Conforme todos informaram, o consumo de um motor H-D TC 96 varia entre 14/15 21/23 KM/L.
O consumo aferido por vc. é muito, mas muito abaixo da média.
Causas prováveis:
a) medição incorreta;
b) motor muito desregulado;ou
c) gasolina batizada.
Na medição incorreta vai desde tanque não cheio quando do início da aferição até furto de gasolina.
Encha o tanque de novo em um posto de gasolina de sua total confiança, ande uns 60 km com trânsito bom de uma só vez ( de preferência em estrada), complete o tanque novamente e verifique o consumo.
Se o resultado for mantido, é caso de procurar ajuda da assistência técnica.
A 883 tem uma tocada muito interessante, diferente de qualquer outra moto que já pilotei.
Ela é arisca, como se fosse uma moto de alto giro e, ao mesmo tempo, aceita que vc a leve em baixa rotação sem nenhum esforço por parte da máquina.
Além do "amaciamento" natural, acho que o primeiro contato faz com que o piloto demore alguns km até encontrar essa facilidade do torque, daí as diferenças tão grandes sem "explicações".
Beleza, Celestino, valeu pela explicação. Contudo, ainda acho estranho e explico o porquê: simplesmente por que não me recordo (talvez eu esteja enganado, não sei) de nenhum dono de 883 ter dito algum dia que assim que comprou a moto sua média foi de 10 por litro.
Ok, aí vc poderia dizer: Mas talvez estes donos compraram e pegaram a manha de tocar a moto no começo e tal...
Eis que digo: Mas são muitas 883 aqui no fórum. Se não me falhe a memória, o próprio GRB certa vez falou que estava tendo dificuldade em como tocar sua R, e nem por isso afirmou para nosso colega que o consumo da moto dele está alto demais.
Enfim, não sei. Só levantei esta bandeira por que vi o consumo do bmaiabhe como uma hipótese na história toda.
A explicação do Celestino faz sentido. Vim de uma moto muito diferente, uma Twister, para a qual já sabia de ouvido quando passar para a marcha seguinte. Com a 883 demorei alguns dias para acertar a troca, pois ao colocar 1ª e acelerar ela vai tranquila a 80 sem pedir 2ª marcha. Imagina de 2ª para 3ª, desta para 4ª e de 4ª para 5ª? E se ultrapassar o ponto correto de troca o consumo vai nas alturas.
22-33Kmpl é surpreendente e acredito que foi alcançado com a 6° marcha.
A minha está fazendo FB está fazendo 11 kmpl.
Agora... um fato que 4 pessoas me falaram foi que o medidor de gasol das Harleys são pirados. Não acreditei qnd a primeira pessoa me falou e procurei + 3.
Acho que o Romulo e o Celestino se complementaram em suas explicações para este assunto.
Resumindo, quando pegamos a moto não trocamos a marcha na rotação ótima, e isso provavelmente faz gastar mais. Minha primeira medição foi ruim, lembro que postei aqui e falaram que melhoraria.
De fato, isso melhorou. Hoje faço uns 15-16km/litro na cidade (e ainda sinto que dá pra melhorar a tocada com mais treino) e mais de 20km/l na estrada, estando portanto "na média".
Abrs
Diniz escreveu: Se não me falhe a memória, o próprio GRB certa vez falou que estava tendo dificuldade em como tocar sua R, e nem por isso afirmou para nosso colega que o consumo da moto dele está alto demais.
Durante os primeiros km's, o motor pode estar muito preso. Digo, os pistões atritam demais com os cilindros o que ocasiona maior esforço e consumo absurdo. Mas isso varia de moto pra moto. Afinal embora seguindo todo um processo produtivo e controle de qualidade, todas as medidas das peças nem sempre serão 100% iguais. Se pudéssemos construir motores com tamanha precisão, não precisaríamos amaciá-los. Se bem que podemos observar que os cuidados e períodos de amaciamento têm diminuido bastante, principalmente por causa da maior precisão que a indústria alcançou na fabricação das peças.
Quando o vendedor ligou a moto para mim pela primeira vez (na verdade o mecânico havia ligado antes e rodado 4 km com ela) o escape cospiu uma fumaça meio "ferrugem" que assumi ser pó de ferro que estava sendo raspado fora dos cilindros e pistões que ainda não haviam se casado perfeitamente.
Bicho, se tudo isto for pó de ferro, vc não tem motor tem esmeril, provavelmente é óleo e combustível que ficou dentro do circuito e não houve tempo suficiente para queima, não há como um anel dar uma lixada destas na camisa do pistão sem acabar com a compressão do motor...
O consumo maior acontece em alguns momentos com proprietário de HD :
1 - quando compramos a moto e querem "sentir" o torque da bicha...
2 - quando trocamos o escape e queremos ouvir o som quando dá aquela aceleradinha...
3 - quando quer mostrar o som para os amigos daquele escape bandido ( vide Zug... )
4 - quando queremos tirar algum banana da frente
5 - queremos impressionar alguma garotinha ( ps: nenhum dos casados jamais fez uma coisa destas )...
Tirando isto o consumo das 883 fica na faixa dos 20/23 e das maiores 15/20...
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP