Pessoal, para esclarecer melhor as coisas, vou fazer um histórico.
Como tudo Começou
Decidi passar para as motos custom. Me interessaram as de média cilindrada, ou seja de 800cc até 1.000ccm com um valor (teto) de R$ 35.000. Queria marcas com mais tradição, por isto escolhi Harley, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha. Mais ainda, quero moto 0Km ano 2012.
Escrevi no meu post no "Drink":
"A primeira coisa que deve ser considerada ao selecionar uma motocicleta é a finalidade para a qual ela será destinada, bem como a utilização que dela se irá fazer. Isto é básico. É fundamental! Senão você corre o sério (e decepcionante, e caro) risco que comprar a moto errada."
"No meu caso a finalidade é lazer e a utilização será em passeios e eventuais pequenas e médias viagens – nada além do meu estado (RS) e (muito eventualmente) Santa Catarina."
"Não pretendo conhecer o Deserto do Atacama, nem as belezas de Machu Pichu! Não quero sair da área de cobertura do meu celular ou do alcance do veículo de resgate da companhia seguradora. Muito menos quero lidar com polícias rodoviárias dos “hermanos”."
Mais adiante:
"Vou adicionar mais uma: Marca. Quero uma custom para me distrair, não para ter problemas na estrada ou com a rede de concessionárias. Vai pesar na escolha, portanto, o fabricante e sua rede de concessionárias no meu estado."
Um Pouco Sobre as Minhas Escolhas
Não sou uma pessoa chegada a "colocar a mão na graxa", não entendo e não quero saber de mecânica, não quero saber de problema na rua ou na estrada. Deu problema, chamo o resgate e mando a moto pra CC. E, lá, não quero me incomodar discutindo detalhes técnicos com mecânicos. Como disse, vou rodar só no meu "quintal" (RS/SC).
Não pretendo customizar ou adaptar minha moto, seja ela qual for. No máximo um protetor de motor ou uma troca de banco (tipo solo). Quando compro um carro, não ponho acessório algum. Vou na CC, olho os modelos que tem no show room, vejo o que mais me agrada e compro, com o que ele vier de fábrica. Se couber no meu orçamento, é óbvio!
Não vou andar com garupa. Minha mulher não curte moto, mas gosta de se reunir e confraternizar com o pessoal, churrasco etc. Resumindo, vai ter um passeio/viagem? Chama ela pra carro de apoio, que ela leva café, chimarrão, bolachinhas, água mineral etc.
As Motos Selecionadas
As motos de média cilindrada que selecionei, nesta faixa de preço, com estas características (marca, cilindrada e preço) foram:
- Harley-Davidson 883 Roadster
- Harley-Davidson 1200 Custom
- Honda Shadow 750
- Yamaha Midnight Star
- Kawasaki Vulcan 900 Classic
- Kawasaki Vulcan 900 Custom
- Suzuki Boulevard M800R
A Shadow ficou abaixo dos 800cc, mas queria uma representante da Honda, a 1200 Custom ficou acima dos 1.000cc, mas me pareceu uma moto interessante.
Próximo passo. Visitar as CC, conhecer as motos e seus preços reais. A Suzuki Boulevard M800R passou dos R$ 35.000 (R$ 35.900), mas vamos lá, se for a escolhida ainda tem muito chão (negociação, o quanto pagam na minha Fazer etc), então continuou na disp**a.
A Questão das Harleys
Como disse no começo do tópico
Harley 1200 Custom - Que agradável surpresa!
(aliás o título do tópico já diz muito!).
"Fui muito bem recebido pelo vendedor, que além de atencioso, foi muito solícito e paciente ao detalhar os produtos que eu havia pré-selecionado (883 Roadster e 1200 Custom). A partir de nossa conversa, ele descartou a 883 Roadster e nos focamos na 1200 Custom. Infelizmente ele não tinha uma em exposição na loja (deverão chegar duas, já vendidas, dias 5-6 de março, e ele irá me avisar para ir conhecê-las)."
"Ele tomou por base uma 1600 (acho que era uma Dyna Super Glide...) que estava em exposição, e foi me mostrando as diferenças para a 1200 Custom. Aqui é que residiu a "agradável surpresa": que moto maravilhosa (a 1200), e o preço, então (R$ 33.100,00)! Fiquei, realmente, muito impressionado. Vimos também os valores de emplacamento e estimativa do prêmio do seguro."
Portanto, com base no que o vendedor me disse, foi descartada a 883 Roadster e eu me "encantei" com a 1200 Custom, que na realidade era uma "virtualização" da Dyna Super Glide. E saí todo feliz da CC.
Coloquei o tópico aqui no forum, e vocês me mostraram que, na verdade, a 1200 Custom era um básicamente uma 883 Roadster, com um motor de 1.200cc e um acabamento diferente. Como o Diniz disse:
"Dusk, o 1200 custom é mesmo uma 883 só que com motor e pneus maiores. Existem outras diferenças, como guidão, formato do banco, tamanho do tanque, etc, mas diferença MESMO são essas: motor, pneus e bengalas."
Resumo, broxei. Mas, mesmo assim resolvi dar uma chance à 1200 Custom e fiquei de voltar a CC para conhecê-la:
"Agradeço à todos por suas opiniões, comentários e sugestões. Tudo devidamente anotado. Quanto ao assunto Harley, meu próximo passo será uma nova visita à concessionária, o que deverá acontecer dias 5-6 de março, quando as 1200 Custom irão chegar (pelo que o vendedor me disse). Desta vez irei munido de mais informações, graças à vocês."
Procurando Entendender o "Universo Harley" e o Que Vocês Falam
Enquanto esperava a próxima visita à CC da Harley, resolvi ler aqui no Motonline, tudo o que eu podia nos tópicos sobre Harley. Escrevi:
"À propósito: a fim de poder entender melhor muitas das coisas que vocês falaram, fiz um "crash course" básico de HD, lendo o tópico Dyna Super Glide 1600 - Paixão (já li quase todas as 218 páginas). Já sei até o que é um "seca sovaco" e que o som do motor é (para os gringos) "potato-potato-potato"!"
Verdade, li quase tudo sobre o tópico da Dyna, MESMO! Podem me perguntar até sobre a odisseia do Cidão pra comprar a Dyna dele, que eu respondo tudo, na ponta da língua!
Aí, eu só via falar em termos técnicos, importação de peças, substituição de tudo quanto é coisa, problema daqui e dali, mas que resolve trocando por isso ou aquilo, que a CC isto, que a CC aquilo, que bom mesmo é o mecânico tal etc etc (já conheço a Kuryakyn, Vance & Hines, PS etc, e... ainda nem andei em uma Harley!).
Dá uma parada aí. Lendo tudo isto, e sendo uma pessoa que, como eu disse anteriormente:
"Não sou uma pessoa chegada a "colocar a mão na graxa"
, não quero saber de mecânica, não quero saber de problema na rua ou na estrada. Deu problema, chamo o resgate e mando a moto pra CC." e "
Não pretendo customizar ou adaptar minha moto, seja ela qual for.", fiquei pensando: "
Será que tem que customizar, alterar, substituir, adaptar etc, para ter uma moto Harley que me satisfaça! Se é, Harley não é pra mim!" Me desculpem a ignorância, mas lendo os posts, invariavelmente chega-se à esta conclusão.
Mas, Então, Por Que Não a Dyna?
A Dyna, ahhh a Dyna! A Dyna foi a moto que lá no comecinho eu conheci, gostei e pensei que era (o vendedor "virtualizou", lembra?) uma 1200 Custom, só que com motor 1.600cc!
Mas, então, por que não? Porque
(a) a Dyna custa R$ 37.400 (foge ao teto que eu estipulei de R$ 35.000) e
(b) pelo que eu havia entendido, pra Dyna "servir" pra mim, teria que trocar/alterar/modificar/adaptar/etc peças e acessórios (não sei se Harley, Kuryakyn, Vance & Hines, PS ou...). Ou seja, R$ 37.400 + sabe-se lá quanto, para torná-la "satisfatória" para meu uso. No final a Dyna vai sair por quanto? R$ 40.000, R$ 45.000, R$ 50.000...?
Desculpem, mas foi isso que passou pela minha cabeça e, acreditem, outros colegas que estiverem lendo este post e que não são Harleyros, também pensariam assim.
Car
o dynavet, com isto espero ter respondido à sua pergunta.
Mas, Então, Por Que AGORA a Dyna?
Pois é... vejam vocês, por causa da Shadow 750! Pode? Porque eu fui lá na CC da Honda, fiz o "ass test" da Shadow, tirei uma foto e me senti como "a última bolachinha do pacote". Faceiro como pinto no lixo! Por isso eu fiz um (mais um!) quadro comparativo (
Comparativo Honda Shadow 750 x Harley Dyna Super Glide Custom
) e verifiquei que as dimensões e o "look and feel eram muto próximos da Dyna.
Bom, se a Shadow me satisfaz, e ela é muuiiittooo inferior à Dyna (como ela é, sem trocar/alterar/modificar/adaptar/etc peças e acessórios, certo? Certo??), logo, a Dyna (com muito mais motor e qualidade) me serve também. Certo? Como ela vem, certo?
Por isso, agora, a Dyna entrou na competição (e já aparece no "bendito" Quadro Comparativo!)
O Que Vem Agora?
Vou voltar a CC da Harley e olhar a Dyna (a real, não a "virtual"), conversar com o vendedor, saber mais um pouco de como poderia ser uma negociação (como a minha Fazer pode entrar no negócio). Como vocês já podem imaginar, não quero esquentar a cabeça, anunciando moto, atendendo pretendentes etc. A Moto tem que entrar no negócio. Na CC da Honda (fui lá hoje) o vendedor me disse que só aceitam no negócio se for moto Honda, ai eu disse "então não tem negócio!". Ele ficou de falar com gerente. Estou esperando...
Pessoal, não quero passar uma imagem de radical, intransigente, arrogante ou o que seja, mas quando se trata de certos assuntos (lazer, prazer), em que eu posso optar por não fazer o negócio, se não for como eu acho que deve ser, eu não faço. Como dizia um antigo chefe meu: "
A melhor forma de fazer um negócio é não precisar fazê-lo!".
Já estou na fase de levantamento de valores. Solicitei à minha corretora os valores de seguros das motos pré-selecionadas (falta pedir para a Dyna, ahhh esta Dyna!).
Curiosidade: Vocês sabem (eu perguntei) quanto custa um escapamento original completo da Shadow? R$ 6.000. Da Boulevard M800? R$ 7.800. E da Dyna, vocês saberiam me dizer?
Já estou no ponto em que a questão financeira, como um todo, vai ser decisiva, não apenas o valor de venda.
Peço que me desculpem pelo post abusivamente longo, mas acho que, por uma questão de respeito e consideração que tenho por todos vocês, que se mostraram tão gentis e solícitos, me ajudando com suas observações e orientações, eu devia dar este esclarecimento.
Valeu, pessoal! Um grande abraço!
PS. Gostei pacas de vocês!