Vamo lá, meu relato da Burgman I.
Nunca tive moto, e a Burgman é a minha primeira. Quase não tive experiências de pilotagem, com exceção de uma CG 125 num interior da Bahia, e uma Bros 125 na praia, mas foram pilotagens rápidas, as quais eu não posso ter como parâmetro para nada.
Escolhi uma Scooter porque trabalho de Terno, ai pesquisando bem ví que a uma Scooter seria uma boa opção.
Sempre admirei a Burgman AN, e quando surgiu a ideia de comprar moto foi ela que me veio na mente, ai ví que tinham lançado o modelo novo, e pesquisando muito acabei optando pela Burgman I, em vez da Lead. Dois fatores me levaram a esta escolha: O limitador da LEAD, que por mais que a diferença final seja pouca, psicologicamente é bom ter uma forcinha a mais pra uma emergência. Segundo eu curti mais o desing da Burgman (e na verdade eu gostava muito mais da AN!).
Peguei a moto na data de 11 de outubro, comprada através de consórcio. Moto retirada na LÍDER MOTOS de Salvador. Aqui cabe uma ressalva: Adquiri o plano de consórcio TOTAL, com o valor da moto mais uma ajuda de FRETE e DOCUMENTO. Só que a dita concessionária oferece a moto para a venda com frete grátis, mas mesmo assim eles faturaram o valor total da minha carta de crédito que era de R$ 6.500,00. Ademais, o valor que eles indicaram como referente ao documento divergia do valor total pago ao DETRAN-BA para licenciar e emplacar a moto. Ou seja, FUI ROUBADO, mas uma ação de repetição de indébito já está a caminho, depois falo o fim da mesma.
Gostei muito da moto, apesar de nem ter como comparar com outra no ambiente do trânsito da cidade (a da moto-escola não conta né rs?).
As rodas pequenas assustam, a pilotagem é gostosa, mas fica a mercê das irregularidades das pistas. Um perigo que vale a pena alertar são aqueles asfaltos "raspados" para recapeamento, peguei um e a moto parecia que estava na Sapucaí sambando!
O fundo da minha as vezes pega em algum quebra-mola mais alto, que esteja fora dos padrões do DENATRAN. Culpa das rodinhas e do pequeno vão livre dela.
A suspensão traseira da minha está um pouco dura, a coluna reclama, porém acho que um ajuste na suspensão traseira melhore um pouco. O compartimento de carga embaixo do banco é muito pequeno, só serve para quebrar um galho mesmo, quero instalar um baú, e estou de olho no SHAD SH33, com encosto e tampa preta.
A motinha tem uma arrancada forte e linear, sai na frente dos carros e da maioria das motos, e isso sem acelerar ela toda. Uma delicia acelerar sem se preocupar com troca de marcha. Conforme já dito aqui no fórum, os freios delas são fraquinhos, já tomei alguns sustos por achar que não ia dar tempo de parar, agora com mais atenção já venho freando desde bem antes.
A carenagem frontal realmente protege bem da chuva, sapatos e calças limpas o tempo todo!
Agora eu achei que ela é moto pra uma pessoa só, claro que levar garupa eventualmente é de boa, mas a moto fica pesada, suspensão curta e motor sem força, beeeemmmm diferente da direção solitária. O banco dela também achei pequeno para duas pessoas (eu tenho 1,86 e 83kg, minha noiva 1,68 e 58 kg) e os pezinhos do garupa ficam batendo na batata.
O vento também brinca muito com a moto, assustando inclusive, por isso quando tiver em chuva forte ou local com ventos fortes, atenção e redução de velocidade!
A minha fez no primeiro abastecimeno 34.4km/l, acelerando pouco e andando na media de 60km/h. Gasolina aditivada pra ela beber no tanque!