Consumo muito alto

20 Abr 2008 18:10 #121 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Consumo muito alto
Caros,


A discussão é legal etc.


Mas parece debate para saber qual corre mais: Srad 1000, R-1 ou Fireblade, ou seja, que importam uns kms a mais ou a menos???


Vamos imaginar um tanque padrão de Softail: 19,4 litros.


Comum consumo médio de 18 km/l, teremos 349,20 kms de autonomia na estrada.


Se couber meio litro a menos por contada da posição de apoio no cavalete quando do abastecimento teremos 340,20 kms de autonomia, ou seja, 2,64% a menos.


A luz de reserva terá se acendido bem antes disso e - suspeito - praticamente ao mesmo tempo para ambas as hipóteses de preenchimento do tanque.


Ademais, não creio que em condições normais alguém vá percorrer mais de 300 kms sem parar, de forma que mais uma vez o dado é teórico.


Portanto...


Abraço


JF-GI

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Abr 2008 18:13 #122 por Romulo
Respondido por Romulo no tópico Consumo muito alto
Não querendo ser pedante, eu estudei mecânica dos fluídos, física, química, desenho técnico, resitência de materiais, geometria, mecânica e outras m%$#$# de matérias desta área há pouco tempo .

E quem tiver dúvida, encha o tanque com a moto no descanço e depois coloque ela na vertical que verá que não tem diferença no volume, ou se tiver é mínima por causa da conformação do tanque, conforme falou o Chacon.

O importante é todos termos consciência de que, por questões de segurança, o correto é encher o tanque da moto sem estar em cima dela. Minha intenção é ajudar nesta conscientização, mostrando que não fará diferença no volume de combustível no tanque se procedermos desta forma.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Abr 2008 18:16 #123 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Consumo muito alto
Caro Rômulo.


Vc. tá certo.


Não custa rigorosamente nada descer da moto e acompanhar o abastecimento bem próximo mas em posição segura.


A diferença de combustível - se houver - é insignificante e somente causará uma pane seca se todos os demais cuidados relativos a nível de combustível, consumo e planejamento de roteiro forem solenemente ignorados.


Abraço


JF-GI

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Abr 2008 18:21 #124 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Consumo muito alto
Biduzidos e demais,

Desçam da moto ao abastecer!!!

Vale a segurança.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Abr 2008 19:50 #125 por sadsjr
Respondido por sadsjr no tópico Consumo muito alto
Bugno :- eu ajudarei na elucidação dessa questao.

Empresto o tanque, mediante "uma precinha camarada" .

Quando o tanque estiver no pedrao, pessam para ele.

FX - FLAMEJANTE - Só eu tenho !!!!!!!!!

Mais doida que o palhaço BOZO.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Abr 2008 20:43 #126 por EdsonHarley
Respondido por EdsonHarley no tópico Consumo muito alto

Romulo escreveu: E quem tiver dúvida, encha o tanque com a moto no descanço e depois coloque ela na vertical que verá que não tem diferença no volume, ou se tiver é mínima por causa da conformação do tanque, conforme falou o Chacon.


Se o procedimento for o contrário, ou seja, abastecer a moto com ela na posição vertical até o limite e depois disso apoiar ela no descanso vai derramar combustível. Pelo menos na minha acontece isso.Daí eu concluo que na posição de estacionamento o volume de combustível comportado é um pouco menor, o quanto exatamente não sei...blá..blá...blá....plunct plact zum , não vai a lugar nenhum...


EdsonHarley39558,9901851852

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Abr 2008 21:14 #127 por Diniz
Respondido por Diniz no tópico Consumo muito alto
Edson, isso que vc falou está correto. Aconteceria em vários tipos de casos... tanques, garrafas, copos, softwares, tapaweres, etc...


Rômulo, vc está corretíssimo!


Com seu super desenho (super mesmo) pude imaginar o ponto central como um "eixo". Perfeito, não tenho mais o que falar e me faltam argumentos.


Acho que o que diferiu agora foi este ponto central vs. a tal fita crepe. Esta última tem uma extensão em centímetros e o ponto não.


Então, combinamos o seguinte:


- Moto inclinada, dependendo da posição do tal copo, pode ou não derramar gasolina após do abastecimento (se ele for no centro do tanque não derramará).


- Moto a 90º, dependendo do nível de Parkson do frentista, pode ou não derramar gasolina após o abastecimento.


JF, não entendi a relação quando vc fala "Mas parece debate para saber qual corre mais: Srad 1000, R-1 ou Fireblade,...", porém concordo integralmente contigo acerca da discussão na prática, quando vc cita que pouca diferença fará se a moto estará ou não inclinada na hora do abastecimento. Ainda assim, foi apenas um assunto que eu e o Rômulo resolvemos pegar para trocar experiências.


Sabia que meus 6 meses de engenharia não valeram de nada...


Abs.,
Diniz39559,0520601852

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Abr 2008 22:01 #128 por KaKa
Respondido por KaKa no tópico Consumo muito alto
Diniz,

O exemplo do JF é para ilustrar que as motos que ele citou andam perto dos 300km/h, por tanto, qual a diferença de 298 ou 301.

A todos,

Vamos descer para abastecer, ´s segurança e não há o que se discutir. Aos que acreditam haver diferença no abastecimento, desçam e segurem a moto na posição vertical. Mesmo sendo harley, dá pra aguentar. Basta deixar o pezinho pronto e qualquer emergencia é só soltar a moto e ela apoia no descanço.

Pra quem não liga, põe no descanço e descança o braço.

Abraços,

Kaka Desbrousses

Sportser 883R Laranja 08 "The Beauty"

HD XL 883 STD 97 "Classic Harley" (ex)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Abr 2008 05:29 #129 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Consumo muito alto
Caro Diniz,


É o que o Kaká falou.


298, 295, 300, 302...


Que diferença faz ???


Abraço


JF-GI

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Abr 2008 05:47 #130 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Consumo muito alto
J,

O cara de 302 Km/h se diverte 4 Km/h menos que o cara de 298 Km/h.

Nós, a 100 Km/h, nos divertimos muito mais!!!



Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Abr 2008 09:07 #131 por Roberto
Respondido por Roberto no tópico Consumo muito alto
Concordo com todos que descer da moto p/ abastecer é mais seguro.

Concordo com o Diniz e o Edson. O tanque da 883 Custom é mais largo e mais "achatado" do que o
tanque da Std.
Se eu abastecer a moto inclinada, vai entrar menos gasolina. A teoria do Rômulo é certa, ou seja,
quando inclinamos o "recipiente", o líquido passa a ocupar o vazio de um lado, e o vazio aumenta
do outro.
Acontece que, se no meio desta "inclinação", o líquido encontra uma saída (ladrão), ele vai sair sim.

Imaginem um tanque de 30 cm de largura por 5 cm de altura, com o bocal no meio. Inclinem o
"tanque" a 30º e vejam quanto líquido entra. Vai ser menos que nivelado.

JF, em alguns lugares e dependendo da "missão", pode-se sim abastecer helicópteros sem "cortar".
Existe uma regulamentação especial p/ isso.
Talvez seja por isso que fiquei "mal acostumado"...

Mas no meu ponto de vista, o tanque "regurgita" mais quando a moto está inclinada. É quando
acontece aquela "troca" do ar pelo novo espaço que acontece o "arrôto", e a gasolina pode ser
cuspida p/ fora. Eu considero este arrôto mais perigoso, e quando estou "cuidando" de perto isto
não acontece.
Não estou "defendendo" minha posição não, mas ainda acho mais perigoso o tanque cuspir gasolina
no motor com a moto inclinada. Descer e segurar a moto na vertical é o mais certo, mas assim perco
a visão da "chapinha".

É quase a situação "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"...

Abraços

HD XL 883C 2007

Florianópolis - SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Abr 2008 12:14 #132 por EdsonHarley
Respondido por EdsonHarley no tópico Consumo muito alto
Roberto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Abr 2008 14:49 #133 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Consumo muito alto
Tenho uma solução...

Vamos todos comprar motos iguais à do Bugno....ela tem autonomia de 1.500 km, aproximadamente e quando abastece dá mais ou menos 3 litros de combustível...

Ela é movida por célula atômica....

Abraços,Celestino Gomez39559,7428703704

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Abr 2008 16:01 #134 por Romulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Abr 2008 18:46 #135 por usuario1
Respondido por usuario1 no tópico Consumo muito alto
Pessoal, não sei, mas no meu caso, nunca abasteço até o limite (quando for necessário você terá que abastecer novamente mesmo) evitando a cuspida de gasolina.
Sempre deixo a moto no pezinho e fico observando o bocal do tanque e até onde quero colocar a gasolina. Uso uma toalha de mão com um furo no meio para evitar respingos de gasolina no tanque (isto também ajuda, pois o frentista já observa que você tem muito cuidado com a moto).
Roberto/Kaka, desculpe discordar de vocês, mas não recomendo ficar segurando uma Custom sem estar no pedal, pois por mais que você seja cuidadoso, se bobear a moto pode cair para o outro lado, fazer um belo estrago e provavelmente machucar o frentista. Se a moto desequilibrar, não tem como segurá-la. Por favor, sinceramente não vejo nenhuma vantagem em tentar segurar a moto em pé, somente desvantagem! Não aconselho a fazerem isto. Abastecer fora da moto, é muito mais simples, mais seguro e prático.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.320 segundos