Diário de uma Teneré 250cc

15 Out 2013 00:03 #5161 por Renan_tenere
Respondido por Renan_tenere no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Bom, se vcs conseguirem ver a foto que eu coloquei pelo post anterior, eu coloco os links de algumas outras fotos que tenho para vocês verem como a criança ficou.

Sobre as minhas impressões após a instalação dos acessórios (suporte para baús laterais e os baús, protetor de motor, cavalete central e bolha maior), ai vão:

Fiz uma pequena viagem ao litoral paulista (praia grande) para visitar parentes. Foi um bate volta na última quinta feira. Coloquei os baús e algum peso neles, mas nada mais do que uma capa de chuva, uma polaina, e mais alguns itens insignificantes, era mais pra testar a estabilidade e a rentabilidade do combustível.
Eu estava com minha namorada na garupa. Ela tem 60 kg, e eu 95kg.
A viagem durou aproximadamente 2h (1h para ir e 1h para voltar). Rodei mais ou menos 150 km. Completei o tanque logo após minha saída de casa e rodei uns 20 km depois do retorno da praia. A média do consumo ficou em 24 km/l, o que me surpreendeu, pois, pra descer a serra é uma maravilha, mas para subir, foi exigido bastante do motor da criança.

Ela perdeu bastante na retomada, mesmo porque eu estava com garupa. No plano, consegui atingir uma velocidade média entre 110 km/h e 120 km/h. Nas decidas, ela correspondia um pouco mais, claro que com a ajuda da gravidade. Nas subidas, a velocidade era entre 100 e 110 que conseguia atingir. Porém, para decida da serra a velocidade máxima permitida é de 80 km/h, e para subida é de 100 km/h. Procurei não abusar, pois os túneis da rodovia dos imigrantes estão cheios de radares, e também porque estava com garupa.

Minha namorada não teve dificuldade para montar na moto, não se enroscou nos baús. Eles não influenciaram em sua vida.
Já para o piloto, deve-se dobrar a atenção ao subir e descer da moto, pois facilmente se esbarra tanto no baú esquerdo quanto no direito. Eu tenho 1,84m de altura, e senti um pouco de dificuldade para descer, mas nada que um pouco de atenção não resolva.

Em suma, os baús estão aprovados, a estética fica ótima, o consumo não é um ponto negativo e apenas o que é prejudicado são as retomadas, nas quais se perde um pouco de potencia, mas nada absurdo.

Falando do cavalete central, ajuda bastante na lavagem da moto e na manutenção, além de economizar espaço na hora de guardar a moto. Bem básico e todos já conhecem.

Os apoios para pés do protetor de motor ajudam bastante em viagens que se andam em estradas que não é necessária a troca de marchas frequentes. Além disso, pra quem é alto, é uma excelente ferramenta para mudar a posição das pernas.

O que me decepcionou foi a bolha maior. Ela realmente é maior, porém após a sua instalação, notei que ela ficou muito pra trás, e isso não faz o movimento de cortar o vento que eu estava esperando. Eu esperava que, com essa bolha, o vento fosse desviado para cima da viseira do meu capacete, ou por cima do capacete inteiro. Vou ter que fazer uma adaptação com um parafuso maior e alguma borracha para deixa-lo mais para frente.

Quem quiser comprar estes acessórios, pode ir tranquilo. Os meus eu encontrei numa loja chamada ADÃO METAIS, na alameda barão de limeira, santa cecília SP. É aonde ficam as lojas de motos no centro de SP. Pesquisei bastante, e lá foi aonde achei os preços mais baratos e o atendimento é de primeira. Nesta brincadeira, tive que desinstalar meu suporte para baú traseiro da SCAN. Se alguém tiver interesse, podemos conversar.

Bom galera acho que é isso.

Agora vai uma dúvida. Estava eu lendo o manual da terereca e lá diz que a troca de óleo, após os 15000 km, se eu não me engano, é recomendada de 5000 em 5000 km. Os mecânicos que conheço recomendam a troca de 1000 em 1000 km. Vcs que são especialistas, como eu faço?

A gasolina podium é a melhor que tem mesmo? Vcs estão abastecendo com gasolina comum ou aditivada?

Ah, e quanto a instalação dos protetores de mão, ainda estou a procura de um serralheiro/mecânico/sei lá! que faça este serviço... Alguma indicação?


Obrigado pela atenção de todos, desculpe pelo texto e até mais!

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16 Out 2013 08:48 - 16 Out 2013 08:50 #5162 por donytello
Respondido por donytello no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Renan_tenere,

Quanto a dúvida da troca de óleo, leia o manual e siga as instruções contidas lá. Os engenheiros que desenvolveram a moto fizeram inúmeros testes para chegar nos parâmetros estabelecidos lá. Os "mexanicos" não se atualizaram. Essa história de trocar óleo a cada 1k é motivado pelos antigos óleos minerais usados a mais de 20 anos.

Para colocar imagens photobucket.com, picasa e outros programas parecidos utilize o comando da forma a seguir:
[img]endereço da imagem (no caso do photobucket utilize o endereço do campo "Direct")[/img]

Exemplo utilizando sua imagem

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16 Out 2013 08:51 #5163 por donytello
Respondido por donytello no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Em tempo.
Os baús laterais ficaram legais.

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16 Out 2013 10:00 - 16 Out 2013 19:51 #5164 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Depois de muito tempo, voltei a andar em uma TETE 250 na segunda passada e vou te dizer, o freio dela não amarra a chuteira para o da minha Nega! :)

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

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16 Out 2013 10:09 - 16 Out 2013 10:10 #5165 por COUTINHO.JOI
Respondido por COUTINHO.JOI no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Pessoal, estou vendendo minha Teneréca...quem tiver interesse entra em contato:

[VENDO URGENTE] Ténéré 250 | 2011 | 5.000kms
  • Preta;
  • 5.000Kms (originais);
  • Manual;
  • Chave Reserva;
  • Nota Fiscal;
  • Suporte e baú para 2 capacetes;
  • Protetor de mão;
  • Documento 2013 quitado;
  • Placa M

  • Fone: (47) 9950 9980
    Joinville,SC
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Apenas
venda: R$ 9.990,00 (ABAIXO DA FIPE E COM ACESSÓRIOS)



Abraços

---
A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço. 'Lutero'

M650-2010
Ex-B12S-2008
Ex-B65N-2008

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16 Out 2013 10:15 #5166 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Olá, Renan!
A motoca ficou bonita, só preciso fazer um alerta de segurança para você:

Eu também coloquei um mata cachorro (ou protetor francês) na minha terereca, muito parecido com o seu (o meu é da motobam).
A Fixação superior no quadro (perto do escapamento) é identico ao do meu modelo e eu tive um problema:
Ao frear forte no transito a suspensão dianteira comprimiu por inteiro e o paralama "agarrou" no protetor, mantendo a suspensão comprimida após a freada e imobilizando a moto, pois o paralama se deslocou e travou o pneu.
Além do susto (não cai), tive de comprar um outro paralama.
Depois do incidente, levei a peça ao serralheiro, expliquei o meu problema e ele fez uma chapa em "a" modificando a fixação original da peça. Isso resolveu o meu problema.
Assim que puder coloco uma foto aqui da modificação. Antes de sair rodando por aí, faça o teste comprimindo a suspensão numa oficina (com a moto amarrada de preferência :) ) ou afrouxando os parafusos da coroa e deslocando o conjunto para cima, só pra ver de o paralama raspa.
Como disse, pela foto , o modelo de fixação é identico. Tome cuidado. Só passei por esse problema meses depois de instalar o paralama e somente quqndo freei forte o suficiente para comprimir toda a suspensão..

Quanto ao combustível, recomendo a leitura deste artigo: www.jalopnik.com.br/nossa-amada-e-odiada-gasolina-os-tipos/

Dentre as gasolinas aditivadas, a shell v-power é a melhor de todas, pois além de detergente ela contem lubrificante na composição o que melhora sensivelmente as partidas a frio e o rendimento do combustivel. A supra, da Dilmabras, é inferior em desempenho à vpower. Na minha ybr com a supra eu sempre fiz 40/42 km/l, com vpower faço 43/46km/l
Além disso, dado que a dilmabras detém o monopolio de comercialização dos combustíveis (toda gasolina é da dilmabras, cada bandeira compra o combustivel e adiciona o seu "tempero"), e o preço da supra é identico ao da v-power , porque você vai dar dinheiro pra dilma se a shell e outras bandeiras vendem pelo mesmo preço um combustivel melhor temperado?
Além disso, se a dilmabras parasse de gastar dinheiro fazendo propaganda no horário nobre e revertesse a economia para o preço da gasolina, seria muito melhor pra todos, não? Afinal, se ela tem o monopólio, pra que fazer propaganda?

Sobre usar gasolina de alta octanagem (vpower racing ou dilmabras pódium), eu experimentei a podium na terereca e o rendimento foi ruim. A moto não desenvolveu bem na estrada e por vezes ficou "amarrada". Gasolina de alta octanagem só faz efeito em motores de compressão acima de 10:1, a terereca é 9,8:1 salvo engano. Então, economize o seu dinheiro e coloque apenas v-power na mocinha ;)

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

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16 Out 2013 10:19 #5167 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc

vandeco escreveu: Depois de muito tempo voltei a andar logo em duas TETE 250 na segunda passada e vou te dizer, o freio dela não amarra a chuteira para o da minha Nega! :)


eu não entendi... rs me explica? :blush:

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

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16 Out 2013 11:20 #5168 por Karas
Respondido por Karas no tópico Diário de uma Teneré 250cc

Sidious escreveu:

vandeco escreveu: Depois de muito tempo voltei a andar logo em duas TETE 250 na segunda passada e vou te dizer, o freio dela não amarra a chuteira para o da minha Nega! :)


eu não entendi... rs me explica? :blush:

Tentei decifrar, mas...

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.

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16 Out 2013 12:11 #5169 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Diário de uma Teneré 250cc

Karas escreveu:

Sidious escreveu:

vandeco escreveu: Depois de muito tempo voltei a andar logo em duas TETE 250 na segunda passada e vou te dizer, o freio dela não amarra a chuteira para o da minha Nega! :)


eu não entendi... rs me explica? :blush:

Tentei decifrar, mas...



Tem que ter um mineiro para decifrar o minerês mesmo. :P :P :P :P

Os freios da TÉRÉZINHA são muito ruins e até mesmo péssimos se comparados com os da FAZER.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

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16 Out 2013 12:50 #5170 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

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16 Out 2013 15:43 - 16 Out 2013 17:45 #5171 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc

Sidious escreveu:

vandeco escreveu: Depois de muito tempo voltei a andar logo em duas TETE 250 na segunda passada e vou te dizer, o freio dela não amarra a chuteira para o da minha Nega! :)


eu não entendi... rs me explica? :blush:



Tem uma Fazer e estou comprando uma Ténéré 250. Existe alguma forma de melhorar o desempenho dos freios da TETE? Pois achei comparado com os da Fazer, péssimos.

OBS: Não vou vender a Nega, farei um teste durante uns dias para ver a que me agrada mais, mas se a TETE não conseguir superar a Nega, vendo a TETE. Só estou fazendo esta extravagancia porque estou pegando no preço,12/12 com mata-cachorro com apoio para os pés, bagageiro, baú shaad 33, reforço do quadro da Manivela, afastador de alforge e os próprios alforges. Tudo isto por 10,5 mil e ela está com menos de 13000km em ótimo estado de conservação.

www.bomnegocio.com/paraiba/paraiba/yamah...22039872.htm?&last=1

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

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16 Out 2013 19:56 #5172 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc

MANDRUVADOIDAO escreveu:

Karas escreveu:

Sidious escreveu:

vandeco escreveu: Depois de muito tempo voltei a andar logo em duas TETE 250 na segunda passada e vou te dizer, o freio dela não amarra a chuteira para o da minha Nega! :)


eu não entendi... rs me explica? :blush:

Tentei decifrar, mas...



Tem que ter um mineiro para decifrar o minerês mesmo. :P :P :P :P

Os freios da TÉRÉZINHA são muito ruins e até mesmo péssimos se comparados com os da FAZER.


É isto ai Doidão, não é a toa que você é o maior postador de todos os tempos, menino inteligente :lol: . Pior que eu estou falando mal e comprando a moto, acho que entrei para a turma do Mandruva, ou seja, ESTOU ATIRANDO PEDRA NA LUA!!! :lol: :lol:

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16 Out 2013 20:37 #5173 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Diário de uma Teneré 250cc

vandeco escreveu:

MANDRUVADOIDAO escreveu:

Karas escreveu:

Sidious escreveu:

vandeco escreveu: Depois de muito tempo voltei a andar logo em duas TETE 250 na segunda passada e vou te dizer, o freio dela não amarra a chuteira para o da minha Nega! :)


eu não entendi... rs me explica? :blush:

Tentei decifrar, mas...



Tem que ter um mineiro para decifrar o minerês mesmo. :P :P :P :P

Os freios da TÉRÉZINHA são muito ruins e até mesmo péssimos se comparados com os da FAZER.


É isto ai Doidão, não é a toa que você é o maior postador de todos os tempos, menino inteligente :lol: . Pior que eu estou falando mal e comprando a moto, acho que entrei para a turma do Mandruva, ou seja, ESTOU ATIRANDO PEDRA NA LUA!!! :lol: :lol:


Não como entender isso agora. :silly: :silly: :silly:

Foi elogio oi outra coisa? :dry: :dry: :silly: :blink: :blink: :P :P :P

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Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

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16 Out 2013 21:03 #5174 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Amigos,
Muitos dos que reclamam dos freios da terereca o fazem por falta de costume em andar em motos trails.
Parece que a moto só para quando a suspensão comprime bem, o que é uma falsa sensação
Só depois que eu me acostumei ao longo curso da suspensão nas frenagens é que eu comecei a achar o freio "melhor" (e isso ocorreu aos 7.000 km).
Como todo veículo, os freios da terereca também levam um tempinho pra atingir a eficiência máxima (os conduites ainda estão chegando ao tamanho máximo, as peças estão encontrando a sua posição...) Eu percebi após os mil km uma sensível redução do nível dos fluidos de freio, justamente por conta do "amadurecimento do sistema".
Em testes de carros, veículos já usados se saem melhor em testes de frenagem que os novos, exatamente por causa do "amadurecimento".

O tipo de conduite usado pela yamaha para o freio dianteiro é tido por alguns como um "balão" pois ele cede um pouco ao se acionar o freio dianteiro, mas vejo que isso não é um erro, mas uma escolha de segurança. Até eu me acostumar com a moto, essa característica do freio dianteiro me salvou de algumas barbeiragens no freio dianteiro. Hoje acho que ele poderia der um pouco mais "sensível", mas agora eu já sei pilotar a terereca, né...rs

Pra quem reclama dessa "caracteristica", o ideal é substituir o conduite original por um com malha de aço, vulgo "aerokip"
produto.mercadolivre.com.br/MLB-51080103...ere-frete-gratis-_JM


E atenção: as conexões tem de ser feitas obrigatoriamente de aço. O aluminio é macio e pode diminuir a eficiencia do sistema, o que é perigoso ao condutor e garupa.

Agora, se o negócio é um freio "potente", que tal investir nisso aqui? rs
produto.mercadolivre.com.br/MLB-51117663...er-250tenere-250-_JM

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: vandeco

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16 Out 2013 21:32 #5175 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Sidious, você acha que este aeroquip do mercado livre é de boa qualidade?

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

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