A minha 883 na estrada faz 23 Km/L, na média, com garupa. Na cidade varia muito, entre 16 e 18 Km/L (sem garupa). Com a Drag Star eu fazia uma média de 16 Km/L na estrada, sempre com garupa, e na cidade 12 Km/L (sem garupa). No período de amaciamento com a 883 eu fazia no máximo 18 Km/L.
Os nºs de consumo que vc. está informando mostram uma coisa: o quanto um motor mais "torcudo" economiza de combustível.
Mesmo sendo um motor com maior deslocamento volumétrico, o grande torque produzido em baixa rotação pelos motores Harley-Davidson permitem que a moto se desloque sem que se abra muito o acelerador.
Assim, uma moto de 883 cc consegue ser significativamente mais econômica que outra de 650 cc.
Tal característica certamente é fruto da arquitetura dos motores da Harley, que são subquadrados, isto é, o diâmetro do pistão é sempre menor que o curso do mesmo.
No caso dos motores 883, é aproximadamente 76 x 96, o que resulta em motores que possuem uma capacidade relativamente baixa de atingimento de altas rotações, mas gera um torque interessante em baixa.
Como contraponto, os motores de características esportivas são exatamente o oposto: superquadrados.
O diâmetro do pistão é sempre maior que o curso deste.
A consequência de tal arquitetura é um motor apto a altos giros mas que produz pouco torque em rotações baixas.
A limitar a rotação dos motores Harley ainda há a questão do posicionamento dos comandos de válvulas, que são no bloco e não no cabeçote.
Isso exige que as válvulas tenham varetas a ligá-las ao comando, o que sempre acaba gerando inércias importantes que, somadas à maior velocidade do pistão no cilindro, forçam a rotação para baixo e, em consequência, limitam a potência.
Daí porque, por exemplo, a potência específica ( cv/l) dos motores Harley é baixa mesmo se comparadas a motores aplicados a automóveis.
Um motor 1500 cc Honda usado no Fit gera 105 cv. Um motor 1600 cc usado na fat Boy gera em torno de 72 cv.
O motor Honda é superquadrado, possui comando de válvulas variável no cabeçote; 4 válvulas por cilindro, 4 cilindros e refrigeração líquida.
O motor Harley é subquadrado, possui apenas 2 cilindros, 2 válvulas por cilindro, comando lateral, válvulas acionadas por varetas e refrigeração a ar.