Carlos Costa escreveu: Todo dia a gente leva um sustinho... querendo ou não.
Façam essa experiencia, se vc sai de casa, anda só na velocidade permitida ou abaixo dela, nao se arrisca nada, anda com tempo, muiiito difícil de acontecer qualquer coisa.
Mais se vc sai no dia seguinte e anda só a 100 km/h nao precisa muito, ande a 100 onde o permitido é 80 e sempre alguma coisa puxa a gente pra situação adversa. É um carro fexando, um buraco novo na pista, a moto engasga e da uma trancada, qualquerrr coisa sempre acontece.
aí é que mora o perigo se vc nunca pegou numa moto, o modo de pilotar é adequavel a toda moto, cada uma é diferente da outra, motos trail mergulham mais a frente, resultado... a traseira fica mais leve, motos naked, demoram um pouco pra responder a freiada se nao usar bem o traseiro, então, é costume mesmo com a moto, amansar bem a bixinha e ir mtooooo de leveee.. devagar e sempre.
abraços...
Cara... nesse ponto eu ja discordo de você rs...
Eu raramente ando abaixo ou até a velocidade permitida... desde que peguei minha moto sempre acostumei andar acima da velocidade permitida... porém... respeitando os limites meus e da máquina...
Prevendo cada possibilidade de movimento dos carros ou outras motos... ou cada pedestre que possa entrar no corredor à frente de um onibus ou caminhão que reduz a visão à frente... ou cada matinho que possa esconder um cachorro... ou um buraco novo no asfato...
NUNCA me aconteceu nada... em aproximadamente 2 anos rodando TODO dia... a possibilidade de um acidente grave é maior? SIM... não nego nem sou hipócrita... mas essa foi a maneira que aprendi a pilotar e me sentir seguro...
Estando mais rápido que os carros... tendo a certeza que não serei surpreendido por um idiota batendo em minha traseira... não ando a 110km/h num corredor parado... bom... somente pilotando para entender... eu ando numa velocidade compatível com o momento... cada trecho é uma situação diferente... portanto uma velocidade diferente... as poucas vezes que tentei andar até a velocidade permitida, foram vários sustos... varias fechadas... o motorista olha no retrovisor... e ve que você se aproxima lentamente... isso o faz pensar que dá tempo de trocar de faixa...
Outra vez com a seta ligada para fazer uma conversão permitida... um idiota veio e bateu na minha traseira... estava devagar e equilibrando a moto para fazer a curva... não estava com o pé no chão... mas tava quase parado... a moto jogou pro lado com a pancada... mas pela experiência e bom equilíbrio consegui manter a moto ainda em pé... sem cair... se fosse uma H6 com certeza teria caido...
Difícil explicar... eu diria que adotei uma posição de pilotagem MISTA... agressiva e defensiva ao mesmo tempo... agressiva quando necessário... defensiva quase sempre...
E não fugindo do assunto principal... é possível sim o cara subir numa 1100 e aprender a pilotar... mas pode ter certeza que demorará o dobro do tempo... se não acontecer nenhuma tragédia é claro...
Experiência você adquiri somente com o tempo... você aprende a se DEFENDER no trânsito... conforme as situações vão acontecendo...
Certa vez levei uma fechada muito feia de um fusca.... que surgiu na contramão de trás de um caminhão numa rua perto de casa... quase fui pro chão... esse dia dei graças a meu freio a disco e a um pouquinho de habilidade de conseguir meio que impulsivamente virar um "cavalo de pau" com minha titanzinha... se fosse uma H6... chão com certeza...
Outra vez no corredor... um uno simplesmente surgiu da frente de um caminhão que tampava a visão minha para o uno... e do uno para o corredor... mesma situação... disco segurando o máximo... e desviando quando vi que ia bater... fui parar entre a guia e o carro da frente... se tivesse de H6... com certeza era chão...
Duas situações que aconteceram entre 3 e 6 meses pilotando todos os dias num percurso total de 66km entre ida e volta do trabalho...
Duas situações que NUNCA MAIS aconteceram... pois quando vejo um caminhão subindo a rua... já tenho a habilidade de prever que existe a possibilidade de sair um carro de trás dele... seja para uma ultrapassagem ou para uma conversão à esquerda, que resulta na contra mão...
Quando vejo um ônibus parado... sei que pode descer um passageiro... sei que pode surgir um carro da frente dele querendo trocar de faixa no corredor... portanto reduzo bem antes já prevendo que estas situações podem ocorrer...
Portanto, vai meu ponto de vista... é MUITO importante você ir subindo aos poucos... lembro-me como se fosse hoje... a primeira vez que andei de moto... quando ia parar ja colocava o pé no chão... buscando o equilibrio... ao parar num farol... antes da moto parar ja ia buscando o chão com o pé... para cortar de um lado para outro na frente de um carro... ia com os pés no chão apoiando... hoje ja faço isso com a moto praticamente parada sem colocar os pés no chão... apenas controlando o equilibrio... freio... embreagem...
Equilibrio também vem com experiência... e motos grandes e pesadas... não dão margem de erro para o desequilibrio... são pesadas... se tombar um pouco mais do que o necessário... você não segura o peso dela... muitos pilotos inexperientes simplesmente caem parados... por não suportar o peso da máquina... tudo tem seu jeito...
Bom... eh +- isso ae rs.. quem tiver paciência de ler tudo rs... vai ver que não estou falando abobrinha... tudo tem seu tempo... tudo tem sua hora... não adianta colocar a carroça na frente dos bois... com certeza haverá um acidente...
leonardozanella40282,8674189815