Quero ver como vai fazer a HD Curitiba...a uns 2 anos eles mudaram da antiga loja (logo que saíram, entrou o piloto Tarso Marques, usando o ponto comercial para a TMC concept, vendia carros antigos tunados e customizava algumas 883, a spec 1, 2 e 3...motos bizarras e caras e acabou fechando)...um parênteses a parte, diz serem as únicas motos que são customizadas e ganham garantia de fábrica....já andei com uma de um amigo e particularmente, não sei como estas motos passam na vistoria do detran pois possuem placa lateral, para lamas traseiro curto, piscas bala, farol pequeno, nao possuem olho de gato na traseira, espelhos pequenos, etc...todos estes ítens se alguém fizer numa HD qualquer por conta, fica na primeira blitz ou se cair num detran mais espertinho não consegue-se ganhar a vistoria sem regularizar estes ítens.....estranho né...é o famoso pagou passou?
Voltando ao assunto, a loja da HD CTBA foi para um km a frente, ocupando um mega galpão que tem acesso por 2 avenidas e curiosamente depois que houve esta mudança, passaram a comercializar todas as outras marcas e as lojas de foram pareciam 2, mas de dentro era uma coisa só....livre acesso.
vamos ver como vai ser agora, construir uma parede gigante para separar as duas? mudar uma loja e ficar apenas com a HD? estou curioso...
Comentam que as vendas não andam bem nos EUA, dizem que o atual público consumidor não está interessado na marca Harley-Davidson. Em algumas regiões a Harley é idolatrada mas em outras ela é odiada (em toda a ilha de Manhatan por exemplo).
Mas a informação que eu tinha era q as vendas estavam indo bem na europa.
Diniz escreveu: Aliás, uma perguntinha rápida: pelo pouquíssimo que li sobre o assunto fiquei com a impressão que o problema na baixa nas vendas da HD é dentro do próprio território americano, confere?
PS - Wolf, vc citando "HDSP" e eu achando que isso significava Harley-Davidson São Paulo...
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Caro Diniz,
tudo o que anda, corre, navega ou voa nos EUA está vendendo menos, inclusive as nossas queridas H-D.
HDSP Comércio de Veículos é a razão social do Izzo.
Publico joven que compra as japonesas tb envelhencem e vão andar de HD no futuro é assim a muito tempo.
Como já foi dito aqui 23% do mercado total de motos nos EUA são da hd que só faz custons(touring ,883, vrod) é muito. Pois a japas com toda oferta de produtos cituam nessa faixa de mercado, o share d HD é enorme. Dificuldades todas estão tendo como disse o JF.
A harley USA está mal, mas não tão mal. vejam as suas ações em bolsa:
(gráfico de 5 anos)
O problema da crise de 2008 (ações caíram de 60 dólares para mostrou que a empresa não tinha fluxo de caixa para pagar suas dividas (warren buffet emprestou quase 300 milhões para a empresa continuar operando) e sua estrutura comercial era frágil, vendia um produto não essencial baseado em mito e com pouca evolução tecnológica.
O modelo V-ROD é um fracasso comercial, e como moto não se comprara a nenhuma européia ou japonesa. É um projeto antigo que errou o alvo. Quem gosta da harley clássica não compra v-rod, quem gosta de moto moderna não compra v-rod. O motor clássico da harley tem seus dias contados, ele não passa nas próximas regulamentações ambientais. Se por um lado pode-se dizer que a coisa “tá feia”, por outro acredita-se que a expansão no terceiro mundo (Brasil, índia, china) é suficiente para manter o crescimento. (esses paises tem regulamentações ambientais mais frouxas...)
Eu acredito que a Harley mundial venderá cada vez menos, porém modelos cada vez mais exclusivos (como grife mesmo) a preços cada vez mais altos. Acredito que a Harley Internacional operará a Harley Brasil no pós Izzo no esquema de concessão regional, mas não acredito em queda nos preços nem em fabricação local.
Paulo Couto40259,7232523148
gege escreveu: hoje a produção é de 90% ckd, aqui no brasil.
Acredito que essa "fábrica" seja da IZZO ou tercerizada. Da Harley Internacional eu sei que não é...
Já ouvi um papo que o futuro da Harley é fora dos EUA, isso significa fábricas, motores, etc, tudo fora dos EUA. Acho meio radical, mas com os numeros de vendas na china (GM também vende muito lá), não é improvável...
Paulo Couto escreveu: A harley USA está mal, mas não tão mal. vejam as suas ações em bolsa:
(gráfico de 5 anos)
O problema da crise de 2008 (ações caíram de 60 dólares para mostrou que a empresa não tinha fluxo de caixa para pagar suas dividas (warren buffet emprestou quase 300 milhões para a empresa continuar operando) e sua estrutura comercial era frágil, vendia um produto não essencial baseado em mito e com pouca evolução tecnológica.
O modelo V-ROD é um fracasso comercial, e como moto não se comprara a nenhuma européia ou japonesa. É um projeto antigo que errou o alvo. Quem gosta da harley clássica não compra v-rod, quem gosta de moto moderna não compra v-rod. O motor clássico da harley tem seus dias contados, ele não passa nas próximas regulamentações ambientais. Se por um lado pode-se dizer que a coisa “tá feia”, por outro acredita-se que a expansão no terceiro mundo (Brasil, índia, china) é suficiente para manter o crescimento. (esses paises tem regulamentações ambientais mais frouxas...)
Eu acredito que a Harley mundial venderá cada vez menos, porém modelos cada vez mais exclusivos (como grife mesmo) a preços cada vez mais altos. Acredito que a Harley Internacional operará a Harley Brasil no pós Izzo no esquema de concessão regional, mas não acredito em queda nos preços nem em fabricação local.
Mais frouxo Paulo? Que eu saiba poucos países exigem 2% de CoC...
MCCR
BMW G 650 GS
Anteriores:
CITYCOM 300i
Fazer 250
Yamaha XTZ 250 X -
Kawasaki Vulcan 500
Suzuki Burgman 125
Agrales: SXT 16.5/Explorer 27.5/Elefant 16.5
Honda CB 400 Custom(izada)
Por que precisou o grupo Izzo trazer a HD pro Brasil se a HD é tão fodona comercialmente? Oras, eles nunca acreditaram em vender motos aqui. Precisou outra empresa trazê-la para a HD ver que era viável. Interessante que faz muito tempo que a Izzo vende as outras motos juntas, mas só agora os executivos da HD "descobriram" isso...
Nesta relação comercial todos têm uma parcela de erros de procedimento, mas são os consumidores que estão pagando pelos erros de ambos.
Não creio que a HD deixe de montar motos em Manaus, já que as vantagens tributárias são grandes, razão de os preços das harleys serem bastante competitivos, inclusive ser lider absoluta do mercado de customs por aqui, como já o é em todo o mundo.
Se as harleys passarem a ser só importadas, terão acréscimo em seu preço de pelo menos 35% referentes ao Imposto de Importação, o que restringiria ou mesmo inviabilizaria suas vendas aqui.
Foi justamente para tornar seus preços competitivos que a BMW já está montando a G 650 GS em Manaus e, claro, porque vê um grande potencial no mercado brasileiro para suas motos que, de certa forma, disp**a o mesmo perfil de consumidor das HD.
Acho que o Paulo Couto tem razão ao especular que a HD poderá produzir partes de suas motos em outros países para minimizar custos, mas isso não impede de ter uma montadora em Manaus, até porque, fábricas de veículos (2 e 4 rodas) já praticam essa estratégia. Por ex. o motor da BMW G 650 GS é fabricado pela Loncin na China, mas a tecnologia é austríaca.
E o mercado brasileiro não é de se desprezar, pois está aí a prova de a BMW colocar em Manaus sua única montadora fora da Alemanha. Aliás, foi exatamente o que fez a HD USA que tem em Manaus sua única montadora fora dos Estados Unidos.
Como informou o Gege, 90% é em CKD, isso quer dizer que já há uma nacionalização de 10% das motos. E é assim que começa qualquer montadora de veículo, a nacionalização é progressiva, ou seja, começa em 100% CKD e, aos poucos, vai-se agregando componentes nacionais.
Obs. Em todo caso, estou rezando para que o Grupo Izzo seja eliminado do futuro da HD no Brasil. Ninguém merece!
Isaú
Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009
gege escreveu: hoje a produção é de 90% ckd, aqui no brasil.
Acredito que essa "fábrica" seja da IZZO ou tercerizada. Da Harley Internacional eu sei que não é...
Já ouvi um papo que o futuro da Harley é fora dos EUA, isso significa fábricas, motores, etc, tudo fora dos EUA. Acho meio radical, mas com os numeros de vendas na china (GM também vende muito lá), não é improvável...
É da HD sim, Paulo. Confira na Abraciclo e também nos relatórios anuais da HD americana, onde consta a subsidiária brasileira em Manaus
Isaú escreveu: Como informou o Gege, 90% é em CKD, isso quer dizer que já há uma nacionalização de 10% das motos. E é assim que começa qualquer montadora de veículo, a nacionalização é progressiva, ou seja, começa em 100% CKD e, aos poucos, vai-se agregando componentes nacionais.
Isaú
Isaú, o Gege quis dizer que 90% dos modelos comercializados são montados em CKD (com incentivos da Suframa) na HD brasileira, e 10% são importados como CBU (sem os incentivos).
Já o "índice de nacionalização" desses modelos deve ser muito baixo mesmo.