Não sei se chega a ser mais econômica, pois abastecí uma vez apenas e foi durante uma viagem que andei de cabo enrolado. Agora quanto a fazer a conta errada, acho difícil. Na última medição enchí o tanque, andei 413 km e parei pra abastecer novamente: couberam 9.7 lts. Dividindo... noves fora... dá 42,58 km/l. Não ví esta parte do Biaggio, mas acho que então ele deveria ensinar como fazer a medição.
PS: Tenho os cupons ficais com a kilometragem de todos os abastecimentos deste ano, jogo em uma planilha e faço o acompanhamento do consumo e do gasto em dinheiro.
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"Consumo
tenho uma ybr ed 2005, faço em média 35 km/l e gostaria de fazer mais, será que é possível? Vejo muitos dizendo que fizeram 50km até mais por litro. E outra, se quiser usar a podium (petrobras), terei que fazer regulagem do carburador ? Pra finalizar, qual é a média real da ybr e o que fazer para render mais.
Ricardo - santos sp
1) O consumo de sua motocicleta está ótimo, quem fala que faz 50 km/litro provavelmente não sabe fazer o cálculo de consumo. 2) Não, Você só fará novas regulagens caso ocorra alguma anormalidade no sistema de alimentação!
também axei estranho, pois nao foram apenas um ou dois relatos que eu ouvi de Y´s fazendo medias proximas dos 50km/l...
minha ybr ta com 1.200 km rodados, ela deu as seguintes medias:
km/l
23
36
40
35
acho que depois dos 3.000 mil deve estabilizar numa media de 40 km/l, eu acho que para uma ybr fazer 50km/l é muito dificil, o cara tem que ser leve, nao passar por subidas muito grandes, nao levar garupa e andar de boa sem esguelar as marchas.
Pois é, acabei de ler nas cartas lá. Acho que você manter a média de 50 km/l em um tanque inteiro é muito difícil. Mas tem trechos que você faz média 50 e tem trechos que você faz média 25. Tenho certeza que no meu deslocamento casa/trabalho existem locais que conseguiria fazer 55 km/l com facilidade se todo trecho fosse com aquelas características. Porém tem locais que não faria nem 30 se fossem aquelas características no percurso todo. Mas, como disse, tenho os cupons dos abastecimentos, então tenho como provar as médias que fiz. E Marlos, com certeza sua motoca vai melhorar as médias com o passar dos kms.
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KEKOSAM, espero que sim. bom eu testei aquela gasolina nova da texaco tecrhom e minha moto piorou a media de consumo, com a aditivada da BR ela rodou 40 km/l e o desempenho nao melhorou em nada com a da texaco.
no manual fala gasolina aditivada, mais o tio tite ja disse que para motos carburadas a aditivadas nao tem vantagem nenhuma
kekosam escreveu: . Tenho certeza que no meu deslocamento casa/trabalho existem locais que conseguiria fazer 55 km/l com facilidade se todo trecho fosse com aquelas características. Porém tem locais que não faria nem 30 se fossem aquelas características no percurso todo. dos kms.
Pois então, o que me assustou um pouco foi que eu fico amais no percurso casa/trabalho, que é perimetro urbano 100% plano, eu peso apenas 58kg, nao estico as marchas, fora isso so uso a moto para ir a casa da minha namorada, percurso com as mesmas caracteristicas, mais tenho ctz que quando o motor "amaciar" vai melhorar a media...
Ontem e hoje rodei pra cacete, garupado como sempre, com minha namorada e hoje também com minha mãe. Foram 333.8 com 7.45 litros. Os trechos que andei sozinho se resumem a cerca de uns 15%( eu acho) do percurso total destes dois dias.
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Eu não sei se é meu estilo de pilotagem que é o mesmo desde o inicio da vida útil de minha moto. Com certeza esta média poderia ter sido melhor se eu não tivesse que andar a 100 para chegar aqui no serviço.
Não sou leve.Peso 89 quilos, minha namorada 56 e minha mãe uns 65/70. Ando direto com minha namorada, o que não impede de fazer tais médias.
Meu “macete” é andar na maciota, sobretudo nas primeiras marchas.Em um semáforo, por exemplo, todos motociclistas efetuam arrancadas mais fortes do que as que realizo. Acelerações graduais é fundamental; executo as trocas de marchas no limiar das rotações médias para as altas. Dificilmente utilizo rotações elevadas nas primeiras marchas, mas vale dizer que ando o necessário para estar nas frentes dos carros quando estes estão andando “normalmente”.
Acredito que devemos aprender a ouvir o motor. Não creio na tese que muitos defendem ao dizer que nossas motocicletas foram “feitas” para agüentar o “pau”. Em vias de transito rápido ando na faixa dos 80/90, excepcionalmente a 100, recurso que foi utilizado hoje para chegar a tempo aqui no serviço.
Fico intrigado pensando nos condicionantes que são responsáveis pelas médias de consumo das motos que são “idênticas” à minha. Acho que em algumas é pela forma que é conduzida e em outros, pela regulagem do carburador estar mais gastosa.
Vou lhes falar um negócio que não é novidade pra galera. Nossas motocicletas são econômicas pra porra.
Neste dois dias que andei em todas as Zonas do RJ( Norte,Sul, Oeste, Baixada) gastei apenas 17,87 R$ com gasolina da Petrobrás a 2,39.
Uma média diária de 8.90, onde se tivesse andado de ônibus e metro, só ontem, teria gasto 20,00.
Paulo, como vc faz para medir o consumo?
João Tadeu39205,9729861111
Eu sempre ouvi falar que é fácil fazer 40 Km/l com a YBR. É quase unanimidade que essa moto é a mais econômica das 125 nacionais.
Não se pode afirmar que a pessoa que diz que faz 50 Km/l provavelmente não sabe medir consumo. E se a pessoa tem a sorte de morar num lugar em que se pode manter um trajeto plano, sem cruzamentos, a uma velocidade constante de uns 60 Km/h?
Por curiosidade, confiram o link do site Inema, ele relata um campeonato de economia que foi realizado aqui no Sul em 2002. Está certo que os competidores fizeram tudo que foi possível para rodar mais com menos, mas o resultado é surpreendente:
http://inema.com.br/mat/idmat014623.htm
drigãoRJ escreveu: Paulo, como vc faz para medir o consumo?
É o seguinte, a minha moto veio com um pouco de gasolina no tanque, o suficienta para usar o tanque, e nao a reserva. Quando bateu reserva abasteci R$15,00 de gasolina podium a R$3,00 o litro, a moto rodou 140km com 5 litros ou seja, média de 28 km/l
Segunda media novamente reserva, mais apenas R$10, ou 3,33l, 108kms rodados, média de 32,4kms/l, agora vou encher o tanque pra ver a media...
Acho que é dificil andar de vagar o suficiente para tirar sempre a média de 50 kl/litro, mas não impossível.
Um carinha no orkut disse ter conseguido 54 e não duvido!!
Sei que muitos poderão achar que é mentira, mas quando fiz a minha melhor média andei garupado em boa parte da quilometragem.
Amigo, para se calcular a média com maior veracidade, aconselho-te a encher o tanque até a boca, marcando a quilometragem total até o próximo abastecimento que vc for completar novamente o tanque. Depois é só dividir a Quilomettragem pela quandidade de combustível...
Minha moto simplesmente não utiliza todo combustível do tanque. Posso colocar na reserva, ela morre sem combustível, mas ainda permanece uma quantidade enorme de gasosa que soa alto ao balançar do tanque.