Test-Ride Honda CBR 250R

26 Set 2011 14:34 #481 por bokomoko
Respondido por bokomoko no tópico Test-Ride Honda CBR 250R

ggsjunior escreveu: Que pena. Gente que gosta de desperdiçar óleo e dinheiro. A natureza também não agradece.
Troco a cada 5.000 km , como o manual da minha moto recomenda, ou até mais se precisar. E nunca tive problema algum, e nem com nenhuma das muitas motos anteriores que tive. Tenho pena de quem cai nessa conversinha de mecânicos inescrupulosos e pilantras. Inclusive de concessionárias. Onde já se viu que um óleo projetado para 5.000 km, com margem de segurança de pelo menos 100%, como me explicou um representante da Ipiranga quando eu tinha posto de gasolina, sofrer alguma alteração na sua composição ou especificação em motores de baixa ou média cilindrada, com uso normal no dia a dia em apenas 1.000 km?



Caro GGSJUNIOR ! Eu concordo plenamente com você ! Trocar a cada 1000km é burrice.

Façamos as contas.

Uma típica moto de 125/150cc vai fazer algo em torno de 35km/litro. Para rodar os 1000km vai gastar 28 litros de gasolina. Para trocar o óleo a cada 1000 km, ela vai consumir 1,1 litro de óleo a cada 28 litros de gasolina, concorda ? Sendo assim, dá 3,9% de óleo a cada litro de gasolina. Isso é um absurdo. É um consumo mais alto do que moto de 2tempos que QUEIMA o óleo junto com a gasolina !!!!

Obviamente, trocar o óleo a cada 1000 km é completamente trouxa.

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2011 15:10 #482 por latorre
Respondido por latorre no tópico Test-Ride Honda CBR 250R
A troca de óleo não tem a ver com o consumo de gasolina e sim com o uso que se faz da moto, por exemplo,se tu preparar o motor de uma moto para corrida a cada 500 Km tu tem que abrir e trocar todo o motorpraticamente não só o óleo. Quando fazia trilha a cada 3 trilhas trocava o óleo da caixa e o mesmo saiatotalmente inutilizado.Em nosso pais onde a gasolina é ruim, o uso da moto é extremo (arranca e para) e quando viajamossempre aproveitamos pra dar uma esticada, não considero que seja "trouxisse" trocar o óleo de 1000Kmem 1000Km, como também não acho trocar de 5000Km em 5000Km, ou também nunca trocar.Cada um sabe o uso que faz da moto e a necessidade que se faz a troca de óleo, em condições ideais,trocaria também de 5000 km em 5000 km.

98-99: Honda Dream 100cc
05-09: Honda Bross 150cc
08-10: Agrale XTZ 27.5
ATUAL: CB300R Preta

Em busca da MOTO perfeita!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Set 2011 06:23 #483 por bokomoko
Respondido por bokomoko no tópico Test-Ride Honda CBR 250R

latorre escreveu: A troca de óleo não tem a ver com o consumo de gasolina


Tem sim. O consumo de gasolina, como você mesmo vai dizer logo abaixo no seu post, tem a ver com a troca do óleo. Você mesmo que diz. Por favor, mantenha a coerência. O que é óbvio é que um óleo de moto 4 tempos não pode durar MENOS que óleo de moto 2 tempos ! O óleo 2 tempos é queimado junto com a gasolina ! Como pode uma moto 4 tempos consumir mais óleo do que uma moto 2 tempos ? é um abuso.

latorre escreveu:
e sim com o uso que se faz da moto,


Concordo. Regimes de uso mais intenso, como é o caso de uma trilha em que se abusa do motor constantemente não podem usar os mesmos parâmetros para troca de óleo quando se usa a moto na cidade, de forma regular. Portanto, não vamos apelar, ok ? Você está comparando o uso esportivo (ou quase esportivo) com o uso normal do dia-a-dia. Para o uso do dia-a-dia é só usar o que o manual do fabricante da moto recomenda.

latorre escreveu:
Cada um sabe o uso que faz da moto e a necessidade que se faz a troca de óleo, em condições ideais,trocaria também de 5000 km em 5000 km.


Ou seja, no fundo você concorda que a troca de 1000 em 1000 é um abuso.

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Set 2011 08:36 #484 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico Test-Ride Honda CBR 250R

bokomoko escreveu:

ggsjunior escreveu: Que pena. Gente que gosta de desperdiçar óleo e dinheiro. A natureza também não agradece.
Troco a cada 5.000 km , como o manual da minha moto recomenda, ou até mais se precisar. E nunca tive problema algum, e nem com nenhuma das muitas motos anteriores que tive. Tenho pena de quem cai nessa conversinha de mecânicos inescrupulosos e pilantras. Inclusive de concessionárias. Onde já se viu que um óleo projetado para 5.000 km, com margem de segurança de pelo menos 100%, como me explicou um representante da Ipiranga quando eu tinha posto de gasolina, sofrer alguma alteração na sua composição ou especificação em motores de baixa ou média cilindrada, com uso normal no dia a dia em apenas 1.000 km?



Caro GGSJUNIOR ! Eu concordo plenamente com você ! Trocar a cada 1000km é burrice.

Façamos as contas.

Uma típica moto de 125/150cc vai fazer algo em torno de 35km/litro. Para rodar os 1000km vai gastar 28 litros de gasolina. Para trocar o óleo a cada 1000 km, ela vai consumir 1,1 litro de óleo a cada 28 litros de gasolina, concorda ? Sendo assim, dá 3,9% de óleo a cada litro de gasolina. Isso é um absurdo. É um consumo mais alto do que moto de 2tempos que QUEIMA o óleo junto com a gasolina !!!!

Obviamente, trocar o óleo a cada 1000 km é completamente trouxa.


É colega, tem gente que não quer dar o braço a torcer. É como eu expliquei depois, adoram ir na oficina e gostam da sensação de que cuidaram da moto. Só isso. E como você acabou de dizer, realmente quem troca no fundo sabe que é um exagero, mas continuam a fazer isso. E os "mecânicos" fazem o que o cliente pede. Não procuram esclarecer que não é necessário, pois querem é vender óleo.
Quanto ao fato do uso intenso, realmente as fábricas recomendam diminuir o tempo de troca quando se tem uso muito severo, mas recomendam no máximo diminuir para a metade. Como os óleos de hoje em dia são para 5.000 km, seria ainda pelo menos 2.500 km. Nunca 1.000 km apenas. Além do fato que eu citei que o óleo tem uma margem de segurança de pelo menos 100 % no limite de quilometragem antes de começar a perder características. E é engraçado que querem trocar o óleo com 1.000 km, mas não trocam os filtros, nem de óleo e nem de ar, porque aí já fica caro, né?
Não que eu seja tão velho, mas antigamente, há 20 anos atrás não existia esse tipo de papo, e nenhuma moto nunca teve problemas ou fundiu porque respeitava o prazo de troca do manual. Ou vocês acham que o óleo de antigamente era melhor? Com toda a tecnologia que os lubrificantes têm hoje em dia, pode rodar tranquilamente até o limite que estará protegido. E para completar esse assunto, que já encheu também, além de ser off topic, a composição dos óleos de moto é igual a dos carros, que é igual à dos caminhões. Mudam apenas alguns aditivos específicos para cada tipo de uso. Para diesel, por exemplo, precisa de aditivos específicos para enxofre, por exemplo. Para álcool e gasolina nem se diferencia mais. Pensa que são óleos diferentes? O representante da Ipiranga me garantiu que é quase tudo igual.
Se o óleo aguenta rodar 5.000 km em um motor de uma carreta, que atravessa o Brasil de norte a sul nas mais variadas condições de temperatura e pressão, às vezes totalmente carregada, com o motor funcionando no regime máximo de carga, e eles realmente rodam, podem perguntar a qualquer caminhoneiro, como podem achar que um motorzinho de 125/150/250/300 cc vai estragar óleo em 1.000 km, nem que seja usado no regime máximo, ou em qual condição extrema que for?
Porque os caminhões não trocam óleo antes da kilometragem? Porque é inviável financeiramente? É claro que não é só isso. E não têm problemas nenhum. Já pensou trocar óleo desses monstros a cada 1.000 km? No meu carro eu troco com pelo menos 10.000 km. Se for sintético, pelo menos 15.000 km. Já faço isso a pelo menos 15 anos, e nunca tive problema algum com nenhum motor. Nem de carro e nem de moto.
Querem trocar com 1.000 km para se sentirem bem, que façam. Mas não me venham dizer que é melhor, ou que é perigoso não fazer isso, que eu dou risada na cara.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Set 2011 14:19 #485 por Artur Felipe
Respondido por Artur Felipe no tópico Test-Ride Honda CBR 250R
Ô louco, os nervos estão à flor da pele e as diferenças se acirrando. Calma pessoal!

Não sei quanto aos novos motores flex de 150cc da Honda, mas pelo menos nas motos que já tive (Dream 100, XR-200, Twister e hoje a Biz 100) os períodos de troca variavam entre 1.500 (no caso das menores) a 3.000 km (caso da Twister). Nunca vi em nenhum manual de motos pequenas que a troca pode ser feita em intervalos de 5.000 km.

É fato que os óleos evoluíram, e hoje em dia um semisintético, por exemplo, pode facilmente aguentar esse período sem deteriorar. Mas será que é uma regra geral, aplicável a qualquer moto, independente da motorização?

Já li em algum lugar deste fórum ou na seção de carta dos leitores (respondidas pelo Bitenca ou Tite, caras que conhecem bastante de motos) que as motos menores obtém desgaste mais prematuro de componentes que motores maiores, justamente por trabalharem sempre próximas ao limite máximo de rotação, potência e velocidades máximas.

Sendo assim, não me entra na cabeça que uma motoneta como a minha possa rodar 3 ou 5 mil km sem pedir óleo novo. Pode parecer preciosismo de minha parte, mas eu não arriscaria exceder os 2.000 km (o manual recomenda 1.500) sem realizar a troca. Aliás, sempre efetuo entre 1.500 e 2 mil, nunca antes.

O que acha GGS? Bsteira de minha parte ou dá mesmo pra esperar um pouco mais?

Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Set 2011 06:25 #486 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico Test-Ride Honda CBR 250R
Infelizmente acho sim que é uma grande besteira da sua parte. E de todos os outros também. É psicológico, eu entendo. Você passou a vida inteira ouvindo essas besteiras sem fundamento técnico nenhum, e agora vem alguém e lhe diz que é tudo mentira? Leia os manuais e veja você mesmo. O manual das Hondas de hoje diz para se trocar a cada 4.000 km já a algum tempo. E a Yamaha é a cada 5.000 km. A Suzuki eu sei, pois já tive também, é a cada 3.000 km, mesmo nas grandes. Todo mundo reclama dessa troca curta, pois tem que fazer revisões nessa quilometragem também. A Kawasaki é 6.000 km se não me engano.
O problema não é a durabilidade do óleo, e sim o seu nível. Esse sim deve ser verificado constantemente, pois pouco óleo causa muito mais estrago do que óleo vencido. Por quilometragem, nunca tive problema algum, e te falo que conheço muita gente que também não teve. Mas se trocando com 1.000 km, como eu disse, garante-se que o nível vai estar sempre correto, e a chance de ter problemas certamente diminui muito. Mas não por causa do óleo, e sim por causa do nível correto e da manutenção preventiva que normalmente é feita. Se não sabe fazer isso, que troque óleo a cada 1.000 km mesmo e a natureza que se exploda. Antes ela que o seu motor, não é mesmo?
E motores pequenos certamente tem muito menos desgaste do que motores maiores e mais potentes. São bem mais simples e tem menos partes móveis. Não tem como estragar óleo mais que motores com mais rendimento, que obtém justamente esse rendimento extra por trabalharem mais perto do limite, como o colega Bokomoko disse também. E lógico que uso muito mais intenso, precisa de verificação e controle mais rígidos. Eu completo o nível sempre que precisa. Sem medo nenhum. Só isso. E em motos maiores, normalmente não se tem esse pensamento idiota. Já pensou ir até Ushuaia e parar a cada 1.000 km pra tocar o óleo? Haja paciência! Verifique se o pessoal que viaja direto por aí de moto faz isso.
Além do mais, o que a maioria não sabe é que existem muitos óleos reciclados no mercado, que funcionam normalmente. Só não é dito que ele é assim explicitamente. O óleo é filtrado e readitivado e volta para o mercado normalmente. Tem um monte de marcas aí assim. Ou você acha que se faz o que com esse monte de óleo que é descartado por aí? Até poder ser queimado, vai muito tempo. Lembrem-se principalmente que óleo escuro não quer dizer óleo sem suas caracteristicas. É normal o óleo escurecer. Mas o povo apavora quando vê óleo escuro. Quer trocar logo.
E acho que já contei aqui em algum lugar sobre os carros da Bardahl, que já tinham quase 100.000 km como mesmo óleo e outros que diziam que estavam com mais quilometragem ainda rodando todos os dias sem trocar o óleo. O óleo era escorrido, filtrado, medido e completado se preciso, e era colocado de volta no motor. Todos os carros da empresa eram assim. Laboratórios de teste ambulantes, com rígido controle de tudo. Normalmente eram VW Gol AP, não tinham problema algum e rodavam muito nas mãos dos vendedores e representantes. Hoje em dia não sei mais se continua assim.
Não acho que os nervos estão à flor da pele, é apenas uma discussão normal, com fortes diferenças conceituais, como foi no caso da nova CBR 250R. Que pelo andar da carruagem, não vem mesmo, pois ninguém nem toca no assunto mais. Nem o pessoal que viu ela de perto lá pra cima trouxe novas opiniões.



ggsjunior2011-09-28 09:42:56

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Set 2011 07:27 #487 por Artur Felipe
Respondido por Artur Felipe no tópico Test-Ride Honda CBR 250R
GGS, como vcoê mesmo diz, no manual das novas Hondas - e Yamahas - os intervalos encontram-se idênticos aos valores que você apresentou. Porém, estou falando de motos fora de linha (a mais "nova" que passou pela minha mão foi uma Twister 2004, a atual Biz é 2002) e no manual destas os números são diferentes. Não troco dentro deste intervalo recomendado por conta de conversinha de mecânico, sigo apenas o que lá está escrito.

Vale ressaltar também que os antigos óleos minerais - incluindo aí o Mobil preto SF - talvez não suportassem esses períodos mais longos entre trocas com a semelhante desenvoltura e segurança oferecida pelos lubrificantes mais modernos, daí porque muitos ficaram, eu diria, "estacionados" no tempo. (Acredito ser este o caso dos manuais velhos).

O que não significa que eu pegaria hoje, por exemplo, uma XT 660 zero bala e ficaria na paranóia de trocar óleo a cada 1.000 km. Aliás, NUNCA troquei nesse período, como havia dito antes (o da Biz era substituído entre 1.500 e 2.000 km, quando ainda usava o Mobil. Hoje utilizo o da Honda semissintético novo, mas ainda não o troquei. Nem pretendo fazê-lo tão cedo. Vou esperar uns 3.000 pelo menos)

Assim sendo, acredito que cada caso é um caso. Moto antiga com óleo antigo deve ser mantida conforme o manual, esta é minha opinião. Já com óleo novo, é outra história.

Sobre as motos pequenas, não acho que trabalhem em ritmo mais "brando" conforme você defende, ainda que seus motores sejam mais simples. Em se tratando de propulsores refrigerados a ar, pesa contra eles o fato de que o descontrole da temperatura de funcionamento do motor prejudica as características protetivas do óleo lubrificante, o que já não acontece com motores refrigerados a líquido (caso das motos grandes).

Por fim, sobre a CBRzinha, parece que o tópico morreu mesmo. Uma pena, pos a discussão estava boa. Resta esperar o salão.

Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Set 2011 08:03 #488 por latorre
Respondido por latorre no tópico Test-Ride Honda CBR 250R
Na CB depois da primeira troca indica de 4mil em 4 mil, junto com o filtro, pede para sempre completare o único óleo indicado para usar é o SAE 10W-SJ.
Mas ressalta que o óleo é o elemento que mais afeta o desempenho e a vida útil do motor.
hehehe, isso não vai ter fim, tá pior que discussão de religião.

98-99: Honda Dream 100cc
05-09: Honda Bross 150cc
08-10: Agrale XTZ 27.5
ATUAL: CB300R Preta

Em busca da MOTO perfeita!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Set 2011 08:17 #489 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico Test-Ride Honda CBR 250R
Tive uma Biz 2001 também. Trocava com mais de 3.000 km ou até 5.000 km também. Nunca tive problemas. Nas Hondas antigas, há mais de 20 anos, já eram recomendadas as trocas a cada 3.000 km. Isso eu lembro bem, tanto para as pequenas, quanto para as grandes. Tive várias Honda zero, pequenas e grandes, e Yamaha dois tempos também. E sempre passei das quilometragens. Não existia essa paranóia de hoje em dia, como disse antes.
Qualquer óleo de hoje classificação SF para cima já aguenta muito mais de 3.000 km sem problemas em motos de qualquer idade. Óleo antigo nem existe mais para vender. Portanto nada justifica basear-se em uma especificação dada em função dos óleos que existiam na época. Os de hoje em dia são muito superiores. Portanto, com mais folga no limite de uso ainda.
Quanto aos motores pequenos a ar, certamente geram muito menos calor e energia que os modernos de alto rendimento que até necessitam de refrigeração a água, e portanto rodam com praticamente qualquer coisa. Como naquele programa do Discovery Channel em que discutem qual é a melhor moto do mundo já fabricada, e a vencedora é a Honda Cub, a nossa tradicional Honda Dream. Eles esgotaram todo o óleo da moto e colocaram óleo de cozinha usado no motor, e ela funcionou normalmente. Aí eles colocam carga muito acima do máximo permitido e fazem todo tipo de extravagância com ela. E ela nem liga. Continua funcionando normalmente. É muito engraçado, mas é realmente impressionante.
Motores mais novos e modernos tem necessidades e rendimentos maiores, daí a recomendação de óleos mais modernos, com classificações maiores. Mas quanto maior a classificação, maior também o intervalo recomendado de troca, o que é bem melhor de qualquer jeito, independente da idade do motor. Porque o óleo não é especificado para determinado motor, e sim para uma ampla gama de aplicações, nas mais diferentes condições, situações e especificações. Ou você fica procurando o óleo antigo recomendado para por na sua moto antiga para poder trocar o óleo com a quilometragem recomendada naquela situação, com aquele óleo que não existe mais?

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Set 2011 11:05 #490 por Pablo_ba
Respondido por Pablo_ba no tópico Test-Ride Honda CBR 250R
E a CBR 250R estará lá mesmo no salão????

Alagoinhas-BA

Hornet abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Set 2011 12:27 #491 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico Test-Ride Honda CBR 250R
Ótima pergunta. Semana que vem responderemos.
Infelizmente, acho que não vai estar não. Seria ótimo poder compará-la com as outras in loco. Por isso mesmo estou duvidando.
Além dela, que outras motos vocês esperam ver lá? Já existe algum tópico para discutir isso? Eu estarei lá, mas é bem legal especular antes.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Out 2011 22:29 #492 por Aliado
Respondido por Aliado no tópico Test-Ride Honda CBR 250R
E por fim a CBR finalmente (e oficialmente) chegou no Lisarb, agora é questão de tempo para testar a moto no cotidiano de nossas cidades. E viva o aumento de opções para nós sofridos consumidores brasileiros! Um lançamento MUNDIAL ao nosso alcance.

"Gimme Fuel, Gimme Fire, Gimme that which I desire"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Out 2011 01:57 #493 por RhinoKako
Respondido por RhinoKako no tópico Test-Ride Honda CBR 250R
Também comemoro, a chegada do modelo, e para os críticos de plantão, a partir do ano que vem, sim poderemos dizer se a moto presta ou não presta.

Frota: Peugeot Speedake 50cc /Biz 100cc /Kasinski GF 125 /Honda Cg 150 Sport /Yamaha Fazer 2011 Roxa(20.000km)
Belém - Pa.
Pretensões 2012: Traxx Dunna 600cc; DAFRA Next 250cc; KTM DUKE 200cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Out 2011 02:58 #494 por RhinoKako
Respondido por RhinoKako no tópico Test-Ride Honda CBR 250R
a ficha da moto diz que o motor é leve e compacto, aliado a refrigeração liquida, com certeza, vai correr mais que CG300, isso que importa, na verdade, sempre achei essa CB300 enganação, posso estar errado, mais se colocassem 50cc a mais na twister carburada, axo que ela ia render mais, como a honda não tinha experiencia em injeção eletronica, quanto tentaram injetar o motor twister a moto ficou xoxa, pois todos sabem que para atender o promot, o motor perde desempenho, agora sim, a honda tem uma moto superior à fazer que com mesma cilindrada, rende 5cv a mais.

Frota: Peugeot Speedake 50cc /Biz 100cc /Kasinski GF 125 /Honda Cg 150 Sport /Yamaha Fazer 2011 Roxa(20.000km)
Belém - Pa.
Pretensões 2012: Traxx Dunna 600cc; DAFRA Next 250cc; KTM DUKE 200cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Out 2011 10:48 #495 por Rmacs
Respondido por Rmacs no tópico Test-Ride Honda CBR 250R
Ja teve alguma moto Honda que nao prestou??

A 250tinha é bunitinha.... mas se o desempenho for pior que as Comet e Ninjinha, pode jogar no lixo.

Ex - MT-03, CB 500.
Acelerando: Hornet 08 ABS
Montes Claros-MG
"Matar quem compra peças roubadas é legítima defesa!!"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.246 segundos