Porque somos tão marginalizados pelos órgãos públicos?

07 Set 2013 00:04 - 07 Set 2013 00:06 #16 por VagLigeiro

marceloe escreveu:
Considero que o VagLigeiro, não quis discordar do Ezenecom, apenas colocou seu ponto de vista, e percebo (posso estar enganado) que o mesmo está nos forçando a uma auto reflexão do como nos comportamos no transito para então ver se estamos reclamando ou não com razão do outro.


Cara, você falou tudo com tudo. Perfeito. É nisso que eu queria chegar, apesar de minha rispidez.

Eu não encho a cara do outro de porrada, mas me dou o direito de xingar o cara de corno, idiota, besta, entre outros adjetivos perjorativos que provavelmente provocará a ira do condutor desrespeitoso. E vale tanto para carro quanto para moto. Canso-me de xingar um monte de gente na cidade. Ah! E quando vejo cara empinando moto, fico gritando: "CAI! CAI" CAI!' Só uma vez tive a felicidade que gritar: "EEEE, CAIU, SEU BESTA!!!! ".

Eu gostaria muito que fosse possível que um cidadão comum desse voz de prisão a caras que cometem erros no trânsito. Seria algo intereressante.

Sim, é contraditório ao fato de eu não admitir usar o termo idiota aqui no fórum (fica uma coisa de dois pesos e duas medidas, admito), mas aqui se busca um respeito, enquanto na situação da rua, o cara quer respeito, mas esquece que pela lei, isso não é respeitado..


Enfim, retomando o que eu estava escrevendo.

Acho que a legislação até é um pouco justa com as motos, mas precisa realmente de mudanças já que a mesma é muito arbritária e pesada, mas onde eu queria chegar é no seguinte.

Como eu estava falando: "O ponto é que não existe uma fiscalização efetiva e atuante 100% no Brasil. As fiscalizações são pontuais, ocasionais e apenas em lugares onde se fez exigida a fiscalização. "

Vou retomar a partir daqui.

Posso estar errado, pois não pesquisei sobre estatísticas relativas ao que vou escrever, mas grande parte das atuações de trânsito são feitas em cidades grandes (como São Paulo ou Rio) e em Rodovias. Um fiscal de trânsito não é um robô, e não tem a capacidade de ver todas as ocorrências do momento e escreve-las ao mesmo tempo. Ele vai pegar as ocorrências que forem mais plausíveis de ele lembrar com certeza e anotar para fazer as multas. Não duvide que um motorista de ônibus com celular enquanto dirige já tenha sido multado por algum fiscal em São Paulo. Não só multado como também visto por algum fiscal da própria autarquia de trânsito e afastado por um tempo.

Mas como falamos de motos aqui, nos atemos a isso. Motos são muitas vezes multadas pois a legislação em si é pesada, prevendo qualquer atitude de um motociclista a qual possa com um simples erro causar uma fatalidade. Uma viseira aberta, por exemplo, deixa mais exposto o rosto, os olhos, e com isso há o risco de pedregulhos, poeira e afins incomodarem a vista, muitas vezes a ponto de prejudicar permanentemente a mesma. Por isso existe uma previsão de multa para quem anda de viseira aberta. Um veículo tem que ter espaço de manobra suficiente para escapar de algum evento que possa acabar em acidente. Por isso existe a legislação sobre manter um espaço grande entre os veículos.

Enfim, multas são aplicadas a qualquer um, sem cerimônias. Mesmo que exista uma estatística que diga que "moto é mais multada que carros", todos são de alguma forma multados.

Existe claro a possibilidade de corrupção (no caso, a coisa da "indústria das multas", mas a verdadeira referência a esta frase é quando uma prefeitura cria multas sem ter acontecido o evento), existem abusos de fiscais e policiais, mas isso deve ser discutido sobre fiscalização.

Há o fato que há cidades e locais onde a fiscalização é zero, nula. Quem está acostumado a andar em lugares assim, raramente vai conseguir se dar bem em locais como São Paulo por exemplo. A propósito, me lembrou uma reportagem onde uma cidade começou a fazer uma atuação severa do código de trânsito e toda a população se revoltou, até alegando que o comércio diminuiu o movimento. Se alguém souber que reportagem é, agradeço se trazerem :)


De fato, é cansativo e caro ter uma moto. Vocês podem duvidar, mas ter carro também é a mesma coisa: multas, impostos, pedágios, manutenção, etc... Qualquer veículo particular é um martírio, e qualquer veículo particular é alvo do governo em cobranças e afins. Como mudar isso? Eu não falo exatamente em fazer manifestações na rua (digo isso como opinião minha), mas sim de atuar mais politicamente, de quando se fala em se unir, não é "vamo pra rua", mas sim de fazer um grupo (ou entrar e aumentar um grupo já existente) e usar esta força para conversar com políticos. Com isso, talvez seja mais possível ter melhoras para que seja mais cômodo ter uma moto. E claro, fazer mais campanhas educativas para mostrar que moto não é vilã, mas sim uma companheira.

Como dito pelo Stranger in Black:

Precisamos mudar nosso modo de pensar, para poder mudar nosso modo de agir, e depois nosso modo de viver.


Eu posso estar completamente errado sobre o que penso, mas é ao que no momento acredito e imagino que desta forma seja mais interessante. Só acredito, dizendo como alguém que conheceu políticos, que não adianta xingar ou se vitimizar. De fato, é mais cômodo se sentir "vitima do sistema", mas quando se vê que no final fazemos parte de uma sociedade, as coisas mudam.

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07 Set 2013 14:03 #17 por MANDRUVADOIDAO

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

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07 Set 2013 20:41 #18 por Paulo Ceará
Eu já joguei a toalha.

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

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07 Set 2013 22:29 #19 por Velcy
Me parece que a questão é mais pro lado do foco da penalização sobre os motociclistas....
IPVA Porquê temos que pagar o mesmo percentual que um automóvel?
SEGURO DPVAT porquê temos nós, os motociclístas, pagar quase 5 x o que pagamos por um automóvel?

Lá em cima, quando falei em "vai tnc" é uma expressão de raiva minha pra o que acontece, é como se fosse pqp....isto ou aquilo...

Agora, a quem é que interessa nos tratar dessa forma? Qual o objetivo de tudo isso?

Velcy - Cascavel
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07 Set 2013 22:51 #20 por Stranger in Black
A resposta deles Velcy é de que a moto é um veículo potencialmente mais perigoso e suscetível a acidentes com maiores sequelas do que os carros... agora fica a pergunta... porque ao invés do governo fazer uma espécie de "caixinha" não investe em políticas públicas eficientes de prevenção de acidentes...???
Analizando pela lógica deles, pq o pedestre não paga então DPVAT...??? O risco deles em atropelos é maior ainda...
Interessante, não...???

Hard deadly wheels... lost and far from paradise...
Ex Caloi Mobilete 60cc "Iron Horse"
Ex Jonny Hype 50cc "Jonnyzinha"
Atual Suzuki Intruder 250cc "Charlotte"

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08 Set 2013 00:05 #21 por VagLigeiro
Mas sim, moto é mais perigoso e suscetível a acidentes e com maores sequelas. Não falo isso por causa que o governo e a mídia falou, mas sim pelo óbvio que já falei várias vezes: O carro tem parachoque, a moto tem NÓS de parachoque.
No caso de políticas públicas de prevenção de acidentes, a mais eficaz é a educação inicial dos condutores, no caso, a hablitação. A grande maioria dos habilitados "compra" a carta e nem vai para as aulas, nem faz teste com as motos (mesmo sendo um teste bobo, é uma forma de pelo menos se ter uma ideia de como se equilibra em uma moto), nem nada.

Existem projetos em separado, mas nem todo lugar tem. E ainda por cima ,se tem, muitos renegam ou nem acompanham as orientações.

Quanto ao pedestre, este é fácilimo: primeiro, TODOS (eu, você, o outro aí, todos mesmo) SOMOS PEDESTRES. Mesmo que conduzimos um veículo, uma vez que saímos dele, somos pedestres. E deveriamos, como pedestres, saber os riscos de cada lugar. A propósito, você pagaria dois DPVATs? :p (O DPVAT, seguro do trânsito, tem no próprio nome a sua finalidade. Cobre Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.)

Segundo: como pedestres, se entende que estaremos sempre usando calçadas, atravessando em faixas de pedestres. É assim sempre? NÃO. Mas um pedestre não consegue correr de forma a atingir o muro, bater e morrer. Não fecha o outro no "corredor". Não "empina a traseira" na rua até raspar no chão :p Não se matam se colidirem. :p

No caso de atropelamentos (uma das maiores causas de acidentes no trânsito), há de se lembrar de algumas regras básicas do CTB: "O maior protege o menor" e "Sempre respeitar os limites e a sinalização". Tá certo que há uma renca de gente não respeita e muitas vezes atravessa sem prestar atenção, sem respeitar sinalização. Nisso, falta FISCALIZAÇÃO e EDUCAÇÃO. E não duvido que com a atitude do Rio de multar quem joga lixo no chão, quem sabe no futuro um pedestre vai ser multado pois não atravessou na faixa? Ou atravessou com segurança, olhando para os dois lados, e tudo o mais?

Mas como eu falei: "não dá para vitimizar a moto". Como veículo maior na escala do trânsito, o dever nosso é respeitar o meio e os outros. Como temos uma máquina nas mãos, capaz até de "assassinar alguém" se mal conduzido, o resultado é que vamos sempre ser considerados os mais inseguros. É nisso que temos que pensar. Não ignorar.

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08 Set 2013 00:36 #22 por Stranger in Black
É por isso que eu expressei meu ponto de vista... não é a mídia ou governo quem estigmatiza isso, mas é nisso que o governo se estriba, e isso penaliza sim a gente. O pedestre não vai correr e bater no muro, mas já vi pedestre andando na calçada ser morto por um carro que o atropelou. O problema não é só a educação inicial. É uma escalada. Quando Henry Ford inventou o automóvel, bastavam as leis. Depois, tiveram que inventar quebra-molas. Agora fiscalização eletrônica. A pergunta é a seguinte... porque o preparado e estudado governo só se move corretivamente, ao invés de preventivamente...??? Porque espera o infrator subir o degrau primeiro quando deveriam se antecipar a ele...??? Na época que o povo começou a trocar as quatro rodas por duas, passou-se um bom tempo sem o uso do capacete, que era acessório de segurança apenas para o uso esportivo, em competições. Depois, inseriu-se a obrigatoriedade dele no uso de veículos de duas, três ou quatro rodas aberto. Porque permitiu-se esta falha...??? Porque o governo prefere pagar pra ver, ou melhor, que nós paguemos para eles verem...

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08 Set 2013 11:32 #23 por VagLigeiro
Deixe-me deixar um conceito claro que tenho sobre governo: Ele só reage se nós reclamamos com força ou quando algo interfere no "normal", no "concebido" do governo.

Sei que soou repetitivo, mas é necessário. Pega a CTB. Que eu me lembre, ela foi posta em prática depois de inúmeras reportagens na imprensa, depois de inúmeras reclamações sobre a situação há mais de 15 anos atrás, que eram piores que hoje, com estradas de chão de terra em maior número, a justamente falta de consciência cidadã sobre o trânsito (só ler os relatos de muitos que falam "ah, peguei a BR-116 á 150 km/h"), dentre outras situações que eram mais comuns naqulela época. Acidente de automóvel ou moto era algo bem banalizado.

Passou a CTB e aumentou a fiscalização. O número de acidentes, imagino, diminuiu. Lógico que ainda está alto, senão não estariamos discutindo segurança no trânsito também. No CTB, existem leis que abrangem todos, e que eu saiba, existe até lei prevendo multa para pedestre.

Se a CTB fosse aprovada no original, e se fosse posta em prática de forma "Orwelliana" (Como um Grande Irmão controlador do tráfego), provavelmente não estaríamos aqui discutindo sobre a marginalização da moto, mas sim o porque da ditadura no trânsito.

O ponto que tento deixar é o seguinte na minha parte da discussão: não é que a moto é "marginal" perante os orgãos públicos, mas sim a própria forma que grande partes dos motociclistas comuns usam as motos e a própria ocorrência de acidentes, incidentes e tudo o mais é que acaba fazendo a imagem da moto algo "marginal". Fora o fato, como já também inúmeras vezes discuti, é ver que as pessoas reclamam dos controles de limites de velocidade, mas não botam isso numa discussão técnica, de uma forma a que se entre em discussão e quem sabe se aprove o aumento do limite de velocidade, por exemplo. Ou uma investigação no DPVAT para saber se os 390 contos cobrados são justos ou não.

Hoje acordo, ligo o pc, entro em um site de notícias e me deparo com esta notícia, que acho que ilustra bastante o que tento colocar aqui.

g1.globo.com/ceara/noticia/2013/09/condu...ata-mae-e-filho.html

Segundo a Polícia Civil, dois veículos faziam racha – corrida ilegal entre carros em espaço urbano – quando um dos motoristas perdeu o controle do carro e colidiu com uma motocicleta ocupada por três pessoas.


A moto aqui é vítima? Sim, é vítima. Não vamos negar este fato. Os ocupantes da moto sofreram um acidente devido a dois ignorantes
praticarem algo que é crime perante a lei, pois o motivo de proíbir é justamente este: evitar ocorrÊncias similares.

Mas ei, há um detalhe aqui: colidiu com uma motocicleta ocupada por três pessoas. Pergunto a todos: quantas pessoas cabem numa moto?

Resposta:


Agora a resposta séria: uma moto é projetada para ser ocupada por no máximo dois adultos montados nela. Não dois adultos e uma criança.

Isso "neutraliza o fato" de que os "rachadores" (prrrrrrrrrrrrllllllllllll) erraram? Não. Eles erraram, que paguem. Mas a família na moto (que imagino, também estava sem capacete. Claro, não dá para tirar conclusões precipitadas, mas o fato de uma criança estar no meio...) já mostra que também ele deveria, pela lei, pagar pelo então considerado erro.

Se houvesse fiscalização 24/7, não precisaríamos se antecipar aos fatos. Mas não existe, até porque já não sei definir direito se é as pessoas que não gostam da polícia, se é porque o governo não quer investir, etc... etc... Mas como muitos ODEIAM a interferência do governo em suas vidas, mas adoram não pagar hospital, não pagar escola, no final o que acontece é isso tudo.

Mesmo se não fosse um governo, mas sim uma "Anarquia" oficial, onde a lei é horizontal e todos temos o poder de condenação. Será que pessoas abusariam? Será que erros também não aconteceriam?


O que tem que se entender é: para o governo, quanto menos prejuízo, melhor. Se educação no trânsito não funciona, eles vão punir mesmo. Vai fazer o que? Para eles, já que na cabeça de muitos uma multa é uma porcaria, mas mesmo assim eles continuam errando, então...

Não aditanta reclamar "ah, mas o governo obrigou a usar o capacete"... Cara, a gente trata o governo brasileiro como "mãe", querendo as coisas do mesmo. Eles vão tratar a gente como filhos, punido nossos então considerados "erros".

Por que não vejo técnicos em trÂnsito especializados em motos fazendo algum movimento para então colocar estas ideias no governo e mudar? Já falei: quer mudar? Vai lá e fala direto com o político.

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08 Set 2013 20:00 #24 por Velcy
A saída do "governo" é: Não sabemos prevenir? vamos proibir.......é mais fácil.

Velcy - Cascavel
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08 Set 2013 20:42 #25 por Soueu
É isso, vemos pela fiscalização que ao invés de orientar para prevenir, prefere multar e arrecadar.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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08 Set 2013 23:03 #26 por VagLigeiro
Por que vocÊs se prendem as respostas mais óbvias, fáceis e "coitadas"?

Deixe-me perguntar a vocês dois (vale a todos também): vocês tem noção de prevenção? Sabem "direção defensiva"? Normas de boa condução? As regras simples? (Andar no limite de velocidade, sinalizar, manter distância?). Se sim beleza. Aí vai a segunda pergunta: vocês fazem isso SEMPRE? 24/7? Ou sempre esquecem de sinalizar, sempre esquecem onde está o radar, sempre bebem antes de pilotar? Sempre aceleram a 80 km/h em via de 30 km/h?

Entendem? JÁ FOI ENSINADO NAS AUTO-ESCOLAS!!! Existem SIM Campanhas que rodam na TV, em horários diferentes, ou até em anúncios na internet. Não dá para negar que existe, mesmo que parco e simples, alguma forma de educação. Olha um aqui: www.paradapelavida.com.br/ .

Existem placas de trânsito que faz sempre lembrar: "motociclista, não faça isso" "motorista, não faça isso". Outdoors, etc...

Se fomos educados, se temos o conhecimento, se sabemos como seria o "se portar" no meio do trânsito de um jeito correto, seja para qualquer tipo de veículo, mas neste caso falando sobre motos, era outra situação. Mas não. Todos nós temos o conhecimento, mas vamos lá e fazemos "tudo ao contrário", ou compramos a carta e no final ignoramos qualquer regra. Passamos o limite de velocidade, ultrapassamos sem sinalizar e em faixa dupla, andamos por entre carros na contra mão... No final quem acaba agindo como marginal somos NÓS motociclistas. Daí o governo olha para a gente com cara feia. Daí as pessoas comuns olham para a gente com desdém. "Ah, moto é um perigo"... Enquanto MOTOCICLISTAS agirem de forma indevida, empinando moto para se mostrar, acelerando acima do limite de velocidade, usando escapamentos com roncos irritantes, entre outras coisas, cara, VAMOS SEMPRE SER OLHADOS COMO MARGINAIS, como "os caras perigosos"...

Tá certo, estou usando de generalização. Existem motociclistas que respeitam pelo menos em 99% das vezes o trânsito num todo. Mas como já dito, o pior é que pessoas só veem o ruim da situação. Tipo, tem 99% de exemplos bons (não falo de motociclistas). O pessoal ignora. O 1% de exemplos prejudiciais, o pessoal olha, grita, xinga, esperneia...

A não ser que as regras mudem, e aí por exemplo, pode se passar do limite de velocidade, pode entrar em algum lugar sem sinalizar, pode empinar a moto por aí... isso tudo é lei. E se a lei permite, as pessoas não estão a margem da lei, não viram marginais.

A Abraciclo faz palestras (e eu preciso dar olhada em uma ou outra) e tenta montar um quebra cabeça sobre o trânsito. Basta ver as matérias no Motonline, que sempre tem alguma coisa que associação mostra e é interessante para se pensar. Tanto por exemplo a pesquisa que o Luis Sucupira fez a matéria sobre pedir ressarcimento do DPVAT (que acho justo, mas implico com os números), por exemplo, quanto outras estatísticas e tudo o mais.

Enfim, eu gostaria muito que entendessem isso: somos motociclistas. Temos que ter consciência do que temos embaixo de nossos corpos. Do poder e da força daquilo. E que se usado sem o mínimo de responsabilidade, é óbvio que ninguém vai gostar, e que vamos ser tratados da pior maneira possível. Com coisas mais caras (pois dá-se a entender que o risco é maior), com regras mais rígidas (para ter uma justificativa de punição quando acontece algo errado), etc...

Sugiro que leiam o texto que deixei para o Motonline, o "Pô, seu guarda! Libera aí!". Aproveitem que ainda está lá na página inicial.

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08 Set 2013 23:45 #27 por Stranger in Black
Vagligeiro, todos nós entendemos seu ponto de vista, porém um erro não justifica o outro. Principalmente vindo de quem deveria dar o exemplo, que é o governo.
Nó tópico Multimídia - O que os Motonliners indicam, na categoria "Vídeos" eu postei uma apresentação de formatura de uma turma da ROTAM... dá uma olhada lá... aí fica mais fácil entender a postura do governo em relação a transito, principalmente motociclistas.
Estive também notando outra coisa interessante... sabe o que acontece se a polícia ou agente de trânsito te pegar com a viseira levantada...??? Nada...!!! E não é porque é em Feira de Santana não... Em Salvador é a mesma coisa. O governo não sabe nem falar uma só língua... ou será que ela acredita que baiano que bate a 100 km/h se machuca menos que mineiro, paulista, carioca e etc...???
O governo não tem parâmetros... é desorganizado... e desconta na gente... não só motociclistas... e não tem nada digno de pena nesta resposta, é um desabafo meu e de muitos brasileiros, inclusive seu também
Não é uma questão de tiranizar o trânsito, basta parametrizar, educar e cobrar, agir com justiça.
Só que o governo não é capaz de fazer isso em nenhuma esfera de ação... e naõ é por falta de condições ou de estudo... é falta de vontade mesmo... é pensar "Ah, o Brasil não tem mais jeito não..." e aí vão levando, a gente se acomada e chama essas e outras situações de normal.

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09 Set 2013 13:02 #28 por Velcy
E tem outro detalhe nesse comportamento de motoristas e pilotos.... pensar que respeitar as leis deve ser parabenizado...mentira, cumprir as leis e seguir as regras devia ser compromisso de todos.
Tenho o costume de, ao girar pela cidade, sempre que possível conversar com os outros mais especificamente nos semaforos e, descubro que tem muita gente legal e não é a maioria que tem mau comportamento, isso é bacana e ajuda a dismistificar um pouco a impressão de que todo motocilcista e mal educado....
No estado brasileiro, cada federação pensa de um jeito, vejam no sul do Brasil, em rodocias federais limite de 80 km/h, isso era válido no tempo que só tinhamos "carroças" circuland, inadmissível, e porquê não mudam? é porque vai mexer na zona de conforto de menor risco, então, deixa como está.
Curitiba por exemplo, no trrânsito urbano do dia a dia, vc se locomove mais rápido se ir pela faixa da direita, os caras da pista da esquerda, são capazes de ficar um atrás do outro mas, não fazem o mesmo na pista da direita, vêem um onibus ou caminhão lá na frente, já se bandeam pra pista da esquerda..
Educação no trânsito e suas consequências deveria ser matéria básica nas escolas.

Velcy - Cascavel
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09 Set 2013 13:43 - 09 Set 2013 13:44 #29 por marceloe

Velcy escreveu: Educação no trânsito e suas consequências deveria ser matéria básica nas escolas.


Não é "matéria básica" mas pelo menos uma ótima ação:

Projeto leva educação no trânsito às escolas de Blumenau

g1.globo.com/sc/santa-catarina/bom-dia-s...de-blumenau/2811316/

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09 Set 2013 14:26 #30 por ezenecon
E não é só os órgão públicos que nos marginalizam.

A Mídia também o faz canstantemente!!!

É muito comum ouvirmos " MOTOQUEIRO ASSALTA BANCO" , "MOTOQUEIRO MATA EM ASSALTO", "MOTOQUEIRO ROUBA POSTO DE COMBUSTÍVEL" quando o correto seria "BANDIDO UTILIZANDO MOTO assalta banco", "BANDIDO EM MOTOCICLETA mata em assalto", "BANDIDO USA MOTOCICLETA quando rouba posto de combustíveis".


Devemos iniciar já, a campanha " MOTOQUEIRO NÃO É BANDIDO" "

Além do mais, o Velcy tem toda razão quando diz que é muito mais fácil proibir que prevenir. veja o exemplo da obrigatoriedade do uso das "antenas corta-pipa", que eles tentaram obrigar a todos porém conseguiram obrigar os motofretistas a utilizarem. Ora, que eu saiba, empinar pipa utilizando cortante na linha é crime, é proibido, porém nunca vi, e dezafio alguem me mostrar, nenhum agente da lei vistoriando pipas para ver se tem cortante.

É claro que cortante mata, mas bala perdida mata também. Então o governo pode "obrigar" todo o cidadão a usar colete a prova de balas!!!!

Eu uso a antena, mas é porque na minha região tem muito pipa, e as autoridades não fazem nada, mas daí a obrigar, e consequentemente, multar quem não usa, já é um abuso.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: apadua

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