Degraus das cilindradas - Importância

11 Abr 2010 18:12 #16 por leviking
Respondido por leviking no tópico Degraus das cilindradas - Importância
Comecei aos vinte anos com uma onça de 400cc (CB 83) e nunca me aconteceu nada, graças a Deus e além do que nunca fui de fazer gracinha em cima da moto. Acho que vai da cabeça da pessoa mesmo. Embora motos muito potentes podem ser perigosas sim.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Abr 2010 18:25 #17 por aleksander
achei as respostas excelentes !!!

O Homem foi feito para a batalha e não para o repouso, por isso devemos voar, mesmo que céu esteja cheio de abutres.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2010 04:17 #18 por Jota Nunes
Um outro ponto que eu acho relevante na questão da iniciação no mundo das duas rodas: quem nunca andou de moto não tem o "feeling" de perceber a velocidade pela resistência/barulho do vento e pelos pontos de refêrencia da estrada (sem o olhar no velocímetro).


Como as motos grandes (especialmente as 4 cilindros) não vibram praticamente nada, são muito estáveis e andam a velocidades altíssimas mesmo nas primeiras marchas, o caboclo pode andar a 150/ 160 km/h e achar que está "passeando", pois a moto está "sereninha".


E isso não depende tanto do juízo de cada um, pois basta pegar uma estrada sem pontos de referência próximos e esquecer de monitorar o velocimetro por poucos segundos que o cara pode chegar a altas velocidades sem nem notar.


Aí, no fim da reta sempre tem uma curva.... E o cara alicata o manete direito...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mickfern

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2010 04:43 #19 por MATUSA
Eu acho que começar por uma 250 não é problema. Pois apesar de muita gente pensar que uma 250 é moto média, eu a considero pequena.


Agora, acima dessa cilindrada, o iniciante pode encontrar problemas pois uma 500, 600 ou mais cc, é uma diferença gritante de aceleração e velocidade final.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2010 04:51 #20 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Degraus das cilindradas - Importância

Jota Nunes escreveu:
Um outro ponto ...


Aí, no fim da reta sempre tem uma curva....

E o cara alicata o manete direito...



No fim da reta havia uma curva... Havia uma curva no fim da reta.


alguém já disse algo parecido

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2010 04:52 #21 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Degraus das cilindradas - Importância

MATUSA escreveu:
de muita gente pensar que uma 250 é moto média, eu a considero pequena.




Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2010 06:10 #22 por FACSJONY
é lance de cabeça mesmo, mas começar em uma 600cc é saber que vc esta multiplicado a possiblidade de sofrer acidentes mais graves. Como o Matusa falou, começar com uma 250cc é uma coisa, começar com uma 600cc é outra coisa...

JONY SUZUCANDO...

YES 125cc "Suzi"- 2009/09

Fortaleza - CE



Para que correr se com a Suzi eu posso desfilar...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2010 07:51 #23 por Original_40
Exercício básico para saber se vc. esta apto a andar de
600cc:
Se passar, pode andar sem susto, masssss...tem que ser
honesto porque se tu tentares fazer incorreto...quando a
realidade te colocar à prova... você pode se dar mau...


Cara vem todo gostosão em descida piso húmido, 120 km/h
curva acentuada à esquerda, quando...passa um cachorro à
frente. O que você vai fazer para consertar os
décimos de segundo que perde acompanhando a tragetória do
dog e que o fez perder espaço para trajetória correta no
início da curva.??

Respostas:

a) Ai Jisuis...me fudi... vou passar reto.
b) Alicato os freios e vejo a resposta na desaceleração e
controle do grip no asfalto.
c) Reduzo de marchas e tento segurar a moto no "cambio"
d) Pqp...vou tentar segurar a moto no acostamento.
(quando este...existe)
e) Nenhuma das alternativas.

Resposta no próximo post Original_4040280,4552662037

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2010 08:04 #24 por Poeta
Respondido por Poeta no tópico Degraus das cilindradas - Importância
Palavras sábias ORIGINAL!

Realmente acredito que todo aprendizado (de qualidade) depende da escala de evolução. Se compararmos a matemática, primeiro vc aprende a somar e subtrair, depois a multiplicar e dividir e pra isso precisa memorizar ( e não decorar) a tabuada, dessa forma com o passar das séries vc chegará a estudar as expressões de 1º, 2º e 3º grau, depois pode chegar aos cálculos mais complexos, logarítimo, integral e por aí vaí!

Com as motos vejo de forma semelhante!

Minha experiência, comecei a andar de mobilete na adolescência.
Já quando tirei a carteira de motorista, não tinha moto, mas sempre andava com a de um amigo ou com as motos que meu primo possuia.
Nisso andei de Honda CBX AERO 150, XL 125, Yamaha RD 350.
Esta famosa RD particularmente eu a apreciava muito, era linda azul e amarelo! Mas quando subia nela para pilotar, ahhhhh, sempre com muito juizo! Pois a temia e por isso a respeitava. Na verdade não fazia muita questão de pilotá-la, preferia as motos menores onde tinha mais segurança e tranquilidade para domar e rodar! Com segurança!

Já quando decidi entrar de vez para o mundo de duas rodas!
As minhas possibilidades permitiram comprar uma moto de até 150cc, mas para fugir do estigma de motoboy, fui de Biz 100cc, comprei na Hobby e sai da loja feliz da vida! Uma motoneta (como constava no documento) ano 2004 O Km! Novinha, novinha! Mesmo sendo verde, a cor da vez, pois não queria esperar! Fiquei muito feliz com a aquisição! Assim comecei a saber o que era a realidade de rodar o tempo todo na cidade com um veículo de 2 rodas! Ao contrário dos tempos em que andava com moto emprestada de algum amigo ou primo, pude perceber a realidade do trânsito!
Já em 2007, quando quitei o carnê da Esmeralda, estava certo de dar o desejado UP de cc, mas devido a outra decisão, o casamento, tive que adiar este UP e vendi a Biz, dei entreda num carro para a família que iria começar e comprei uma Pop 100cc agora vermelha, o que me agradou! No começo visual não muito simpático! Mas bem companheira e versátil! Tanto no asfalto quanto na terra, ainda mais quanto troquei os pneus originais por um modelo todo terreno da Michelin!

Sinceramente, antes de passar pra Pop, tive que pilotar a CG Sport de um amigão que se acidentou e precisei retirar a moto da oficina e a levar pra casa dele. Nossa que diferença que deu, acelerar uma 150cc ao invés da 100cc que já estava acostumado!

Agora com a Pop já quitada devo me despidir da Fogosa em breve. Porém estou sem pressa, não quero me apressar. Pois como agora surgiram novidades recentes tanto Yamaha quanto Honda tem ótimas opções! Afinal já não penso como pensava tempos atrás! Quando pensava em permanecer eternamente comprando Honda!
Agora compro moto e não marca!
Com a falta de opções para a minha escolha no momento, estou entre a Lander, a 250X e a Fazer! Pois pela diferença de cc e preço me parece melhor opção adiquirir uma 250cc da Yamaha ao invés das 300cc da Honda. Afinal, pagar numa 150cc da honda quase o mesmo valor de uma 250cc da Yamaha me parece um pouco absurdo!

Mas voltando ao assunto principal do tópico!
Acredito que tendo possibilidade de começar agora com uma 250cc, vai de boa, MAS SEMPRE COM JUIZO! Acredito que como o MATUSA falou, não seria bem uma média cc , seria mais uma baixa indo pra média! Por isso não teria tanto risco!
Mas sério, começa logo, quanto antes mais aprendizado! Seja da cilindrada que for, depois vai poupando e troca a moto e cc! O importante é começar!
E como vc mesmo já contou algumas histórias por aqui!
Assim vc evita de pegar o busão e encontrar com o tal desafeto que precisou evitar pegando carona! Lembrei da sua história!

Sério, comece logo com 125 ou 250, não importa, só acho que assim tem mais chances de se ambientar com a realidade das 2 rodas e depois quando tiver mais $$$ e mais experiência, chegará tranquilo e seguro na sua 4 cilindros!


Poeta40280,5737037037

Confraria Motonliners

1ºENM inicia uma tradição!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2010 08:29 #25 por Original_40
Sem mistério...a resposta.(válida somente para "pilotos
de rua")

Letra "E" - Nenhuma das alternativas.


Porque e qual a resposta então???

Você deve colocar a moto de uma forma na entrada da curva
que te permita ver e corrigir qualquer tipo de evento
durante a mesma, seja alguma pedra no asfalto solta, seja
uma mancha de óleo, seja um cachorro que venha em direção
à moto...enfim..isto é pilotar com previsão e "reserva"
para qualquer tipo de infortúnio que possa ocorrer. Só se
aprende isso depois de muitos Kms.

Isto se chama direção defensiva. Nunca deixe para o acaso
as decisões de suas trajetórias seja de moto...seja na
vida.


A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2010 09:07 #26 por Mauricio
muito já foi discutido a respeito de começar com moto grande. claro q existem pessoas responsáveis, mas tbm existem as histórias tristes de quem era responsável mas acabou cometendo um erro besta. e moto grande não perdoa erros.

por isso vou ser conciso: o ideal pra APRENDER a pilotar é no máximo 250/300cc, por pelo menos 1 ano, rodando bastante e em várias condições (chuva, noite, trânsito, estrada, terra e etc).

e sempre uso o meu exemplo: comecei com uma 125cc e cometi sim erros bestas. a sorte é q a moto era fraca e esses erros bestas não se transformaram em tragédia.

num deles errei a embreagem ao tirar a moto do meio-fio e atravessei a rua inteira - se a moto fosse mais forte teria acertado o muro do outro lado da rua. no outro entrei errado na curva e vinha um caminhão em sentido contrário (a rua era 2 mãos), só não acertei o caminhão pq tava em baixa velocidade.

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2010 11:15 #27 por Carlos Costa
Bom amigo, acho que o pessoal aqui ja deve ter te esclarecido mais que o suficiente para a escolha, porém, vou dar minha opinião usando meu caso como exemplo.


Tenho 21 anos, mais possuo moto desde os 11, então me sinto mais a vontade a falar de experiencia nas motos.


O pouquissímo tempo que tenho sobre as motos, comparado com os companheiros quase profissionais daqui do forum mesmo, me serviram e muito como auxilio.


Comecei nas motos antes mesmo dos 11 mais foi aí que ganhei minha primeira Panda 50cc. Como moro num bairro muito tranquilo dava de se divertir atraz de casa na areia da praia, e nas estradinhas de terra que tinha aqui.


Fiquei 2 anos com a motoquinha até meu pai esgotar a paciencia e vender a bixinha. Fiquei entao até os 14 anos sem moto, porém sempre dando umas escapadinhas com as motos do meu padrinho.


Sempre a moto esteve presente na minha vida. Nesse intervalo de tempo tive a oportunidade de rodar com DT 180/200, agrale, cg 125/150, tornado, falcon, xt 600, crypton, ybr, intruder, shadow, srad, CBX 750 (galo), entre outras.


Sempre pude ficar uns 2, 3 dias com cada motoca e dava pra rodar legal. as dt´s e a tornado foram as que mais rodei.


aos 14 anos meu pai comprou uma Twister 03 preta zeraaa, era linda e também, perigosa.


tive a infelicidade de me acidentar 2 vezes com ela. a primeira, pura barbeiragem, e a segunda azar mesmo.


fiquei com a moto apenas 2 anos, da qual vendi pra um parente e ainda está na familia.


fiquei entao de 2006 até 2008 sem moto, quando aí, adquiri minha atual motinha.


uma biz 125 es amarela (amarelaaaa poeta cor da vez hahhaha).


bom, a questão q trago com meu relato de vivência é que, sempre andei como motos grandes em comparação com meu tamanho, aos 15 anos rodava de XT 600 como se estivesse de patinete.


portanto, sempre respeitando os limites da moto, e os meus limites, as vezes q nao respeitei, já está escrito ai em cima o q aconteceu.


então amigo, se você escolher começar com uma moto grande, muitaaa mais muiiiitttttaaaaaaa calma e paciencia, até você se acostumar com a moto e ela com vc.


nunca, jamais, de jeito algum, pense q vc ja sabe andar de moto, e que vc domina ela. É o principal motivo dos tombos eventuais. E se ecolher a moto certa pra vc. que vista vc, com ergonomia, q se sinta bem em cima.


é isso, boa compra e muitoooooooo cuidado no transito amigo.


abraçoss

Abelhinha Preta! NH6

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2010 14:20 #28 por macacoloco
Caro colega.


Caso queira começar com uma moto média que para mim já é uma grande moto como a Hornet acho que se vc pode e tem cabeça para isso vai fundo, é questão de se acostumar com a moto e em pouco tempo já será muito fácil andar com ela.

Minha primeira moto foi a MT 03, andava em moto emprestada e aprendoi a andar mesmo em uma XT 600, depois fui pegando a manha da moto, me acostumando com o peso e assim fui, ainda nada grave, nenhum acidente e ainda muito cuidado e pensamento em casa, pois se algo ruim acontecer comigo o pior é minha família que fica e não eu que vou enão terei preocupação.

Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mickfern

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2010 14:23 #29 por Poeta
Respondido por Poeta no tópico Degraus das cilindradas - Importância
Isso aí Carlos!

Confraria Motonliners

1ºENM inicia uma tradição!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2010 14:30 #30 por Poeta
Respondido por Poeta no tópico Degraus das cilindradas - Importância
Macacoloco,

concordo tbm com vc, sem ser contraditório.
Cada um é único e sua experiência tbm!

No caso do nosso amigo, como está em dúvida, acredito ser melhor começar mais devagar, do que vc começou!

Mas na real a escolha certa ela fará na hora H!

Certamente todas as nossas opiniões o orientarão para a melhor escolha!

Confraria Motonliners

1ºENM inicia uma tradição!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.254 segundos