doutor estranho escreveu: Eu respeito seu ponto de vista, mas vc me apresentou apenas uma opinião, nenhuma pesquisa, numeros etc.
Concordo que tb apresentei uma opinião sem fundamentação existente.
Até que apareca um estudo consistente sobre o assunto vamos ficar dando voltas.
Hum...ta bom. Vou dar minha experiencia então. Nos ultimos 4 anos, rodei 70 mil km de moto...40 mil numa intruder e 30 mil numa yes. Não retifiquei nenhum deles...logo não gerei nenhum volume de motor quebrado para ser retificado ou reciclado. Agora troca de 3000 em 3000 mil o oleo de minhas motos e considerando um litro de oleo em media(tirando a primeira troca que é com 1000km), gastei em torno de 24 litros de oleo para rodar esses 70000 km. Gerei 24 litros de volume de residuo. Se eu trocasse ele com a metade da vida util dele (gente, estou considerando meu uso, que não se encaixa no tipo severo, por isso a troca util é de 3000 mil km conforme o manual) seria em 1500 km. Para que eu rodasse 70 mil km logo seriam em torno de 48 litros de oleo. Eu dobraria o meu consumo e estaria descartando oleo com vida util ainda...aonde reflete isso ? Bem...eu sou um só né. Agora imagina todo mundo usando um lubrificante pela metade da vida util, seja la qual for a kilometragem util dele ? Em 70000 km eu dobrei meu descarte de oleo, bem de uso consumo e quantos motores eu mandei para o ferro velho, um bem duravel ? Considerando que sou um cara que dirige não pilota no dia a dia... Agora reflita ai com vc mesmo o quanto rodou nos ultimos 4, 5 anos e o que fez, o que descartou e o que consumiu. Depois pense no que podia ser evitado. Só isso.
Cara são pequenas coisas que cada um pode fazer só isso, pequenas mesmos, mas num universo enorme de usuarios fazendo a mesma coisa, um simples ato pequeno, ja reflete imensamente.
Agora vc escreveu que " Até que apareca um estudo consistente sobre o assunto vamos ficar dando
voltas." Concordo, só que esse estudo ja foi feito e esta la no manual do seu veiculo. Acredite nele. Siga o manual e faça as trocas conforme o seu uso, moderado ou severo.
Tem uma idéia disseminada aqui que se deve trocar o oleo qdo ele ainda estiver bom, muito provavelmente com vida util a cumprir... é como eu disse uma vez, se for assim troque o pneu do seu veiculo na metade da vida util dele tb, assim vc garante ter um pneu sempre em boas condições e evita qq problema com pneus. Qdo seu tanque de combustivel estiver pela metade, pare no posto, tire toda a gasolina que ta la e encha de novo, e assim vai. Eu vejo assim. Não da né...os caras tão fazendo lubrificantes cada vez mais avançados e continuamos a desconsiderar essas caracteristicas deles.
Use um lubrificante de otima qualidade, um combustivel de otima qualidade e tenha bons habitos pra guiar seu veiculo, vc vai economizar em manutenções preventiva e corretivas, aproveitara melhor seu combustivel, e a maquina ao todo tb lhe dara mais alegrias. E vc não vai estar depredando o planeta em nome de manter um motor 4 tempos funcionando por 10, 15 anos sem retifica ou sem mandar ele pro ferro velho.