se o Brasil entrar em guerra e nos nao encontrarmos os oleos apropriados, bom saber que existe o TT como alternativa, mas essa nao eh a realidade, temos uma grande variedade de oleos no mercado e podemos escolher. Um oleo ser 20w50 nao quer dizer que ele atende as necessidades de lubrificacao, basta dar uma estudada no funcionamento do sistema de transmissao da moto, como ja fiz curso de mecanica de motos (por me interessar pelo assunto, e nao para trabalhar na area) e ja vi tudo desmontado, nao arriscaria colocar um outro oleo diferente do que o fabricante indica por micharia....


E nao estou defendendo marca, e sim especificacao do oleo e seus aditivos.. seja Yamalube, STP, ou o que for...

Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011

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14 Maio 2011 12:04 #2200 por guatura
Tem um oleo que defendo, esse aqui:





Tambem disponivel na versao sintetica:



Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011

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14 Maio 2011 12:39 #2201 por doutor estranho
Quem foi que disse em troca acada mil?
Na possibilidade do óleo baixar muito e estar queimando muito tem que trocar mesmo, ou vai completar 600ml?
Dai alguem vai dizer: Mas tem que fazer o motor...
Nós temos que analizar o mundo como ele é e não como deveria ser.

Fazer 250 preta 08 (E lá se vão cem mil km)
Moto não é perigosa, perigoso é quem sobe nela.
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14 Maio 2011 13:05 #2202 por _-ë-_

guatura escreveu: Ninguem aqui esta se desfazendo do Xama, pelo contrario, ele deu a cara ao tapa e fez testes na propria moto.





Mas tem questoes nesse topico simplesmente absurda, como ja citaram, troca o oleo a cada 1000km. Os engenheiros desenvolvem um motor e o que consta no manual ja foi exaustivamente testado, nao pelo olhometro ou medindo viscosidade pelo dedo, mas sim em laboratorio, com varios testes de longa duracao, desgaste dos componentes do motor e um bom dinheiro investido ate desmanchar o a moto antes de colocar no mercado. Fora do brasil os prazos de troca de oleo sao mais longos, o que significa que toda especificacao do manual ja preve o nosso clima tropical e fatores como a baixa qualidade da nossa gasolina.


Ai vem alguem aqui, posta que o melhor eh colocar um oleo X, de 1000 em 1000km e as pessoas se sentem ofendidas se alguem discorda, nao eh isso, mas nao faz o menor sentido.


Acredito sim que o TT atende as necessidades de lubrificacao, mas as pessoas encaram isso como magica! Eu andei 40, 60 mil km e nao deu problema. Ora, se o oleo eh tao bom como vocês defendem, por que deveria dar problema? Nao deveria mesmo. E mesmo que o oleo nao atenda a necessidade do motor, trocando enlouquecidamente a cada 1000km eh capaz de ate oleo de cozinha suprir as necessidades. Lembrem-se do grande impacto ambiental disso tambem, se o manual fala 5000km (como é o caso da tenere 250cc), se trocarmos a cada 1000km sera 5x mais oleo consumido, pensem no meio ambiente tambem. Basta acompanhar o nivel do oleo no motor, o oleo baixa sim, por isso recomendam verificar, mas nao trocar. E se baixar, complete! Tenha um pote de oleo na garagem.


Se o Brasil entrar em guerra e nos nao encontrarmos os oleos apropriados, bom saber que existe o TT como alternativa, mas essa nao eh a realidade, temos uma grande variedade de oleos no mercado e podemos escolher. Um oleo ser 20w50 nao quer dizer que ele atende as necessidades de lubrificacao, basta dar uma estudada no funcionamento do sistema de transmissao da moto, como ja fiz curso de mecanica de motos (por me interessar pelo assunto, e nao para trabalhar na area) e ja vi tudo desmontado, nao arriscaria colocar um outro oleo diferente do que o fabricante indica por micharia....


E nao estou defendendo marca, e sim especificacao do oleo e seus aditivos.. seja Yamalube, STP, ou o que for...


Amigo, eu lí o tópico todo e não vi o companheiro Xamã recomendando a troca a cada 1000km no motor yamaha 250. Talvez eu não tenha visto, passou batido, então por gentileza me mostre aonde está escrito isso.
Fico aguardando
Obrigado.

[]'s

Bandit S 1250 Red
Ex. Fazer 250 Red
São José do Rio Preto / SP
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14 Maio 2011 13:33 #2203 por delphiman
Gente amiga, tudo bem?
Vejo que o assunto dá e continua dando pano para a manga. rsrsrs.
É muito interessante esse tema mesmo.

Em geral pessoal, qualquer óleo vai lubrificar o motor. Seja ele para moto ou o Top Turbo. O que um ou outro faz de diferente talvez é adiantar algum desgaste ao longo do tempo.

Vejamos por exemplo a Yamaha. Possui um óleo da marca, o Yamalube e que o recomenda a todas as suas motos, inclusive as de altas cilindrada. A marca tem um nome a zelar, um produto a garantir e um serviço contínuo a oferecer. Certamente não ia oferecer ou recomendar um produto ruim.

Eu pesquisei muito e ainda estudo sobre lubrificantes, e certas vezes esses debates só geram dor de cabeça e alguns "achismos" sobre conspiração entre montadoras. Fiquem tranquilos que se determinado produto está indicado no manual, ele foi testado para estar lá. Claro que existe sim uma parceria comercial, afinal todos querem um lugar ao sol. Mas ninguém é obrigado a usar um produto (marca) indicada. Podem usar a marca que melhor lhes convir, apenas se atentem a viscosidade e API recomendada.

Por isso galera, fiquem tranquilos, o debate é interessante. Gera informação nova e questionamentos. O que não é para acontecer é todo mundo ficar neurótico com assunto óleo lubrificante.

Coloquem o óleo recomendado e vão andar de moto gente boa.

Grande abraço...

Delphiman.






delphiman40677.692025463


Moto atual: Suzuki Freewind 2003/2003
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14 Maio 2011 16:30 #2204 por Fabiobiker1
Hehehe a galera tá estressada... em tese, é bem o que o dolphiman acaba de dizer.
Sou engenheiro e mecanico de avião (no fim, mecanico de tudo, mexo em tudo que aparece na frente) e vou falar uma coisa pra vocês, infelizmente no Brasil, mecanicos e usuários (argh...) em o hábito de aplicar na vida prática conversa de roda de cerveja, não se atentam e ler um manual, um livro, uma revista etc... e infelizmente, os que estão contra a tese levantada pelo Xamam são pessoas deste perfil.
Ha pouco tempo, comprei uma Aprlia Pegaso que era a moto dos meus sonhos, sempre amei a motocona, mas esperava pelo momento certo e achei.
Infelizmente, entre outros diversos problemas (pra mim, qualquer máquina al cuidada, seja o pequeno detalhe que for como falta de um dreno, ja é um problema sério) ela veio com a junta de cabeçote queimada. Saí pela cidade a procura de um mecanico pra fazer o trampo pra mim, teve um cara de pau fdp que é referencia que teve a coragem de me cobrar 1500 reais pra fazer trampo, e pra fachar, perguntei a ele qual era o torque que ele aplicaria no cabeçote, ele teve a capacidade de me dizer que não precisava de torquimetro, que era no braço mesmo, depois de muita pesquisa, naquele momento desisti e resolvi o problema por conta. Baixei o manual do motor, li inteiro, comprei TODOS equipamentos e ferramentas necessárias, como trava roscas, anti sieze etc e coloquei a mão na massa. Fiquei felizaço, deu trabalho pra burro porque era marinheiro de primeira viagem, mas o trampo saiu de primeirissima.
Em suma, ao invés de ficaram falando bobeira, criticando o xamam ou quem está usando o TT ou sei la o que, leiam primeiro, abram suas mentes, não se façam de acéfalos, eu uso TT na XTZ 125 (recem feito motor) na Pegaso 650 e na Marea Weekend 2.4 20V, todos felizes da vida, e só um detalhe importante, ele mantem melhor a pressão na bomba quente que o Lubrax Tecno que usava anteriormente na Marea, como explicar isso?
Abraços.
Fabio.

Quando ser perde dinheiro, nada se perde

Quando se perde saude, algo se perde

Quando se perde carater, então tudo se perdeu
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14 Maio 2011 16:35 #2205 por guatura

Fabiobiker1 escreveu: Hehehe a galera tá estressada... em tese, é bem o que o dolphiman acaba de dizer.
Sou engenheiro e mecanico de avião (no fim, mecanico de tudo, mexo em tudo que aparece na frente) e vou falar uma coisa pra vocês, infelizmente no Brasil, mecanicos e usuários (argh...) em o hábito de aplicar na vida prática conversa de roda de cerveja, não se atentam e ler um manual, um livro, uma revista etc... e infelizmente, os que estão contra a tese levantada pelo Xamam são pessoas deste perfil.
Ha pouco tempo, comprei uma Aprlia Pegaso que era a moto dos meus sonhos, sempre amei a motocona, mas esperava pelo momento certo e achei.
Infelizmente, entre outros diversos problemas (pra mim, qualquer máquina al cuidada, seja o pequeno detalhe que for como falta de um dreno, ja é um problema sério) ela veio com a junta de cabeçote queimada. Saí pela cidade a procura de um mecanico pra fazer o trampo pra mim, teve um cara de pau fdp que é referencia que teve a coragem de me cobrar 1500 reais pra fazer trampo, e pra fachar, perguntei a ele qual era o torque que ele aplicaria no cabeçote, ele teve a capacidade de me dizer que não precisava de torquimetro, que era no braço mesmo, depois de muita pesquisa, naquele momento desisti e resolvi o problema por conta. Baixei o manual do motor, li inteiro, comprei TODOS equipamentos e ferramentas necessárias, como trava roscas, anti sieze etc e coloquei a mão na massa. Fiquei felizaço, deu trabalho pra burro porque era marinheiro de primeira viagem, mas o trampo saiu de primeirissima.
Em suma, ao invés de ficaram falando bobeira, criticando o xamam ou quem está usando o TT ou sei la o que, leiam primeiro, abram suas mentes, não se façam de acéfalos, eu uso TT na XTZ 125 (recem feito motor) na Pegaso 650 e na Marea Weekend 2.4 20V, todos felizes da vida, e só um detalhe importante, ele mantem melhor a pressão na bomba quente que o Lubrax Tecno que usava anteriormente na Marea, como explicar isso?
Abraços.
Fabio.



Nao eh meu perfil, faco parte dos que, assim como você (pelo que se descreveu) pesquisa e procura conhecer a fundo algo antes de falar, nao tenho opiniao baseada em revistas ou conversa de bar.


você usa um 20w50 pra caminhao no Marea 2.4? Parabens.


Nao sei quem te mandou vir aqui pra ficar a favor de A ou B, mas so pelo que falou e por ter apenas 4 postagens no forum, dispensa maiores comentarios.

Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011

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