Caros Dr. Estranho e Cirobagé,
a "Mulata", minha Intruder 125 2008, já chegou aos 98.706 quilômetros rodados - checados no dia de hoje -, sem problemas de câmbio ou de motor.
Enfim, os amigos podem dizer aos mecânicos que a motoca do Xamã já passou dos 90.000 kms...
Diante do estado geral da máquina, ainda com força e enfrentando rotações bem altas todos os dias, não tenho mais dúvidas quanto à qualidade dos lubrificantes de uso misto, do tipo heavy duty, como são o Top Turbo, o Ursa TDX Premium e o Castrol Tection.
Mas tenho lido também muita coisa na internet e volto a lembrar aos amigos que acessam este tópico que há muita gente se valendo de linguagem caprichada e de técnicas um tanto quanto duvidosas para manter certos dogmas em destaque.
Infelizmente, há pessoas que não suportam que uma idéia seja bem sucedida quando se trata de uma idéia que partiu de uma terceira pessoa.
Pessoal, são pessoas que se acham de tal maneira superiores que se auto intitulam "sábios" ou "gênios" e, por conta de sua empáfia gigantesca, passam a fazer campanhas tendentes sempre à desmoralização deste tópico.
Mas a verdade é divina e sempre prevalece.
Li, outro dia, que testes foram feitos e comprovaram que o Top Turbo não suportava as altas temperaturas de funcionamento dos nossos motores. Em uma outra passagem, até o peso menor sentido nas trocas de marcha com o referido lubrificante era atribuído ao fato de se estar utilizando um óleo novo e não ao fato de se estar trabalhando com uma viscosidade menor e um maior número de aditivos antidesgaste.
Bom, pode até ser que este tipo de propaganda negativa sirva de alimento para os críticos, mas afirmo tranquilamente que são informações falsas, mentirosas e que são alardeadas sempre pelos mesmos elementos dissociadores, que se caracterizam pelo baixo caráter e pelo parco nível ou padrão técnico.
Tenho usado lubrificantes de uso misto nas minhas duas motos há muito.
Minha Sundown Hunter 125, que usa um motor que é cópia do da CG Today, utiliza o Top Turbo desde que saiu do concessionário (0 KM) e nunca teve qualquer problema, mesmo em sendo uma moto que é utilizada por minha esposa em trânsito pesado todos os dias.
Depois de mais de 17.000 quilômetros rodados, nunca houve qualquer problema de motor ou de câmbio ou de patinação de embreagem.
O que dizer então da minha velha Suzuki, que já se prepara para vencer a barreira dos 100.000 quilômetros, sem perda de compressão ou vazamentos internos no motor?
Será que isto é sorte ou será que isto demonstra qualidade de um produto.
Há amigos que estão usando o Top Turbo há tempos em Twisters e Fazers, sem que as motos apresentem qualquer alteração comportamental.
Até Comets GTR 250 já utilizam o óleo sem problemas...
Por estas e por outras, agradeço de coração aos amigos que acreditaram no tópico desde o ínício.
Da minha parte, venho acompanhando as experiências pessoais de cada um e as minhas pesquisas continuam. Estudo, atualmente, a composição do novo óleo 10W - 30 que está sendo utilizado nos motores das motos da Honda e estou perto de dizer a Vossas Senhorias que se trata do mesmo óleo que é utilizado há tempos nos carros da marca, só que com a inserção no rótulo do conhecido "JASO MA".
Será o que faltava para que se possa dizer, categoricamente, que os óleos utilizados nas motocicletas não diferem em nada dos que são utilizados nos automóveis.
E ainda há a questão de se tratar um óleo do tipo "Energy Saving", ou seja, economizador de combustível, com muitos aditivos redutores de atrito.
Será que algum dos amigos se lembra do que era dito acerca destes óleos em motocicletas (embreagens patinando, por exemplo)???
É aguardar mais um pouco para ver o que vai acontecer.
Continuarei a defender o uso dos óleos de uso misto, principalmente pela maior resistência à desnaturação dos aditivos melhoradores do índice de viscosidade (Viscosity Index Improvers) e também em função da natural maior carga de aditivos que visam à redução dos desgastes mecânicos, sem esquecer de mencionar o baixo custo que representam na manutenção preventiva dos pequenos motores.
A busca pelo óleo ideal continua. E vamos que vamos, próximos a cruzar a marca das 400.000 visualizações!!!
Um abraço a todos,
Xamã