acho que o revolution seria uma boa soluçao pro futuro sim , e paulo vc citou a Yamaha raider , muitas publicaçoes gringas dizem que ela e pior que nao sei o que , a referencia agora e a Fury Honda 1300 , essa sim e boa , nao so pelo estilo e acabamento ,mas pela qualidade!!!
Estou em parte com o Paulo Couto nesssa discussão.
A V-rod não vende porque ninguém gosta dela (independentemente da moto ser boa, bonita ou não).
O harleyro mais tradicionalista ( imensa, esmagadora maioria) não engole a moto.
O cara que não está nem aí para a H-d mas gosta de motos custom ( ou seja, o contradição ambulante, heheheh) vai preferir comprar uma moto japonesa.
Ao contrário do Paulo, todavia, creio que o V-2 a ar tem futuro. As BMW boxer, que são refrigeradas a ar, estão aí para provar que é possível evoluir bastante sem ter que adotar uma configuração de motor que mate a tradição H-D.
o fracasso da V-Rod se deve a uma aposta errada da HD. Quiseram diversificar e construir uma dragster.
Não há, no meu entender, nada de errado com esse motor. Tive poucas oportunidades de experimentá-lo e achei bom (verdade seja dita, que o trabalho feito pelo Buell nos motores HDs me agradou mais).
Agora, o Paulo decretou a morte da HD se ela se modernizar. Acho que é plenamente possível uma modernização sem perder a tradição... tomando a Porsche como exemplo, o 911 é um automóvel que se modernizou mantendo-se a tradição dele.
E não me enchem os olhos as nipônicas citadas... como já disse antes, em trocando de montadora experimentarei a BMW.
JF está certo. Mas, ainda acho que os motores HD já evoluiram, de certa forma, primeiro para os "evolutions", depois elevando sua potência e cilindrada, e, por fim, utilizando umas das melhores injeções eletrônicas do mercado. Além disso, tecnologia não se resume em motor. Hoje temos freios abs na linha touring (e da respeitada marca brembo), acelerador eletrônico, piloto automático etc. Também, as modificações nos chassis da linha touring a partir do ano passado foi uma grande evolução. Com todo respeito aos críticos, mas esse negócio de que as harleys são defasadas tecnologicamente está mais para mito do que para a realidade atualmente.
Obs: Hoje as harleys freiam, fazem curva e andam.
Isaú
Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009
a Vrod não vende mais por ser caro mesmo...gosto não se discute e mau gosto tem em todos os lugares e sempre tem o babaca que quer levar a coisa "mais cara da loja" para aparecer pros vizinhos do condomínio e amigos.....depois de passar a febre, o cara torra a moto pois um vizinho mais entendido pegou uma moto "melhor e mais cara".....o mercado do luxo esta aí e existe público para tudo....a Hd também quer abocanhar este mercado..
o estilo custom das HDs tradicionais é imutável...se mudar muito, acaba virarando uma moto do desenho dos jetson.
Rendimento por rendimento, quem está insatisfeito com o motor 88,96 e acha que um revolution seria mais adequado, compre logo uma Vrod ou parta para uma superbike japonesa que estará bem servido....tem potência de sobra (1cv por kg ou mais) e aerodinâmica, fazem curva, freiam, empinam....as HDs sao "quadradas" do ponto de vista aerodinâmico, pesam 350 kg, esquentam, são lentas em manobras, são quase ou tão mais caras de se manter como uma superbike. ...difícil é encontrar algo que se compare ao galope das HDs....
é como o bom e velho rock and roll...pegue um cara tatuado de ACDC no peito e dê a ele um CD de uma banda pop.....acontece igual ao cara que troca uma Hd tradicional por uma VRod.
Chopper, a questão não é rendimento, mas sim atender as normas anti-poluentes... por mais que a gente goste dos motores antigos e novos-antigos (hehehehe), um dia a casa vai cair por conta das exigências e será preciso ter uma alternativa.
Eu gosto do grande torque dos TC, permite uma pilotagem bem sossegada e acompanhar facilmente os limites das estradas nacionais.... para andar a 180/200 km/h é melhor partir para uma speed.
Ok Wolf, concordo plenamente...mas a maioria das postagens anteriores se referiam a motores "melhores", mais modernos, mais issou ou aquilo, mais cavalinhos, etc....
Todos nós mudamos escape, filtro, chip, visando melhorar o desempenho das motos, escutar melhor o ronco, obter mais do que realmente temos por alguma ou outra razão pessoal.... mas vale lembrar que a estrutura das Hds tradicionais não se compara a um modelo desenhado para corrida ou para deitar em curvas....elas tem muitas limitações...centro de gravidade, pneus inapropriados (salvo as fat 2007 com pneus 200), aerodinâmica, peso, etc. é uma moto feita para curtir o passeio e não chegar primeiro.
quanto ao fato das normas antipoluentes, que eu saiba todas as motos, nacionais ou importadas novas que são tabeladas pelo detran e que estão rodando no brasil, teoricamente atentem estas normas...as mudanças feitas com escape, etc..sao por nossa conta e risco.
No futuro certamente haverá soluçao em torno do combustível, visto que o petróleo é fonte esgotável...elétricos??? talvez, mas por que nao pensar em algo movido a hidrogênio? (viajei longe desta vez...rsrsrsrsrs)
O JF com seu último post roubou o que eu ia falar.
No mais, pendo para o Paulo. Nunca andei em nehuma HD e vcs estão carecas de saber disso, mas por tudo que leio acho um contra-senso (embora exista seus motivos pra lá de justificáveis por conta das emissões) pegar uma Dyna, 883, EG, ou Softail e colocar um motor que gira alto como o da V-Rod.
Parece-me que este motor tem por princípio a alta potência e não o torque que considero o grande barato de toda moto custom. No meu entendimento 883 - Dyna - Softails - EG são um produto. V-ROD, que está dentro da linha Harley-Davidson é outro produto totalmente diferente e por isso não se igualam.
Não sou um purista, mas algumas coisa eu torço para que não mudem nas HDs; o ronco - que já mudou por conta da adoção de I.E. - e a vibração do motor, marcas registradas pra mim e que representam muito bem tudo o que é a HD.
Torque e potencia é equação fácil de resolver....remapeia e tudo vai funcionar com o gosto do fregues....
Acho que o Revolution das tradicionais HD vai privilegiar o torque, como hj é feito.
Vai acabar com a marca???
Já disseram isso no Shovel, no Pan, no V Twin e principalmente quando do advento da injeção eletronica....
Acabou a marca?? não e nem vai acabar....quem vai acabar, com certeza, somos nós....e a geração que um dia será o que somos hoje (velhinhos tradicionalistas) nem sabe mais o que é um carburador, assim como nao saberá (e vai rir quando ver um) o que foi um motor refrigerado a ar.
Nao digo oficialmente, mas existem comentários que é o último ano dos motores "à ar".....
penso exatamente a mesma coisa ainda mais vendo um motor igual os 110 das CVO ... ele ta muito desenvolvido , nao tem mais para onde ir !!! acho que o revolution eh a solucione !!!
Se fosse para isso acontecer, a Harley já teria feito mais tentativas e/ou experiências com ele, tentando criar novas motos que não a V-Rod.
Como o revolution estacionou há anos apenas na v-rod e suas variantes, creio que a experiência está num beco sem saída.
Por outro lado, entendo que se o futuro da H-D é o Revolution, pode até ser um bom futuro, mas não contará com toda uma legião de fãs das motos tradicionais.
Se for para comprar uma Fat boy, por exemplo, com Revolution, prefiro partir para uma BMW GS ( olha aí eu falando nela de novo, deve ser paixão reprimida,