Honda NC 700 X

14 Ago 2012 08:48 #91 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico Honda NC 700 X

Ik@ro..... escreveu: Muito bakana os relatos de vcs amigos.........

agora uma duvida: naum sei se estou certo na minha analise.........de repente vcs possam me ajudar.........

Pelo fato dela possuir um torque muito alto em baixas rotações, eh bem provavel que o pneu traseiro sofra um desgaste muito alem do normal...........sera que ela vai usar algum pneu feito de um material mais resistente ou vai usar os pneus comuns que ja circulam no mercado???


Caro colega:

Acho que o consumo de pneus dela vai ser igual a qualquer outra moto grande: Bem alto se castigar na aceleração!
Mas o pneu dela tem medidas comuns, 160/70 o traseiro e 120/70 o dianteiro, e pode ser mais barato. Custa por volta de 500,00 o traseiro, às vezes até menos dependendo a marca. O dianteiro por volta de 350,00/400,00. Deve durar por volta de 10.000km o traseiro e o dobro o dianteiro, se andar normalmente.

Kansas 150 2008 - Preta
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ik@ro.....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2012 10:20 #92 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico Honda NC 700 X
Boa.......valeu parceiro.....

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2012 10:28 - 14 Ago 2012 10:29 #93 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico Honda NC 700 X
Entendo as resistências e gostaria de completar meu pensamento sobre a NC 700X e minhas razões para pensar seriamente nela, usando o post do colega "tough_monkey" como base.

tough_monkey escreveu: E quanto a esta discução sobre a NC 700 X eu encerro minha contribuição a este tópico dizendo apenas o seguinte, porque eu iria comprar uma moto incompleta (aos meus olhos diga-se de passagem) se eu posso ter uma que me oferece mais por menos como a XJ6-N, ER6-N ou a Bandit 650.

A NC tem sim um unico merito que é a economia de combustivel mais vc tem essa economia a que custo??? O preço de venda dessa moto certamente não justifica a dita economia a não ser que vc pretenda se casar com ela (e já que se trata de uma moto média isso é no minimo discutivel)


Caro colega:

Concordo em parte com sua opinião. Se a sua comparação é somente sobre as motos, seu raciocínio está certo e eu concordo 100% com você. Mas estamos comparando o uso que se fará da moto, e aí uma XJ6-N, ER6-N ou a Bandit 650 para usar todo dia vai ser difícil, desconfortável, cara de manutenção e de consumo. Esse tem sido o meu dilema para trocar de moto. Teria que ter duas motos.
O grande mérito dessa moto é ser uma alternativa que dá pra vislumbrar um uso diário. Se a sua necessidade da moto, como eu disse antes é só para uso no fim de semana, para "curtir" como dizem por aí, realmente a NC 700X não fará nenhum sentido para você.
Mas se precisa de uma moto para uso diário, o consumo e as demais características dela de aceleração, torque e consumo se mostram ideais para uso no transito pesado das cidades, coisa que nenhuma das alternativas que temos no mercado hoje de cilindrada maior, que consequentemente teria mais desempenho na estrada também, consiga atender.
Além disso, o tamanho, posição de pilotagem, o centro de gravidade bem baixo, o compartimento no tanque falso, a manobrabilidade fazem toda a diferença no uso diário na cidade. Por isso comparei com a Fazer 250, que na minha opinião é imbatível na cidade, porque despeja todo o seu torque rapidamente, mas ao sair na pista, morre muito cedo.
Esta moto tem muito, mas muito fôlego mesmo na cidade, e tem muita sobra na pista até uns 160km/h. Depois disso vai lentamente até a velocidade final dela, que é por volta de 190km/h. Portanto seu custo benefício neste tipo de uso será imbatível.
Se o seu uso não é esse, essa moto não fará sentido para você mesmo. Por isso que disse que ela não vai ser pra todo mundo. Entender o que a moto oferece, e saber aproveitar essas características é que nos deixa empolgados antecipadamente, pois vislumbramos o uso que faremos dela, além da possibilidade de ter uma moto só para o uso no dia a dia e no fim de semana.
Isto é sensacional!

tough_monkey escreveu: E sobre este sonho de ver o preço dela se estabilizar em um patamar mais justo, de todas as empresas estabelecidas no Lisarb a Honda certamente não é conhecida por uma politica de preços agressiva, o contrario provavelmente seria mais realista.


Por ela mesma, isso jamais aconteceria mesmo. Mas você se esqueceu de um fator novo no mercado, que se chama concorrência! Ela fará com que o preço baixe, como já fez com a Hornet e a Transalp como citei anteriormente. Mas realmente, enquanto não abaixar o preço para o patamar que eu espero (por volta de 25.000,00), não compro também. Não ligo se é Honda, Yamaha, Suzuki ou Kawasaki. Eu compro moto para usar, e não recebo nada para defender marca alguma. Cada uma tem vantagens e desvantagens, e peso isso constantemente a cada uso que faço da moto. Creio que o mercado está mais maduro, e mais pessoas começam a pensar como eu.

tough_monkey escreveu: E finalmente voltando a questão da economia de combustivel em contrapartida a baixa capacidade de giros do motor, com os outros modelos que eu citei como opção vc também pode rodar em baixos giros e obter um bom valor de consumo a unica diferença é que se vc quiser esticar uma marcha vc tem motor para isso já a NC nem tanto.


Como disse antes, na NC 700X vai esticar o desempenho, não a marcha. Aí ela vai atingir velocidades bem altas. Bem longe das esportivas, é verdade. Mas com certeza também não vai ter o custo de manter uma moto maior e nem o consumo de uma. Quem roda todo dia sabe quanto dá de diferenca cada km/l a mais que a moto faz.
É uma questão de escolha, e ponderar bem o uso prioritário que dará da moto. Como disse antes, no meu caso que uso só a moto, e em 95% do tempo na cidade, cairá como uma luva. Raramente uso o carro, que fica com minha mulher. Mas saio quase todo o fim de semana para dar um rolê, e a Fazer tem se mostrado insuficiente na estrada. Cabe a cada um pesar bem o que quer da moto, o uso que fará, e quanto está disposto a gastar para manter uma ou duas motos rodando.
Para mim, será o melhor de dois mundos numa moto só.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2012 13:06 #94 por CAVALO CRIOULO
Respondido por CAVALO CRIOULO no tópico Honda NC 700 X
Boa tarde a todos,

Acredito que em relação a desempenho, economia, potência e outros detalhes técnicos estão diretamente relacionados as necessidades e gosto de cada motociclista.

Então o que vale é em relação custo-benefício, quer desempenho vá de Hornet, Xj entre outras, quer conforto vá de custom, quer economia e conforto vá de NC700, porém pagar + 30k por ela é absurdo, vai ter que rodar, rodar, rodar e muito para atingir a relação custo-benefício.

23 ou 24k é o preço justo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2012 05:48 #95 por chunda
Respondido por chunda no tópico Honda NC 700 X
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2012 09:43 #96 por EdyStauch
Respondido por EdyStauch no tópico Honda NC 700 X
Acabei de ver a NC na concessionária Honda de Botafogo-RJ (Mena Barreto).

Primeiro um detalhe sobre o atendimento. Fiquei alguns minutos olhando a moto e nenhum vendedor veio falar comigo. :angry:
Depois que eu fiquei olhando para um vendedor ele dirigiu a palavra a mim, mas não veio me atender. Tive que ir até sua mesa para perguntar alguma coisa. :angry: :pinch: :unsure:

Agora sobre a moto, pediram 29K sem ABS.

A moto parece ter uma posição de pilotagem confortável, parece ser leve para conduzir,
Sua suspensão aparente ser de moto street, ou seja, dura, mas deve ser melhor que uma 100% street, porém, não chega nem perto de uma on/off. Está na proposta de crossover que eu prefiro chamar de crossdressing (aparenta ser o que não é) :lol:

MAS NÃO VALE 29K!

No máximo 24k com ABS.

Ela é visivelmente uma moto inferior às concorrentes do preço atual.

A Versys está custando 1k a menos e é infinitamente melhor que esta NC. Tanto em construção como potencia. Perde somente no consumo, porém quem paga 29K em uma moto não deve reclamar muito de consumo. O prazer proporcionado compensa.

O que me chamou a atenção nesta NC foi o compartimento e a possibilidade de vir para cá com um preço mais acessível e com diferenciais como o ABS e DCT, como anunciaram as revistas há alguns meses, porém com este preço e sem o principal diferencial que é o
DCT vai encalhar...

Por enquanto foi uma decepção para mim.
Se o preço for consideravelmente reduzido talvez volte a ser atraente.

Apenas minha humilde opinião.

Atual: Lander

Joinville - SC | Niterói - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2012 10:06 #97 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico Honda NC 700 X
O problema eh q muita gnte compra pensando em 2 coisas: assistencia tecnica e facilidade de encontrar peças........

infelizmente, muita gnte acaba optando por moto da honda simplesmente pelo fato de ter uma assistencia tecnica perto e encontra peças muito facil..........

meu caso............eu tinha muita vontade de ter uma Citycom 300........mas na minha regiao a unica concessionaria DAFRA que tinha fechou...........e aqui na minha cidade soh tem concecionaria honda, yamaha, suzuki e kasinski..........e mesmo assim essas 2 ultimas fika em outra cidade a 30km da minha............bem que poderia ter uma da kawazaki..........eu iria de ER6 ou Versys..............por isso que a honda abusa dos preços pq sabe que as outras ate chegarem na abrnagencia de mercado que ela tem, vai demoraaaaaaaarr...........


mas enquanto naum pinta uma cc da kawa por aki.......o jeito eh pensar em honda, yamaha...........pq eh complicado comprar uma moto mesmo a gnte sabendo que eh melhor mas naum ter onde levar p dar manutenção..........p quem mora em capital eh mais facil neh.......rsrs.....

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2012 11:16 #98 por EdyStauch
Respondido por EdyStauch no tópico Honda NC 700 X

Ik@ro..... escreveu: O problema eh q muita gnte compra pensando em 2 coisas: assistencia tecnica e facilidade de encontrar peças........

infelizmente, muita gnte acaba optando por moto da honda simplesmente pelo fato de ter uma assistencia tecnica perto e encontra peças muito facil..........

meu caso............eu tinha muita vontade de ter uma Citycom 300........mas na minha regiao a unica concessionaria DAFRA que tinha fechou...........e aqui na minha cidade soh tem concecionaria honda, yamaha, suzuki e kasinski..........e mesmo assim essas 2 ultimas fika em outra cidade a 30km da minha............bem que poderia ter uma da kawazaki..........eu iria de ER6 ou Versys..............por isso que a honda abusa dos preços pq sabe que as outras ate chegarem na abrnagencia de mercado que ela tem, vai demoraaaaaaaarr...........


mas enquanto naum pinta uma cc da kawa por aki.......o jeito eh pensar em honda, yamaha...........pq eh complicado comprar uma moto mesmo a gnte sabendo que eh melhor mas naum ter onde levar p dar manutenção..........p quem mora em capital eh mais facil neh.......rsrs.....


Realmente quem mora em capital tem mais opções de marcas, porém você reclamou da distância de 30KM para ter assistência de outras marcas... Eu rodo quase isso para chegar ao trabalho.... Essa é outra "vantagem" de capitais.... :pinch:

Eu prefiro rodar isso somente para levar a moto para revisão em vez de rodar todos os dias para o trabalho... :angry:

Não vejo a hora de morar em uma cidade menor e mais calma... :(
Me sujeitaria até a uma Honda para isso... rsrs :silly: :evil:

Atual: Lander

Joinville - SC | Niterói - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2012 12:35 #99 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico Honda NC 700 X
Concordo com os colegas que 29.000,00 é um preço inaceitável, como eu mesmo tinha dito antes. Eu também não pago esse valor nela, por mais que eu ache que ela vai resolver os meus problemas. Mas tenho certeza que vai baixar. Ela realmente ao olhar, passa a clara impressão que não vale isso, mas isso também não tira o mérito da moto em si, e de todas as qualidades que citei antes. Pena que a Honda pense que a gente é idiota. Eles podem pedir o que quiserem, e eu decido o preço que quero pagar pela moto. Se for do jeito que eu quero, tudo bem. Senão, vamos ver quem pede arrego primeiro.
Lembro muito bem, que na ocasião do lançamento da Transalp, nos primeiros dias que fui na concessionária eles me pediram 36.000,00 pela moto! Falei que eles estavam ficando loucos, mas com certeza apareceram alguns loucos que pagaram esse preço nela. Hoje eles praticamente me imploraram para vender uma e chegam a fazer até a 29.000,00 à vista. Diferença de quase 20% em relação ao preço de lançamento. Portanto, o mercado vai regular a Honda, podem ter certeza, e o preço vai baixar muito, creio que para bem menos de 25.000,00. Mas mesmo assim, eles continuam arrogantes, sem dúvida. Gostaria de ser gerente de uma concessionária Honda para dar um esporro naqueles vendedores que se acham melhores que os outros. Será que são todos assim? São treinados pela fábrica para ficarem assim? Vão ter que aprender da pior maneira possível, pela força do mercado.
Como eu disse antes, se tem a Z 750 a 29.900,00, você compra uma Hornet? Só se for onde não há concessionárias de outras marcas, porque aqui perto dos grandes centros não acho que existam tantos idiotas assim. Lembro claramente que quando o Veloster foi lançado, a fábrica achava que o preço ideal para ela seria 60.000,00. Está mais de 80.000,00, porque a demanda e os concessionários forçam o preço para cima. No caso das motos maiores, acho que vai acontecer o contrário. Se não abaixar, não vai vender. Vejam o infeliz teste da CBR 250R do Motonline para ver como a moto é um fracasso de venda por causa do preço exorbitante pedido por ela, e não pelo que a moto oferece.
Vamos aguardar. Vou ver a branca também esse fim de semana. Deve ser mais bonita ainda.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2012 12:53 #100 por EdyStauch
Respondido por EdyStauch no tópico Honda NC 700 X

ggsjunior escreveu: ....Como eu disse antes, se tem a Z 750 a 29.900,00, você compra uma Hornet? ...


Eu vejo umas 30 Hornets para cada Z750...
Brasileiro é burro.... e eles sabem disso....

Também acredito que o preço baixe, mas não sei se baixa tanto... Estão querendo empurrar a "nova" Falcon por quase 20K....

Esse mundo está louco, ou eu ganho muito mal... 20K numa Falcon fala sério...

Atual: Lander

Joinville - SC | Niterói - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2012 19:10 - 18 Ago 2012 10:11 #101 por wilson forps
Respondido por wilson forps no tópico Honda NC 700 X
Amigo Edy você não está louco, louco mesmo e quem comprar essa ressuscitação por 20,ooo como vocêdisse o brasileiro é bobo sabe disso e continua cometendo as mesmas bobeiras !!!!!!!!!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2012 23:43 #102 por plinio.lodi
Respondido por plinio.lodi no tópico Honda NC 700 X
Pessoal andei acompanhando os testes no exterior, ja que falo varias linguas, pois trabalhei no exterior durante muito tempo. Este negócio de 33 km/l não passa de uma piada. Com a gasolina da Europa, que é MUITO diferente e melhor do que a nossa eu percebi que esta moto obteve médias próximas de 27 km/l nos testes na Italia, Inglaterra e França. As vezes um pouco menos! Okay. Ainda assim uma média boa para uma 700 cc. Aliás, ela na verdade tem 670 cm cubicos. Portanto deveria se chamar NC670X, na minha opinião!!!!! No Brasil, já vi pessoas que obtiveram em torno de 23 ou 24 km/l na apresentação preliminar que a Honda fez em Manaus. Okay! Novamente algo muito bom para uma moto de 670 cc. Entretanto o desempenho dela NÃO É equivalente ao de uma moto de 670 ou 700 centímetros cúbicos. A arrancada de 0 a 100 km/h é BEM INFERIOR à de qualquer moto grande. Torque é torque. Mas ela tem somente 52 HP de potência. Este motor é em tudo semelhante aos scooters que a Suzuki produz ja ha varios anos. E o desempenho tambem. Ninguem jamais viu um scooter de 650 cilindradas andando junto com as nakeds, certo? Tanto no teste da Inglaterra quanto no teste frances é dito que ela é uma moto para se andar devagar, ou apenas dentro das velocidades ditas "normais" no transito. Qualquer puxada mais forte e ela se mostra bem xoxa. Alias, é esta precisamente a palavra usada por um dos "testadores" franceses. "Gostei da moto. Mas para mim é xoxa." Se voce for andar com amigos com motos naked vai ficar para tras. E muito. E 23 ou 24 km/l num tanque de apenas 14 litros da uma autonomia de no maximo uns 330 quilometros, ou seja, da na mesma ja que ate uma Hornet tem um tanque com 19 litros! Obtive eu mesmo numa Hornet em torno de uns 16,5 km/l de consumo em media. Se voce fizer a conta vera que uma hornet anda uns 315 quilometros com um tanque. Portanto, se voce comprar esta moto vai ficar pra tras de bobeira ja que a versao com ABS esta custando mais de R$ 32.000,00. Enquanto isto, uma Hornet com ABS custa R$ 33.900,00 na revenda perto de minha casa. Com consumo maior, mas tanque maior de 19 litros! Se eu comprar vai ser talvez por causa do local de se guardar capacete ou da bolha, que melhora muito a conducao na estrada. Vejam o scooter de 650 cilindradas da Suzuki. O motor e quase o mesmo, inclusive inclinado para a frente. No exterior a Honda fez com este mesmo motor a NC700X, a NC700S (naked) e a Honda Integra (um scooter com cambio automatico). Portanto esta moto e um scooter disfarçado. Um abraço a todos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Ago 2012 07:59 #103 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico Honda NC 700 X
Colega plinio, bem vindo ao forum.
Sobre a NC 700 X, já tínhamos discutido isso aqui. Uma moto com porte de uma big trail 700cc, desempenho de uma naked 500cc e consumo de uma street 250 cc. Ninguém está se enganando aqui. Só aqueles que acham que a principal característica de uma moto é a cilindrada.
Também li vários foruns e testes estrangeiros e é isso mesmo que você falou. Só que isso não é um defeito dela, é característica.
Quem compara ela com uma Hornet, está comparando alhos com bugalhos. Se for por causa do preço, pela distorção dele por causa de ser lançamento ainda, saiba que na Transalp me pediram 36.000,00 sem ABS no lançamento, e agora vendem por pouco mais de 29.000,00. Portanto, o preço praticado não será esse.
O desempenho dela é equivalente, e até superior a uma XT 660. Qual é o problema disso? A XT vai muito bem na terra, e ela não. É para o asfalto, mas com bem mais final que a XT, além de muito mais macia, e com grande possibilidade de uso diário, pelas características dinâmicas parecidas com um scooter mesmo como discutimos lá atrás. Seu motor bi cilíndrinco a 270°, proporciona uma maciez na tocada exemplar, como na TDM 900 da Yamaha. Já andou na TDM? É impressionante como ela é macia. Parece um quatro cilindros. A NC 700X tem essa característica também, muito elogiada por todos lá fora. O torque é bruto e curto? Sim, mas ela foi feita pra ser assim. Tem pouca final? 190km/h é pouco pra você? Está cogitando a moto errada.
Não importa se é Honda, Yamaha, Suzuki ou Kawasaki, ou até uma moto chinesa. O que importa são as características dinâmicas da moto, e o que dá pra fazer com ela.
Não entendi sua comparação, nem o que quis dizer com sua postagem. A moto é ruim? Ou é para um público específico, que não quer "andar com amigos com motos naked", pois "vai ficar para tras"?
Não tenho a menor intenção de fazer isso com ela, como quem compra uma Transalp, por exemplo, também não quer isso. Portanto, quando você pega a opinião de uma pessoa que está acostumada com motos naked mais fortes, e é isso que elas gostam, certamente vão achar a NC 700X um lixo, ou no mínimo xoxa, como você disse.
Mas olhe nos foruns pessoas com outro perfil, mais tranquilo e estradeiro, o que falam da moto. São só elogios. Scooter da Suzuki é um trambolho para usar todo dia. A NC 700X é leve, ágil e econômica para esse uso, e são só elogios nos testes para esse uso.
Como eu disse antes, a possibilidade de poder ter uma moto só para uso na semana e no fim de semana, dentro do uso que eu faço da moto (não para andar com colegas de motos esportivas ou nakeds) seria espetacular. É isso que espero dela. Não estou sendo enganado, e acho que muitas pessoas que tinham essa idéia, ao acompanhar esse tópico, já mudaram ela.
Novos Conceitos mesmo, para um público que não tem um produto específico com essa versatilidade toda para esse multi uso que ela possibilita.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Ago 2012 09:05 #104 por EdyStauch
Respondido por EdyStauch no tópico Honda NC 700 X
O problema dela aqui no Brasil é exclusivamente o preço.

Esta moto vale o que custa lá fora. (pois lá não jogam dinheiro fora como aqui...)

Pelo preço que pagam lá, ela é uma excelente moto. Excelente custo benefício.

Pelo preço vendido aqui, e até pela previsão de baixar para uns 24K, não é lá estas coisas... E tem opções BEM melhores por valores próximos.

O problema é que brasileiro paga o que pedem (até por falta de opção), então o mercado está do jeito que está todos estes anos...
A concorrência está aumentando um pouco, forçando os preços um pouco para baixo, a Kawasaki é uma que tem reduzido os preços, mas eles tem o problema da rede de atendimento restrita...

Atual: Lander

Joinville - SC | Niterói - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Ago 2012 00:59 #105 por plinio.lodi
Respondido por plinio.lodi no tópico Honda NC 700 X
Esta bem. Acho que exagerei comparando a NC700X com uma Hornet. Na verdade não estava pensando em nenhum público específico mas apenas em mim mesmo! Se como diz você, ela baixar de preço depois de um tempo acho legal. Eu mesmo compraria uma. Me vejo obrigado a comparar com uma Hornet pois os preços estão muito parecidos. Você tem razão. Há alguns anos atras me pediram mais de R$ 37.000, numa Hornet nova com ABS. Se baixar o preço acho extremamente válida esta moto. E eu mesmo compraria uma. Vamos ver então o que acontece. Gostei de me comunicar neste forum pois que eu nem lembrava mais que as motos novas realmente baixam de preço depois de algum tempo. Especialmente as da Honda. E varias pessoas aqui deste forum citaram este fato. Estou alerta agora para isto. Quem sabe então um dia destes compro uma NC700X? Ha varias coisas que me atraem nela, e uma delas é o baixo consumo. Entretanto acho que deveria ter um tanque um pouco maior. Acho que as condições da gasolina brasileira pedem esta adaptação. Mesmo assim, por um preço um pouco menor eu compraria esta moto. Mesmo com o tanque pequeno. E com certeza me divertiria bastante. Mais de 300 km de autonomia da pra ir bastante longe.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.284 segundos