Jduarte,
primeiramente, é uma honra tê-lo neste tópico.
Fica tranqüilo quanto à leitura de todos os posts, pois o tema gerou muitas páginas. E não é agora que o assunto vai deixar de ser discutido...
O amigo terá tempo para ler com calma tudo o que foi escrito.
Bom, mas vamos à questão suscitada: Castrol Actevo.
Amigo, Jduarte, avaliei este óleo e só pude concluir que o mesmo não consegue nada além do que qualquer óleo comum, dito "específico para motos", com API bem defasado, consegue.
Veja bem, não realizei testes laboratoriais neste produto, mas é dito que o mesmo possui tecnologia de "polarização" e que se trata de um óleo de tecnologia "sintética", dados dos quais duvido muito.
Sem querer entrar em uma discussão mais aprofundada do tema, mas já invadindo a seara do polêmico, é fato que a Castrol ganhou o direito de usar o termo "sintético" em produtos que não são efetivamente 100% sintéticos. Hoje em dia, sabemos que quase a totalidade dos óleos classificados como "sintéticos" são, na verdade, compostos hidrotratados e não se tratam de produtos realmente sintéticos, apesar de apresentarem nas embalagens tal classificação.
Assim, cheguei à conclusão que é possível que o Castrol Actevo seja, na verdade, um óleo mineral, 20W - 50, com API defasado em 20 anos ou mais, dotado de ésteres na sua fórmula - de modo a dotá-lo de polarização -, mas que não garante qualquer vantagem ao usuário.
Vários são os relatos de usuários deste produto que não notaram nada de mais no funcionamento do motor. Há, até, um caso específico, em que um amigo me contou que com o óleo "antigo" da moto, o motor trabalhava com ruído menos metálico quando comparado ao Actevo, que fez com que o barulho dos tuchos mecânicos ficasse mais nítido.
Desta forma, respondendo à pergunta do amigo, digo o seguinte: não use o Castrol Actevo.
Trata-se de mais um óleo "específico para motos" que custa caro e que não garante qualquer vantagem ao seu usuário. Entre usá-lo e utilizar um outro produto qualquer 20W - 50, com API - SG, qualquer coisa servirá e protegerá o motor da mesma forma.
Prefiro o Top Turbo e a proteção conferida pelo mesmo.
Um abraço grande e espero tê-lo ajudado.