Alow. Estou na minha quarta Bandit. A primeira foi uma 600 em 1999. Depois, só 1200 de 2001 até hoje, todas compradas novas. Nunca tive qualquer problema mecânico ou elétrico com elas, apesar do péssimo serviço das concessionárias Suzuki de São Paulo/SP. Somos obrigados a revisar a revisão para ter certeza de que pelo menos o essencial foi feito.
Sempre usei gasolina aditivada, até o surgimento da podium, daí a preferência passou a ser: podium, aditivada e comum (caso em que acrescento um aditivo, já que na estrada as vezes só tem comum). Talvez por isso também não tenha tido problemas de carburação. O consumo fica entre 17 e 19Km/l, depende da tocada - não ando com garupa.
Os pneus Michelin Macadam que vêm com a moto duram muito, para mais de 14000km em condições normais de uso, pelo menos para mim.
Ao substituí-los uso o Michelin Pilot Road, sempre nas medidas originais.
Pastilhas de freio: as traseiras gastam mais rapidamente, lógico. Por volta de uns 13/15000km é bom trocar. As dianteiras vão até pra mais de 25000km. As Bandits não podem usar pastilhas sinterizadas, isto danifica os discos de freio que não foram fabricados para este tipo de pastilha, comum só em esportivas. Para ver o cuidado que o dono tem com os discos basta passar o dedo neles. Têm que estar lisinhos, sem "trilhas" causadas por pastilhas muito duras. Marcas: só originais ou EBC organic. Coisas do tipo Fischer, Cobreq, Fabreq e outras só servem para motos pequenas, na Bandit vão detonar o disco e produzir chiados e pequenos estalidos, por causa da diferença de tamanho que, embora imperceptível ao olhar, produzem ruídos no acionamento do freio.
Óleo: sempre usei óleo comum, mineral, Mobil, troca a cada 3000Km rigorosamente e filtro a cada 6000km. Filtro de óleo sempre original e de ar também, nada de Fram, Moldspuma e outros bichos. Filtro de ar troco a cada 10000km. Uma ocasião tentei usar óleo sintético Motul mas pareceu que o motor esquentava mais e ficava mais ruidoso. Voltei para o Mobil mineral.
Velas: troco a cada 10000km, independente do estado delas; pois vela não se limpa, se troca mesmo.
Fluidos: a cada dois anos, não importa quanto rodei no período (freios, embreagem e suspensão dianteira). Só uma vez completei este período de dois anos com a mesma B12.
Farol: uso uma lâmpada da Osram de 4300K que ilumina melhor que a original.
Esquenta as pernas: esquenta sim, mas nada demais e não é boa idéia rodar de bermuda com ela, porque numa pequena tombada o motor que é muito saliente, pode encostar na perna e aí dói!! E como dói!
Conclusão: gosto do estilo da Bandit. Pensei em trocar a atual 2004 modelo 2005, adquirida no começo de 2005, por uma Buell XB12Ss, mas resolvi esperar a B12 2007 que deve chegar em outubro e vem com ABS e regulagem do assento, entre outras firulas.
A moto nunca me deu problemas, mas exige manutenção a altura de uma máquina como ela, que passa de 200Km/h. Quer dizer, é obrigatório usar peças, combustível e lubrificantes de ótima qualidade, fugindo das soluções milagrosas que não servem pra este tipo de moto. Na minha opinião, o custo/benefício da B12 é praticamente insuperável, considerando que não é adequada para estradas de terra.
Por hora é só.
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