Macete do tubo - TUTORIAL

10 Jan 2008 19:13 #166 por Mauricio
Respondido por Mauricio no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
pipoco é sinal de mistura ainda com excesso (me corrigam os mestres aqui se eu estiver errado).

e a sujeira pode ser sujeira no tanque ou mesmo gasolina ruim. tá muito cheio o tanque? se estiver meio vazio vc pode jogar a gasosa fora e completar de novo.

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jan 2008 19:57 #167 por alexandrepolar
Respondido por alexandrepolar no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
o tanque tem pouco mais que a metade.. mas to achando muito estranho essa sujeira... acho que só esvaziando o tanque mesmo, para limpar.. e trocar de posto.. se for gasolina mesmo..

agora a noite, com o motor frio, fui ligar, e ela não ligou sem afogador.. nunca tinha utilizado antes.. será que o 1mm a menos de gasolina no carbura é o responsável por isso??
mas ela ligou, em 10 segundos a rotação tava nos 3000.. fechei metade do afogador e não morreu.. morreu quando acelerei..

abri mais 1/4 de volta no parafuso da mistura.. parece que o motor ficou mais estável.. mas tá certo essas 3 1/2 voltas?

dá uma força ae pessoal.. não sei mais o que fazer..

t+alexandrepolar39457,916400463

Alexandre



NÃO PATROCINE O CRIME !! NÃO COMPRE PEÇAS USADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jan 2008 16:56 #168 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
opa, Alexandre... desculpe a demora...


há outros tantos tópicos em que eu estou atrasado demais.


Bom, a "fuligem" que aparece na cuba, pelo que percebo vem dos tanques dos postos de gasolina. Minha Yes tem mais de 2 anos de uso e quase 55 mil km, e ainda encontro essa poeira quando limpo o carburador dela (na minha Intruder também). Então descarto a possibilidade de alguma coisa, ainda, no tanque da moto. Eu uso sempre aditivada, e 95% dos abastecimentos são no mesmo posto. E ela especificamente pode estar criando um pouco de restrição no circuito da baixa, que é o envolvido na marcha-lenta e até 1/3 de acelerador aproximadamente. Bem provavelmente essa é a razão para vc ter chegado a 3 1/2 voltas, o que não é anormal, não, mas faz o consumo aumentar um pouco quando o carburador está livre de problemas.


Como vc citou um pouco de pipocos, em desaceleração eles acontecem devido a mistura pobre na saída do parafuso de mistura da lenta. Então, provavelmente há alguma obstrução no circuito da baixa, que não foi limpa... sobre isso, recomendo que quando fizerem limpeza nos carburadores, depois de usar a própria gasolina para isso, jateiem com água, procurando atingir os furos dos circuitos (retirando os giclês do lugar), e depois passando ar comprimido em todo o carburador (inclusive para tirar/secar toda a água).


Agora, quanto ao motor morrer ao reacelerar abrindo muito o acelerador, isso sempre acontecerá com esses carburadores... eles simplesmente "afogam" o motor (principalmente nessa configuração da caixa do filtro de ar e tubo condutor).


O nível da gasolina em 6 mm apenas ajudará um pouco no consumo em uso urbano... e o uso do afogador é o que se espera de um motor devidamente acertado. A obstrução no circuito da baixa (se ela realmente está acontecendo), prejudica realmente a partida do motor, tanto frio quanto aquecido.


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jan 2008 17:27 #169 por alexandrepolar
Respondido por alexandrepolar no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Valeu JD..

já retirei o carburador novamente e vou fazer uma limpeza mais bem feita..
acertei o nível da bóia, agora está em 5mm..
vou regular tudo e depois posto os resultados..

como devo deixar a agulha agora que acertei o nível do combustível na cuba em 5mm? na posição original?

outra pergunta.. o parafuso da lenta.. tem um padrão de abertura?

t+

edit.

retirei até os parafusos da mistura e lenta.. o da lenta saiu com uma mola, arruela, anel de vedação (nessa ordem)

a da mistura saiu só o parafuso, retirei a mola, e a arruela e anel de vedação saíram depois.. não sei em que ordem estava.. e agora?? alexandrepolar39458,8301736111

Alexandre



NÃO PATROCINE O CRIME !! NÃO COMPRE PEÇAS USADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jan 2008 18:05 #170 por iikozen
Respondido por iikozen no tópico Macete do tubo - TUTORIAL

alexandrepolar escreveu: edit.

retirei até os parafusos da mistura e lenta.. o da lenta saiu com uma mola, arruela, anel de vedação (nessa ordem)

a da mistura saiu só o parafuso, retirei a mola, e a arruela e anel de vedação saíram depois.. não sei em que ordem estava.. e agora??


Salve irmão alexandrepolar!

O link abaixo é pro manual do carbura da Mikuni. Nele você vai ver os esquemas de montagem/desmontagem das partes do mesmo.

http://www.mikuni.com/pdf/vmmanual.pdf

Desculpe se me intrometi onde não fui chamado!

Abçs...
iikozen

iikozenSophie

Intruder 125 07/08 black

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jan 2008 18:30 #171 por alexandrepolar
Respondido por alexandrepolar no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Opa.. veleu!

não se intrometeu não..
todo conhecimento é bem vindo!

esse carburador do manual é um pouco diferente do nosso..

acho que a arruela serve para proteger o anel da mola..

Alexandre



NÃO PATROCINE O CRIME !! NÃO COMPRE PEÇAS USADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jan 2008 18:40 #172 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Alexandre, o da mistura (o de baixo do carburador) é montado na mesma sequência: parafuso, mola, arruela e por último o anél de vedação de borracha...


* ah, e sugiro a posição intermediária (como no tutorial) para a agulha do pistonete. Mas experimente variações nela também.
Jduarte39458,8629398148

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jan 2008 19:25 #173 por alexandrepolar
Respondido por alexandrepolar no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
ok.. amanhã vou fazer as regulagens e posto os resultados..


t+

Alexandre



NÃO PATROCINE O CRIME !! NÃO COMPRE PEÇAS USADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jan 2008 11:44 #174 por alexandrepolar
Respondido por alexandrepolar no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Eae pessoal.. beleza?

Como havia dito, fiz uma limpeza mais profunda no carburador.. teirei os giclês e havia sujeira no giclê da alta.. lavei, passei jato de ar, montei, e instalei na moto..

Regulei o parafuso da mistura, e desta vez ficou em 2 3/4 voltas. Regulei a lenta em 1500rpm..

A agulha ficou como no tutorial, com a trava no ponto mais alto da agulha e arruela entre a trava e o calço plástico..

Fui medir o nível de combustível na cuba do carbura, e está em 6 mm, eu havia tentado voltar para 5 mm mas não consegui..
Pelo que percebi, o nível veio de fábrica em 7 mm abaixo da junção da cuba..

JD, vc acha vantajoso alterar o nível de combustível para 5 mm? o que pode acontecer com o nível mais baixo do que o padrão?

não sei se influencia, mas vou andar uns 70% do tempo na cidade e sozinho.. de fim de semana talvez uma estrada..

t+

Alexandre



NÃO PATROCINE O CRIME !! NÃO COMPRE PEÇAS USADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jan 2008 16:16 #175 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
bom, deixe dizer que experimentei o meu carburador VM22 com o nível acertado para os 5 mm, e não gostei!... rodei apenas um dia com ele assim, e voltei para quase 6 mm (6 mm era o que eu usava quando tinha esse carburador na minha Yes antes de instalar o BS26).


Esse acerto provavelmente será o melhor para o uso que vc pretende.


O nível mais baixo do que o fabricante do carburador recomenda, faz a gasolina ter uma pulverização mais fina (gotículas menores) na saída da alta (onde está a agulha do pistonete). Isso, de certa forma, otimiza a mistura, principalmente num sistema atrapalhado como esse das Suzuki 125. Mas isso até certo ponto. A tolerância indicada pelo fabricantes normalmente é coisa de 0,5 mm para mais ou para menos... alguns chegam a 1 mm, igualmente.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jan 2008 21:02 #176 por jpfranca
Respondido por jpfranca no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
MUITO OBRIGADO pelo tutorial!

Já desmontei o carburador porque tava vazando gasolina pelo respiro (muito tempo parada). Agora vou desmontar de novo só pra fazer do jeito certo!

Abraços, JP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2008 11:02 #177 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
bom, hoje eu editei a mensagem inicial deste tópico, colocando link para outros dois tópicos relacionados ao macete. São os tópicos "Para que serve o macete do tubo", e "Revisitando o tubo da Yes/Intruder", que creio que a maioria já tenha lido.


Isto é apenas para facilitar quem ler este tópico pela primeira vez, ok?


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2008 02:55 #178 por alexandrepolar
Respondido por alexandrepolar no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
fala ae pessoal.. blz??

fiquei um tempo afastado, mas vim postar os resultados das regulagens que fiz..

a última vez que mexi no carburador, regulei o nível da bóia em 5mm, a mistura ficou em 2 3/4 voltas e afastei o tubo, além de uma limpeza completa e o corte no restritor.

como havia dito antes, não era necessário acionar o afogador para ligar a moto, e agora é.. mas aciono o afogador e ela pega na primeira, mesmo em dias frios..

a moto ficou muito mais econômica.. ainda não medi, mas enchi percebi que o nível de gasolina no tanque demora pra baixar..

o motor não falha e as rpm estão bem estáveis. a moto parace que está mais macia e um pouco mais forte.

eu rodo bem pouco por dia, cerca de 30 minutos.. ainda não peguei estrada.

a moto ficou 7 dias parada e depois ligou normalmente.

o que eu achei estranho é que quando passo por alguma rua muito irregular, acelerando, quando os amortecedores trazeiros são acionados, ouço um barulho tipo um tossido, que não consegui identificar de onde vem, e estou desconfiado de que seja do carburador..

JD, vc tem idéia do que pode ser esse barulho?

t+

Alexandre



NÃO PATROCINE O CRIME !! NÃO COMPRE PEÇAS USADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2008 10:41 #179 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Alexandre, poderia ser a suspensão dianteira?... a minha faz um "zinf", ou qualquer coisa assim... dá a impressão de ser os guarda-pó, ou mesmo o ruído normal do óleo fluindo no amortecedor, lá dentro...


A Yes não faz isso, mas minha Intruder faz.


Se fosse alguma coisa com o carburador, provavelmente vc notaria alguma falha... acontece alguma coisa assim?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2008 10:49 #180 por suzukiyes08
Respondido por suzukiyes08 no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
JOÃO !!!

SOCORRO....

ACHO QUE MINHA MOTO TA BATENDO VALVULA, OU QUALQUER OTRO TREM DENTRO DO MOTOR (rs)

HELP-ME

1° moto = SUZUKI YES PRATA 2008

2° moto = SUZUKI YES PRATA 2010



SANTO ANDRÉ - SP – BR



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.232 segundos