Diário de uma Teneré 250cc

15 Mar 2013 21:33 #4981 por Karas
Respondido por Karas no tópico Diário de uma Teneré 250cc

dcl009 escreveu: fala pessoal, Altas fotos bonitas nessa pagina!
Hoje ao descobrir minha moto me deparei com uma lagartixa em cima do painel. Na tentativa de tira-la ela entrou ali pra dentro entre o farol e o painel e nao saiu mais. Deu umas voltas de moto com ela e nada dela sair. Baseado que ali dentro nao molha e o farol deixa bem quentinho to achando que ela vai viver lá por um tempo. Algum de voces sabe o tempo de vida media de uma lagartixa?!

Depende do veneno ministrado...

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2013 21:57 #4982 por dcl009
Respondido por dcl009 no tópico Diário de uma Teneré 250cc
ggsjunior olá! Minha opiniao,
Quanto ao conforto e o porte:
Sou alto tambem e me sinto a vontade na tenere, nunca senti dores nas costas ou joelhos só o banco que é um pouco duro na minha opiniao. Pra mim 1 hora de pilotagem e já preciso parar devido a formigamento na busanfa :) se nao fosse isso, que é ate facil resolver nao teria nada a reclamar pois a posição de pilotagem é muito boa . O porte é outro, sabe quando voce dá aquela piscadinha de farol pro carro dá frente te deixar passar?! a maioria vê aquela motona no retrovisor e ja encosta, a um maior respeito! No transito apertado da cidade apesar da moto ser grande, nos corredores o guidom passa por cima da maioria dos retrovisores dos carros populares. Então dá pra voce ter uma moto grande mas que lida com facilidade no transito do dia a dia.

Sobre a velocidade:
Se vai andar sozinho, mais que 120km/h a TNR250 ja nao gosta. Se nao me engano a essa velocidade a rotação ja está nuns 8000 RPM que ja é bem próximo ao limite e voce vai ter mais desconforto, seja pelo vento ou um pouco de vibração. Pra mim é velocidade pra se alcançar somente algumas vezes na viagem. Ela e quem esta pilotando gostam muito de 80 a 90km/h. A viagem fica muito agradável para ambos!

ténéré 250, minha Black Kamen Biker RX.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: ggsjunior

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Mar 2013 18:13 - 16 Mar 2013 18:28 #4983 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Pessoal, quanto às dores e às dormências nos países baixos :lol: , eu resolvi comprando almofada de gel que vende em loja de produto médico-hospitalar. São excelentes, melhoraram em torno de 90% estes problemas e não tem o que fazer, é só jogar em cima do banco sentar em cima e pegar estrada, abaixo segue foto da nega com as azuzinhas e a marca é AG. Custaram apenas 65 reais cada.





Pense em uma Nega exibida, agora pegou a mania de ficar aparecendo no tópico da sua prima a TETE 250! :lol: :lol: :lol:

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus
Anexos:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Edii

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Mar 2013 22:34 #4984 por Edii
Respondido por Edii no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Lindíssima, Vandeco!
E é 2010, novinha ainda!!!
Obrigado pela dica da almofada de gel. Vou procurar uma loja dessas aqui e vê se encontro...
O Erê é ótimo para o piloto; mas, para o garupa, pode melhorar um pouco.
Abraço!!!

03/2007-02/2009: CG 125 2007
02/2009-12/2011: Ys FAZER 250 2008
12/2011-03/2016: XT 600 E 2004
03/2016-atual: DL-650 2010
***Abaixo de qualquer radar***
Araçuaí/Montes Claros/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Mar 2013 23:50 #4985 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
E o bom em relação às almofadas é que você nem precisa se dar ao trabalho de prende-las, pois são bem pesadas e ficam bem aderidas ao banco. É só sentar em cima e curti a viagem. Boa sorte e um abração! :)

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Edii

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Mar 2013 10:58 #4986 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Obrigado aos colegas que responderam minhas dúvidas. Realmente acho que vai ser minha próxima moto.
Minha principal dúvida se referia ao desempenho. E os colegas daqui são mais tranquilos, mas às vezes, em viagens, principalmente quando estamos voltando, queremos um pouquinho mais de desempenho, e uma tocada mais forte também. E após muito pesquisar, achei um vídeo que mostra a tocada que eu queria ver, e que é exatamente o que eu gostaria que ela fizesse:



Além disso, pelos diversos testes que li, o velocímetro dela tem um erro bem menor que o da Fazer, portanto esse desempenho na pista é bem respeitável, na minha opinião e espectativas. Aqui neste vídeo ela atinge 147 km/h, mas nos comentários ele diz que já atingiu 151 km/h (provavelmente na descida), sem alterar nada na moto.
Vários testes de revistas mostram também velocidades reais acima de 130 km/h na reta, que vai dar bem mais no velocímetro, que tem um erro por volta de 6% nessa moto, isso com sempre com a moto nova, sem amaciar. Desempenho bem parecido com a Fazer que tanto gosto, com todas as vantagens da posição de pilotagem e do porte maior da moto. Lembrando que nesse vídeo a moto já está amaciada, e a minha também realmente só começou a andar pra valer depois de passar de 10.000 km.
Fica ainda a curiosidade sobre o que fato que comentei de poder ser considerada uma mini BigTrail, mas acho que sobre isso poucas pessoas podem opinar realmente, pois creio que é uma situação incomum hoje em dia pensar em menos cilindrada, e não em mais.
Embora já tenha tido várias motos grandes, hoje em dia penso que um desempenho de 250 cc é mais que suficiente para o nosso mundo atual, em que temos muitos radares e transito muito perigoso. Apesar de muitas vezes termos a vaidade de querer mais cilindrada, a razão mostra que essa cilindrada é mais que suficiente para quase todas as aplicações que possam existir no planeta, dentro dos limites legais. Poucas exceções seriam quando se tem pessoas grandes, pesadas, garupa e muita carga para viajar, mas esse não será o meu caso nunca.
Quero uma 250 cc com o porte e todas as outras vantagens de uma moto grande, menos o desempenho, que já sei que é de 250 cc. E é essa possibilidade que tem me feito pensar na direção da Ténéré, que carrega também todas as vantagens da Fazer como discuti anteriormente. Não estou desmerecendo quem tem motos maiores, mas se pararmos para pensar em relação custo/benefício, acho que essa moto é imbatível, se desempenho não for fator determinante para você. Principalmente pelo capital investido, comparando com as opções de maior cilindrada do mercado. Talvez se houvesse aqui a situação de preço que existe lá fora, pensaríamos diferente.
Muito legal a discussão aqui com vocês neste tópico. Donos de motos maiores tendem a ser menos colaborativos.

Abraços

Kansas 150 2008 - Preta
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: borsator

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Mar 2013 12:42 #4987 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Diário de uma Teneré 250cc
GGS. Sou pouca coisa mais alto que vc, e a posição de pilotagem é fantástica.
Sobre velocidade final, cheguei a 147 na Castelo Branco, em uma descida, e cortou o giro, ou seja, claramente o limite da moto. Mas sem mantem 120 km/h com facilidade, com vento contra e em subida, cai um pouco. O único ponto negativo que vejo nessa moto, é a espuma do banco, que é um pouco dura, e qdo se fica mais ou menos 1:30 hr, pilotando direto, incomoda os gluteos. Fora isso, a moto é show.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: ggsjunior

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Mar 2013 13:11 #4988 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc
GGS.
ainda digo que manter mais do que 120 km/h nesta moto é judiar da menina. 100, 110 está excelente. O gostoso das motos dessa categoria é curtir a viagem sem pressa de chegar.
No proximo fds instalarei o computador de bordo com a calibragem correta do diâmetro da roda e vou postar os resultados aqui pra sabermos qual é a margem de erro do velocímetro.
Quanto a questão de "250cc serem suficientes", lhe digo, da pouca experiência que tenho em viagens, que já senti falta de mais motor em certos momentos. Apesar do meu jeito tiozão de pilotar e de não ser muito fã de enrolar o cabo, acho que a 660cc seria o medelo ideal pra mim.
(a terereca 250 pede de 5ª o mínimo de 78km/h.... quase sempre ando a 80. Com a tererecona 660 acho que raramente vou usar a 5ª marcha...kkk)

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: ggsjunior

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Mar 2013 14:56 #4989 por danne
Respondido por danne no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Agora que já peguei minha Tenere 250 já posso dar meus pitacos, hehe.

Minha primeira experiência com a T250 foi ontem, vindo de São Paulo para Belo Horizonte, pela Fernão Dias. Total de 600Km, percorridos em 8 horas.

Fiz várias paradas, praticamente a cada 60~80km, para descansar a poupança, o banco judia muito. Fiquei a noite toda com a bunda dormente, kkk. A patroa também reclamou, disse que o banco incomoda, mas ainda sim muito mais confortável que o da Intruder 125. Como foi minha primeira viagem, vou dar mais uma chance para o banco, na viagem para Lavras, caso continue me incomodando assim, vou providenciar uma mudança, ou no banco original, ou um novo tipo roadking.

Mantive uma velocidade média de 100 km/h. Com picos de 80 km/h numas subidas fortes, e até 141 km/h nas descidas. Ela anda muito bem a 120km/h, mas tem que ficar de olho na gasolina. Quando coloquei gasosa "aditivada" da BR, achei que ela rendia menos, quase não chegava a 120 km/h. Mas andou bem com a V-Power.

Como vim de uma 125, achei o torque dessa moto um absurdo de forte. Era só girar o acelerador que a danada vai, e vai com força.

Antes de pegar a estrada com garupa, o Rock me deu um toque, a força da moto aparece com gosto acima de 7000 giros. Quando de 5ª marcha e percebia que o giro estava caindo abaixo dos 7k, eu já puxava a 4ª marchava, e ia até os 8k, antes de voltar pra 5ª e serguir puxando...


No resumo, adorei a moto. Tenho 1,82m, com 85 kg. Fiz 90% da viagem com garupa, alforges bem cheios, e bau. Bastante peso mesmo, e ela andou muito bem.

Fora o banco, não tenho do que reclamar. A Rosinha foi feita pra mim, hehehe.

"ex" - Mirage 150 - Mijadinha
Harpias das Gerais MC
Indaiatuba - SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: ggsjunior

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Mar 2013 16:02 - 18 Mar 2013 16:04 #4990 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc

Sidious escreveu:

donytello escreveu: Sidius,

Belas fotos.

Você disse que um pneu mais largo na dianteira ajudaria. Andando com a TA em terreno arenoso senti falta do Pneu mais fino.
A frente fica muito pesada.
Pode ser impressão.


Passarei os elogios ao fotógrafo do grupo.... rs :cheer: ele ficará feliz apesar dos "embaçados" na lente...rs

Sobre a questão da largura do pneu na TA, vou dizer o que acho que aconteceu.

Você deveria estar usando a pressão recomendada para o asfalto. Com isso, a área de contato do pneu com o chão é menor e ele parece que vai enterrar na areia, dando a sensação de direção pesada.

Diminuindo a pressão do pneu você aumenta a área de contato do pneu com o solo, o que reduz sensivelmente a pressão sobre o solo (pressão = força x área) e faz com que o veículo não atole..

Nos 4x4 eu sei que é comum os pneus para terrenos pantanosos e arenosos serem largos para dar o efeito de "flutuação". No caso de lama os pneus costumam ser estreitos e cravudos para que eles cavem até encontrar a parte mais firme do solo.
Como nem sempre temos o pneu apropriado para cada encrenca, em casos de necessidade de "flutuação" é comum abaixar a pressão dos pneus.

Acho que esse video ajudará a compreender o "causo"



Sidious, eu uso 33 psi no dianteiro e 36 no traseiro, para quanto eu devo reduzir se for pegar uma estrada de terra? :)


"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Mar 2013 19:06 #4991 por Karas
Respondido por Karas no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Danne, só falta mudar sua assinatura. :whistle:

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Mar 2013 23:45 #4992 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Vandeco,
Há dois limites de pressão : O limite do Detalonamento, quando a pressão é tão baixa que o pneu escapa do aro e o limite de ruptura, quando a pressão é tão alta que pode estourar o pneu. Cada terreno tem as suas particularidades. Se o terreno é muito pedregoso a pressão mais alta serve para evitar furos por impacto. Na terra seca e batida um pneu com a pressão muito alta deixará o veículo mais propenso a derrapagens pois a área de contato será menor, da mesma forma como irá transmitir maior trepidação.
Meus anos de prática de mountain bike, meus conhecimentos 4x4 e meu recente aprendizado sobre duas rodas me dizem que:

Asfalto sem carga: pressão intermediária.
Terra seca: idem
terreno pedregoso pressão alta
andando sobre cascalho ou areia pressão baixa para, no primeiro caso aumentar a área de tração e no segundo para conseguir o efeito flutuação, podendo ser "muito baixa" se a areia estiver fofa demais..

Terreno pantanoso: pressão baixa (aumenta a tração dependendo do pneu e a flutuação)

Lamaçal: pressão alta ou intermediária (para que o pneu atinja a parte mais firme do solo).

Observe que os pneus para cada terreno são diferentes.
Para andar na areia é preferível pneus com menos cravos (ou cravos maiores) pequenos espaços entre os gomos e desenho menos agressivo. Isso favorece a flutuação e diminui o efeito "escavação". Ex, Pirelli scorpion trail

Para lama os cravos costumam ser menores, bem espaçados (favorecem a auto limpeza) com sulcos mais profundos . A ideia aqui é "tração a qualquer custo" e o objetivo é escavar com o mínimo de movimento da roda para ter tração. Ex. Pirelli scorpion MX

Para terrenos pedregosos os pneus costumam ter vários cravos, porém mais unidos . Isso serve para que o pneu tenha tração (por exemplo, ao andar sobre uma pedra molhada), e também seja resistente a perfurações e a deformações. (ao andar sobre pedra fica-se, não raro, com o peso do veículo apoiado apenas pelos ombros do pneu, e não pela banda de rodagem inteira). Ex, Pirelli scorpion mt 90.

Se você comparar o mt 90 com o mt 60, verá que a tração deste na lama é melhor que aquele, apesar dos desenhos serem bem parecidos.

Para ver os pneus entre aqui: www.pirelli.com/tyre/br/pt/motorcycle/catalog.html

Como nós nunca temos o pneu específico para cada terreno na hora que queremos, os fabricantes fazem um misto, onde uma característica desponte mais que a outra e no fim o veículo consiga superar os obstáculos. mesmo não sendo do jeito mais eficiente.

O video abaixo é bem interessante por mostrar que dois veículos identicos, equipados com pneus diferentes, exigem diferentes técnicas de condução para superar o mesmo obstáculo.
Em 3:35 ele mostra os pneus diferentes, um lameiro (alto e cravudo) e outro urbano (mais baixo e com banda de rodagem menos agressiva) Em 10:45 ele mostra um obstáculo sendo superado de formas diferentes pelos veículos.


Infelizmente não achei nada instrutivo assim com motos, mas além de ser divertido, o video é bem anos 80....

(a razão pela qual o motorista joga uma marcha mais longa em certos obstáculos é para reduzir o efeito patinação)

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2013 17:07 - 21 Mar 2013 17:10 #4993 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Acabei de ler as 333 páginas deste tópico. Não foi fácil!
Muito interessante ver a evolução dos usuários e das motos, desde o lançamento até agora, os que compraram e desistiram, os que acabaram de chegar, e os que ainda tem as motos, os problemas, as soluções, as virtudes, os defeitos.
Realmente chego a conclusão que essa moto é muito controversa. Ou você ama ou você odeia. Tanto visualmente, quanto no uso.
A eterna comparação com sua rival, a XRE, os usuários que compraram no embalo, os que deram sorte, os que odiaram e desistiram, os curiosos, etc.
Para mim fica a constatação que realmente essa moto não é para qualquer um, não é uma solução mágica que vai resolver todos os problemas de todos os motociclistas, mas parece que pode ser uma solução muito interessante para mim, para o meu uso, para a relação custo/benefício que eu espero.
Ponto para o forum e para os foristas, pois como disse antes, nunca tinha cogitado possuí-la!
É legal ver os colegas que a usam muito cuidadosamente, mas creio que o motor dela, como o da Fazer, também foi construído para ser usado em alta rotação muitas vezes, e acho que ela vai muito bem nessa situação, com um desempenho muito, mas muito mesmo próximo da Fazer e da CB 300, logicamente com o consumo proporcionalmente equivalente também. Cavalo anda, cavalo bebe. Normal fazer 22 km/l rodando próximo a 140 km/h (no painel) o tempo todo, como qualquer big trail.
E nessa situação é bem valente também, embora em algumas poucas situações vá faltar um pouco mais de motor, principalmente em rodovias com caminhões e ultrapassagens, como acontece com a Fazer 250.
Não acho que usá-la assim vai causar mais danos ou desgaste, apesar de realmente ter o problema de vibração maior nestas velocidades. Nem vou usa-la o tempo todo assim. Mas é bom saber que pode ir além. Esse motor foi projetado para uso em altas rotações, afinal sua tecnologia de construção é derivada diretamente do motor da R1, com todo a condição de trabalhar em alta rotação como sua irmã maior.
Mas na grande maioria do tempo, terá motor mais que suficiente para ser uma moto muito divertida, forte e ágil, apesar de ter um desempenho não tão espetacular na estrada, vai muito bem até os limites legais, com um bom fôlego para um pouco mais, e concordo que andar até 120 km/h com ela deve ser delicioso.
Também percebi o quanto é impressionante como a moto é customizável, adaptável a muitos usos diferentes. Isso a torna polivalente, com a possibilidade de ter um comportamento próximo de uma BigTrail, como eu espero, pelo porte que possui, proteção aerodinâmica, muita capacidade de receber acessórios diversos, que a tornam muito adaptável a muitas situações e que agregam conforto e desempenho em usos muito diferentes: para passear, para trabalhar, para curtir, para o barro, para viajar, para equipar, para usar no dia a dia, para ir até o fim do mundo, etc, sem o custo de uma moto deste tipo para cada uso, que beira os 30.000,00 reais, além dos custos agregados de manutenção e seguro.
Mesmo lembrando sempre que o desempenho na estrada fica longe de uma BigTrail tradicional, afinal ainda é 250 cc, tem a grande vantagem de ter o custo de manutenção de uma 250 cc também.
Estive na concessionária novamente e ao vê-la pessoalmente, muitas das impressões que tive aqui puderam ser comprovadas. Adorei vê-la pessoalmente. Vou voltar lá namorá-la novamente mais pra frente, principalmente a azul. A minha Fazer está literalmente "Roxa" de ciúmes.
Graças a esse forum, conheci melhor uma moto que pode ser a solução dos meus problemas, com um custo muito, mas muito atraente, e uma relação custo/benefício excelente. Perco a velocidade e ganho conforto e praticidade. Nem sei se perder a velocidade é realmente prejuízo. Talvez seja uma bênção.
Vamos ver como as coisas evoluem, mas por enquanto, vou curtindo o video promocional da Yamaha, com a belíssima cor azul que eu adorei.


Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2013 17:20 #4994 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Diário de uma Teneré 250cc
ggsjunior, faltou o ícone de palmas aqui agora.
belo comentário.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: ggsjunior

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2013 18:43 #4995 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico Diário de uma Teneré 250cc

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP
Anexos:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: ggsjunior

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.941 segundos