ontem estava com meu estande da yamaha em um posto da ESSO, houve um momento
que estava sem fazer nada, nenhum cliente, então fui dar uma confiridinha nos
óleos, e vi um da mobil que chamou muito a minha atenção, "MOBIL 20W50
JOSA SM", a principio fiquei meio intrigado,
havia lido aqui no fórum que óleos com a sigla âSMâ não existiam no Brasil,
perguntei para o frentista e ele falou que era para carros, então resolvi ler o
rotulo e lá não falava nada nem tinha nenhum indicio que era especifico para automóveis.
A embalagem era de 500ml e custava 10 reais, se eu fosse colocar na minha moto
ia gastar 30,00.
Elf para motos não vi sm ainda a venda aqui no Brasil. Os da menzelub mais avançados, sinteticos e semi sinteticos são sm, pelo menos no site. Mas não achei pra vender
Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
Mapelu12 escreveu: Para os amigos se atualizarem,já tem óleo na categoria SN (melhor que SM).
Realmente, estava no site da API outro dia e ja tinha a indicação dessa categoria na tabela deles.
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calma lá gente, será que esse óleo não é aquele esquema de menos aditivos anda para não prejudicar o catalisador ao custo de um desgaste maior do motor a medio e longo prazo?
zuga escreveu: calma lá gente, será que esse óleo não é
aquele esquema de menos aditivos anda para não prejudicar o
catalisador ao custo de um desgaste maior do motor a medio
e longo prazo?
aquele esquema de menos aditivos anda para não prejudicar o
catalisador ao custo de um desgaste maior do motor a medio
e longo prazo?
Qual óleo?
As atualizações API S(__) nos automóveis acontecem visando menos emissões, maior durabilidade do catalizador ao custo de algum desgaste do motor. Outro detalhe é que os comando de válvulas dos carros atuais são a maioria roletados, com isso exigindo menos do óleo, daí da pra relaxar um pouco com esses óleos, daí vêem as atualização API retirando ou alterando alguns aditivos em determinado óleo visando menores emissões primeiramente.
Dá uma olhada em qualquer óleo de frota mistadaqui do Brasil, os mesmos apesar de terem atualização API C(__), mas para gasolina mantém a especificação SL.
Na boa eu acho que considerar só a especificação API para escolha do óleo meio enganosa. Tem que ver também o indice de viscosidade, quanto aos melhoradores do índice de viscosidade que determinado óleo tem. tem que ver a classificação ACEA. Tem que ver o preço se compensa...., tem que ver se o óleo é semi-sintético mesmo e não base mineral hidrocraqueada. E tem que testar na máquina se o mesmo corresponde de acordo com a propaganda e preço cobrado, tipo nas partidas a frio sem bateção e sem afinar durante periodos de exigência, sem falar na borra...
Só pra constar eu uso lubrax top turbo 15w40, tec turbo 10w40. já li esse forum desde o começo e aprendi muito com o chamã e você até pode encontrar um super óleo hiper bom, mas muitas vezes esses óleos sçao bem caros, dae tem que por na balança o custo beneficio do óleo também.
Concordo contigo. Mas além da diminuição das emissões, tem
a diminuição do consumo também. E outra: como ficaria a
compatibilidade com padrões mais antigo se os mais novos
não são tão eficientes na redução de atrito e outros
aspectos de performance?