Caramba! O tópico está bombando!
Vamos ao que interessa: o Top Turbo sai sim, dos motores, muito sujo, o que é sinal do excelente trabalho do pacote de aditivos que o compõe. Não é, a cor muito preta, sinal de problemas. Muito pelo contrário, é um sinal de que um bom trabalho de limpeza foi feito no interior do motor. Jamais se deve pensar que o óleo perdeu suas propriedades em função da rápida alteração na sua coloração.
Lembrem-se: trata-se de um óleo API - SL, com aditivação pesada para o combate às impurezas e à oxidação da máquina. É neste aspecto que sempre critiquei os óleos com aditivação SG ou SF, muito defasados, que não conseguem combater eficazmente os resíduos provenientes da combustão.
Quanto ao óleo sair parecendo "água", também é normal. Pois é um óleo com SAE 40 a 100ºC, o que o deixa mais fluido em altas temperaturas.
Quanto ao Tec Turbo, é um excelente produto. Aliás, apesar de não ter a mesma aditivação do Top Turbo, é um óleo que possui realmente componentes sintéticos de alto desempenho na sua fórmula. Não apresentará problemas acaso seja utilizado nas Suzukis. Apresentará bom desempenho, a exemplo do que os amigos já estão percebendo com o Top Turbo.
No que concerne aos preços, realmente é questão de procurar. Já achei o Top Turbo por R$ 7,00 e já o encontrei por R$ 15,00, ou seja, depende mesmo do lugar onde se procure.
Ademais, gostaria de contar aos amigos algo que aconteceu nos EUA, nos anos 70, e que causou um grande efeito nos consumidores norte-americanos.
Bom, os vendedores de lubrificantes, nas grandes lojas de autopeças, foram aconselhados a usar uma técnica de propaganda negativa para fincar, nas mentes dos consumidores, que efetivamente existia uma grande diferença entre óleos automotivos e óleos de motocicleta. Para isso, bastava que se perguntasse aos consumidores, quando diziam que iam usar óleos automotivos em suas motos, o seguinte: "Você não vai usar este tipo de coisa na sua moto, vai?"
Pronto, estava em campo uma das mais ardilosas táticas para convencer a todos que óleos automotivos e motociclísticos não se combinavam.
Eu mesmo, outro dia, ao parar num posto da Esso, na BR 116, fui questionado sobre qual óleo estava usando na minha moto. Ao dizer que usava o Lubrax Top Turbo, o técnico que fazia testes no combustível do posto, riu e disse que minha moto não ia rodar mais 100 kms sem "bater o motor".
Disse a ele: "Já sei, você vai me dizer que óleo de moto tem um pacote de aditivos para a embreagem não patinar e que tem que ser JASO MA e que tem que ter API de vinte anos atrás, certo?"
O cara respondeu: "É, é por aí mesmo..."
Fui embora do posto sem dizer a ele que já estou rodando a quase 4.000 kms com o Top Turbo sem problema algum na caixa ou no motor da "Mulata".
Então, direi aos amigos: Pessoal, perguntem a si mesmos qual é porquê de se pagar R$ 12,00 num Top Turbo, que é um óleo com muito mais qualidade que um Lubrax Moto GP, e se pagar os mesmos R$ 12,00 neste último, que é basicamente o mesmo produto há vinte anos? Como, afinal, um óleo com API "SG" ou "SF" pode custar o mesmo que um outro com API "SL" ou até "SM"?
Algo tem de estar errado!
Sobre a pergunta acerca do Lubrax Valora 5W - 30, API - SL, eu não o aconselharia para o uso em uma moto. Trata-se de um óleo classificado como "Energy Conserving", ou seja, com reais aditivos de redução de atrito que, neste caso específico, podem sim deixar a moto com a embreagem patinando.
É bem verdade que já vi meu mecânico falar que "uma vez usou óleo 5W - 30 para reduzir o consumo da moto dele e que isto nunca foi motivo para a embreagem patinar", o seja, não conheço, na prática, o resultado do uso de um óleo destes.
Mas o que realmente me faz desaconselhar este lubrificante é o fato do mesmo possuir um índice de viscosidade de 173, o que é muito alto e indica uso de muita aditivação melhoradora do índice de viscosidade. Como já abordei anteriormente, este óleo, depois de poucos quilômeros de uso, muito provavelmente perderá rapidamente a sua viscosidade na fase quente por conta da quebra desta aditivação, o que acabará por expor o conjunto mecânico a riscos desnecessários.
Definitivamente, não acho uma boa opção em função do alto índice de desgastes e de resíduos metálicos que produzirá.
OK!?!