Respeito a opinião dos colegas, mas acho que estão muito equivocados. Como eu disse antes, essa moto não é para todos, com certeza. O desempenho dela é muito superior as da faixa de 250/300 cc, mas não é nenhuma super esportiva, com certeza.
Mas vamos dar nome aos bois, ou melhor, números:
Aceleração de 0 a 100km/h: 5,7 segundos. Velocidade final: acima de 190 km/h. É pouco isso? Depende. É comparável aos números da CB 500, como tinha citado antes. Tem gente que vai achar pouco, porque compara cilindrada, e não a moto em si. Mas o consumo é de uma 250 cc.
Sobre a curva de torque, vejam a curva dela, comparada com a Hornet:
Vejam que o torque acontece muito antes, mas ela tem até mais torque. Lembrem-se que essa tabela está mostrando a potência em KW (medida européia), portanto não confundam os números, e o torque está em Nm, unidade que é 10 vezes maior. Comparativamente é a mesma coisa, mas dá pra ver claramente a diferença do desempenho delas. E mostra claramente que o torque da NC 700X acontece muito antes, provocando um efeito muito diferente, que não estamos acostumados em motos.
É como quem está acostumado com motores a gasolina andar em um veículo com motor diesel. É melhor ou é pior? Nenhum dos dois, só é diferente.
Só para exemplificar, ela explode de torque logo na saída, mas a rotação rapidamente corta, pois atingiu o limite, obrigando a dar marchas. Ela não estica as marchas, só na estrada que isso é possível. É bem forte, mas para quem acelera e segura o acelerador no máximo esperando aquela hora que ela vai explodir, dar aquele coice, ela corta porque você precisa trocar de marcha. E aí muitos se decepcionam, porque está vendo uma aparência, uma cilindrada na cabeça, e o comportamento não é o que espera.
Mas na saída é bem forte, e todos que já experimentaram a moto confirmam isso. Numa tocada mais tranquila, vai ter força o tempo todo, e não como estão falando que ela não tem torque. Ela tem muito, só que se manifesta em rotações baixas, por isso precisa de um câmbio bem curto. Portanto tem que trocar bastante de marcha. Isso pra mim é bem prazeroso, mas tem gente que não vai gostar. Todos falam que muda o jeito de pilotar e que precisa de adaptação para aproveitá-la completamente. Isso leva algum tempo. Coisa de 5 minutos, como normalmente dizem.
Tem quem prefere uma moto com muito torque e mais capacidade de giros, como por exemplo citaram aqui a Bandit 1250. São conceitos diferentes, pois a Bandit vai continuar a ter mais desempenho quando o conta giros continuar a subir. A NC 700X não sobe o giro, portanto não vai ter aquela explosão de potência. Não tem o comportamento de uma super esportiva, e nem tenta ter. Para isso existem outras opções no mercado. Isso é característica dela, não um defeito como muitos tem dito aqui. Justamente essa característica diferente de giros faz com que ela seja bem econômica.
Ela se comporta quase como se fosse uma custom. Isso é ruim? Depende da pessoa. Se não gosta do jeito de pilotar custom, com cambio curto e dando marchas constantemente, não vai gostar dela. Mas falar que ela não tem força, que não vai conseguir ultrapassar caminhões porque vai ficar sem força, aí já é demais.
Para exemplificar, ela anda daquele jeito que se faz com motos com muito torque, dando muitos coices e dando muitas marchas rapidamente, sem esticar todas completamente. Aquela sensação de trator, mais ou menos como na XT 660R, também guardadas as devidas proporções.
É o uso que se faz nas cidades, pois não dá tempo do motor "explodir" com os giros . E ele é construído justamente para trabalhar assim. Aproveitamento máximo até o limite de giros, e então morre. Mais ou menos como a Fazer 250, só que guardadas as devidas proporções, como comparei antes.
É pra todo mundo? Certamente não. Muitos não vão gostar? Não, não vão. Aliás, vão odiar! Muitos vão gostar? Sim, eu entre eles! Dá pra usar na estrada? Claro, pois até chegar ao limite de giros, vai estar muito rápida. Tem esportividade? Não, e se é essa a característica que você espera da moto, compre outra coisa, como uma Versys.
E quanto ao problema de difamar a moto porque um dia pode vir a ovalizar os cilindros, sinto muito, mas a Honda tem bastante experiência em fazer motores com pistões deitados. Desde a Biz, passando para motores maiores, como a Goldwing. Portanto acho essa argumentação ridícula. Mas enfim, cada um tem o direito de pensar o que quiser.
Quanto ao preço, podem esperar que rapidamente vai abaixar. Porque a concorrente direta dela, na minha opinião, pela faixa de preço é a ER6. Não faz sentido ela custar mais que a Kawasaki, porque aí eu penso seriamente nela também. Acima tem a Transalp e a XJ6, que estão bem mais baratas também. É só aguardar o preço baixar, pois todo mundo hoje em dia que vai comprar uma moto maior, tem a internet como aliada. Muito poucos caem hoje em dia naquele papo do "Honda é Honda" em motos de maior cilindrada. E como o próprio vendedor da Honda me disse, eles sabem que terão que abaixar o preço dela para vender. Deixa passar a febre do lançamento, que alguns idiotas vão pagar esse preço todo por ela, que já já vai ficar bem interessante, tenho certeza.
Novos conceitos demandam mente aberta e boa vontade para aprender a aproveitar tudo o que essa nova moto propõe para aqueles que querem ter uma moto só que atenda vários usos. Tanto no dia a dia nas cidades, como os passeios tranquilos de fim de semana. Ela não vai ser a melhor em nada, mas vai ser muito boa nos vários usos a que se propõe.
Quem tem pouco tempo para a moto, e deseja tirar toda a emoção da moto que tem neste curto espaço de tempo que dispõe, provavelmente essa moto não sirva mesmo.
Quem usa diariamente, certamente vai pensar muito seriamente nela também.