Diário da MIRAGE 150

17 Set 2012 14:00 #9376 por mansel
Respondido por mansel no tópico Diário da MIRAGE 150
hoje venho relatar sobre o pneu, eles deveriam vim sem câmara, ontem fiquei no prego, preno domingo e não achei borracheiro, então hoje resolvi tirar a câmara q pelo menos quando entrar um prego ainda rodo um mês tranquilo...mas vejam a peregrinação;
fui ao borracheiro e o bico não entrava na roda(o buraco do pito é mais estreito q nas rodas convencionais, entâo me indicou uma tornearia, lá eles aumentaram a espessura do buraco, se vc's quiserem tirar a câmara não fazem esse procedimento em qualquer lugar pois o tamanho do buraco é preciso se o bico ficar folgado já era, leve uma roda convencional p medirem com taquímetro), voltei ao borracheiro q colocou o bico(ele tem o instrumento adequado p fazer, não deixe usar alicate ou truqueza pode danificar o bico),tudo montado pneus cheio e s/ câmara.e agora vou colocar o pneu na moto q com essa correria é melhor levar somente a roda. Há a roda q levei era do borracheiro onde comprei o bico e devolvi quando voltei p ele colocar o bico.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2012 14:24 #9377 por GuilhermeBSB
Respondido por GuilhermeBSB no tópico Diário da MIRAGE 150

feresber escreveu:

DocPig escreveu: GuilhermeBSB, a regulagem da embreagem também é maliciosa.... Com a embreagem totalmente acionada, a moto não pode se mover com aceleração ou na marcha lenta... A função da embreagem é regular a transferência da potencia da caixa de marchas para o eixo do pinhão e promover o movimento da moto.... Uma regulagem adequada da folga da embreagem permite até economia de combustível e uma pilotagem mais segura..... Custei para conseguir uma regulagem satisfatória da embreagem da minha M150... às vezes, principalmente na primeira engrenada do dia, com motor frio, a moto dá um pequeno pulo para frente....A regulagem dever ser feita próxima a manete da embreagem e também no sistema junto ao motor....Porém é preciso alguma experiência para um bom resultado...No começo foram muitas tentativas e erros, precisei da ajuda do mecânico...rsrsrsrs....



Ao ligar pela manhã, com a embreagem acionada, manobro ela (andar pra frente ou pra trás pressionado a embreagem) e só depois engato a marcha. Qdo faço isso ela não dá tranco, acho q fazendo isso força o óleo a circular.


Eu adotei outra técnica que vi em um post bem antigo aqui do fórum: logo após ligar ela fria, puxar a embreagem e dar algumas aceleradas.... mais ou menos umas 3 boas aceleradas é o suficiente para fazer a moto não dar mais o tranco.

Bandit 650S Vermelha!
Anterior: Mirage 150 Grená
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: DocPig

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2012 14:38 #9378 por GuilhermeBSB
Respondido por GuilhermeBSB no tópico Diário da MIRAGE 150

feresber escreveu:

GuilhermeBSB escreveu: Galera, peguei a minha moto da revisão de 6 mil km na quinta feira...
Bem, quase tudo que pedi para arrumarem, conseguiram... Com exceção do velocímetro.
Sabe aquele negócio da moto ficar com as marchas duras depois de andar muito em velocidades constantes de 80km/h ou mais? Isso não existe mais na minha moto.
Desde o dia que peguei ela da revisão, quando paro com a moto quente o neutro entra normal, sem precisar dar nenhuma empurradinha... só na manha mesmo. As marchas estão extremamente macias.
Custei a vir relatar isso aqui, para ver se era algo pós revisão, mas já cheguei a andar 30km seguidos a uns 100km/h e quando parei a moto estava muito quente, e sem precisar de nenhum truque o neutro entrou normalmente.
Então, se alguém acha que esse negócio das marchas ficarem duras quando a moto está muito quente é 'característica' da moto, isso não é normal, pois conseguiram resolver esse 'problema' da minha moto. Problema sim, pois as marchas duras me deixavam muito triste...rs

Outra coisa, o pinhão de 17 VAZ HB03.117 não serve na mirage. Na cc eles me falaram isso, achei que era frescura... Hoje fui na loja onde comprei o pinhão, o dono da loja me propôs a trocar com eles, o mecânico dele constatou que não serve mesmo... Mas o de 16 fica perfeito. Então se alguém colocou o pinhão de 17, gostaria que se pudesse, me informasse o código de fabricante do mesmo, pois gostaria de colocar o de 17, mas por hoje, o de 16 é muito bom... senti uma diferença brutal no desempenho da moto.

Em relação às marchas... Bem, não sei ao certo o que o mecânico fez, mas ele regulou a embreagem... a moto ficava querendo "sair" quando estava engatada a 1º parado no semáforo, isso não acontece mais, pois para trocar as marchas agora é preciso trabalhar com a embreagem quase na ponta dos dedos... No primeiro dia estranhei bastante, mas já acostumei.
Penso que isso possa interferir um pouco no fato de conseguir colocar o neutro com ela parada.
Outra coisa que fizeram de diferente do que já tinha feito desde então, é colocar um óleo Texaco Havoline.

Na semana que vem vou ligar para a concessionária onde fiz a revisão e tentar falar com o mecânico para parabenizá-lo, ou vou pessoalmente. Pois do jeito que ele deixou a moto, é para se parabenizar mesmo... ela está mil vezes melhor do que quando tirei 0km da outra cc. Para aproveitar, vou perguntar a ele o que foi feito para caso as marchas voltem a ficar duras eu possa orientar outro mecânico a fazer a mesma coisa que foi feito na revisão.
Qualquer coisa relato a vocês se é preciso fazer algo diferente para melhorar a troca de marchas da moto.
A minha agora está perfeita no quesito pilotagem. Só vou tentar arrumar o velocímetro pela garantia agora... continua com aquele problema acima de 90km/h.

Agora vou tentar diminuir um pouquinho a aceleração dela e fazer a próxima média de consumo, é certo de que vai estar mais econômica, antes de calcular a média certinha já percebi que ela está mais econômica.


Guilherme, tomara q a sua continue assim, vai relatando pra gente...
Digo isso pq depois q faço a revisão, realmente, nas primeiras centenas de km a moto tá uma maravilha, depois, voltam as "caracteristicas". Acho q melhora pq o óleo é trocado (uso o havoline tb = yamalube) e a embreagem regulada. Vou tentar regular a embreagem com mais frequência pra ver se é isso.


Rapaz.... Já ta chegando a hora de trocar o óleo de novo e as marchas continuam do mesmo jeito de quando saiu da revisão...
Nesse meio tempo já peguei longos trechos de estrada andando acima de 80km/h, vários congestionamentos infernais... e a reação da moto ao passar as marchas e colocar no neutro é sempre a mesma...
Também estou passando WD40 nos encaixes do pedal da marcha, acho que isso pode ajudar a manter o melhor funcionamento por mais tempo...

Bandit 650S Vermelha!
Anterior: Mirage 150 Grená

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2012 14:39 #9379 por GuilhermeBSB
Respondido por GuilhermeBSB no tópico Diário da MIRAGE 150

mansel escreveu: hoje venho relatar sobre o pneu, eles deveriam vim sem câmara, ontem fiquei no prego, preno domingo e não achei borracheiro, então hoje resolvi tirar a câmara q pelo menos quando entrar um prego ainda rodo um mês tranquilo...mas vejam a peregrinação;
fui ao borracheiro e o bico não entrava na roda(o buraco do pito é mais estreito q nas rodas convencionais, entâo me indicou uma tornearia, lá eles aumentaram a espessura do buraco, se vc's quiserem tirar a câmara não fazem esse procedimento em qualquer lugar pois o tamanho do buraco é preciso se o bico ficar folgado já era, leve uma roda convencional p medirem com taquímetro), voltei ao borracheiro q colocou o bico(ele tem o instrumento adequado p fazer, não deixe usar alicate ou truqueza pode danificar o bico),tudo montado pneus cheio e s/ câmara.e agora vou colocar o pneu na moto q com essa correria é melhor levar somente a roda. Há a roda q levei era do borracheiro onde comprei o bico e devolvi quando voltei p ele colocar o bico.


Se a minha moto furar o pneu, sei nem o que fazer se não tiver um borracheiro por perto. kkkkk

Bandit 650S Vermelha!
Anterior: Mirage 150 Grená

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2012 14:51 #9380 por Karas
Respondido por Karas no tópico Diário da MIRAGE 150
Pessoal, o pedal de câmbio da Mirage tem uma haste que também pode ser feito um ajuste. Alguém já procurou fazer ajuste nela pra ver se melhora?

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2012 15:28 #9381 por feresber
Respondido por feresber no tópico Diário da MIRAGE 150

GuilhermeBSB escreveu:

feresber escreveu:

GuilhermeBSB escreveu: Galera, peguei a minha moto da revisão de 6 mil km na quinta feira...
Bem, quase tudo que pedi para arrumarem, conseguiram... Com exceção do velocímetro.
Sabe aquele negócio da moto ficar com as marchas duras depois de andar muito em velocidades constantes de 80km/h ou mais? Isso não existe mais na minha moto.
Desde o dia que peguei ela da revisão, quando paro com a moto quente o neutro entra normal, sem precisar dar nenhuma empurradinha... só na manha mesmo. As marchas estão extremamente macias.
Custei a vir relatar isso aqui, para ver se era algo pós revisão, mas já cheguei a andar 30km seguidos a uns 100km/h e quando parei a moto estava muito quente, e sem precisar de nenhum truque o neutro entrou normalmente.
Então, se alguém acha que esse negócio das marchas ficarem duras quando a moto está muito quente é 'característica' da moto, isso não é normal, pois conseguiram resolver esse 'problema' da minha moto. Problema sim, pois as marchas duras me deixavam muito triste...rs

Outra coisa, o pinhão de 17 VAZ HB03.117 não serve na mirage. Na cc eles me falaram isso, achei que era frescura... Hoje fui na loja onde comprei o pinhão, o dono da loja me propôs a trocar com eles, o mecânico dele constatou que não serve mesmo... Mas o de 16 fica perfeito. Então se alguém colocou o pinhão de 17, gostaria que se pudesse, me informasse o código de fabricante do mesmo, pois gostaria de colocar o de 17, mas por hoje, o de 16 é muito bom... senti uma diferença brutal no desempenho da moto.

Em relação às marchas... Bem, não sei ao certo o que o mecânico fez, mas ele regulou a embreagem... a moto ficava querendo "sair" quando estava engatada a 1º parado no semáforo, isso não acontece mais, pois para trocar as marchas agora é preciso trabalhar com a embreagem quase na ponta dos dedos... No primeiro dia estranhei bastante, mas já acostumei.
Penso que isso possa interferir um pouco no fato de conseguir colocar o neutro com ela parada.
Outra coisa que fizeram de diferente do que já tinha feito desde então, é colocar um óleo Texaco Havoline.

Na semana que vem vou ligar para a concessionária onde fiz a revisão e tentar falar com o mecânico para parabenizá-lo, ou vou pessoalmente. Pois do jeito que ele deixou a moto, é para se parabenizar mesmo... ela está mil vezes melhor do que quando tirei 0km da outra cc. Para aproveitar, vou perguntar a ele o que foi feito para caso as marchas voltem a ficar duras eu possa orientar outro mecânico a fazer a mesma coisa que foi feito na revisão.
Qualquer coisa relato a vocês se é preciso fazer algo diferente para melhorar a troca de marchas da moto.
A minha agora está perfeita no quesito pilotagem. Só vou tentar arrumar o velocímetro pela garantia agora... continua com aquele problema acima de 90km/h.

Agora vou tentar diminuir um pouquinho a aceleração dela e fazer a próxima média de consumo, é certo de que vai estar mais econômica, antes de calcular a média certinha já percebi que ela está mais econômica.


Guilherme, tomara q a sua continue assim, vai relatando pra gente...
Digo isso pq depois q faço a revisão, realmente, nas primeiras centenas de km a moto tá uma maravilha, depois, voltam as "caracteristicas". Acho q melhora pq o óleo é trocado (uso o havoline tb = yamalube) e a embreagem regulada. Vou tentar regular a embreagem com mais frequência pra ver se é isso.


Rapaz.... Já ta chegando a hora de trocar o óleo de novo e as marchas continuam do mesmo jeito de quando saiu da revisão...
Nesse meio tempo já peguei longos trechos de estrada andando acima de 80km/h, vários congestionamentos infernais... e a reação da moto ao passar as marchas e colocar no neutro é sempre a mesma...
Também estou passando WD40 nos encaixes do pedal da marcha, acho que isso pode ajudar a manter o melhor funcionamento por mais tempo...


Bom saber q continua assim, Guilherme.
Na minha faço tb tudo isso e não consigo esse resultado :(

ex: mirage 150 preta - 2011 / 11~13
Atual: tenere 250 preta 2013 / 13~

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2012 15:31 #9382 por feresber
Respondido por feresber no tópico Diário da MIRAGE 150

GuilhermeBSB escreveu:

mansel escreveu: hoje venho relatar sobre o pneu, eles deveriam vim sem câmara, ontem fiquei no prego, preno domingo e não achei borracheiro, então hoje resolvi tirar a câmara q pelo menos quando entrar um prego ainda rodo um mês tranquilo...mas vejam a peregrinação;
fui ao borracheiro e o bico não entrava na roda(o buraco do pito é mais estreito q nas rodas convencionais, entâo me indicou uma tornearia, lá eles aumentaram a espessura do buraco, se vc's quiserem tirar a câmara não fazem esse procedimento em qualquer lugar pois o tamanho do buraco é preciso se o bico ficar folgado já era, leve uma roda convencional p medirem com taquímetro), voltei ao borracheiro q colocou o bico(ele tem o instrumento adequado p fazer, não deixe usar alicate ou truqueza pode danificar o bico),tudo montado pneus cheio e s/ câmara.e agora vou colocar o pneu na moto q com essa correria é melhor levar somente a roda. Há a roda q levei era do borracheiro onde comprei o bico e devolvi quando voltei p ele colocar o bico.


Se a minha moto furar o pneu, sei nem o que fazer se não tiver um borracheiro por perto. kkkkk


Eu sempre ando com reparador instantâneo na mochila, se acha em qq mercado ou loja de motopeças... segura pelo menos até chegar num borracheiro.

ex: mirage 150 preta - 2011 / 11~13
Atual: tenere 250 preta 2013 / 13~
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: GuilhermeBSB

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2012 15:33 #9383 por feresber
Respondido por feresber no tópico Diário da MIRAGE 150

Karas escreveu: Pessoal, o pedal de câmbio da Mirage tem uma haste que também pode ser feito um ajuste. Alguém já procurou fazer ajuste nela pra ver se melhora?


Karas, eu mesmo nunca fiz, tb não sei se o mecânico já fez...

ex: mirage 150 preta - 2011 / 11~13
Atual: tenere 250 preta 2013 / 13~

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2012 18:10 #9384 por Karas
Respondido por Karas no tópico Diário da MIRAGE 150

feresber escreveu:

Karas escreveu: Pessoal, o pedal de câmbio da Mirage tem uma haste que também pode ser feito um ajuste. Alguém já procurou fazer ajuste nela pra ver se melhora?


Karas, eu mesmo nunca fiz, tb não sei se o mecânico já fez...

Sei que fiz uma vez, mas faz tempo, ainda orientado pelo criador do tópico (Fabinho). Mas não custa tentar.
Outra ideia que me havia surgido na época, não sei bem se foi com a M150 ou com a CRZ SM 150, mas acredito que pode-se colocar um pedal de câmbio com a haste mais comprida, lógico que se o piloto tiver o pé pequeno, fica inviável.
Gosto de ver esse tópico e vejo que a maioria fala sobre o dificuldade que encontra no câmbio.

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Set 2012 16:23 #9385 por feresber
Respondido por feresber no tópico Diário da MIRAGE 150
hoje pela manhã ao ligar a moto, aciono a embreagem e.... o cabo rompeu!!!
após quase 16000km de uso e em frente de casa..... ô motinho boa, até qdo quebra não deixa na rua!!!!
já tinha um reserva então troquei e... não conseguia regular de jeito nenhum; empurrei até o mecânico (uns 200m) e em 2 minutos acertou tudo.
agora sim o neutro entra até com a moto parada... tomara q fique assim. :P
usei o cabo zark (n.22870kgab400) para cg125 titan 2002/2003.
abçs

ex: mirage 150 preta - 2011 / 11~13
Atual: tenere 250 preta 2013 / 13~

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Set 2012 19:05 #9386 por GuilhermeBSB
Respondido por GuilhermeBSB no tópico Diário da MIRAGE 150

feresber escreveu: hoje pela manhã ao ligar a moto, aciono a embreagem e.... o cabo rompeu!!!
após quase 16000km de uso e em frente de casa..... ô motinho boa, até qdo quebra não deixa na rua!!!!
já tinha um reserva então troquei e... não conseguia regular de jeito nenhum; empurrei até o mecânico (uns 200m) e em 2 minutos acertou tudo.
agora sim o neutro entra até com a moto parada... tomara q fique assim. :P
usei o cabo zark (n.22870kgab400) para cg125 titan 2002/2003.
abçs


Isso me faz pensar mais ainda que o fato do neutro entrar com ela parada está relacionado à regulagem da embreagem.
Pedi para o mecânico da cc regular a embreagem após uma dica do Karas...rs

feresber, reparou se as marchas estão mais macias ou continuam macias após o motor esquentar MUITO?

Amanhã devo trocar o óleo da minha moto e tenho medo de ferrar tudo e voltar a ficar ruim como era antes.. kkkkkk

Bandit 650S Vermelha!
Anterior: Mirage 150 Grená

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Set 2012 20:15 #9387 por DocPig
Respondido por DocPig no tópico Diário da MIRAGE 150
Pois é, feresber.... Por enquanto a caixa tá legal mas se voltar a ter problemas já pensei em fazer isto, trocar pela da CG...

O prazer de andar de moto, com segurança .... não tem preço!!!

MIRAGE 150 - FLECHA VERMELHA

Niterói/RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Set 2012 00:28 #9388 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico Diário da MIRAGE 150
O que os amigos estão relatando é sim, regulagem de embreagem.

O sintoma da moto "querer" sair andando com a primeira engatada é típico de embreagem baixa demais (pode ao longo do tempo resultar em problemas mecânicos na caixa por engates imprecisos e secos entre engrenagens). Dificuldade de engatar o neutro, também é embreagem baixa.
A propósito, os mecânicos tem uma mania triste de deixar embreagem baixa demais e pedal de freio alto demais. Irritante isso, eles não aprendem nunca!
Regulem ou peçam para regular a embreagem de acordo com o manual da Mirage, não tem erro.
Se o manual não dá detalhes disso, podem fazer a regulagem padrão para a maioria das motos. É simples:
- afrouxe a porca e a contraporca que existem no final do cabo de embreagem, no bloco do motor
- com motor quente, deixe o câmbio no neutro
- regule o cabo torcendo a porca/contraporca de maneira que, na ponta do manete de embreagem, fique um curso de 1 a 1,5 cm medido na extremidade do manete, entre a posição totalmente em repouso e a posição já fazendo pressão no cabo de embreagem. Movimente o manete puxando e soltando enquanto faz a medição com uma régua qualquer
- ligue o motor, engate a primeira e sem acelerar solte muito lentamente a embreagem até sentir que a moto está se movendo de leve ou o motor está diminuindo a rotação. Se nesse momento o manete ainda tem um pouco de curso até soltar completamente, a embreagem está regulada e "bem destacada", como se diz em mecânica
- aperte a porca e a contraporca.
Rode com a moto e verifique se melhorou. Em geral, melhora mesmo.
A folga é esse "jogo" que o manete faz como se tivesse "solto" e que não deve ser muito, coisa de 1 a 1,5 cm medido na ponta do manete, com motor aquecido.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Set 2012 12:35 #9389 por feresber
Respondido por feresber no tópico Diário da MIRAGE 150
perfeito piccoli e karas, tb acho isso... porém tb acho q há alguma "característica" de projeto q faz com q a embreagem "perca" a regulagem mto precocemente, parece q tem q regular a cada 100km ou menos!!!

depois de 50km o neutro já não entra com ela parada, fria ou quente, a segunda tá entrando bem macia e as reduções tb estão melhores, mas o neutro... :angry:

eu, particularmente, não ligo, já to mais q acostumado em botar o neutro em movimento, mas vou tentar aprender a regular pra fazer eu mesmo com mais frequência ;)

guilherme espero ter te respondido tb.
piccoli, perfeita a explicação, mais fácil só desenhando!rsrs

ex: mirage 150 preta - 2011 / 11~13
Atual: tenere 250 preta 2013 / 13~
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: GuilhermeBSB

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Set 2012 13:08 #9390 por GuilhermeBSB
Respondido por GuilhermeBSB no tópico Diário da MIRAGE 150
Acho que se a regularem for feita muito bem, não precisa ficar regulando com tanta frequência assim...
Ao menos a minha, está chegando nos 1000km após a revisão ( foi quando mexeram na embreagem ) e continua de Buenas! rs
Acho que vou passar a trocar o óleo com 1.200km rodados, com 1000km ele ainda está com uma boa aparência...
Lembrando que no manual consta 1.500km. Mas deve depender muito do tipo de uso... minhas viagens são geralmente bem longas ( 35km ).

Bandit 650S Vermelha!
Anterior: Mirage 150 Grená

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:1.082 segundos