Honda NC 700 X

11 Ago 2012 13:43 #76 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Honda NC 700 X
Obrigado Silver.
Lendo seu comentário lembrei do "passeio" que fiz na BMW RR, claro que não dá pra comparar, mas digo que fiz o circuito todo com ela em 5ª marcha,4 voltas, era só acelerar que a moto ia de 50 a 120km/h em segundos. :)
Isso é torque correto?
Será que essa moto terá um torque bom,?

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2012 14:24 #77 por tough_monkey
Respondido por tough_monkey no tópico Honda NC 700 X
Sim Patriarca isso é torque...

Entretanto no caso da BMW o motor tinha uma ampla faixa de giros que te permite conduzir a moto sem se preocupar em trocar marchas...

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2012 14:27 #78 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Honda NC 700 X
Obrigado Tough_monkey.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2012 18:46 - 11 Ago 2012 18:51 #79 por silver knigth
Respondido por silver knigth no tópico Honda NC 700 X
Ops... Desculpe Patrão , fiquei Off line pois tive de sair com minha senhora.... Coisas de Supermercado no sábado... :P ... Quem é casado me entende... :lol: :lol: Isto mesmo, patrão , isto é torque, e a resposta do Tough é correta. Mas temos de levar em consideração que , se você estiver em uma situação de risco, uma redução de marchas pode ser útil. Para adequação de giros. Falando nisto, qual é a "Janela" de condução deste motor ? Ou seja, o intervalo (Janela) entre a rotação de torque e potência máxima ? Em uma condução mais esportiva, é neste intervalo que devemos trabalhar o motor, por meio do câmbio. Acredito que a proposta desta máquina seja mais urbana, com eventuais viagens... Mas com limitações. Mas mantenho minha posição, eu não compraria. :dry: Colocaria um pouco mais, e (perguntem ao Jean porque...) iria numa "Bandida", de 1.250 Alegrias, digo, C.C. ... :lol: :silly: :woohoo: :lol:

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2012 21:13 - 11 Ago 2012 21:17 #80 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Honda NC 700 X

Patriarca escreveu: Qual a importância do número de rotações em um motor?

A rotação está diretamente ligada à potência. Quanto mais giro mais potência.
Veja que motores de mesma cilindrada e rpm máximas diferentes, tem potencias diferentes
Veja a 1000 rr da bmw que você pilotou é uma 1000cc com incríveis 193 hp que se mostram com o motor a13000 giros por minuto.
Já Fiat uno way 1.0 evo tem 73 cv / 6.250 rpm (gasolina)
Mesma cilindrada, potencias desiguais obtidas em rotações diferentes.
Para aumentar a potencia tem de aumentar os giros do motor e ai trabalha-se comando, ignição, etc tudo para torna-lo mais dinâmico, mais, motor que gira mais, gasta mais seus materiais por atritar mais vezes no mesmo minuto.

1 CV = 735,5 W

1 HP = 745,7 W

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, silver knigth

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2012 22:47 #81 por silver knigth
Respondido por silver knigth no tópico Honda NC 700 X
Desculpe patrão, sei que não é o assunto do tópico, mas, falando em Torque, meu sonho de consumo é uma VMAX... Eu ainda quero pilotar uma, antes de ir falar com o papai do céu... Torque para "enrrugar" ;) o asfalto ... :woohoo: :woohoo: :woohoo: . Uns dois anos atrás, ví uma acelerando em uma saída de farol na Avenida Faria Lima, e posso garantir... é um monstro... Ela pula para a frente, não arranca ... :ohmy: :ohmy: :ohmy:

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2012 02:47 - 12 Ago 2012 02:57 #82 por tough_monkey
Respondido por tough_monkey no tópico Honda NC 700 X

silver knigth escreveu: Ops... Desculpe Patrão , fiquei Off line pois tive de sair com minha senhora.... Coisas de Supermercado no sábado... :P ... Quem é casado me entende... :lol: :lol: Isto mesmo, patrão , isto é torque, e a resposta do Tough é correta. Mas temos de levar em consideração que , se você estiver em uma situação de risco, uma redução de marchas pode ser útil. Para adequação de giros. Falando nisto, qual é a "Janela" de condução deste motor ? Ou seja, o intervalo (Janela) entre a rotação de torque e potência máxima ? Em uma condução mais esportiva, é neste intervalo que devemos trabalhar o motor, por meio do câmbio. Acredito que a proposta desta máquina seja mais urbana, com eventuais viagens... Mas com limitações. Mas mantenho minha posição, eu não compraria. :dry: Colocaria um pouco mais, e (perguntem ao Jean porque...) iria numa "Bandida", de 1.250 Alegrias, digo, C.C. ... :lol: :silly: :woohoo: :lol:


Eu iria até um pouco alem nesta questão da janela...

Uma questão importante quando se fala de torque é justamente a curva de torque... quanto torque vc tem disponivel em cada faixa de rotação e voltando para a BMW eu achei este grafico p/ mostrar o que eu digo.


www.motorcycle.com/gallery/gallery.php?g...tos&g2_itemId=281119

Neste grafico tem uma comparação da BMW com a ZX10, mais olhando só a BMW, vc vê que logo nas rotações iniciais a moto já tem 50 ft-lb de torque disponivel sendo que o torque maximo é de 79,3 ft-lb ou seja vc tem cerca de 60% do torque da BMW disponivel logo nas primeiras rotações (não é a toa que ela tem controle de tração)

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Anexos:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, silver knigth

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2012 21:00 #83 por ESEREN
Respondido por ESEREN no tópico Honda NC 700 X
Lembrando que esse motor sendo derivado do Honda Fit, portanto um motor de Automóvel, ele é um motor sub-quadrado (diâmetro do pistão menor que o curso), o que não permite rotações muito altas devido às massas girantes muito altas (muita inécia), porém essa configuração dá bons ganhos p/ torque, que é a proposta de motocicleta, utilização urbana na maior parte do tempo e viagens esporádicas, sem querer extrair desempenho do motor.

OBS: A grande maioria das motocicleta, com exceção de alguns modelos custon e modelos específicos como a Yamaha MT-01 são todas com motores super-quadrados, onde o diâmetro do pistão é maior que o curso do mesmo, com isso consegue-se maiores giros, e como já foi dito aqui no forum, com mais giros pode-se extrair mais potência.

The power of dreams is touching your heart, so be green.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2012 16:25 #84 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico Honda NC 700 X
Respeito a opinião dos colegas, mas acho que estão muito equivocados. Como eu disse antes, essa moto não é para todos, com certeza. O desempenho dela é muito superior as da faixa de 250/300 cc, mas não é nenhuma super esportiva, com certeza.
Mas vamos dar nome aos bois, ou melhor, números:
Aceleração de 0 a 100km/h: 5,7 segundos. Velocidade final: acima de 190 km/h. É pouco isso? Depende. É comparável aos números da CB 500, como tinha citado antes. Tem gente que vai achar pouco, porque compara cilindrada, e não a moto em si. Mas o consumo é de uma 250 cc.
Sobre a curva de torque, vejam a curva dela, comparada com a Hornet:




Vejam que o torque acontece muito antes, mas ela tem até mais torque. Lembrem-se que essa tabela está mostrando a potência em KW (medida européia), portanto não confundam os números, e o torque está em Nm, unidade que é 10 vezes maior. Comparativamente é a mesma coisa, mas dá pra ver claramente a diferença do desempenho delas. E mostra claramente que o torque da NC 700X acontece muito antes, provocando um efeito muito diferente, que não estamos acostumados em motos.
É como quem está acostumado com motores a gasolina andar em um veículo com motor diesel. É melhor ou é pior? Nenhum dos dois, só é diferente.
Só para exemplificar, ela explode de torque logo na saída, mas a rotação rapidamente corta, pois atingiu o limite, obrigando a dar marchas. Ela não estica as marchas, só na estrada que isso é possível. É bem forte, mas para quem acelera e segura o acelerador no máximo esperando aquela hora que ela vai explodir, dar aquele coice, ela corta porque você precisa trocar de marcha. E aí muitos se decepcionam, porque está vendo uma aparência, uma cilindrada na cabeça, e o comportamento não é o que espera.
Mas na saída é bem forte, e todos que já experimentaram a moto confirmam isso. Numa tocada mais tranquila, vai ter força o tempo todo, e não como estão falando que ela não tem torque. Ela tem muito, só que se manifesta em rotações baixas, por isso precisa de um câmbio bem curto. Portanto tem que trocar bastante de marcha. Isso pra mim é bem prazeroso, mas tem gente que não vai gostar. Todos falam que muda o jeito de pilotar e que precisa de adaptação para aproveitá-la completamente. Isso leva algum tempo. Coisa de 5 minutos, como normalmente dizem.
Tem quem prefere uma moto com muito torque e mais capacidade de giros, como por exemplo citaram aqui a Bandit 1250. São conceitos diferentes, pois a Bandit vai continuar a ter mais desempenho quando o conta giros continuar a subir. A NC 700X não sobe o giro, portanto não vai ter aquela explosão de potência. Não tem o comportamento de uma super esportiva, e nem tenta ter. Para isso existem outras opções no mercado. Isso é característica dela, não um defeito como muitos tem dito aqui. Justamente essa característica diferente de giros faz com que ela seja bem econômica.
Ela se comporta quase como se fosse uma custom. Isso é ruim? Depende da pessoa. Se não gosta do jeito de pilotar custom, com cambio curto e dando marchas constantemente, não vai gostar dela. Mas falar que ela não tem força, que não vai conseguir ultrapassar caminhões porque vai ficar sem força, aí já é demais.
Para exemplificar, ela anda daquele jeito que se faz com motos com muito torque, dando muitos coices e dando muitas marchas rapidamente, sem esticar todas completamente. Aquela sensação de trator, mais ou menos como na XT 660R, também guardadas as devidas proporções.
É o uso que se faz nas cidades, pois não dá tempo do motor "explodir" com os giros . E ele é construído justamente para trabalhar assim. Aproveitamento máximo até o limite de giros, e então morre. Mais ou menos como a Fazer 250, só que guardadas as devidas proporções, como comparei antes.
É pra todo mundo? Certamente não. Muitos não vão gostar? Não, não vão. Aliás, vão odiar! Muitos vão gostar? Sim, eu entre eles! Dá pra usar na estrada? Claro, pois até chegar ao limite de giros, vai estar muito rápida. Tem esportividade? Não, e se é essa a característica que você espera da moto, compre outra coisa, como uma Versys.
E quanto ao problema de difamar a moto porque um dia pode vir a ovalizar os cilindros, sinto muito, mas a Honda tem bastante experiência em fazer motores com pistões deitados. Desde a Biz, passando para motores maiores, como a Goldwing. Portanto acho essa argumentação ridícula. Mas enfim, cada um tem o direito de pensar o que quiser.
Quanto ao preço, podem esperar que rapidamente vai abaixar. Porque a concorrente direta dela, na minha opinião, pela faixa de preço é a ER6. Não faz sentido ela custar mais que a Kawasaki, porque aí eu penso seriamente nela também. Acima tem a Transalp e a XJ6, que estão bem mais baratas também. É só aguardar o preço baixar, pois todo mundo hoje em dia que vai comprar uma moto maior, tem a internet como aliada. Muito poucos caem hoje em dia naquele papo do "Honda é Honda" em motos de maior cilindrada. E como o próprio vendedor da Honda me disse, eles sabem que terão que abaixar o preço dela para vender. Deixa passar a febre do lançamento, que alguns idiotas vão pagar esse preço todo por ela, que já já vai ficar bem interessante, tenho certeza.
Novos conceitos demandam mente aberta e boa vontade para aprender a aproveitar tudo o que essa nova moto propõe para aqueles que querem ter uma moto só que atenda vários usos. Tanto no dia a dia nas cidades, como os passeios tranquilos de fim de semana. Ela não vai ser a melhor em nada, mas vai ser muito boa nos vários usos a que se propõe.
Quem tem pouco tempo para a moto, e deseja tirar toda a emoção da moto que tem neste curto espaço de tempo que dispõe, provavelmente essa moto não sirva mesmo.
Quem usa diariamente, certamente vai pensar muito seriamente nela também.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2012 20:24 #85 por JPaulosg
Respondido por JPaulosg no tópico Honda NC 700 X
Concordo plenamente com o GGSJUNIOR: a Honda NC700X foi muito bem pensada e com certeza fará muito sucesso, dentro do seu nicho!

Na minha opinião, é a moto ideal(íssima) para que faz uso urbano/rodoviário e não quer gastar muito com isso ou ainda não requer desempenho de caça-supersônico...

Tem sempre quem goste de sair ARREPIANDO e ZUNINDO, tipo em 3 ou 4 s já estar a mais de 100km/h (mesmo em locais que a velocidade máxima permitida é de 60 ou 50km/h...). Oras, sem problemas, as SS estão aí!

Agora, camarada que tem uma tocada light e quer uma moto mais forte, vai ver nessa uma excelente alternativa, ainda mais levando em conta o consumo!!! Não sei quanto a vocês, mas quanto menos eu tiver que abastecer a moto, melhor, não é mesmo??

Outra coisa: e o BAÚ NO LUGAR DO TANQUE??? Quem em sã consciência tem coragem de não dizer que a moto merece um PRÊMIO só por isso??? Poutz, ter esse espaço para eu carregar o que eu quiser, guardar meu capacete sem ter que instalar (e gastar) nada na moto?? Uma enorme vantagem e que só deixa óbvio o quão moderno é o conceito e o projeto da moto!

Vamos deixar o tempo passar e ver aonde isso nos leva, torço que a moto abaixe, assim cogitarei também fortemente em comprá-la, e olha que eu sou apaixonado pelas Yamaha Fazer e XJ6, hehehehe!

Abs a todos, aguardemos!

JP

EX-NFAZER - 2011/2012 - "ROSSA" (furtada)
EX-XJ6N - 2012/2013 - "CHIARA" (vendida)
EX-TZ125 - 2011/2011 - "MOSQUINHA" (vendida)
TÉNÉRÉ 250 - 2013/2013 - "BRANQUELA"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: ggsjunior

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2012 21:55 #86 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico Honda NC 700 X
Muito bakana os relatos de vcs amigos.........

agora uma duvida: naum sei se estou certo na minha analise.........de repente vcs possam me ajudar.........

Pelo fato dela possuir um torque muito alto em baixas rotações, eh bem provavel que o pneu traseiro sofra um desgaste muito alem do normal...........sera que ela vai usar algum pneu feito de um material mais resistente ou vai usar os pneus comuns que ja circulam no mercado???

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: ggsjunior

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2012 22:11 #87 por tough_monkey
Respondido por tough_monkey no tópico Honda NC 700 X

JPaulosg escreveu:
Outra coisa: e o BAÚ NO LUGAR DO TANQUE??? Quem em sã consciência tem coragem de não dizer que a moto merece um PRÊMIO só por isso??? Poutz, ter esse espaço para eu carregar o que eu quiser, guardar meu capacete sem ter que instalar (e gastar) nada na moto?? Uma enorme vantagem e que só deixa óbvio o quão moderno é o conceito e o projeto da moto!

JP


Tem um velho deitado que sempre diz... "Nesse mundo nada se cria, tudo se copia"

Eis a Aprilia Mana 850 que já utilizou esta solução do "porta capacete" ou seja lá o que vc quiser chamar este compartimento, detalhe este modelo é de 2007...




www.diseno-art.com/encyclopedia/vehicles...prilia_Mana_850.html

E quanto a esta discução sobre a NC 700 X eu encerro minha contribuição a este tópico dizendo apenas o seguinte, porque eu iria comprar uma moto incompleta (aos meus olhos diga-se de passagem) se eu posso ter uma que me oferece mais por menos como a XJ6-N, ER6-N ou a Bandit 650.

A NC tem sim um unico merito que é a economia de combustivel mais vc tem essa economia a que custo??? O preço de venda dessa moto certamente não justifica a dita economia a não ser que vc pretenda se casar com ela (e já que se trata de uma moto média isso é no minimo discutivel)
E sobre este sonho de ver o preço dela se estabilizar em um patamar mais justo, de todas as empresas estabelecidas no Lisarb a Honda certamente não é conhecida por uma politica de preços agressiva, o contrario provavelmente seria mais realista.

E finalmente voltando a questão da economia de combustivel em contrapartida a baixa capacidade de giros do motor, com os outros modelos que eu citei como opção vc também pode rodar em baixos giros e obter um bom valor de consumo a unica diferença é que se vc quiser esticar uma marcha vc tem motor para isso já a NC nem tanto.

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2012 22:41 #88 por Mackenzie
Respondido por Mackenzie no tópico Honda NC 700 X

silver knigth escreveu: Bom dia a todos.
Atualizando meus comentários ...
Falei a respeito de cilindros inclinados, e durabilidade.
Fui atrás de informações, pois como já disse, sou meio "São Tomé" ;) , ou "Seu Saraiva", :lol: depende do ponto de vista...
Cilindros inclinados... Não é mera especulação, como disse um colega forista aí em cima. É realidade, e pode ser comprovada em qualquer retífica que trabalha com motores VW refrigerados a AR. Cilindros de Fusca/Kombi, sempre ovalisam, pela falta de revestimento especial. :


Silver, quando falei a respeito de especulação, era em relação á ter ou não revestimento em pistão/camisa, e não em relação ao fato de que motores muito inclinados ovalizam mais rápido. Isso, como você já tinha dito anteriormente, é verídico.

abraço

Atual: Heritage Custom 2008 33.000km
Haojue Lindy 125 2018 35km
Ex: Z 750 2012 Preta 22.000km
Ex Fazer 250 2011 Roxa - 55.000km
Ex: Suzuki Intruder 125 2011 - 21.500km

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2012 00:36 #89 por O_Estrovenga
Respondido por O_Estrovenga no tópico Honda NC 700 X
Eu tenho uma CB300R que comprei há 06 meses, acho que nunca passei de 6500 RPM nela, será que sou tiozinho?rs Na cidade eu sempre ando a menos que 5500RPM e a moto vai de boa, sem precisar aumentar de giro, pois não perde força. Faço viagens curtas com ela, e consigo andar a ~ 100 KM/H, sem subir tanto o giro em 5ª marcha. Essa nova moto cairia bem pra mim. Mas, como o outro user aí disse, se vc quer andar com giros baixos para economizar é uma opção sua, mas se a moto corta giro a 6500 automaticamente, é uma limitação, vc é obrigado a aceitar esse limite. Pra quem gosta de dar uma enrolada no cabo de vez em quando, pode ser meio frustrante.
Abraços.

Yamaha XJ6F

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2012 07:54 #90 por JPaulosg
Respondido por JPaulosg no tópico Honda NC 700 X
THOUGH e demais colegas: sou muito fã da proposta da moto, mas você tem toda a razão quando diz que ela tem que abaixar de preço para mostrar realmente custo x benefício.

Um preço ideal para ela é na casa dos 23-24 mil reais (se fosse ainda menor, melhor), 30 mil é coisa de maluco, dá para comprar com certeza coisa muito melhor.

Sou muito inexperiente, tenho apenas 1 ano e meio de carta e minha única moto até hoje é a Fazer vermelha que é meu " xodó" (hahahaha). Também eu não costumo andar a mais que 6 mil RPM na cidade, o que na minha Fazer me garante algo na casa dos 95 km/h (velocidade máxima de marginal, para mim).

Supondo que estivesse na última marcha da NC700x, acredito que estaria a mais de 150 km/h, certo??? Ou seja, por favor me corrija se eu estiver errado, mesmo havendo excelentes motos com boa curva de torque em baixa, AINDA ASSIM com a NC700x para andar aos meus 90-95km/h eu estaria COM MENOS RPM na NC700x do que em qualquer outra, certo?

Imagino que se eu acelerasse - enrolando o cabo - a um RPM próximo de 6000 giros já estaria na casa dos 160km/h! Assim sendo, a diferença desta para as outras (até mais caras - quando o preço dela abaixar) é coisa de 40, 30 km/h de velocidade final, somente obtidos quando a velocidade já vai ser muito mais que suficiente para ultrapassar qualquer carreta (160+ km/h)!

Dessa forma, não vejo como um usuário em situação normal sinta necessidade de mais giros, se até mesmo com menos giros ele já estará em ótima velocidade.

Fica aqui a dúvida, obrigado!

OBS: até já tinha lido em uma revista, não me lembro o nome, da Mana, mas parece que na Honda o "buraco" foi bem aprimorado, cabendo mais volume e se tornando ainda mais útil e relevante! Na minha humilde opinião, esse advento é tão positivo que todas as motos deveriam adotá-lo! Capacete é um treco que só se usa na moto, deveria sempre ficar por ali, escondido - ia dar muito mais praticidade ao que já é muito prático.

Att.,

João

EX-NFAZER - 2011/2012 - "ROSSA" (furtada)
EX-XJ6N - 2012/2013 - "CHIARA" (vendida)
EX-TZ125 - 2011/2011 - "MOSQUINHA" (vendida)
TÉNÉRÉ 250 - 2013/2013 - "BRANQUELA"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.537 segundos