Harley 1200 Custom - Que agradável surpresa!

23 Fev 2012 21:47 #61 por DuskTillDawn
Pessoal, para esclarecer melhor as coisas, vou fazer um histórico.

Como tudo Começou

Decidi passar para as motos custom. Me interessaram as de média cilindrada, ou seja de 800cc até 1.000ccm com um valor (teto) de R$ 35.000. Queria marcas com mais tradição, por isto escolhi Harley, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha. Mais ainda, quero moto 0Km ano 2012.

Escrevi no meu post no "Drink":

"A primeira coisa que deve ser considerada ao selecionar uma motocicleta é a finalidade para a qual ela será destinada, bem como a utilização que dela se irá fazer. Isto é básico. É fundamental! Senão você corre o sério (e decepcionante, e caro) risco que comprar a moto errada."

"No meu caso a finalidade é lazer e a utilização será em passeios e eventuais pequenas e médias viagens – nada além do meu estado (RS) e (muito eventualmente) Santa Catarina."

"Não pretendo conhecer o Deserto do Atacama, nem as belezas de Machu Pichu! Não quero sair da área de cobertura do meu celular ou do alcance do veículo de resgate da companhia seguradora. Muito menos quero lidar com polícias rodoviárias dos “hermanos”."

Mais adiante:

"Vou adicionar mais uma: Marca. Quero uma custom para me distrair, não para ter problemas na estrada ou com a rede de concessionárias. Vai pesar na escolha, portanto, o fabricante e sua rede de concessionárias no meu estado."

Um Pouco Sobre as Minhas Escolhas

Não sou uma pessoa chegada a "colocar a mão na graxa", não entendo e não quero saber de mecânica, não quero saber de problema na rua ou na estrada. Deu problema, chamo o resgate e mando a moto pra CC. E, lá, não quero me incomodar discutindo detalhes técnicos com mecânicos. Como disse, vou rodar só no meu "quintal" (RS/SC).

Não pretendo customizar ou adaptar minha moto, seja ela qual for. No máximo um protetor de motor ou uma troca de banco (tipo solo). Quando compro um carro, não ponho acessório algum. Vou na CC, olho os modelos que tem no show room, vejo o que mais me agrada e compro, com o que ele vier de fábrica. Se couber no meu orçamento, é óbvio!

Não vou andar com garupa. Minha mulher não curte moto, mas gosta de se reunir e confraternizar com o pessoal, churrasco etc. Resumindo, vai ter um passeio/viagem? Chama ela pra carro de apoio, que ela leva café, chimarrão, bolachinhas, água mineral etc.

As Motos Selecionadas

As motos de média cilindrada que selecionei, nesta faixa de preço, com estas características (marca, cilindrada e preço) foram:

- Harley-Davidson 883 Roadster
- Harley-Davidson 1200 Custom
- Honda Shadow 750
- Yamaha Midnight Star
- Kawasaki Vulcan 900 Classic
- Kawasaki Vulcan 900 Custom
- Suzuki Boulevard M800R

A Shadow ficou abaixo dos 800cc, mas queria uma representante da Honda, a 1200 Custom ficou acima dos 1.000cc, mas me pareceu uma moto interessante.

Próximo passo. Visitar as CC, conhecer as motos e seus preços reais. A Suzuki Boulevard M800R passou dos R$ 35.000 (R$ 35.900), mas vamos lá, se for a escolhida ainda tem muito chão (negociação, o quanto pagam na minha Fazer etc), então continuou na disp**a.

A Questão das Harleys

Como disse no começo do tópico Harley 1200 Custom - Que agradável surpresa! (aliás o título do tópico já diz muito!).

"Fui muito bem recebido pelo vendedor, que além de atencioso, foi muito solícito e paciente ao detalhar os produtos que eu havia pré-selecionado (883 Roadster e 1200 Custom). A partir de nossa conversa, ele descartou a 883 Roadster e nos focamos na 1200 Custom. Infelizmente ele não tinha uma em exposição na loja (deverão chegar duas, já vendidas, dias 5-6 de março, e ele irá me avisar para ir conhecê-las)."

"Ele tomou por base uma 1600 (acho que era uma Dyna Super Glide...) que estava em exposição, e foi me mostrando as diferenças para a 1200 Custom. Aqui é que residiu a "agradável surpresa": que moto maravilhosa (a 1200), e o preço, então (R$ 33.100,00)! Fiquei, realmente, muito impressionado. Vimos também os valores de emplacamento e estimativa do prêmio do seguro."

Portanto, com base no que o vendedor me disse, foi descartada a 883 Roadster e eu me "encantei" com a 1200 Custom, que na realidade era uma "virtualização" da Dyna Super Glide. E saí todo feliz da CC.

Coloquei o tópico aqui no forum, e vocês me mostraram que, na verdade, a 1200 Custom era um básicamente uma 883 Roadster, com um motor de 1.200cc e um acabamento diferente. Como o Diniz disse:

"Dusk, o 1200 custom é mesmo uma 883 só que com motor e pneus maiores. Existem outras diferenças, como guidão, formato do banco, tamanho do tanque, etc, mas diferença MESMO são essas: motor, pneus e bengalas."

Resumo, broxei. Mas, mesmo assim resolvi dar uma chance à 1200 Custom e fiquei de voltar a CC para conhecê-la:

"Agradeço à todos por suas opiniões, comentários e sugestões. Tudo devidamente anotado. Quanto ao assunto Harley, meu próximo passo será uma nova visita à concessionária, o que deverá acontecer dias 5-6 de março, quando as 1200 Custom irão chegar (pelo que o vendedor me disse). Desta vez irei munido de mais informações, graças à vocês."


Procurando Entendender o "Universo Harley" e o Que Vocês Falam

Enquanto esperava a próxima visita à CC da Harley, resolvi ler aqui no Motonline, tudo o que eu podia nos tópicos sobre Harley. Escrevi:

"À propósito: a fim de poder entender melhor muitas das coisas que vocês falaram, fiz um "crash course" básico de HD, lendo o tópico Dyna Super Glide 1600 - Paixão (já li quase todas as 218 páginas). Já sei até o que é um "seca sovaco" e que o som do motor é (para os gringos) "potato-potato-potato"!"

Verdade, li quase tudo sobre o tópico da Dyna, MESMO! Podem me perguntar até sobre a odisseia do Cidão pra comprar a Dyna dele, que eu respondo tudo, na ponta da língua!

Aí, eu só via falar em termos técnicos, importação de peças, substituição de tudo quanto é coisa, problema daqui e dali, mas que resolve trocando por isso ou aquilo, que a CC isto, que a CC aquilo, que bom mesmo é o mecânico tal etc etc (já conheço a Kuryakyn, Vance & Hines, PS etc, e... ainda nem andei em uma Harley!).

Dá uma parada aí. Lendo tudo isto, e sendo uma pessoa que, como eu disse anteriormente: "Não sou uma pessoa chegada a "colocar a mão na graxa", não quero saber de mecânica, não quero saber de problema na rua ou na estrada. Deu problema, chamo o resgate e mando a moto pra CC." e "Não pretendo customizar ou adaptar minha moto, seja ela qual for.", fiquei pensando: "Será que tem que customizar, alterar, substituir, adaptar etc, para ter uma moto Harley que me satisfaça! Se é, Harley não é pra mim!" Me desculpem a ignorância, mas lendo os posts, invariavelmente chega-se à esta conclusão.

Mas, Então, Por Que Não a Dyna?

A Dyna, ahhh a Dyna! A Dyna foi a moto que lá no comecinho eu conheci, gostei e pensei que era (o vendedor "virtualizou", lembra?) uma 1200 Custom, só que com motor 1.600cc!

Mas, então, por que não? Porque (a) a Dyna custa R$ 37.400 (foge ao teto que eu estipulei de R$ 35.000) e (b) pelo que eu havia entendido, pra Dyna "servir" pra mim, teria que trocar/alterar/modificar/adaptar/etc peças e acessórios (não sei se Harley, Kuryakyn, Vance & Hines, PS ou...). Ou seja, R$ 37.400 + sabe-se lá quanto, para torná-la "satisfatória" para meu uso. No final a Dyna vai sair por quanto? R$ 40.000, R$ 45.000, R$ 50.000...?

Desculpem, mas foi isso que passou pela minha cabeça e, acreditem, outros colegas que estiverem lendo este post e que não são Harleyros, também pensariam assim.

Car
o dynavet, com isto espero ter respondido à sua pergunta.

Mas, Então, Por Que AGORA a Dyna?

Pois é... vejam vocês, por causa da Shadow 750! Pode? Porque eu fui lá na CC da Honda, fiz o "ass test" da Shadow, tirei uma foto e me senti como "a última bolachinha do pacote". Faceiro como pinto no lixo! Por isso eu fiz um (mais um!) quadro comparativo ( Comparativo Honda Shadow 750 x Harley Dyna Super Glide Custom ) e verifiquei que as dimensões e o "look and feel eram muto próximos da Dyna.

Bom, se a Shadow me satisfaz, e ela é muuiiittooo inferior à Dyna (como ela é, sem trocar/alterar/modificar/adaptar/etc peças e acessórios, certo? Certo??), logo, a Dyna (com muito mais motor e qualidade) me serve também. Certo? Como ela vem, certo?

Por isso, agora, a Dyna entrou na competição (e já aparece no "bendito" Quadro Comparativo!)

O Que Vem Agora?

Vou voltar a CC da Harley e olhar a Dyna (a real, não a "virtual"), conversar com o vendedor, saber mais um pouco de como poderia ser uma negociação (como a minha Fazer pode entrar no negócio). Como vocês já podem imaginar, não quero esquentar a cabeça, anunciando moto, atendendo pretendentes etc. A Moto tem que entrar no negócio. Na CC da Honda (fui lá hoje) o vendedor me disse que só aceitam no negócio se for moto Honda, ai eu disse "então não tem negócio!". Ele ficou de falar com gerente. Estou esperando...

Pessoal, não quero passar uma imagem de radical, intransigente, arrogante ou o que seja, mas quando se trata de certos assuntos (lazer, prazer), em que eu posso optar por não fazer o negócio, se não for como eu acho que deve ser, eu não faço. Como dizia um antigo chefe meu: "A melhor forma de fazer um negócio é não precisar fazê-lo!".

Já estou na fase de levantamento de valores. Solicitei à minha corretora os valores de seguros das motos pré-selecionadas (falta pedir para a Dyna, ahhh esta Dyna!).

Curiosidade: Vocês sabem (eu perguntei) quanto custa um escapamento original completo da Shadow? R$ 6.000. Da Boulevard M800? R$ 7.800. E da Dyna, vocês saberiam me dizer?

Já estou no ponto em que a questão financeira, como um todo, vai ser decisiva, não apenas o valor de venda.

Peço que me desculpem pelo post abusivamente longo, mas acho que, por uma questão de respeito e consideração que tenho por todos vocês, que se mostraram tão gentis e solícitos, me ajudando com suas observações e orientações, eu devia dar este esclarecimento.

Valeu, pessoal! Um grande abraço!

PS. Gostei pacas de vocês!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Fev 2012 22:33 #62 por Diniz


Dusk, se eu bem entendi seu uso vai ser solo e vc quer adaptar, no máximo, o preço de um banco na moto escolhida.

Se assim for mesmo, já adianto: vc vai comprar uma Dyna. Tamanho mais ou menos do da Shadow, Boulevar e maior que a 1200C. Muito mais motor que qualquer uma delas e posição do piloto - assim como suspensão, banco e guião - meio que semelhante.

Parabéns pela aquisição!

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Fev 2012 22:39 #63 por Duende
Eu ia comprar uma Shadow mas desisti dela quando os preços das HDs ficaram mais a contento.


- Softail Deluxe - 2011
- Mirage 250 - 2010

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2012 05:38 #64 por cavallaro
Dusk, quanto ao seguro um amigo tem uma Dyna 11/11 e o seguro ficou +/- em R$ 700 dilmas. logico que depende do perfil.
Boa sorte na aquisição.
Em tempo eu tambem estou procurando uma Dyna, mas tenho que por no rolo a minha boulevar M800.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2012 06:00 #65 por dynavet
O fator preço tb foi determinante pra mim. Entre shadow, vulcan e dyna , não tive duvidas. E não me arrependo.
Dusk, a minha moto ta toda original, só coloquei um riser de guidao, o que mudou muito o conforto ao pilotar. Mas sou muito menor que vc, acredito que nem isso será necessario no seu caso.
Acho que o único fator que melaria a sua escolha por uma H-D, segundo seus critérios, seria a qualidade do servico pôs venda. Nesse quesito (parece apuração de desfile de escola de samba), a Honda ganha disparado, tem uma grande rede de concessionárias, ao contrário das outras marcas. Mas, por outro lado, ninguém fica de boca aberta quando vc passa.
dynavet2012-02-24 08:04:25

Dyna Custon 2011,
a Tremendona

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2012 06:55 #66 por wolfmann

Leoclima escreveu: Hoje fui na HD Recreio (Rio) .Vi a 1200 C, olhei, sentei...e achei uma m e r d a.Abraços.




Não cheguei a tanto, inclusive já pilotei a do Feliciano.

Achei a moto pequena, menor inclusive que as 883R, por incrível que pareça.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2012 07:01 #67 por wolfmann
não tem muito a acrescentar.

Moto é uso e acho que para quem não quer mexer nas configurações stock a única que pode trazer alguma dúvida é a Vulcan, e acho que o motor da Dyna será o ponto que fará você esquecer algum problema, inclusive o do pós-venda.

E ainda acho que comprando qualquer HD, ela não vai ficar stock por muito tempo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2012 09:52 #68 por DuskTillDawn
Acebei de voltar da CC da Harley, onde fui ver a Dyna e, conforme prometido, aí está a foto.

Primeiras impressões no comparativo com a ergonomia da Shadow: Guidão
melhor, banco muito confortável (não escorreguei pra frente como no da
Shadow), e as pedaleiras (mais recuadas), me pareceram mais
confortáves. O pedal do freio fica na horizontal e não a 45graus como na
Shadow, o que me obrigava a forçar o pé pra cima, na Dyna o pé fica
numa posição de repouso.


Pessoal, me ajudem em um detalhe: o vendedor disse que todas as Dynas 2012 já vem com freios ABS, e confirmou que o preço dela na côr preta é R$ 37.400 (outras cores simples + R$ 200 etc). É isto mesmo? Porque o vendedor que me atendeu da outra vez (hoje não estava lá) não tinha me falado sobre ABS e eu não vi nada disso como standard no site da Harley.

Agora eu posso dizer: "Dyna Super Glide - Que agradável surpresa!"



PS. Já que estava lá, aproveitei e fiz o "ass test" numa 883 Iron (só pra
ver). Fiquei "empoleirado" (os pés ficam mais longe do chão que na
Fazer), e a posição de pilotar (pra mim, é claro) ficou extremamente
desconfortável. Achei que é uma moto para pessoas mais jovens (e com
melhores condições "esquelético-musculares").



DuskTillDawn2012-02-24 12:19:18

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2012 10:04 #69 por Leoclima
É isso mesmo. As 2012 já vem com ABS (não existe opção sem ABS). Confirmei ontem na HD Recreio (Rio).

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2012 10:20 #70 por DuskTillDawn

Leoclima escreveu: É isso mesmo. As 2012 já vem com ABS (não existe opção sem ABS). Confirmei ontem na HD Recreio (Rio).

Obrigado Leo! Mais um ponto (ão) pra Dyna!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2012 10:33 #71 por dynavet
Dusk, cada vez mais elegante nas fotos...

Para vc, que gosta de comparações, no site da H-D pode-se comparar os modelos 2011 e 2012 das motos. Entre outras diferenças está o ABS e a presença de um contagiros digital no painel, coisa que as 2011 não tem. Fora isso, apenas o preço (bem maior na linha 2012) e as cores (que, em minha opinião, são mais bonitas na linha 2011, exceto, talvez, por aquela branca e preta, que parece linda nas fotos). A marron que vc testou é idêntica à de varios amigos do fórum - Andreati, Cidão e este que vos fala, ou melhor escreve).dynavet2012-02-24 12:44:23

Dyna Custon 2011,
a Tremendona

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2012 10:45 #72 por DuskTillDawn

dynavet escreveu: Dusk, cada vez mais elegante nas fotos...



Para vc, que gosta de comparações, no site da H-D você pode comparar os modelos 2011 e 2012 das motos. Entre outras diferenças está o ABS e a presença de um contagiros digital no painel, coisa que as 2011 não tem. Fora isso, apenas o preço (bem maior na linha 2012) e as cores (que, em minha opinião, são mais bonitas na linha 2011. A marron que vc testou é idêntica à de varios amigos do fórum - Andreati, Cidão e este que vos fala, ou melhor escreve).

Bondade de sua parte, Dynavet, a moto é que deu uma "baita" melhorada no visual!

Então a sua moto é linda, pois esta marrom duas cores é de parar o trânsito

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2012 11:45 #73 por DuskTillDawn
Pessoal, lá nas especificações da Dyna, no site da Harley, fala no EITMS (os outros modelos também tem).

"Nossas motos são criadas para serem pilotadas - e muito! O conforto do
motociclista tem prioridade total. O recurso da Estratégia de
Gerenciamento de Temperatura em Marcha Lenta (EITMS)
faz a motocicleta
cortar automaticamente o combustível e a ignição do cilindro traseiro
quando em marcha lenta. Isso reduz o calor do motor para o condutor e o
passageiro. Este recurso pode ser facilmente ativado na sua
concessionária."

Vocês tem mais informações sobre isto? Vale a pena ativar?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2012 12:42 #74 por DuskTillDawn
Pessoal, para relaxar um pouco. Lendo o Review 2012 Harley-Davidson Dyna Super Glide Custom Review , lá pelas o editor diz (sobre o motor da Dyna):

"In the Dyna line the TC96 is rubber-mounted, which means there’s a whole lotta shakin’ goin’ on, “especially at idle and during compression braking,” states Kevin."

Foi aí que eu me lembrei da canção "Whole Lotta Shakin’ Going On" com o Jerry Lee Lewis (não sei se vocês apreciam). Mas que tem um "balanço", isso tem!

[TUBE]
[/TUBE]

Whole Lotta Shakin' Goin' (Jerry Lee Lewis)

I said come on over baby,
a-whole lotta shakin' goin' on
Yeah I said come on over baby,
a-whole lotta shakin' goin' on
Well we ain't fakin',
a-whole lotta shakin' goin' on

Mmm, I said come on over baby,
we got chicken in the barn
Whose barn, what barn, my barn
Come on over baby,
we got the bull by the horns
Yeah, we ain't fakin',
a-whole lotta shakin' goin' on

Well, I said shake baby, shake
I said shake, baby shake now
I said shake it baby, shake it
I said shake it baby, shake
We ain't fakin',
a-whole lotta shakin' goin' on

Well, I said come on over baby,
a-whole lot-ta shakin' goin' on
I said come on over baby,
a-whole lotta shakin' goin' on
Well we ain't fakin',
a-whole lotta shakin' goin' on

Well my mom-mom-mom,
I said shake it baby, shake it
I said shake it baby, shake it
I said shake it baby, shake all right
I said shake it baby, shake it
We ain't fakin',
a-whole lotta shakin' goin' on

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2012 13:08 #75 por Leoclima
Há há ha.
Tá empolgado...não tem mais jeito.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.137 segundos