A busca pelo óleo ideal continua...

16 Mar 2011 20:11 #2161 por zuga
A compatibilidade, dá que você vê muitos eixos de comando indo pro chapéu por causa da incompatibilidade desses óleos com motores mais antigos, o eixo de comando é o primeiro que vai embora depois o motor vai todo indo também com o passar dos kilometros, um barulhinho aqui outro ali, depois começa a fumar. E o pior é que o dono do carro coloca um óleo dito de última geração na intenção de colocar o melhor no carro.... Uma coisa que eu faço e esperar um tempo pra ver se alguns motores não começam a fundir depois de colocarem esses óleos novos no mercado.
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19 Abr 2011 20:23 #2162 por eduardo-sjc
Tem o motor4gold q tah saindo por 12 reais, dizem q esse óleo é um dos melhores pra moto e com melhor custo beneficio

To usando na minha e gostei muito.....nível do motul 5100 e bem mais barato

api sj 15w50 jaso ma2 semi-sintético

Atual: GSX 650F 2011

Ex: Ninja 250R 2010
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21 Abr 2011 06:18 #2163 por doutor estranho
Deixa eu contar a novela que foi ontem, fui trocar o óleo e como não ia dar tempo de chegar na oficina que geralmente troco e estava perto de uma autorizada yamaha fui nela.
quando comecei a tirar o óleo da ssacola o atendente ja começou:
- Cara esse óleo não é muito bom.
Ele pensou que fosse o lubrax pra moto.
Já contei a historinha pra ele:
Tem um estudo de uma cara que analisou óleos e especificações... tem o forum tal com vários relatos de uso desse óleo... uso ele já tem uns dois anos, nessa moto já tem uns trinta mil rodados...
veio o segundo atendente(cheio de razão):
- Cara, vc NÃO PODE usar esse óleo por causa da embreagem ( e começou a falar aquelas bobagens)...
Contei a historinha de novo e expliquei que pode prejudicar a embreagem se o motor for velho, esse oleo tem aditivação para limpar o motor e se usar ele tem que trocar em menos de 500 km pra sujeira não entrar nos discos.
Fui na recepçao da oficina comprar o filtro de óleo e o atendente me questionou sobre o óleo:
- É vc que vai botar "óleo de caminhão" na moto?
contei a historinha de novo, esse pelo menos se mostrou mais aberto, ele disse que achou interessante quando eu falei do site, dos estudos e que esse óleo é de frota mista.
Veio o supervisor da oficina E CONTEI A HISTORINHA DE NOVO, ele não fez muita questão de ouvir e disse que precisava fazer uma O.S somente para registrar.
Os caras da oficina ficaram bem contrariados:
- Vc vai F*** com seu motor...
- esse motor custa uns 3 conto pra fazer...
- quando fe*** vai estragar tudo de vez...
ficaram fazendo terrorismo.
Eu só dei risada.
É impressionante como as pessoas pegam os PF's de pensamentos da sociedade e assimilam sem questionar.
Uma vez li um estudo que fizeram com cinco macacos, o que eles mais gostam é banana e o que mais odeiam é agua gelada.
Colocaram os cinco num quarto com uma escada que levava a um cacho de bananas, a escada ativava uma ducha de agua gelada molhando a sala toda, logo os macacos perceberam que se subissem na escada tomavam banho e não tentaram mais.
Tiraram um macaco e botaram outro que não sabia disso, de cara ele foi na escada e apanhou dos outros quatro, tiraram outro macaco e botaram outro macaco inocente na historia, que tb foi na escada e apanhou dos outros antes de subir. E assim foi sucessivamente até que nenhum macaco na sala sabia o que aconteceria se algum deles subisse na escada, mesmo assim se algum tentasse subir apanhava.

Fazer 250 preta 08 (E lá se vão cem mil km)
Moto não é perigosa, perigoso é quem sobe nela.
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21 Abr 2011 07:17 #2164 por cirobage
doutor estranho, o que você contou é fato e chega a ser ilário. O mecânico que mexe na minha CG150-2005 também pensa como o resto dos "mortais", não se abre para o novo e parece ser um robô programado para não acreditar em óleo que não seja MotoGP ou Mobil. A minha moto está com 54.000Km e rodo com o Top Turbo desde os 10.000Km. É praticamente impossível alguém que experimente o TT trocar por outro que ofereça a mesma qualidade para o motor com preço tão baixo.


O engraçado disso é que o mecânico é bom prá caramba, mas não aceita de geito nenhum que eu continue usando o TT, ele sempre fala, "vai usando, logo você sofrerá as consequências"... ...e a minha motóca já vai aos 55.000Km com o motor em estado de zero, como o próprio mecânico fala quando eu levo para a revisão geral, dando um tiro no pé, mas sem aceitar a dor hehehehehehehehe...


Resumindo, se eu levar a moto para ele com 100.000Km para fazer o motor, acho que a moto já se pagou não é?!


TT na cabeça!

CiroBagé
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21 Abr 2011 10:04 #2165 por doutor estranho
pois é, esse mecanico que eu levo a minha moto é muito bom tb, falei pra ele que o xama rodou 70,000 com a moto dele e o mecanico falou que "70,000 não é nada" logo iria dar problema, ele disse que não daria problema na minha mão, mas logo iria estragar. Segurei pra não rir da cara dele,rs.
A tua moto tá com 54,000, já vi muito peão destruindo motor inteiro com 30,000.
Da proxima vez que eu ver o mecanico vou perguntar com quantos km eu consigo convencer ele.
Se não me engano esse motores são previstos pra rodar em media 110,000, creio que a tua moto passa disso tranquilo ai vamos ver o que o mecanico diz, provavelmnte ele ainda não vai querer dar o braço a torcer e vai dizer:
- Mas é que vc é cuidadoso, anda devagar.

Fazer 250 preta 08 (E lá se vão cem mil km)
Moto não é perigosa, perigoso é quem sobe nela.
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28 Abr 2011 21:24 #2166 por Xamã
Caros Dr. Estranho e Cirobagé,

a "Mulata", minha Intruder 125 2008, já chegou aos 98.706 quilômetros rodados - checados no dia de hoje -, sem problemas de câmbio ou de motor.
Enfim, os amigos podem dizer aos mecânicos que a motoca do Xamã já passou dos 90.000 kms...
Diante do estado geral da máquina, ainda com força e enfrentando rotações bem altas todos os dias, não tenho mais dúvidas quanto à qualidade dos lubrificantes de uso misto, do tipo heavy duty, como são o Top Turbo, o Ursa TDX Premium e o Castrol Tection.
Mas tenho lido também muita coisa na internet e volto a lembrar aos amigos que acessam este tópico que há muita gente se valendo de linguagem caprichada e de técnicas um tanto quanto duvidosas para manter certos dogmas em destaque.
Infelizmente, há pessoas que não suportam que uma idéia seja bem sucedida quando se trata de uma idéia que partiu de uma terceira pessoa.
Pessoal, são pessoas que se acham de tal maneira superiores que se auto intitulam "sábios" ou "gênios" e, por conta de sua empáfia gigantesca, passam a fazer campanhas tendentes sempre à desmoralização deste tópico.
Mas a verdade é divina e sempre prevalece.
Li, outro dia, que testes foram feitos e comprovaram que o Top Turbo não suportava as altas temperaturas de funcionamento dos nossos motores. Em uma outra passagem, até o peso menor sentido nas trocas de marcha com o referido lubrificante era atribuído ao fato de se estar utilizando um óleo novo e não ao fato de se estar trabalhando com uma viscosidade menor e um maior número de aditivos antidesgaste.
Bom, pode até ser que este tipo de propaganda negativa sirva de alimento para os críticos, mas afirmo tranquilamente que são informações falsas, mentirosas e que são alardeadas sempre pelos mesmos elementos dissociadores, que se caracterizam pelo baixo caráter e pelo parco nível ou padrão técnico.
Tenho usado lubrificantes de uso misto nas minhas duas motos há muito.
Minha Sundown Hunter 125, que usa um motor que é cópia do da CG Today, utiliza o Top Turbo desde que saiu do concessionário (0 KM) e nunca teve qualquer problema, mesmo em sendo uma moto que é utilizada por minha esposa em trânsito pesado todos os dias.
Depois de mais de 17.000 quilômetros rodados, nunca houve qualquer problema de motor ou de câmbio ou de patinação de embreagem.
O que dizer então da minha velha Suzuki, que já se prepara para vencer a barreira dos 100.000 quilômetros, sem perda de compressão ou vazamentos internos no motor?
Será que isto é sorte ou será que isto demonstra qualidade de um produto.
Há amigos que estão usando o Top Turbo há tempos em Twisters e Fazers, sem que as motos apresentem qualquer alteração comportamental.
Até Comets GTR 250 já utilizam o óleo sem problemas...
Por estas e por outras, agradeço de coração aos amigos que acreditaram no tópico desde o ínício.
Da minha parte, venho acompanhando as experiências pessoais de cada um e as minhas pesquisas continuam. Estudo, atualmente, a composição do novo óleo 10W - 30 que está sendo utilizado nos motores das motos da Honda e estou perto de dizer a Vossas Senhorias que se trata do mesmo óleo que é utilizado há tempos nos carros da marca, só que com a inserção no rótulo do conhecido "JASO MA".
Será o que faltava para que se possa dizer, categoricamente, que os óleos utilizados nas motocicletas não diferem em nada dos que são utilizados nos automóveis.
E ainda há a questão de se tratar um óleo do tipo "Energy Saving", ou seja, economizador de combustível, com muitos aditivos redutores de atrito.
Será que algum dos amigos se lembra do que era dito acerca destes óleos em motocicletas (embreagens patinando, por exemplo)???
É aguardar mais um pouco para ver o que vai acontecer.
Continuarei a defender o uso dos óleos de uso misto, principalmente pela maior resistência à desnaturação dos aditivos melhoradores do índice de viscosidade (Viscosity Index Improvers) e também em função da natural maior carga de aditivos que visam à redução dos desgastes mecânicos, sem esquecer de mencionar o baixo custo que representam na manutenção preventiva dos pequenos motores.
A busca pelo óleo ideal continua. E vamos que vamos, próximos a cruzar a marca das 400.000 visualizações!!!

Um abraço a todos,
Xamã

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
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29 Abr 2011 14:54 #2167 por SoulHunter
Desculpem por ser um pouco folgado, mas não consigo resistir...

tirei antes de ontem minha intruder da concessionário
então Xamã, qual óleo você me recomenda?

o óleo recomendado no manual é bom?

ainda vai um tempo pra eu trocar o óleo, mas to pesquisando já...


obrigado!


Intruder !

Curitiba - Paraná
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01 Maio 2011 07:26 #2168 por doutor estranho
Não se preocupe vc não está sendo um pouco folgado, tá sendo muito mesmo.
Vc pode usar o tt sem problemas, é só não deixar a concessionaria saber que pode dar quebra de garantia e se perguntarem fala que é o gp lubrax pra motos.

Fazer 250 preta 08 (E lá se vão cem mil km)
Moto não é perigosa, perigoso é quem sobe nela.
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04 Maio 2011 10:11 #2169 por SoulHunter

doutor estranho escreveu: Não se preocupe vc não está sendo um pouco folgado, tá sendo muito mesmo.Vc pode usar o tt sem problemas, é só não deixar a concessionaria saber que pode dar quebra de garantia e se perguntarem fala que é o gp lubrax pra motos.

beleza, muito obrigado pelas dicas!

Intruder !

Curitiba - Paraná
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06 Maio 2011 21:03 #2170 por Paulo Motard
Quando fui trocar o óleo do carro e coloquei TT o frentista endoidou, disse que usava o mesmo no caminhão e moto e que era de frota mista, ele disse que era só para diesel e para minha surpresa a BR mudou o rótulo novo e tirou a afirmação que era para frota mista.
Acho que essa história de Tecno aR$ 18,00, Top Turbo a R$ 10,00 e o Br para motos a R$ 14,00 tá dando o que falar.
O xamã foi bulir em casa de vespa e daqui a pouco a BR muda a composição do óleo só para sacanear.
E eu que usava o TT desde 2000 nos veículos de casa só por comodidade acabarei sendo prejudicado.
Muito bem xamã, te pego na saída .

DTRACKER X 250 SÓ ALEGRIA
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07 Maio 2011 09:23 #2171 por guatura
Quanto vocês estao pagando no TT?

Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011

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07 Maio 2011 12:43 #2172 por AlexandreGunner
Eu coloquei o TT na minha Dream, o cambio melhorou, as vibrações diminuiram, porem ela esquenta mais, mais por enquanto to gostando.
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08 Maio 2011 17:40 #2173 por Paulo Motard

guatura escreveu: Quanto vocês estao pagando no TT?



Em salvador o preço que eu achei foi R$ 10,00 no Posto Patamares BR, acredito que em lojas de óleo seja ainda mais barato

DTRACKER X 250 SÓ ALEGRIA
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08 Maio 2011 17:43 #2174 por doutor estranho
Na verdade ela está dissipando melhor o calor e não esquentando mais, graças a essa eficiencia do óleo o motor trabalha melhor.
Em cuiaba eu compro direto da distribuidora por 10 reais o litro.

Fazer 250 preta 08 (E lá se vão cem mil km)
Moto não é perigosa, perigoso é quem sobe nela.
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08 Maio 2011 17:44 #2175 por Soueu
Este tópico,para quem realmente gosta de motos, é o que há:

www.Motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=18921& PN=1


Para mim mereceria estar na home, pois poucos sites tem o privilégio de ter em seus
arquivos uma restauração tão criteriosa e bem feita.


Fazer uma campanha para o Sr. Harada coloca-lo na Home... antes que outro site o faça

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
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