Diário de uma Teneré 250cc

16 Out 2013 21:55 #5176 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc

vandeco escreveu: Sidious, você acha que este aeroquip do mercado livre é de boa qualidade?


O que eu sei é que as conexões dos terminais tem de ser de aço pois o aluminio sofre fadiga muito rápido. São lindos (especialmente os de aluminio anodizado), mas não pode. Tem de ser de aço como o original. O do anúncio é de latão (que é mais resistente que o aluminio) e já vi a utilização em equipamentos hidráulicos que fazem força, resta saber se a espessura empregada no material do anuncio ofereceria o mesmo grau de segurança que os de aço, o que eu não sei te responder.

Já vi um tópico aqui no forum sobre isso, só não estou localizando. Quem instalou o aerokip elogiou que o sistema ficou mais "direto" e com uma sensibilidade na frenagem superior ao original.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: vandeco

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2013 14:57 #5177 por daniel.conde perez
Mestre Sidious,

Sobre a lubrificação da corrente; a minha motoca mesmo depois de sair da revisão faz uma barulheira danada, acredito que seja da corrente... É normal ou é falta de lubrificação mesmo?

Feliz dono de uma Ténéré 250 Laranja (linda demais!)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2013 16:16 - 21 Out 2013 16:23 #5178 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc


daniel.conde perez escreveu: Mestre Sidious,

Sobre a lubrificação da corrente; a minha motoca mesmo depois de sair da revisão faz uma barulheira danada, acredito que seja da corrente... É normal ou é falta de lubrificação mesmo?

Mestre ? estou longe disso... mas procuro o caminho! rs

Eu levei um tempo para me acostumar com o "som caracteristico" da terereca. Resta saber se o barulho é do motor ou da transmissão.

Por conta do sistema do comando das válvulas, o motor tem um som caracteristico. Dá pra diminuir esse barulho diminuindo a folga das válvulas (meu mecanico me ensinou a regular "na mão", sem usar o calibre de folga e ficou bom sem alterar o consumo).
Quanto a transmissão, observe se:
1) vc está usando um óleo muito fino na corrente como aqueles óleos desengripantes em spray (não use, eles corroem o metal com o tempo e agridem os orings de borracha) ou a graxa que não está penetrando nos elos.

Eu uso o motul off road em spray pois ele não agride os orings e reduz o desgaste. minha transmissão está com 24 mil km e o pinhão roda bem mais uns 5.000. A coroa e a corrente estão com o desgaste padrão e rodam mais uns 20.000 nas minhas estimativas

2) vc está aplicando menos óleo que o necessário. Se for usar oleo SAE 90 ou de motor, uma gota por elo é suficiente. Ou, se preferir, usando um pincel espalhe o óleo uniformemente pela corrente e espere pelo menos 30 minutos antes de rodar com a moto. Pouco lubrificante faz a corrente ranger e as trocas de marchas ficam mais ásperas.

3) a corrente está com muita folga ou muito esticada. O caminho do meio é sempre o melhor. Uma folga de 3 cm no ponto mais rígido da corrente é o ideal. Corrente esticada demais força o sistema , superaquece o motor e aumenta o consumo de combustível.

4) Os tensionadores da corrente, aqueles dois parafusos na ponta da balança, estão frouxos e ficam batendo quando a moto anda. vale a pena conferir o aperto deles sempre.

5) a corrente está muito suja/ com areia/ enferrujada. Uma limpeza com querosene é necessária. após secar, lubrifique bem.

Eis as especificações da corrente:
Corrente de transmissão Modelo/fabricante 520V/DAIDO
Quantidade de elos 106
Folga da corrente de transmissão 30,0 - 40,0 mm
Seção de 15 elos máxima 239,3 mm (acima disso, significa corrente gasta)


Outras fontes de ruido: carenagem frouxa (eu passo silicone nela sempre que desmonto/monto e lubrifico os parafusos. isso reduz o ranger e os barulhos), bauleto (o da givi de 47 litros é bem barulhento) parafusos folgados), capacete chechelento...rs

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2013 16:20 #5179 por daniel.conde perez
Andei bastante na chuva, mas mesmo antes disso ja tava barulhenta... Vou verificar de acordo com as suas sugestões.

O barulho do motor eu já consigo distinguir. Esse é mesmo da corrente ou qualquer coisa que o valha, pois só acontece quando acelero. Se a moto anda sem aceleração, o ruído para.

Obrigado mestre, abraço!

Feliz dono de uma Ténéré 250 Laranja (linda demais!)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2013 16:27 #5180 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc
as imagens foram anexadas agora, de uma olhada nelas.

Andar sob chuva lava a corrente em menos de 20km... resolvi este problema fazendo um protetor de corrente mais fechado.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2013 16:31 - 21 Out 2013 17:36 #5181 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Comprei uma Ténéré e gostaria de saber se é normal ter que esticar bem as marchas para passar para a próxima na mesma, pois se não faço isto na minha, ela fica trepidando como se fosse uma moto bem mais potente. Na Fazer é diferente, não preciso esticar muitos as marchas e também não tenho que reduzir tanto quanto na Ténéré, pois na Ténéré preciso reduzir mais as marchas, do contrário ela fica trepidando. Acho que talvez seja normal, pois a coroa e o pinhão da TETE são diferentes. Agradeço muito quem puder me esclarecer isto! :)

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2013 16:38 #5182 por daniel.conde perez
Acho que é assim mesmo... A têtê não brinca em giro baixo

Feliz dono de uma Ténéré 250 Laranja (linda demais!)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2013 16:38 #5183 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc

vandeco escreveu: Comprei uma Ténéré e gostaria de saber se é normal ter que esticar bem as marchas para passar para a próxima na mesma, pois se não faço isto na minha ela fica trepidando como se fosse uma moto bem mais potente. Na Fazer é diferente não preciso esticar muitos as marchas e também não tenho que reduzir tanto quanto na Ténéré, pois na Ténéré preciso reduzir mais as marchas, do contrário ela fica trepidando. Acho que talvez seja normal, pois a coroa e o pinhão da TETE são diferentes. Agradeço muito quem puder me esclarecer isto! :)

Vandeco, te mandei a mp

Se você estiver trocando marchas abaixo dos 4.000 rpm ela trepida mesmo... andar com ela entre os 3.500 e 4000 rpm é estranho e também trepida, sem contar que a moto fica "xoxa".

Troque as marchas com 5.000 rpm que ela responde bem, mas o ideal é trocar as marchas perto da faixa de torque máximo, que na terereca é perto dos 6.500

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2013 16:45 #5184 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Valeu Sidious!!!! Tu não é fraco não!!! Já tenho candidato ao governo do Espirito Santo ano que vem!!!

PARA GOVERNADOR, VOTE SIDIOUS 40 :lol: :lol: :lol:

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2013 16:54 #5185 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc

daniel.conde perez escreveu: Acho que é assim mesmo... A têtê não brinca em giro baixo


Na Fazer é muito diferente, ao meu ver ela trabalha bem mais redondinho, pois já cheguei depois de passar por um quebra mola e em um declive muito light, com mais ou menos 30km/h, continuar na 5ª, bem na manha é claro e ela foi tranquilo. É por isto que estou pensando seriamente ficar com as duas, pois a Fazer também é fora de série! :)

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2013 17:20 - 21 Out 2013 17:30 #5186 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Olha uma fotozinha da preciosidade!





Já está sendo considerada a Terereca mais bonita do motonline de todos os tempos!!!! :lol: :lol: :lol:

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2013 20:12 #5187 por Karas
Respondido por Karas no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Temos o Mestre Matusa e agora o Mestre Sidious!
Realmente você conhece muito e sabe orientar! Parabéns!

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2013 20:13 #5188 por Karas
Respondido por Karas no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Vandeco, sua moto é linda!

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: vandeco

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2013 20:43 #5189 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc

Karas escreveu: Temos o Mestre Matusa e agora o Mestre Sidious!
Realmente você conhece muito e sabe orientar! Parabéns!


Faço das suas palavras, as minhas palavras Karas! :)

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2013 22:38 #5190 por Edii
Respondido por Edii no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Salve, Vandeco!
Parabéns pela Tenere e muitas felicidades com ela.
Abraço!

03/2007-02/2009: CG 125 2007
02/2009-12/2011: Ys FAZER 250 2008
12/2011-03/2016: XT 600 E 2004
03/2016-atual: DL-650 2010
***Abaixo de qualquer radar***
Araçuaí/Montes Claros/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.848 segundos