Degraus das cilindradas - Importância

30 Nov 2010 13:04 #91 por aprimo
UFA li as 9 páginas e confesso que a partir de agora, toda vez que subir em qualquer moto lembrarei deste tópico.


Sobre uma HORNET... vejam os vídeos: http://www.youtube.com/results?search_query=acidente+hornet+ 600&aq=f


Há 2 anos, entrei no MO para conhecer sobre motos e obter algumas dicas, resultado: viciei em motos, no Motonline e comprei uma. Bem, relatarei a seguir minha experiência complementando aos demais colegas e espero servir de exemplo aos futuros motociclistas. Não sou a favor de começar logo numa moto maior que 250c (ideal 125cc), não vale a pena os riscos.


No dia 27/08/09 tirei minha carteira A, comprei uma Intruder, ou seja, uma moto leve, 125cc, baixa, fácil de segurar entre as pernas, a sola do pé fica apoiada ao chão, etc. Sem muita experiência, apenas com as aulas de moto-escola (100km percorridos no máximo), partir para as ruas de Belo Horizonte e Contagem/MG. No início, muito estressante, com minha mulher na garupa (ela se tivesse medo de moto, já teria enfartado) e para completar numa época de muita chuva. Um ano depois, troquei para a Fazer 250 e aí sim percebi o risco que correria nas ruas se estive nela desde o primeiro momento. Agora pretendo pegar uma 600cc, mas só quando tiver no mínimo 2 anos de 250 cc.


Aos 6 meses de carteira, ainda na Intruder, levei um tombo sério, mas por imprudência de um motorista que fechou outro motorista, o carro veio em cima de mim e sem espaço na pista tive que jogar a moto num canto cheio de areia, conclusão: freiada num momento errado, a moto derrapou a roda dianteira e fui cair dentro de um bueiro (boca de lobo). Fiquei pensando..., o que eu poderia ter feito para ter evitado o tombo? talvez, experiencia, não sei! Mas, se estivesse na Fazer ou numa moto maior teria parado do outro lado da pista, sentido contrário e bateria de frente com algum carro, com certeza pelo local do acidente teria sido trágico ( http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt- br&geocode=&q=belo+horizonte&sll=-14.179186,-50. 449219&sspn=99.751706,157.324219&ie=UTF8&hq=&amp ; ; ;hnear=Belo+Horizonte+-+Minas+Gerais&ll=-19.91216,-43.94 2534&spn=0,0.004801&t=h&z=18&layer=c&cbl l=-19.912011,-43.942384&panoid=Wni-li2R8WemKutndg_cRg&am p;am p;am p;cbp=12,220.77,,0,29.56 ).


A história é longa, acho melhor resumir o seguinte: não vale a pena arriscar a vida só por vaidade (caso de muitos). Seja um motociclisca consciente e prudente, pilote com respeito a vida, principalmente pensando em sua família e obdecendo a sua evolução, reflexos e pilotagem defensiva sobre as duas rodas. Há tempo pra tudo, agora começar numa moto acima de 250cc, na minha opinião, é antecipar a sua chegada no "céu dos motoqueiros".


minha dica:


(125cc + 1 ano) + (250cc + 2 anos) + (>500cc+) = uma vida inteira com mais segurança.


abs.
aprimo40512.6334606481

_________________________

Next:600cc

Now: Fazer 250

Old: Intruder 125

BH/Contagem | MG.



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Dez 2010 13:55 #92 por Adilson Gomes
Bom meus amigos no meu caso foi totalmente diferente, comecei com uma Shadow 600 sem nunca ter andado de moto no transito de Sampa, meu irmão sempre teve moto e eu andava aquelas voltinhas no quarteirão mas com motos pequenas, confesso que ñ é facil, hj temos uma Yes para trabalho na loja e eu tenho uma Sahara mas qndo ando na Yes ñ tenho a mesma confiança q nas motos maiores...Por isto acho inrelevante o tamanho da moto, mas sim a forma como pilotar...

Mais hum do BANDO....
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mickfern

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Dez 2010 06:11 #93 por Roder
Respondido por Roder no tópico Degraus das cilindradas - Importância
Fala galera!


Li o comentários de todos.


O que me parece lógico é que na vida tudo parte da evolução. Primeiro engatinhamos depois andamos e ao final é que corremos, tudo é evolutivo e contínuo. Ao meu ver para moto é a mesma coisa. Uma pessoa que nunca dirigiu um moto obviamente não deveria de maneira alguma começar com uma moto acima de 250cc. Primeiro porque quando começamos com motod menores aprendemos muito sobre o espaço na rua, entender o trânsito e como já foi comentado ao levar um tombo os riscos diminuem.


As motos maiores perdoam muito pouco os erros e quando o erro acontece a chance de sair machucado cresce muito.


Outro fato que acredito importante é que nõ existe um tempo exato para dar UP e aumentar o tamanho da moto. Existe a consiencia de cada um em entender se a própria pessoa ja se sente capaz de pilotar algo maior e a partir daí é só treinar mesmo.


Use sempre a cabeça e deixe de ser apressado. a evoluç ão é uma coisa que tem que existir





abs a todos!

Honda CG 125 Fan

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Dez 2010 07:54 #94 por Correa
é isso ai....


Falou bem.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Dez 2010 11:53 #95 por Adilson Gomes
Não quero criar polemica, mas navegando na net achei uma estatisca bastante interessante de 2007, segue abaixo:


Com base nos pesquisadores citados, o perfil histórico desses acidentados é o seguinte:

- 87% são do sexo masculino;
- 86% estão situados abaixo dos 40 anos de idade, sendo que 63% têm entre 18 e 24 anos e 4% estão abaixo dos 18 anos;
- 16% são garupas.

Quanto às motos envolvidas nos acidentes:

- 85% são de até 125cc;
- 11% são de 125cc a 200cc;
- 4% são acima de 200cc;
- 53% têm até 3 anos de uso;
- 47% têm acima de 3 anos de uso.

Ainda com base nos dados apresentados, as circunstâncias dos acidentes serão as seguintes:

- 24% dos acidentados estarão alcoolizados;
- 77% dos acidentes ocorrerão durante o dia, sem chuva;
- 28% dos acidentados não estarão usando capacete.
O mais importante e cobrar-mos das autoridades uma melhor preparação dos condutores, no exame em Sampa ñ se usa freio dianteiro e se faz em 1ª marcha, nas autoescolas se aprende a tirar a habilitação e ñ pilotar, por isto acho q a moto ñ é mto importante.

Mais hum do BANDO....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Dez 2010 12:35 #96 por Roder
Respondido por Roder no tópico Degraus das cilindradas - Importância
Fala Adilson!


Legal você ter postado esses dados, porque eles nos ajudas a pensar o seguinte:


Dados estatisticos devem ser lidos e interpretados, como você mesmo pode ver o maior numero de acidentes acontece disparado em motos de motores menores. Ou seja ocorre com pessoas que geralmente estão começando. Mas aí alguém vai falar "você não viu que o maior numero de acidentes acontece com pessoas de 3 ou mais anos com a moto?", esse dado pode ser facilmente interpretado. Hoje no Brasil, segundo a Abraciclo, mais de 70% das vendas de motos são abaixo de 150cc, o que aumenta muito a chance de os acidentes acontecerem com motos menores. Além disso sabemos o quanto existem pessoas que trabalham em cima de duas rodas (motoboys). Os motoboys em 95% dos casos estão usando CGs ou motores de 150cc para baixo. Geralmente eles possuem mais de 3 anos guiando a mesma moto, porém por estarem o tempo todo nas ruas acabam sofrendo muito mais acidentes.





Interpretar os dados é muito importante!


Somente para reafirmar minha posição e naquilo que eu acredito.





Adislon seria legal também você postar a fonte dessas informações, porque é sempre legal a gente poder ter acesso e dar uma olhada!





valeu a todos





abs!

Honda CG 125 Fan

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Dez 2010 12:55 #97 por Blender
È importante sim cobrar um treinamento melhor do piloto e não existe nenhuma surpresa nestes numeros, eu sempre imaginei que fossem assim.

[style="color: rgb(255, 0, 0);"]Mas saiba o seguinte motos pequenas se envolvem em mais acidantes pelo simples fato de existirem cerca de 10 para 1 em relação as outras motos.

A maioria é do sexo masculino primeiro por ser a maioria dos pilotos e depois pela arrogancia do homem brasileiro principalmente os jovens conheço mais de 20 mulheres que andam de moto inclusive minha noiva e nunca vi nenhuma em acidente grave porque será .....

A situação é pior entre os que tem de 18 a 24 anos pela junção do sentimento de invulnerabilidade com a falta de preparo temperada pela falta de educação e ausencia de experiencia eu mesmo aos 25 anos ja tinha 7 anos de carta e andei muito a mais de 200km/h de Bandit e CBR900RR e acho que so devido a experiencia que tinha antes não aconteceu nada de grave hoje aos 32 com nenhuma moto passo de 140KM/h e nem de longe me arrisco a fazer as curvas que fazia naquela época apesar de pilotar muito melhor hoje.[/style]

[style="color: rgb(0, 0, 255);"]Quanto a bebida e o não uso do capacete é a união do não vai acontecer comigo com com o costume do brasileiro de faço o que quiser da minha vida..... È falta de mostrar para os garotos ainda em inicio de carreira o que ocorre quando uma moto a 90 por hora derruba o motocilista sem capacete de cara no chão e ver se eles diferem o que é pele de ossos!!![/style]


Blender40516.6247106481

A moto não é uma arma é o simbolo da liberdade então não mate nem morra com ela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Dez 2010 14:09 #98 por Rafael.P.Silva
de uma forma geral, concordo com as várias opiniões.


Começar com 125cc e galgando as esferas da vaidade é uma boa pedida, mas creio que existem pessoas que não nasceram pilotar uma motocicleta. Tenho 25 anos, tirei minha Habilitação em 2006 sem nunca ter andado de moto. Um ano depois comprei minha primeira CG 150 07 numa tarde de sexta feira, fui pra casa no rush do horário de pico (18h) e ressalto que não tinha guiado uma moto a um ano. Não passei nenhum susto, a adrenalina correu nas veias e segui em frente.


Com minha 150c fiz várias coisas, doideiras, imprudencias, xinguei bastante e tb fui xingado. Concordo com o Blender, e friso, essa idade é uma m*r*a só.

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2010 15:18 #99 por guatura
eu estou seguindo a "escadinha" e me sinto seguro seguindo isso, ate hoje nao sofri nenhum acidente, sou bem cauteloso, mas parte disso se deve justamente a dar um passo de cada vez.


Burgman 125cc (2008)


Titan Mix 150cc (2009)


Tenere 250cc (2010)


Observo que para alguns colegas com menos habilidade os acidentes sao inevitais, porem em motos menores ficam como aprendizado.. se eles tivessem comecado com uma moto maior jah teriam se matado...


claro que quem quer fazer m*r*a consegue se matar numa 50cc... mas essa evolucao natural eh necessaria

Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2010 05:20 #100 por Stardust Cowboy
Acho a escadinha válida, mas não necessariamente começando
das 125cc, isso depende muito do uso da moto.

Comecei com minha atual 250cc, pois a intenção era usá-la
muito na estrada e não me arrependo da escolha.

A verdade é: Não adianta começar de 125cc e deixar o juízo
em casa na hora de andar de moto.

Bandit 650S 2008/2009

São Paulo / SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mickfern

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2010 07:27 #101 por Rygarr
Estou com o mesmo problema. Estava de olho numa Hornet,
Xj6, FZ6, GSX650F mas acabei comprando uma Fazer por nao
ter experiencia nenhuma em cidade grande.
Ja andei em esportivas no interior com transito quase
inexistente mas em SP a dificuldade é bem maior.

Ando de carro ha 10 anos e nunca me envolvi em acidente
que provocasse um arranhão. Dirijo de forma muito
defensiva e os unicos acidentes que me envolvi foram com
idiotas que bateram na traseira.

De moto, a principio nao pretendo andar no corredor,
ainda mais pressionado por esses motoboys loucos que
andam a 70km/h. É seguro andar na fila dos carros ou é
melhor se jogar no corredor mesmo??

F800GS 2014 / XRE 2012

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2010 09:46 #102 por Patriarca
Rygar, parabéns pela decisão, tenho certeza de que ela te dará bons frutos e muita experiência.
Enquanto vc não se sentir seguro em andar no corredor não se arrisque, mas fique atento aos carros que adoram ficar muito perto das motos que andam na fila de carros.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2010 09:56 #103 por Rafael.P.Silva
peguei minha primeira moto numa sexta feira. Na segunda seguinte, depois de 10min no transito acabei indo pro corredor, foi normal.


Mas até hj, como uso minha moto para transporte, não vejo pq ficar o tempo todo no corredor, ando de boa na faixa, quando precisa faço os cortes.


Aí em SP tem que ver se o transito permite ficar certinho na fila, é tanto carro

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Dez 2010 10:27 #104 por Correa
Ilustrando.....








Uma para andar no centro da cidade totalmente congestionado, outra para os eventos de motos e motos clássicas e finalmente a moto para estrada e distâncias acima de 200 km.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jan 2011 22:30 #105 por Rafael.P.Silva
a primeira da fila heim....

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.322 segundos