Beber menos ou economizar gasolina,DICAS?

12 Out 2009 21:52 #91 por Yoshi
Vela preta é excesso mesmo.

Regula pra 2,75 voltas e rode assim por um tempo. Veja que a porcelana interna da vela deverá ficar marrom claro.

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Out 2009 05:50 #92 por R4F4
Não conseguir fazer nada no feriado, fui na casa da patroa e acabo que não fiz nada do que queria, nem deu para lavar a coitada.
Como prometido nessa novela no proximo fds vou lava-la e tirar fotos.

O chão é o começo.

Fazer 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Out 2009 07:27 #93 por Yoshi
Estaremos no aguardo Rafa.

Se a regulagem não resolver, vende a moto e volta a pegar ônibus, porque vai ser mais econômico com certeza.

5km/L é muito pouco.

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Out 2009 12:28 #94 por dassantiago
agora é a minha que ta bebendo tenho que regular a mistura rsrsrsrsrsrsr

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Out 2009 12:40 #95 por R4F4
é amigos, fui pegar meu doc que havia sido preendido pela policia em relação ao lacre que estava rompido.
Tive que fazer vistoria e tambem lacração, porem não passo na vistoria porque estava com farol com a lampada queimada em 1 polo e a lampada de freio não estava acendendo quando acionado o freio do pé.
Fui em uma moto peças perto arrumar esses porems para pegar o doc, nisso o amigo regulo a lenta, porem esta vazando olho na parte frontal da motoca.. quebro uma peça, ele falo cebolinha do olho.

porem nessa regulagem da lenta, ela continua bebendo.. porem notei que pouco... vo regular e concerteza vai parar de beber essa danada. kkkk

O chão é o começo.

Fazer 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Out 2009 20:29 #96 por n0vaes
Desculpem a ressucitada no tópico!


Bom, mais uma Yes carregando um dono muito satisfeito! Minha moto está hj com quase 3000km rodados, indo pra segunda revisão, mas a mudança de consumo dela foi altíssima.


Eu sempre completo o tanque antes de entrar na reserva. Nos dois primeiros tanques ela fez 40km/l em média. Hoje ela está fazendo no máximo 32km/l (muitos vão dizer que é normal, mas eu rodo no estilo mão de vaca!). Vou por na revisão sexta-feira e pedir pra eles regularem a moto. Sou leigo pra caramba em mecânica e não tenho muito jeito também pra estar dando essas regulagens por minha conta.


Deixando um pouco esse texto gigante de lado, eu vim mais pra questionar e tentar melhorar o meu estilo de pilotagem também. Vcs falaram nesse tópico sobre rodar em baixa rotação com marchas altas. Vcs poderiam me citar um exemplo? A quantos RPM numa marcha alta seria excesso de consumo? Também sou novo pilotando, só rodo tem 1 ano...


Vlw desde já!

Alan Novaes

Suzuki Yes 08/08 Preta



Não financio o crime, não compro peças de procedência duvidosa!

Quer levar? Pode levar, mas vai precisar de um guincho! :D

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Out 2009 20:49 #97 por Yoshi
Seja bem vindo amigo!

Depende do que você chama de "estilo mão de vaca". Nos dois primeiros tanques, como estava em época de amaciar o motor, provavelmente você tenha usado rotações mais baixas, favorecendo o consumo. Agora que já tá com quase 3000km rodados, já saiu do amaciamento, e as rotações provavelmente começaram a ser mais altas. Aí perde em consumo.

Pra mim pelo menos, rotação boa pra troca de marchas é 6000rpm. Se estiver num declive, posso até trocar em 5000~5500rpm sem problemas. Se for num aclive, dependendo do ângulo da subida, aí terei que passar dos 6000rpm, senão a moto perde força e não sobe.

Dependendo da situação, não compensa rodar em baixa rotação e marchas altas por causa do quanto você vai enrolar de acelerador. Situação: se você estiver numa subidinha, 4ª marcha a 4500rpm e 1/2 acelerador enrolado. Aí já compensaria descer pra 3ª marcha, deixar a rotação em 6000rpm constantes e usar somente 1/3 do acelerador, que será mais econômico.

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Out 2009 06:05 #98 por alvarofisica

Yoshi escreveu: Seja bem vindo amigo!



Depende do que você chama de "estilo mão de vaca". Nos dois primeiros tanques, como estava em época de amaciar o motor, provavelmente você tenha usado rotações mais baixas, favorecendo o consumo. Agora que já tá com quase 3000km rodados, já saiu do amaciamento, e as rotações provavelmente começaram a ser mais altas. Aí perde em consumo.

Pra mim pelo menos, rotação boa pra troca de marchas é 6000rpm. Se estiver num declive, posso até trocar em 5000~5500rpm sem problemas. Se for num aclive, dependendo do ângulo da subida, aí terei que passar dos 6000rpm, senão a moto perde força e não sobe.

Dependendo da situação, não compensa rodar em baixa rotação e marchas altas por causa do quanto você vai enrolar de acelerador. Situação: se você estiver numa subidinha, 4ª marcha a 4500rpm e 1/2 acelerador enrolado. Aí já compensaria descer pra 3ª marcha, deixar a rotação em 6000rpm constantes e usar somente 1/3 do acelerador, que será mais econômico.



Pelo que entendi é simples..a ideia é sempre conduzir de modo que o acelerador esteja o minimo possivel aberto, se você quiser o maximo de economia..certo??

Suzuki Yes 125 Vitoria ES

Insanos da Estrada M.G.-ES[Equipe Farofa de Moto]

Curta sua vida numa moto.Desacelere

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Out 2009 07:14 #99 por R4F4
é... meu problema ta nessa situação ai.
Troco de marcha somente em 7 a 8 mil rpm.

O chão é o começo.

Fazer 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Out 2009 07:25 #100 por Yoshi

alvarofisica escreveu:

Yoshi escreveu: Seja bem vindo amigo!



Depende do que você chama de "estilo mão de vaca". Nos dois primeiros tanques, como estava em época de amaciar o motor, provavelmente você tenha usado rotações mais baixas, favorecendo o consumo. Agora que já tá com quase 3000km rodados, já saiu do amaciamento, e as rotações provavelmente começaram a ser mais altas. Aí perde em consumo.

Pra mim pelo menos, rotação boa pra troca de marchas é 6000rpm. Se estiver num declive, posso até trocar em 5000~5500rpm sem problemas. Se for num aclive, dependendo do ângulo da subida, aí terei que passar dos 6000rpm, senão a moto perde força e não sobe.

Dependendo da situação, não compensa rodar em baixa rotação e marchas altas por causa do quanto você vai enrolar de acelerador. Situação: se você estiver numa subidinha, 4ª marcha a 4500rpm e 1/2 acelerador enrolado. Aí já compensaria descer pra 3ª marcha, deixar a rotação em 6000rpm constantes e usar somente 1/3 do acelerador, que será mais econômico.



Pelo que entendi é simples..a ideia é sempre conduzir de modo que o acelerador esteja o minimo possivel aberto, se você quiser o maximo de economia..certo??


Exatamente. O que faz mandar gasolina pro sistema é a puxada do acelerador. A alta rotação do motor é apenas uma consequência disso.

Tanto que se você estiver com o motor desligado e ficar puxando o acelerador, vai gastar gasolina da mesma forma (e encharcar a vela).

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Out 2009 07:30 #101 por Yoshi

R4F4 escreveu: é... meu problema ta nessa situação ai.
Troco de marcha somente em 7 a 8 mil rpm.




Aí que tá o problema Rafa. Pra chegar nessa rotação, você demanda muito do acelerador. Nisso vai gastar mesmo.

Não há necessidade de forçar tanto assim. Trocando as marchas em 6000rpm, já é suficiente pra sair na frente dos carros. Agora se você quer sair na frente até das outras motos, aí o lance é trocar pra uma 250cc, onde esta ainda alia um bom consumo (as injetadas principalmente) e uma boa tocada. Ou é melhor ir se conformando com o seu atual consumo, porque não dá pra ter um consumo de 35km/L numa 125cc puxando a 8000rpm.

E outra: conseguiu mexer na moto?

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Out 2009 07:37 #102 por R4F4
consegui, ta perfeita agora.
Consegui fazer com que eu a ligue sem afogador e perfeitamente, parando nos 1500 rpm.
Problema é que o consumo continua alto, mais trabalho longe e infelizmente não tem como andar lento.
ja estou aceitando tamanho consumo hehe.

O chão é o começo.

Fazer 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Out 2009 08:32 #103 por Sevla
Pra esse sistema de pilotagem de baixo giro o acelerador tem que estar aberto pode enrrolar bem o cabo que é assim o melhor jeito, o que faz o consumo é o giro do motor e não o quanto o acelerador tá puxado.

Quando aceleramos permitimos que entre mais ar no motor, e o que puxa esse ar é o giro do motor, então o consumo vai aumentando conforme o giro vai subindo, é tudo proporcional, se ao abrir totalmente o acelerador mandasse mais combustivel que o necessário a moto ia engasgar e falhar, mas não é isso que acontece, um carburador bem regulado tem a proporção de mistura de 15:1, ou seja 15 partes de ar para 1 de gasolina, independente de quanto o acelerador estiver aberto a mistura será sempre essa.

Esse sistema de menor giro e carburador mais aberto economiza cerca de 10% de combustivel, seja em carro ou moto, seja em carburador ou injeção eletronica, falo por experiencia propria, e isso já foi testado por engenheiros em dinamometro e funciona realmente.Sevla40106,4403356481

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Out 2009 08:42 #104 por Sevla
Esse sistema de rodagem funciona mais em rodovia, na cidade por ter que andar e parar muitas vezes não se consegue um resultado muito satisfatório, em rodovia quando pegar uma subida, ao invez de reduzir a marcha pra manter a velocidade, acelere até o ultimo e suba de quinta marcha(ou sexta)vai reparar que o giro diminui e a moto vai subir sem precisar reduzir, é isso que faz economizar, o giro menor, independente de quanto o acelerador estiver aberto, o importante é manter o giro menor, pois se reduzir a marcha vai andar com o acelerado pela metade, mas o giro estaria muito alto e com isso puxando mais gasolina.


Quem costuma pegar estrada faça um teste simples, encha o tanque e rode uns 100km nesse sistema,complete o tanque e tire a média, depois rode mais uns 100 da maneira que sempre guiou, encha o tanque novamente e faça a média, depois poste aqui o resultado, boa sorte.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Out 2009 08:57 #105 por pjunior
Olá R4F4,

Cara tente não passar de 90km/h por apenas 2 dias e reporte como ela se comporta.


[]'s

Suzuki yes 2007 Preta.
Lander 2012 Preta

Curitiba - PR.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.246 segundos