NOVA LINHA 150ie em BREVE!!!!!

15 Ago 2011 12:44 #691 por ARSilva
Respondido por ARSilva no tópico NOVA LINHA 150ie em BREVE!!!!!

thiago.ras escreveu:

ARSilva escreveu: Na minha uso a relação q acredito ser a melhor pra Yes. É o contrário do q fazem. Ao invés de aumentar o pinhão, aumentei a coroa! Coloquei coroa 45 (ficou 14x45). Há um tópico aqui no fórum sobre esse assunto. Pede um pouco de final em alta rotação mas em compensação em subida vc consegue ir mais rápido e marcha acima (mais rápido e com consumo menor de gasosa).

o ruim é quando vc já chegou na quinta e o motor está pedindo mais marchas, ai vc fica com o giro lá no alto e em vez de economizar, vc vai gastar mais combustível

Puro engano! No meu caso a troca não afetou em nada o consumo pegando estrada. Se vc ler o relato q eu fiz no tópico "Coroa 45 na Yes, impressão de usuários" faço um detalhamento da primeira viagem q fiz depois da troca. Gastei o mesmo tanto de gasosa e a viagem ainda foi mais rápida!
Como disse a pouco, a diferença de giro não é tão alta assim (500RPM aprox) e por isso o consumo em alta rotação, q já é mais alta não dá tanta diferença. Agora aqui na cidade q tem subida pra todo lado, já houve diferença à favor pois está andando 2Km/l a mais (qse sempre estou com garupa).
Sobre aceleração, é muito pelo contrário. Ele parte bem e, por aproveitar melhor a faixa boa de torque, alcança os 80Km/h mais rápido do q uma Yes com relação original, por exemplo, pq a potência é distribuida de maneira mais uniforme e forte. Do semáforo, enquanto as motos estão em 3ª a uns 7milRPM eu já estou em 4ª ou até 5ª a 6mil e bem mais na frente com a moto desenvolvendo velocidade maior.

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2011 13:01 #692 por ARSilva
Respondido por ARSilva no tópico NOVA LINHA 150ie em BREVE!!!!!

thiago.ras escreveu: ... como eu quase sempre ando em estradas e avenidas longas, de bom transido e sem muitas ladeiras... É uma questão de estilo de pilotagem e tipo de trânsito que vc precisa enfrentar

Vc disse tudo aqui. Vc não sente muito essa relação pq vc é leve, o trânsito é bom e sem muitas ladeiras.
Para entender o q acontece, aumentando o pinhão (relação coroa/pinhão menor q a original) é como se a moto ficasse mais pesada. Aumentando a coroa (relação maior q a original) é como se a moto ficasse mais leve.
Pode parecer estranho dizer mas neste último caso, com a relação maior, o motor girando a 10mil está sendo menos forçado do q o mesmo motor girando a 10mil com uma relação menor.
Como referência, a relação original é 3,07. A minha (14x45) é 3,21 (4,6% acima da original). A sua, 16x43 é 2,68 ou impressionantes 14,5% abaixo do normal. Isso significa q onde a original roda a 10000RPM a sua roda a 8600RPM aprox (no plano). Isso parece significar economia de combustível e maior velocidade mas pode vir a trazer problemas sérios no motor no futuro pelo esforço acima do normal q ele faz nas arrancadas e nas retomadas de velocidade.
Qrendo manter a relação abaixo (pelas características da sua região) aconselho, pelo menos, reduzir o pinhão pra 15 (15x43 = 2,86 ou 7,3% abaixo da original ou redução de aprox 730RPM) pra preservar o seu motor.
ARSilva2011-08-15 16:16:41

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2011 13:33 #693 por Arthur_Caldeira
ARSilva a relação original da intruder eh 15x43 (2,86) por isso acho que é possivel usar pinhão de 16 dentes na intruder sem ter problemas com arranque...

no meu caso eu faço um trajeto de diario de cerca de 55km (ida e volta do trabalho) e desses 55km 35 é em rodovia (Via Ancheita) que quase sempre tem transito bom tanto na ida quanto na volta e o q realmente me incomoda nesse trajeto é eu estar em 110 ou 100km/h e ver o conta-giros proximo a casa dos 9k RPM... queria aumentar a relação para pode ficar em 100 / 110km/h sem passar muito dos 8k RPM...
nem é tanto pelo consumo e sim para não ver o RPM tão alto porque isso me incomoda um pouco...

Moto: Intruder 125 09/10 (Soraya)

Santo André - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2011 13:45 #694 por ARSilva
Respondido por ARSilva no tópico NOVA LINHA 150ie em BREVE!!!!!
A relação da Intruder é 15x43??? O Michel q tb usa Intruder disse q é 14x43 (ele tb está usando a coroa 45 agora). De q ano é sua Intruder? Comprou ela nova?
Qto aos RPM vc não precisa se preocupar. A faixa segura de funcionamento é até 10mil. Isso não vai detonar sua moto pq já foi feita prevendo funcionamento até essa faixa. E nem tem muito perigo vc usar acima dos 10mil tb pq, como disse, é uma faixa de segurança, não limite. Vc pode andar acima dos 10mil por um espaço de tempo não muito longo sem q isso danifique o motor.
Minha moto tem 2 anos e meio e sempre peguei a Fernão Dias com sua irregularidade (subidas, descidas e e planos para todos os gostos) e nas viagens (até 650Km num só dia) sempre belisquei a faixa dos 11mil com picos rápidos próximos dos 12mil nas descidas. Ela está com 45mil Km rodado e tá macia q dá gosto até hoje.

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2011 14:08 #695 por thiago.ras
Respondido por thiago.ras no tópico NOVA LINHA 150ie em BREVE!!!!!

Arthur_Caldeira escreveu: ARSilva a relação original da intruder eh 15x43 (2,86) por isso acho que é possivel usar pinhão de 16 dentes na intruder sem ter problemas com arranque...

no meu caso eu faço um trajeto de diario de cerca de 55km (ida e volta do trabalho) e desses 55km 35 é em rodovia (Via Ancheita) que quase sempre tem transito bom tanto na ida quanto na volta e o q realmente me incomoda nesse trajeto é eu estar em 110 ou 100km/h e ver o conta-giros proximo a casa dos 9k RPM... queria aumentar a relação para pode ficar em 100 / 110km/h sem passar muito dos 8k  RPM...
nem é tanto pelo consumo e sim para não ver o RPM tão alto porque isso me incomoda um pouco...


foi mal pessoal, eu errei, o certo é cônico mesmo,

Arthur, o seu caso é como o meu, para vc eu recomendo trocar a relação para 16/43. Só para te adiantar, eu não achei no Rio, tlvz em SP tenha, mas eu tive que comprar direto no site da vaz.

Não eh que a moto não possa chegar aos 11mil RMP, é que nessa faixa o barulho e vibração são incômodos.

Eu acho que até 2007 a relação original da Intruder era 14/43, 2008 em diante é 15/43.

Trudinha Phantom Way
PapaLéguas TNR250
Rio de Janeiro/RJ
Comparativo para longas viagens em qualquer terreno: Versys 650 x GS 650 x Ténéré 660 x V-Strom 650 x Transalp 700

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2011 14:38 #696 por Arthur_Caldeira
ARSilva a minha trudinha é 2009/2010... sim tirei ela 0km...

Segundo o manual a intruder tem limite de giro nos 10.5k RPM acionando o "corte"... eu nunca levei a esse limite + já cheguei perto...

Thiago talvez seja o caso de eu testar algumas relações tipo 15/41 (se eu achar uma coroa assim) ou a 16/43 (é a mais provavel q eu teste essa primeiro) para achar a "relação ideal" para meu estilo de pilotagem...

Moto: Intruder 125 09/10 (Soraya)

Santo André - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2011 15:20 #697 por ARSilva
Respondido por ARSilva no tópico NOVA LINHA 150ie em BREVE!!!!!
É bem mais fácil vc achar uma coroa 41 do q um pinhão 16.
No outro tópico tem 2 usuários de Intruder q passaram a usar a coroa 45 mantendo o pinhão original. Como trata-se da mesma moto (há diferença no pneu traseiro q é menor q a Yes), acho q vcs podem trocar uma idéia melhor.

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.114 segundos