Porquê a YAMAHA não passa a Honda nas vendas?

03 Set 2011 12:57 #1 por Tosca
Sempre ando pesquisando e vendo o mercado, a Yamaha pela qualidade e
tempo de mercado podemos a ''grosso''modo dizer que é uma marca sem
pepectivas sérias de crescimento, quando vejo dizer que uma Dafra pode
ser a 2° em Vendas no futuro só me vem incopetência da Yamaha do
Brasil....

Falta oquê?

Peças

lançamentos mais agressivos

política de preços

marketing

Tradição e aceitação do nome

revendas

melhor atendimento



Quero não somente que a Yamaha cresça mais qualquer uma empresa que
seja séria, quanto mais opções e mercado competitivo melhor ao
consumidor final... tem lugares onde vc ainda ver o poderio da Honda em
quase tudo e ainda com preços abisurdos!

Entusiasta de motos chinesas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2011 13:00 #2 por Tosca
Quando tirei minha habilitação falando com os funcionários do CIRETRAN tem meses onde não há emplacamentos da Yamaha... já vi nos dados meses onde a Shineray emplacou mais que a mesma, e olhe que o carro chefe a Phoenix não emplacamos ainda!

Entusiasta de motos chinesas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2011 14:33 #3 por Artur Felipe
Tosca, concordo que para a Yamaha obter - e manter - o posto que realmente merece falta tudo isso que você mencionou. Só a força de um nome não é suficiente para a sobrevivência de uma empresa (vide a Suzuki, em queda livre e quase no fundo do poço, graças a estratégia controversa de seu representante oficial no Brasil).

A impressão que tenho é que os altos executivos da marca não levam nosso mercado a sério - contrariando o que outras marcas igualmente tradicionais vêm fazendo, pois cada vez mais têm apostado em nosso crescente potencial de consumo, e não falo somente de produtos baratos (casos da Kawasaki, Harley-Davidson e, mais recentemente, da BMW).

Talvez ela esteja nesse negócio apenas por hobby, talvez para fazer figura ou mesmo pra faturar um troco. Quem sabe a meta maior da marca não seja o mercado de instrumentos musicais? (parece uma hipótese absurda, mas que sabemos nós das pretensões dessas cabeças incompreensíveis que tomam as decisões atrás de suas mesas grandes e imponentes?)

O fato é que não me entra na cabeça como alguém que sempre teve tudo para estar no topo ou mesmo brigar de igual para igual com a liderança se deixa despencar de tal maneira, sem tomar sequer uma providência para reverter este quadro desastroso. Não posso afirmar com certeza plena, mas isso ilustra bem aquele espírito conformista e fatalista que caracteriza o populacho brasileiro: "se está lucrando um real, então está bom".

Quando digo que ela teve "a faca e o queijo na mão" não estou exagerando. Analisemos:

- Qual a 1.ª marca a fabricar motos no país? Yamaha.
Mas o que eu vejo bombando na teve e nas ruas é a Honda comemorando seus 40 anos de Brasil, com grande estilo e pompa. Merecidamente, diga-se de passagem.

- Qual a marca que praticamente inaugurou o segmento de motos chamadas "trail", sendo então copiada pelas demais? Yamaha.
Porém tamanha tradição e prestígio começou a morrer com as saudosas e maravilhosas Tenerés nos anos 90, e mais recentemente as famílias Nx (com Bros e Falcon) e a X (com XR 200 e Tornado) da principal concorrente se encarregaram de jogar a pá de cal sobre o defunto.
Hoje a Lander (a despeito de suas inúmeras virtudes) e a Terezinha (que mais desonra o nome das ancestrais do que presta algum serviço à marca) nem sequer figuram no ranking das 10 mais vendidas. Um fim lamentável e inglório, mais ainda em se tratando da "inventora" do estilo.

- Qual a primeira fabricante japonesa a instalar injeção eletrônica de combustível em motos de baixa cilindrada? Uma vez mais a Yamaha.
Mas hoje quem colhe os frutos, louros e honras é a Honda, eterna pedra no sapato, que não só inovou ao criar a tecnologia biocombusível para motos como também estendeu o "mimo" da IE até para as motonetas! Enquanto isso, bem, os usuários de Factor - criada pra desbancar a CG - permanecem sonhando com uma moto injetada. Puxem uma cadeira que seja confortável e esperem sentados amigos...

Sei que pode parecer que tomo partido da Honda, mas não é verdade. Ocorre que sou uma pessoa bastante perfeccionista, um verdadeiro "chato de galochas" e muito me indigna observar alguem chafurdando na lama à custa tão somente de sua própria incompetência, sem o mínimo de coragem e criatividade para sair de tal situação deplorável. Se fosse devida a fatores alheios ao controle e vontade do indivíduo, eu até levaria em consideração, mas definitivamente não é o que observamos no mercado de motos.

Me irrita mais ainda ver como há tanta gente endossando esta prática, prestando apoio ou solidariedade às marcas "ruins" por questões, eu diria, puramente partidárias - se é líder, então, sou contra - enquanto deveriam estar combatendo e desencorajando este comportamento de empresas superpoderosas se travestindo de vítimas injustiçadas pela burrice do brasileiro. Me poupe!

Agora, pesa contra a Honda o fato de que ela, aos poucos, começa a contaminar-se com o "vírus" da morosidade: como goza de posição privilegiada, aos poucos vai deixando a arrogância se sobrepujar à humildade e o respeito pelo consumidor já não é mais o mesmo de antes. Assim sendo, não espere, meu amigo, que seja ela quem revolucionará o mercado com uma moto totalmente nova e diferente de tudo o que já vimos até então. Na sua zona de conforto, a Honda assumiu o papel de franco-atiradora, ou seja, só atira quando alguém representa alguma ameaça.

Este papel de inovar e transformar cabe à concorrência. Aliás, é interessante notar que marcas novatas no ramo já atentaram para esta realidade e começam a se mexer (como Kasinski e principalmente a Dafra) o que infelizmente não acontece com os "medalhões" da indústria de motos, ainda cegos, esnobes e pedantes, se portando como altas autoridades ou figuras importantíssimas quando na verdade correm por aí "com o pires na mão" para amealhar trocados que garantam sua sobrevivência. E o consumidor? Bem, esse é apenas um qualquer que dá a esmola sem se importar com o real significado e relevância deste gesto. Dão a "moeda" e seguem felizes da vida, como se estivessem mudando o mundo.

Pra finalizar (e apresentar alguma sugestão concreta), eu diria que a Yamaha (pois a Suzuki parece ser carta fora do baralho) devia investir um mínimo que seja em publicidade de seus produtos. E não falo de anúncio de rodapé de revista (como já tive o desprazer de observar), mas de campanha pesada na TV, abuso dos recursos de Merchandising e do potencial da Internet e das redes sociais (Motonline incluso).
Melhorar sua assistência técnica já existente e treinar seus vendedores e atendentes seria algo igualmente desejável. Como pontapé inicial, considerando que já se vão quase 40 anos de estagnação, eu diria que se trata de um avanço e tanto.




Artur Felipe2011-09-03 17:33:58

Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2011 15:21 #4 por Deee_Carlos
Parabenizo essas
empresas pelas suas incompetências.

E digo mais, os
chineses estão aprendendo com os erros e fazendo coisas melhores e
sendo competitivos, eles cansaram de comer insetos e também está
escaço de tanto comerem, agora eles querem comer coisa melhor como
salmão e bacon.

Os indianos também.

No futuro próximo quem
vai comer insetos somos nós!

Suzuki Yes 2008 Preta + vela iridium, misturmax, giclê ybr 2002 baixa, CDI Digital Sem Limite, relação 15x43.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2011 16:29 #5 por Deee_Carlos
Incompetência e
ganancia dos empresários e governo.

O mundo está pagando a
conta de por que os indianos e chineses se reproduzem como coelhos no
cio.

Suzuki Yes 2008 Preta + vela iridium, misturmax, giclê ybr 2002 baixa, CDI Digital Sem Limite, relação 15x43.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2011 16:43 #6 por Tosca
A Yamaha erra muito em não por uma Carenada 250cc nicho que a Honda
ainda não trouxe ao mercado, e tirou a custom Virago que era a melhor
do mercado... ressucitou a Cripton sabe Deus pra quê se a mesma não é
de fato concorrente forte para a Biz...

Acho que a marca tem que investir mais no mercado, competições off-roald nacionais, no Kart, no pós venda...

Tem que fazer como a BMW e trabalhar não somente os produtos que todos
que entendem verdadeiramente o mercado sabe que são bons e fazer a
"marca'' crescendo o nome,credibilidade.... dá mais "status" ao
consumidor, melhorar a grife,serviços exclusivos...

As chinesas,coreanas, indianas não vem para brincadeira, seja em
parceria seja pela marca própria estão mostrando que a Tradição não é
mais motivo para vender produtos medianos a preços absurdos!

Entusiasta de motos chinesas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2011 17:05 #7 por JulianoPaes
acomodação é a resposta

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2011 17:08 #8 por Tosca
incopetência pode ser mais coerênte!

Entusiasta de motos chinesas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2011 19:01 #9 por Soueu
Gosto muito dos produtos musicais da yamaha. Os violões são espetaculares, com uma sonoridade impar.Fazem pouca propaganda e que é do ofício conhece a qualidade dos produtos, dispensando uma divulgação eficiente, bem como venda e pós venda... a gente é quem busca pelas novidades.
[TUBE]ALP4pXdrSPU[/TUBE]


[="Apple-style-span"]Acho que eles pensam que vender suas excelentes motos é como vender violões[/]

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2011 19:18 #10 por Tosca
Esse mercado a Yamaha faz bonito, mais já pensou a inimiga entrar no joguinho... Instrumentos musicais Honda "asas da sonoridade" kkk, é se me lembro tinha instrumentos musicais Suzuki, né?

Entusiasta de motos chinesas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2011 19:53 #11 por Zoom505
Artur Felipe falou muito bem!!

Na minha opinião o que falta pra Yamaha é puramente Estratégia.
E quando eu digo estratégia, estou me referindo à estratégia de produtos mesmo.

Pós venda da Honda também está um lixo, só o consumidor que não percebeu
isso ainda, aliás, não só da Honda, mas me parece que as autorizadas
(em geral) estão cagan** no pós vendas. As únicas oficinas que realmente
prestam são aquelas onde você conversa diretamente com o mecânico e,
nas concessionárias, raramente é assim.

O que eu quero dizer? Quero dizer que pós vendas da Yamaha e Honda se
equivalem... números "parecidos" de concessionários (em relação às outras
marcas), falta peça? Na Honda também falta, acredite, só tem peça
de titan 99 e CG125/150, o resto, meu filho, pode sentar e esperar.

O problema da Yamaha é o posicionamento porco dos seus produtos, como bem
citou o colega, ressuscitaram a Krypton, mas não têm coragem de trazer
uma carenada 250 (coisa que tá fazendo a cabeça de muita gente aí), não
têm coragem de lançar uma moto intermediária (uma 400 talvez?) no mercado,
nem tampouco uma 500 bicilíndrica...
A Honda tem a CB300 c/ ABS que sai aí uns 15 mil contra uns 11 mil da fazer,
por que não lançar uma moto intermediária aí 400cc de uns 15 mil, garanto
que rouba muito público...

É só ver os clássicos exemplos da Yamaha:

MT-03 custando quase o mesmo preço da Hornet.
Errou também ao colocar a Fazer600 pra competir com a
Hornet custando mais caro que a Hornet... e, finalmente,
depois de um tempão ela acordou e usou a estratégia correta:

Um produto mais simples, porém 4cc com visual agressivo,
e está dando certo, está vendendo 50% das vendas da Hornet
(o que já é um sucesso, considerando-se o mercado).

Falta, porém, renovação no grupo de produtos.
Cadê uma SS de 600cc? Tem R6 de balde na rua aí tudo com importação
direta e a Yamaha não se liga.. como vai competir com a CBR600???

Cadê uma moto 150cc??? A tal Fz-16 indiana que ia vir pra cá (e nunca apareceu)???
Cadê uma 400cc num lugar onde não tem ninguém pra competir???

Cadê a renovação da Lander... cadê um motor novo pra Fazer?
Cadê a Ténére 660????

Não entendo essa estratégia, lançam uma 250cc, aí lançam logo a 1.200
e esquecem a 660???
Por que não manter a MT-03 em linha por 23 mil??? Se eles venderam à
esse preço no final do estoque (e com certeza NÃO tomaram prejuízo)
significa que poderiam mantê-la assim.

Assim teríamos, na faixa de média/grande:

MT-03 = 23 mil
XJ6 = 28 mil (nem sei se ainda tá 28)
FZ8 (podiam trazer) pra competir com a Z750 = 38 mil (isso sim seria estratégia)
R6 = 50 mil
R1 = 62 mil (???)


A Kawasaki está conquistando espaço por quê?
Mesmo tendo pouquíssimas concessionárias tem uma linha completíssima de bikes,
isso porque ela nem entrou nas pequenas ainda!!

Ninja 250, ER6-n, Ninja 650, Versys 650, Z750, Z1000, Zx6, Zx10, Zx14, e agora
dizem que vai vir a Ninja 1.000 (Z1000 carenada).

Então eu digo, falta estratégia nos produtos para cobrir todos os preços e gostos.

Pimenta Bueno-RO
2006 - Honda Biz 125c
2007 - Yamaha Fazer 250
2008 - Honda Biz+ 125cc
2008 - Yamaha Xtz 125X
2009 - Honda CB300R
2010 - Kasinski GT250R EFI
2011 - Hornet 2007 Laranjinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2011 20:05 #12 por Tosca
concordo plenamente, aliás quem está atrás tem que ter política de preços mais agressivas... e sobre os produtos citados concordo e acrescento modelos custom de baixa e média cilindrada, mini-motos para motocross 2t e 4t, motores para kart(a Yamaha acho que não vê o mercado dos motores RD 135, e o alto custo do concorente Parrilla na manutenção), motos 2t de baixa cilindrada como na Europa(é nicho de mercado mais tem público fiel), triciclos de carga,ciclomotores e scooters 50cc, elétricas... em fim tudo que a Rival tiver e mais um pouco!

Entusiasta de motos chinesas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Set 2011 03:36 #13 por JulianoPaes
discordo de vcs acima, zooom e tosca

é acomodação mesmo, ela nao tem capacidade de produção, tudo q produz vende




pra q lançar mais moto se nao consegue produzir?

se vende caro e vende tudo ? pra q mudar? se acomodou assim e vai continuar assim

ela sabe muito bem o posicionamento dela

tem q investir numa fabrica maior , ai sim depois em mais produtos

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Set 2011 08:52 #14 por Paulo Ceará
Precisam procurar ouvir o mercado consumidor.

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Set 2011 09:16 #15 por Tosca

JulianoPaes escreveu: discordo de vcs acima, zooom e tosca

é acomodação mesmo, ela nao tem capacidade de produção, tudo q produz vende




pra q lançar mais moto se nao consegue produzir?

se vende caro e vende tudo ? pra q mudar? se acomodou assim e vai continuar assim

ela sabe muito bem o posicionamento dela

tem q investir numa fabrica maior , ai sim depois em mais produtos


Onde vc ouviu dizer que eles trabalham na capacidade máxima de produção! Se fosse verdade, eles já tinha ampliado a capacidade de produção pois há incentivos fiscais para isso! Nunca ouvir dizer que falta modelos de motos Yamaha e nem fila de espera... quando não há na revenda outra tem, menos de 1 semana no máximo chega.... peças aí é outra história,culpa mútua das revendas e empresa!

Entusiasta de motos chinesas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.193 segundos