Porque somos tão marginalizados pelos órgãos públicos?

09 Set 2013 20:56 #31 por VagLigeiro
No caso da linha de Cerol, tendo a concordar, mas há uma explicação plausível: devido a ação dos "direitos humanos", é difícil ver policiais indo prender jovem por empinar pipa com cerol. Só um policial prender um carinha que "empinava pipa 'sem incomodar ninguém', 'sem perigo nenhum'" que a população apedreja a delegacia e as viaturas.

Entende que a situação não é só "culpa" do governo, ou da mídia (reclama dos títulos sencacionalistas, mas vê "Nichole Bahls de biquini" e vai lá correndo ver :p e depois ainda chama a menina de apelido perjorativo, sendo que ela não é, só faz algo que sociedade considera interessante) mas sim da sociedade e da cultura como um todo; Motociclistas agindo indevidamente de um lado, pessoas comuns sendo preconceituosas do outro.

Stranger in Black escreveu: sabe o que acontece se a polícia ou agente de trânsito te pegar com a viseira levantada...??? Nada...!!! E não é porque é em Feira de Santana não...

O pior é que as pessoas reclamam ainda mais quando levam uma multa de viseira levantada. No final, qual seria o parâmetro certo: ir pela lei ou ir pela vontade da população?

Stranger in Black escreveu: O governo não tem parâmetros... é desorganizado... e desconta na gente... não só motociclistas... e não tem nada digno de pena nesta resposta, é um desabafo meu e de muitos brasileiros, inclusive seu também
Não é uma questão de tiranizar o trânsito, basta parametrizar, educar e cobrar, agir com justiça.
Só que o governo não é capaz de fazer isso em nenhuma esfera de ação... e naõ é por falta de condições ou de estudo... é falta de vontade mesmo... é pensar "Ah, o Brasil não tem mais jeito não..." e aí vão levando, a gente se acomada e chama essas e outras situações de normal.



Entenda de uma vez: governo, querendo ou não = nós, sociedade. Eles são pessoas que, a priore, baseado em o que a gente, organizadamente, pede a eles, fazem o que tem que ser feito. Mas um quer uma coisa, outro quer outra coisa, o outro quer uma coisa totalmente diferente. Aí o cara que antes prometia "fazer algo pelo povo", se embriaga pelo poder e depois manda um "vá se ******, povo!"

O governo é feito de pessoas como nós. Aí fica a questão: se você, ou eu, ou qualquer outro estivesse no lugar do presidente, do ministro dos transportes, etc... , será que a situação das motos mudaria? A população tem parâmetros? Se organiza para melhorar? Ou é cada um por si?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Set 2013 21:42 #32 por Stranger in Black
Ainda assim, isso não justifica a forma que estigmatizam a gente. E outra coisa... meu problema não é não entender... é não concordar... é diferente... é o que acontece comigo relativo a alguns pontos de vista que vc expressou... não concordo... embora entenda teu ponto de vista...

Hard deadly wheels... lost and far from paradise...
Ex Caloi Mobilete 60cc "Iron Horse"
Ex Jonny Hype 50cc "Jonnyzinha"
Atual Suzuki Intruder 250cc "Charlotte"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Set 2013 21:52 #33 por Stranger in Black

VagLigeiro escreveu: ...A população tem parâmetros? Se organiza para melhorar? Ou é cada um por si?

E se fosse assim tão fácil, não precisaríamos de governo. É pra isso que os parâmetros servem... pra unificar a lingua em uma região ou local. A responsabilidade do povo é seguir a lei. A do governo, estabelecer os parâmetros, não o contrário. Não se trata de cada um ter um parâmetro diferente do outro, e sim de estabelecer um denominador comum, justo para todos, ou pelo menos para a maioria, pois foi pela maioria que estes idiotas foram empossados...

Hard deadly wheels... lost and far from paradise...
Ex Caloi Mobilete 60cc "Iron Horse"
Ex Jonny Hype 50cc "Jonnyzinha"
Atual Suzuki Intruder 250cc "Charlotte"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Set 2013 22:03 #34 por Patriarca
Stranger o problema é que cada um quer seguir as leis do jeito que bem entende, ou não segui-las se é que você me entende, e claro, para justificar isso se usa o (mau) exemplo de quem faz errado, "se ele pode fazer errado eu também posso".
Enquanto a maioria dos brasileiros tiver esse tipo de pensamento mesquinho e idiota vamos continuar a ter esse tipo de conversa por aqui.
Pois quem tem esse tipo de preocupação são só os poucos conscientes de que algo precisa ser feito e mudado, mas que ainda assim se sente fraco e pequeno para conseguir levar essa mudança adiante.
O Brasil é um país cheio de leis, até que boas, mas mais cheio de pessoas que fazem questão em burlar as mesmas, o (mau) exemplo vem de cima, mas é de baixo que pode vir a mudança. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: VagLigeiro, marceloe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Set 2013 22:11 #35 por marceloe
Falou tudo "chefe" !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Set 2013 11:30 - 10 Set 2013 11:31 #36 por VagLigeiro

Patriarca escreveu: Stranger o problema é que cada um quer seguir as leis do jeito que bem entende, ou não segui-las se é que você me entende, e claro, para justificar isso se usa o (mau) exemplo de quem faz errado, "se ele pode fazer errado eu também posso".

Enquanto a maioria dos brasileiros tiver esse tipo de pensamento mesquinho e idiota vamos continuar a ter esse tipo de conversa por aqui.

Pois quem tem esse tipo de preocupação são só os poucos conscientes de que algo precisa ser feito e mudado, mas que ainda assim se sente fraco e pequeno para conseguir levar essa mudança adiante.

O Brasil é um país cheio de leis, até que boas, mas mais cheio de pessoas que fazem questão em burlar as mesmas, o (mau) exemplo vem de cima, mas é de baixo que pode vir a mudança. :)



ALELUIA!!!! \o/

Pena que eu não consiga ser tão claro quanto tu, pois eu teria poupado páginas de discussão :)

E aí só retoma o que eu quis dizer no começo: Não adianta pedir para não ser marginalizado, sendo que grande parte de "nós" agimos de forma marginal. Tirando as situações que realmente se pede uma burlada a lei, ou que a lei realmente não satisfaça o meio, para agir sem ser marginal basta não agir à margem da lei. Ou então, o jeito mais difícil em uma democracia: mudando a lei.

Enfim, se for para nos unir, como motociclistas e cidadãos, gostaria que todos entendessem isso. Todos nós temos nossos conceitos individuais, mas para fazer parte do meio, temos que entender e aceitar a priore o conceito coletivo, ou então, de forma respeitosa, nos introduzir ao coletivo para que eles nos conheçam e assim qualquer preconceito se valha. Qualquer marginalização se estigmatize. :)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Set 2013 13:53 #37 por ezenecon
Mas não é isso que coloquei em discução!!!!

O fato que que cada um olha a lei do jeito que lhe convém, não tira o fato que que somos sim marginalizados pelo poder público e pela mídia!!!!

Aos que não concordam, eu sugiro que leia este artigo: www.motonline.com.br/eu-quero-meu-dpvat-de-volta/ que está na pg inicial do MO.

Os dados são sempre manipulados para justificarem a adoção de medidas que nos projudicam, mas que não se sustentam numa avaliação mais aprofundada. porém esses dados aprofundados não são divulgados por essa mídia viciada!!

Hoje, as motos pagam 50% do valor do pedágio sob a alegação que a Concessionária tem despesas com o atendimento aos motociclistas, mas eles nunca tornaram públicas as planilhas onde fica demonstrado o custo desses atendimentos. Será que são da ordem de 50% do custo da Concessão???????

Eu não sou hipócrita ao ponto de achar que só porque os outros fazerm eu devo fazer, muito pelo contrário, eu comprei meu capacete antes de comprar minha 1ª moto, e isso numa época que nem era proibido andar sem capacete, porém minha consiencia me obrigou a utiliza-lo, não a lei. Não foi isso que quis dizer quando abri o tópico questinando o porque do motorista não ser multado por estar digitando ao volante, mas sim porque a multa, se aplicada, é de uma infração média, enquanto a infração do motociclista com a vizeira aberta é GRAVÌSSIMA, perdendo o direito de dirijir. São dois pesos e duas medidas!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Set 2013 14:00 #38 por ezenecon
A propósito!

Sempre ando de capacete com a viseira abaixada, limpa e sem riscos (coisa que nem todos usam, pois é comum ver motociclistas com viseiras absolutamente sem condições de uso, mas se estiverem abaixadas, não são proibidas), além de jaqueta com protetores, bota (ou no mínimo tenis amarrado, nunca sapatos mocassim)e luvas. Isso até par ir na padaria da esquina!!!

Não é porque no bairro onde moro, principalmente aos finais de semana, a grande maioria dos motociclistas (motoqueiros, motoboys, cachorro lokos, etc.) andam de bermuda, camiseta, chinelos e sem capacete, que eu vou fazeir isso também!!! (além de ficarem empinando suas máquinas bem na rua de casa :angry: )

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Set 2013 16:30 - 10 Set 2013 16:32 #39 por Chicolau
tem muito preconceito contra usuário de moto, estacionamento que não aceita moto por ex.

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: apadua

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Set 2013 19:53 #40 por Patriarca
Ezenecon eu não generalizei o que disse sobre fazer só porque o outro faz, e sim que muita gente pensa assim.
O mau exemplo é copiado, já o bom exemplo, ou o que é correto, é desprezado na maioria das vezes e isso faz com que os que fazem certo sejam marginalizados pela população e pelos governantes.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: VagLigeiro

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Set 2013 20:03 #41 por Velcy
Me parece que as concessionárias não estão mostrando a realidade, não são mais acidentes com motocicletas do que com outros veículos..... e mais, pra "juntar" uma moto não precisa um caminhão daquele tamanho já pra "juntar" um carro é bem diferente....

Velcy - Cascavel
Ninja 1000ABS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Set 2013 21:40 #42 por VagLigeiro
Quanto ao texto do Sucurpira eu já tinha citado e já tinha lido, e discordo de algumas coisas que ele cita.

Chicolau escreveu: tem muito preconceito contra usuário de moto, estacionamento que não aceita moto por ex.


Isso não é preconceito, isso ocorre devido a que houve uma época que estacionamentos deixavam a moto lá, e por não ter uma vigilância plena, ou outro sistema de segurança, as motos eram furtadas e o dono do estacionamento era obrigado a arcar com a moto roubada. Tanto é que hoje até existem regras nos estacionamentos que se permitem motos em que você só é indenizado pela seguradora se travar a roda com uma corrente e cadeado em uma barra de ferro afixada. Senão, não terá direito a indenização.

Motos são "mais fáceis" de roubar, convenhamos. Mesmo se a moto está com trava nas rodas e tudo, basta uma perua para tascar uma moto lá dentro (tempos atrás vi um vídeo de um roubo neste estilo). O único jeito seria travando a moto em alguma barra de ferro, e ainda assim é possível que o ladrão teime e roube a mesma.


Enfim, o Patriarca falou resumidamente o que penso. De fato, como motociclista, também acho que falta algumas coisas para o mundo das motos, mas o "preconceito" em si tem diminuido. O que ocorre ultimamente não é preconceito, mas sim já um conceito concebido, até comum em muitos motociclistas de longa data (o próprio Sucupira falou isso nos comentários) que "moto não é uma das melhores opções para ser um substituto do transporte individual". Já sabemos os riscos, já sabemos as gravidades, já sabemos os contras, e também os prós. E muitas pessoas comuns também sabem.

Quanto aos orgãos públicos, o problema é que eu até tou cansando de dizer: "ELES somos NÓS". Se não ir lá e cobrar uma atuação, eles não vão agir. Mas sim, existem ótimos exemplos de profisisonais públicos. Vi dois agentes da CET hoje barrando uma moto que tentava entrar em um espaço exclusivo para ônibus.Ao invés disso, o pessoal da CET orientou o motociclista (que a propósito, estava sem os retrovisores) a ir para o lado correto da avenida. Só faltou a multa (e eu estava torcendo para isso). Mas ei, a CET agiu de primeira e evitou a punição (isso se eles não pegaram o bloquinho depois que eu sai de cena). Querem algo melhor que isso?


O pessoal do Jalopnik está convidando o pessoal que gosta de carros modificados a entrarem em contato com os políticos e agirem para mudar a lei. Por que vocês não fazem isso também, de uma forma ordeira?

(Antes que me perguntem o porque de eu não inciar este movimento, respondo: 1 - estou adaptado com a lei, e prefiro assim; 2 - certas leis não gostaria nunca que mudassem.)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Set 2013 22:59 #43 por ezenecon

Patriarca escreveu: Stranger o problema é que cada um quer seguir as leis do jeito que bem entende, ou não segui-las se é que você me entende, e claro, para justificar isso se usa o (mau) exemplo de quem faz errado, "se ele pode fazer errado eu também posso".
Enquanto a maioria dos brasileiros tiver esse tipo de pensamento mesquinho e idiota vamos continuar a ter esse tipo de conversa por aqui.
Pois quem tem esse tipo de preocupação são só os poucos conscientes de que algo precisa ser feito e mudado, mas que ainda assim se sente fraco e pequeno para conseguir levar essa mudança adiante.
O Brasil é um país cheio de leis, até que boas, mas mais cheio de pessoas que fazem questão em burlar as mesmas, o (mau) exemplo vem de cima, mas é de baixo que pode vir a mudança. :)


Patrão, vc conhece a estória das Estrelas do Mar?

"Em uma ressaca do mar, milhões de estrelas do mar foram lançadas na praia.
Um homem que passeava na praia ficou atônito vendo um senhor que pegava uma estrela do mar, ia até o arrebentar das ondas e a jogava de volta ao mar, depois vinha e repetia tudo de novo. Fez isso umas cem veses.
O homem chegou perto do senhor e perguntou indignado, "porque está fazendo isso, são tantas estrelas do mar que não fará absolutamente nenhuma diferença", e o senhor, sem nada dizer, se abaixou, pegou uma estrela do mar, foi até a arrebentação, a jogou de volta ao mar e voltando disse ao homem: "Para essa estrela fez toda diferença".

Eu estou tentando fazer parte da diferença, sei que é pouco, mas não é sentando e metendo o pau na iniciativa dos outros que as coisas mudam!!! ;)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Set 2013 23:38 #44 por VagLigeiro
Se pensar que uma estrela do mar é um ser que apenas nasce e sobrevive, jogar ela no mar de volta pode no final fazer uma péssima diferença também :p Afinal, somos seres que seguimos vários ciclos colocados pela natureza. O velho: nascer, crescer, morrer. Enfim.

ezenecon escreveu: mas não é sentando e metendo o pau na iniciativa dos outros que as coisas mudam!!! ;)

~

O que faço não é ficar sentado metendo o pau na inciativa dos outros. E sim mostrando que para se tomar uma inciativa, primeiro tem que se ver o arredor, para saber o que os mesmos estão fazendo e se estão de acordo ou contra a iniciativa, para depois tomar-se a iniciativa.

Pega a jaqueta air-bag (acho que é a quinta vez que uso este exemplo, tenho que achar outros :p ). Acho que teve umas duas ou três manifestações contrárias a regulamentação para que o uso dela seja obrigatório. Até agora, nenhum indício de que a lei vai ser aprovada, ao que se nota. Graças ao movimento feito pelos motociclistas? Talvez. Pode ser que sim, já que houve demonstração na imprensa e tudo.

Pega o caso do curso obrigatório para motofretista. A aplicação da lei só vai ser feita provavelmente ano que vem em muitas cidades. Se não é os motociclistas reclamando, não há atuação.

Mas em ambos os casos, há de se considerar que:

- no caso da jaqueta air bag, o argumento principal é o preço do equipamento, muitas vezes inviável para o motociclista comum.

- no caso do curso, o argumento principal (e que o governo desta vez viu e concordou), é que é muito aluno, pouco tempo, e pouca aula.


O que tentei falar desde o começo também é:

- Não podemos queixar de ser marginalizados se há "iguais" a nós que agem de forma marginal

e

- Não dá para agir como "pobres coitados" que precisamos de amparo governamental.

Para muitos motociclistas, quanto menor interferência do governo, melhor. Quanto melhor aceitação e auxilio para certas coisas, melhor ainda.

Não existe uma marginalização a ponto de o motociclista ser o "obscuro criminoso recriminado". E o problema principal é a questão da fiscalização, feita por pessoas como NÓS, só que cada um com seus conceitos sobre motociclistas. Fora o fato de que os fiscais sofrem para controlar um trânsito caótico como os das grandes cidades brasileiras. Quanto as multas e impostos, também queria que fossem menores para certas situações, mas aí é mexer com lei... Enfim.

Seu direto de reclamar é válido. O que acho inválido é reclamar e não pensar nos porquês ou pormenores de certas questões. E que antes de pedir o "seu" direito (que também é do outro, e meu), tem que se avaliar se o outro também não está interferindo no "nosso", com isso gerando os conflitos e negações.

O melhor exemplo foi o que citei no outro post agora a pouco: o Jalopnik convidou seus leitores para entrar em contato com seus representantes políticos. A "fagulha" disto tudo foi porque caminhões começaram a pegar a mania de dar uma de "rebaixados", e com isso o DENATRAN suspendeu a regularização das modificações de veículos para "rebaixar" (isso é, alterar a altura do vão do veículo com o solo). O pessoal lá analisou as leis e viram que entraram em conflito duas leis. Com isso, se deu a ideia do movimento.


Isso resume algumas coisas que falei: por causa de outros (caminhões), os interessados (Carros) sofreram com os problemas causados pela interferência e abuso destes outros. Agora, os interessados vão tentar ir atrás e mudar as regulamentações.

É o que acontece com a então dita marginalização: por causa de outros (motociclistas inconsequentes), nós que somos interessados (motociclistas comuns, motociclistas de longa data) sofremos pela interferência e abuso destes outros.

Só que diferente do caso dos caminhões, como motociclistas em um espaço de debate / diálogo como o Motonline, creio que primeiro deveríamos instruir nossos "iguais" a se comportar de acordo, ou ver as leis que realmente interferem (velocidade, distância lateral, etc...), dialogar para ver se é válido lutar pela mudança da lei desejada, e aí sim todos se unirem e fazerem a devida manifestação, para quem sabe ser aprovado e aí ter mais tranquilidade. :D

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Set 2013 01:42 #45 por Patriarca

ezenecon escreveu:

Patriarca escreveu: O Brasil é um país cheio de leis, até que boas, mas mais cheio de pessoas que fazem questão em burlar as mesmas, o (mau) exemplo vem de cima, mas é de baixo que pode vir a mudança. :)



Eu estou tentando fazer parte da diferença, sei que é pouco, mas não é sentando e metendo o pau na iniciativa dos outros que as coisas mudam!!! ;)


Foi o que eu disse, é de baixo que pode vir a mudança.
Isso não quer dizer dos rebaixados, e sim da base, de nós. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.161 segundos