A busca pelo óleo ideal continua...

03 Fev 2011 08:06 #2116 por Zizo Mendel

Harada escreveu: O que você precisa saber sobre óleos lubrificantes



Gostei do artigo, muito bem escrito e bastante educativo. Parabéns pela indicação.

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA
O tópico foi trancado.
03 Fev 2011 09:22 #2117 por Mapelu12

mdorigon escreveu:      Como assim alguns conceitos Doutor estranho ? Por causa da viscosidade mais baixa ? Tem que ver o que a honda vai soltar de boletim sobre as motos mais antigas. Na linha automotiva nos idos de 2000, o oleo era 20w50 sj mineral da honda, pra toda a linha, mesmo os mais antigos, ai ela soltou o 10w30 sl mineral em 2003 ou 2004. E mandou colocar em toda linha...desde os antigos 1992 em diante. Tb fico preocupado com isso, se a honda vai contemplar os motores mais antigos com essa nova viscosidade. Acho 10w30 em moto refrigerada a ar meio puxado, nas refrigeradas por liquido como a hornet é uma conquista isso, mas nas titans e fans ? AS twisters e tornados tem radiador de oleo, ja ajuda, a cb300 tem tido problemas de cabeçote, aquecimento pra ser mais exato, com certeza eles estão fazendo essa mudança pensando nesses problemas, mas assim como os motores 250cc, esses motores 300cc tem radiador de oleo. As pequenas não... Eu uso 10w40 a anos na suzuki e não tive problemas, mas um oleo de grau 30 nesses motores me deixa realmente ancioso pra saber o que acontecerá!!


Vai acontecer o que aconteceu com os Celta VHC,por exemplo,que saiam de fábrica com 20W/50 e derrepente a chevrolet "mandou" trocar por 5W/30.Feito isso,uma chuva de elogios ao novo comportamento dos motores,como giro subindo rápido,partidas na manhã sem ruídos metálicos,tuchos não mais batendo por esvaziamento devido ao óleo 50,economia de combustível,etc.....

Não esqueçamos que o novo Honda NÃO é mineral,e sim um semi-sintético.....

CB 300 C-ABS 10/10

Motul 300V Factory Line 5W/40

NGK iridium/Pódium

Rio Grande do Sul

O tópico foi trancado.
03 Fev 2011 11:14 #2118 por mdorigon
O que me preocupa é o consumo de oleo em algumas regiões no Brasil e em dias mais quentes nas outras. Nas motos refrigeradas a liquido acho que não tem erro, mas nas 125/150cc é interessante acompanhar o comportamento do lubrificante nessas situações.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
O tópico foi trancado.
03 Fev 2011 17:31 #2119 por edsonnota1000
Estava procurando na internet esses dias relatos sobre o top turbo e encontrei uma pessoa que colocou o ele e andou em dias de calor acima de 30° Graus, onde ele pode constatar a temperatura mais alta do motor em relação ao Yamalube e a embreagem mais "borrachuda", porém isso em trânsito quase parado, logo que a moto pegava algum trecho que o motor era ventilado os problemas diminuíram...
Agora não sei até onde esse teste desse colega é convincente e se realmente a condição pelo qual ele submeteu a moto foi a correta....

PIPOCA - BIZ 125 PRATA 2006
FAZER O QUE NÉ.....
CRISTINE - FAZER YS 250 CHUMBO REALIZAÇÃO DE UM SONHO
152.000 DE PURA DIVERSÃO
SUZIBLUE - YES EN125 AZUL 49.000 KM DE PURA ESTRADA
MOGI GUAÇU - SP
O tópico foi trancado.
03 Fev 2011 21:27 #2120 por doutor estranho
Posso até estar falando besteira, se assim for recebo a atualização de bom grado de algum colega que possa corrigir.

As motos pequenas que usamos por aqui não mudaram muito, acho até que usam a mesma composição nos discos de embreagem, o cambio ainda é banhado, a refrigeração a ar e a bomba de óleo trocoidal. Resumindo, as motos não mudaram quase nada, com exceção da ie, são as mesmas motos a quase 30 anos, sim concordo que houveram melhorias, mas me refiro ao projeto básico.

Então a honda chega e anuncia uma nova especificação.

Quem presta serviços ou vendas vai entender meu ponto de vista:

Seu cliente paga com um sorriso no rosto pelos seus produtos/serviços, te recomenda e até briga com quem fala mal. Claro que sempre tem uma melhoria, uma evolução, mas ninguem vai ficar se rasgando e oferencendo mais de graça, sem o cliente exigir. De repente começam a questionar algumas coisas, abrem um tópico sobre um assunto que fica anos sendo discutido, ai é claro que é preciso agir.

Vamos supor que ninguem mais comprasse motos menores do que 250cc, os fabricantes iriam oferecer mais opçoes de 250 e diminuir as 125 ou iriam tirar as 250 de linha e manter as 125 goela abaixo?

Eu acho que já tava demorando pra algum fabricante criar vergonha na cara e rever isso, não é uma questão somente tecnica, acho que os motores mais antigos tb vão ter beneficios com isso.

Fazer 250 preta 08 (E lá se vão cem mil km)
Moto não é perigosa, perigoso é quem sobe nela.
O tópico foi trancado.
04 Fev 2011 17:46 #2121 por mdorigon
Bem, tb tem na balança pra eles nunca terem mexido a questão custo pro cliente. Vejo pela suzuki 125cc: elas rodam perfeitamente com o 10w40, agora me diz qual o 10w40 do mercado mais em conta pra moto ? Eu sempre paguei 28 a 30 reais do litro do elf, hj to achando o ipiranga a 24 (ambos 10w40) mas tem gente que não aceita pagar mais de 15 reais num litro de oleo, e tem gente que naum aceita pagar 10 reais... como que a suzuki iria vender uma 125cc de entrada, pro publico alvo que compra uma motoca dessa em 90% dos casos por economia, cara que ta querendo gastar o minimo mesmo possivel em tudo e fazer o cara engolir uma troca de oleo por 30 a 35 reais...mesmo que for pra 3000 km ? E a moto da concorrente com 10 reais vc troca o oleo ? Complicado. Bem esse oleo 10w30 só veio pq eles conseguiram a um preço muito bom, pelo que li ta 18 reais o litro nas cc´s, mesmo preço do oleo 10w30 honda automotivo nas cc´s... E mesmo assim vai ter gente chorando, principalmente aqueles que trocam de mil em mil.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
O tópico foi trancado.
04 Fev 2011 19:42 #2122 por edsonnota1000
Eu acho muito estranho o fato da Suzuki Yes ter especificações 10w40de óleo e vir com o GTX CASTROL 20w50, que foi o colocado na minha revisão de 1.000 KM quando comprei a Yes e o mecânico me garantiu que o óleo usado no motor era o mesmo...


PIPOCA - BIZ 125 PRATA 2006
FAZER O QUE NÉ.....
CRISTINE - FAZER YS 250 CHUMBO REALIZAÇÃO DE UM SONHO
152.000 DE PURA DIVERSÃO
SUZIBLUE - YES EN125 AZUL 49.000 KM DE PURA ESTRADA
MOGI GUAÇU - SP
O tópico foi trancado.
04 Fev 2011 20:53 #2123 por mdorigon
naum é que é estranho, a jtoledo teve que pesar varias coisas pra recomendar um 20w50 sg e uma delas com certeza é a imagem do produto pro consumidor...comprar um trem que vc tem que gastar uma grana pra trocar o oleo...e a concorrencia no mesmo quesito sai menos da metade do preço ? e ai, complicado na imagem do produto na hora de vender. E o recomendado é o gp lubrax 20w50 que era sg e tinha um preço acessivel. Agora é sl e tem um preço bom, mas esses motores 125cc em varios lugares do mundo rodam com 10w40, e o calor não é desculpa pra rodar com 20w50, um 10w40 de qualidade aguenta tanto como um 20w50.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
O tópico foi trancado.
04 Fev 2011 21:20 #2124 por Paulo Motard
Concor com Dr Estranho, a montadora mudou a especificação do óleo porque as pessoas estão discutindo mais sobre o assunto e passando suas experiências pessoais.
Qualquer montadora trabalha com economia de escala, ou seja ela vai oferecer para o consumidor aquilo que estiver de acordo com o equilíbrio de oferta e procura, segundo a sua capacidade produtiva para aquele mercado. A finalidade da empresa é dar lucro pros acionistas, se a situação atual da montadora é cômoda (+50% do mercado) ela não vai mexer, vai maximizar o lucro e pronto.
Ora, quando o fiel da balança começa a pender pro outro lado por causa de produtos concorrentes melhores, mudança do interesse do consumidor, aumento do nível de conhecimento do consumidor etc, a empresa tomará atitudes diferentes, não é uma questão de preocupação com o consumidor é uma questão financeira apenas.
Por isso eu não sou fiel a marca, quem oferece o melhor produto na relação custo benefício ganha e pronto. Ainda bem que a Suzuki, Dafra, Kawazaki, Kasinski, e finalmente KTM passaram a entrar no jogo no Brasil.
Quem quiser o melhor faça o teste, peça opniões etc.
E dá-lhe óleo de frota mista (de qualidade é claro) nas amantes.

DTRACKER X 250 SÓ ALEGRIA
O tópico foi trancado.
06 Fev 2011 18:04 #2125 por guatura

mdorigon escreveu: Bem, tb tem na balança pra eles nunca terem mexido a questão custo pro cliente. Vejo pela suzuki 125cc: elas rodam perfeitamente com o 10w40, agora me diz qual o 10w40 do mercado mais em conta pra moto ? Eu sempre paguei 28 a 30 reais do litro do elf, hj to achando o ipiranga a 24 (ambos 10w40) mas tem gente que não aceita pagar mais de 15 reais num litro de oleo, e tem gente que naum aceita pagar 10 reais... como que a suzuki iria vender uma 125cc de entrada, pro publico alvo que compra uma motoca dessa em 90% dos casos por economia, cara que ta querendo gastar o minimo mesmo possivel em tudo e fazer o cara engolir uma troca de oleo por 30 a 35 reais...mesmo que for pra 3000 km ? E a moto da concorrente com 10 reais vc troca o oleo ? Complicado. Bem esse oleo 10w30 só veio pq eles conseguiram a um preço muito bom, pelo que li ta 18 reais o litro nas cc´s, mesmo preço do oleo 10w30 honda automotivo nas cc´s... E mesmo assim vai ter gente chorando, principalmente aqueles que trocam de mil em mil.



quem sabe isso nao ajuda a acabar com a lenda de troca de oleo com apenas 1000km, principalmente o consumidor vendo que com tecnologia, um produto mais avancado, eh possivel o intervalo recomendado pelo fabricante...


afinal essa lenda dos 1000 em 1000 eh tao velha quanto o mobil (rimou)

Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011

O tópico foi trancado.
09 Fev 2011 10:17 #2126 por Xamã
Senhoras e senhores,

bom dia.
Tenho achado muito bom o fato da Honda ter reconhecido agora o que o tópico há tempos vem pregando.
Realmente havia uma defasagem excessiva na formulação dos óleos ditos "específicos" para motos e a viscosidade, para motores com rendimento elevado (100 cv/litro) e rotações idem, era algo incoerente (20W - 50).
Talvez a partir desta decisão da Honda, o tópico sofra menos ataques quanto à lógica das conclusões que foram, desde o início, aqui defendidas.
Quanto à velha e já batida discussão acerca dos óleos de uso misto (vejo que ainda há gente que se baseia na cultura do terror para desaconselhá-los, dizendo coisas do tipo "Olha, você vai colocar este óleo, vai rodar alguns milhares de quilômetros e o câmbio vai dar problema...", sem que exista qualquer base técnica para uma assertiva dessas), acho que é bom que as pessoas percebam que a mera classificação "JASO MA" não garante um óleo com base e aditivos de qualidade, eis que a referida homologação é baseada apenas em alguns dados físico-químicos dos produtos avaliados.
Outra cosntatação é que boa parte dos óleos de uso misto atenderia à JASO MA. O grande porém é que não foram assim homologados.
Mas digo uma coisa a Vossas Senhorias: não há coisa melhor na vida do que ver velhos conceitos caírem por terra e se ter a exata noção de que a idéia defendida não era equivocada.
Aos que se habilitaram a usar um óleo menos viscoso bem antes das conclusões da Honda, quanto aos menores consumo e níveis de emissões e, também, quanto à durabilidade de seus propulsores, os meus parabéns pela coragem de inovar.
E vamos em frente porque o tópico está excelente.
Lá se vão mais de 300.000 visualizações...
O tema é mesmo muito controverso, mas apaixonante.

Um abraço a todos,
Xamã Xamã40583.5179282407

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
09 Fev 2011 22:10 #2127 por Geraldo Lopes
.


213 páginas.... e o tópico ainda continua crescendo...


.

"Moto é como uma doença... depois que se contrai, se passa a vida com ela ou se morre dela."
O tópico foi trancado.
10 Fev 2011 15:37 #2128 por giuseppentt
Parabéns ao tópico,





Todos deveriam passar aqui, pq o que tem de gente q fala besteira sobre olho e
impressionante, até os mecânicos, muitos deles não sabem o q falam.



Graças a esse tópico eu sou um a menos, sem pré desconfiei daquela



coisa q “óleo e móbil a cada 1000”.



Abraço a todos.

LANDER 250 PRETA.

PORTO BELO ATÉ PORTO ALEGRE,

1020 KM DE ESTRADA, 147KM DE PURA ADRENALINA.



Praia motos - revenda autorizada Yamaha, Balneario Camboriú e região.
O tópico foi trancado.
18 Fev 2011 06:07 #2129 por Ivan Polo
Quem tem coragem de colocar um 5W40?
Castrol Power 1

Suzuki Yes 06/07 prata
O tópico foi trancado.
18 Fev 2011 06:14 #2130 por Ivan Polo
Parece estar ocorrendo um movimento de, digamos, "revisão"
das viscosidades. Primeiro a Honda com o 10W30, e agora a
Castrol passando um óleo 10W50 pra 5W40 (pode ser que sejam
completamente distintos, mas o nome é o mesmo, o que faz
crer que o público alvo também).

Suzuki Yes 06/07 prata
O tópico foi trancado.
Tempo para a criação da página:0.330 segundos