O que o Sevla falou é verdade, ao se abrir o
acelerador
vc abre a borboleta e deixa entrar mais ar, que por
consequencia sobe o giro do motor e puxa combustivel
junto. Nunca ao acelerar vc força o carburador a injetar
combustivel no motor sozinho. Agora tem uma coisa, numa
125, andando a 90, 100 km por hora vc vai tar com o giro
alto de qq jeito, ai não tem tocada no acelerador que de
jeito, vai girar mais, entrar mais ar e consumir mais
combustivel. Agora, nas minhas duas 125 cc o consumo
andando no talo, era de 29 a 30 km por litro, menos que
isso tinha alguma coisa desregulada. R4F4 se vc ta nessa
margem de consumo (29 a 30) andando com a moto a 90 km
por hora ou
mais, creio eu estar correto. Pra melhorar a partir
disso, tenta andar a 80 km por exemplo, vc vai notar uma
diferença enorme no consumo. Outra coisa tb que pode ser
feito, é colocar um pinhão 15 pra começar, se vc naum
pegar muitas ladeiras na pista, da até pra manter a
velocidade da moto com um giro pouca coisa mais baixo.
Tenta ai.mdorigon40106,462037037
Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
o r4f4, se você gosta de velocidade assim como eu,e tem uma 125(temporariamente)hehe, bote um pinhão de 15,
vou te dar um exemplo,
pinhao 14
60km/h ~ 6000RPM
pinhão 15
+-75km/h ~6000RPM (agora nao tenho certeza c é 70 ou80)
depois confirmo)
pinhao 14
100km/h acho que batia 10000RPM
pinhão 15
100km/h ta batendo entre 8 e 8,5
você sempre ganha de 1000 a 1500 RPM a menos,
sua marcha estica mais,
o que causa uma economia, e para quem gosta de enrola o cabo, primeira marcha mais longa, da uma puxada bem melhor,
recomendo....
desculpa o texto grande,,
ah obs: andar em giro baixo é economia, mas mescle giro baixo(giro entre4,5 e 6,5) com meio acelerador, (1/2no max)...
pjunior.
Ja fiz.
Creio que me expressei errado ao criar o tópico, na verdade eu sei como economizar... q é andar menos, digamos normal.
Eu normalmente pego a Marginal Pinheiros, ali você pode esticar bem.. e é até a cidade jardim que eu estico bem, antes disso até chegar na maginal são 15 km de casa até a maginal e mais 15 da maginal até meu trabalho.
Não consigo nesse percurso fica andando a menos q 80km/h
Gabriel_ana07,
Gostei do comentario do pinhão, sempre tive votade de troca-lo por poder esticar mais.
Desculpa ae galera, sei que como trato a coitada fica dificil economizar, mais acho mesmo assim um absurdo, não devo ser o unico.
Se o meu caso fosse o do r4f4 eu usaria sim o pinhão 15
pra manter uns 80 por hora com menos giro com certeza... se
fosse o caso. To querendo tb colocar um pinhão 15 qdo
chegar a hora de trocar minha relação. Mesmo sabendo que
ela perde um pouco em arranque, não fico por ai correndo a
toda hora, e assim quem sabe ando mais devagar tb
Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
Yoshi e Sevla, obrigado pelas dicas! Eu começarei a fazer esse controle... e assim vou melhorando a pilotagem!
Rafa, foi mal a intromissão no seu tópico kk mas também tem muito a ver com seu percurso. Vc anda em alta quase que todo o tempo... ai ela vai fazer em torno dos 30...
Eu consigo fazer 37 (ta, a minha japa ta pinguça também, mas vou regular), mas meus percursos eu não ando a mais de 60km/h pq não dá. Trânsito muito confuso.
Alan Novaes
Suzuki Yes 08/08 Preta
Não financio o crime, não compro peças de procedência duvidosa!
Quer levar? Pode levar, mas vai precisar de um guincho!
Eu achava que a minha bebia bastante fazendo as vezes 30 km/l só que nessa eu andava sempre com giro alto e acima de 90km/h.
Como não tenho andado muito para não ficar com gasolina velha coloquei apenas 6 litros no tanque para rodar os dias em que ia precisar da moto. Nesses dias andei de boa numa média de 60km/h ( rodei uns 40 km em cada dia). No final das contas deu uns 160km e ainda tinha bastante gasosa no tanque.
Acho muito estranho sua moto fazer apenas 9km/l. Para isso acontecer não é só problema de regulagem não. Tem peça estragada na história. Mesmo vc errando nas primeiras vezes a regulagem da mistura vc vai conseguir médias superiores a que vc tem informado no fórum.
Veja a possibilidade de usar o carbura de outra YES na sua para ver o que acontece.
- Regule a mistura em 2,75 voltas
- Regule a lenta em 1500rpm
Ontem regulei a mistura em 2,75 voltas, o detalhe é o seguinte, o parafuso quando fui ver estava bem na boca do orificio, quase para fora, porém quando parafusei para fechar e medir as 2,75 voltas ele praticamente sumiu pra dentro, isso significa que ele estava muitas voltas abertos, pode-se dizer umas 8 voltas pelo jeito...
Fechei até apertar um pouco para começar a medir as voltas...
dei as 2,75 voltas e o parafuso nem apareceu no buraco ou seja, ficou la dentro mesmo, isso é certo mesmo?
Fui olhar na moto de um amigo o parafuso dele tbm fica meio pra fora, ou seja, de fábrica está com várias voltas mesmo bem mais que as 2,75 q aqui se recomenda...
O detalhe foi o seguinte, para ligar a moto ela apagava muito facil, tive de aumentar bastante a Lenta, mais até que 1,500, o que ocorreu foi que a lenta ficou alta pra sustentar o motor, então quando estou a 90 KM quase vai pra 10.000 RPM devido a lenta estar alta para sustentar o motor devido a mistura estar baixa...
Devido a essa experiencia, penso em dar mais uma volta na mistura e ficar com 3,75 ou 4 voltas... o que acham?
É assim mesmo que se procede ou não devia ter fechado até o final?
Para se fazer a regulagem correta, tem que fechar até o final e contar as voltas quando for abrindo o parafuso. Pra ficar mais fácil, conte de meia em meia volta.
O normal das Suzukis 125cc é vir com o parafuso mais aberto de fábrica mesmo, quase na boca ou às vezes saindo pra fora. Quando tá assim, é sinal de que tá com umas 4 voltas, 5 voltas... por aí.
Pra deixar em 2,75 voltas, também seria bom fazer todo o macete do tubo, que visa a entrada de mais ar e regulagens finas na agulha do pistonete e na vela também. Aí a motoca vai ficar redondinha.
Creio eu que, se for deixar somente a regulagem em 2,75 voltas sem mexer no resto, a motoca vai melhorar no consumo, mas ainda deve ficar desregulada.