Mas parece debate para saber qual corre mais: Srad 1000, R-1 ou Fireblade, ou seja, que importam uns kms a mais ou a menos???
Vamos imaginar um tanque padrão de Softail: 19,4 litros.
Comum consumo médio de 18 km/l, teremos 349,20 kms de autonomia na estrada.
Se couber meio litro a menos por contada da posição de apoio no cavalete quando do abastecimento teremos 340,20 kms de autonomia, ou seja, 2,64% a menos.
A luz de reserva terá se acendido bem antes disso e - suspeito - praticamente ao mesmo tempo para ambas as hipóteses de preenchimento do tanque.
Ademais, não creio que em condições normais alguém vá percorrer mais de 300 kms sem parar, de forma que mais uma vez o dado é teórico.
Não querendo ser pedante, eu estudei mecânica dos fluídos, física, química, desenho técnico, resitência de materiais, geometria, mecânica e outras m%$#$# de matérias desta área há pouco tempo
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E quem tiver dúvida, encha o tanque com a moto no descanço e depois coloque ela na vertical que verá que não tem diferença no volume, ou se tiver é mínima por causa da conformação do tanque, conforme falou o Chacon.
O importante é todos termos consciência de que, por questões de segurança, o correto é encher o tanque da moto sem estar em cima dela. Minha intenção é ajudar nesta conscientização, mostrando que não fará diferença no volume de combustível no tanque se procedermos desta forma.
Não custa rigorosamente nada descer da moto e acompanhar o abastecimento bem próximo mas em posição segura.
A diferença de combustível - se houver - é insignificante e somente causará uma pane seca se todos os demais cuidados relativos a nível de combustível, consumo e planejamento de roteiro forem solenemente ignorados.
Romulo escreveu: E quem tiver dúvida, encha o tanque com a moto no descanço e depois coloque ela na vertical que verá que não tem diferença no volume, ou se tiver é mínima por causa da conformação do tanque, conforme falou o Chacon.
Se o procedimento for o contrário, ou seja, abastecer a moto com ela na posição vertical até o limite e depois disso apoiar ela no descanso vai derramar combustível.
Pelo menos na minha acontece isso.Daí eu concluo que na posição de estacionamento o volume de combustível comportado é um pouco menor, o quanto exatamente não sei...blá..blá...blá....plunct plact zum , não vai a lugar nenhum...
Edson, isso que vc falou está correto. Aconteceria em vários tipos de casos... tanques, garrafas, copos, softwares, tapaweres, etc...
Rômulo, vc está corretíssimo!
Com seu super desenho (super mesmo) pude imaginar o ponto central como um "eixo". Perfeito, não tenho mais o que falar e me faltam argumentos.
Acho que o que diferiu agora foi este ponto central vs. a tal fita crepe. Esta última tem uma extensão em centímetros e o ponto não.
Então, combinamos o seguinte:
- Moto inclinada, dependendo da posição do tal copo, pode ou não derramar gasolina após do abastecimento (se ele for no centro do tanque não derramará).
- Moto a 90º, dependendo do nível de Parkson do frentista, pode ou não derramar gasolina após o abastecimento.
JF, não entendi a relação quando vc fala "Mas parece debate para saber qual corre mais: Srad 1000, R-1 ou Fireblade,...", porém concordo integralmente contigo acerca da discussão na prática, quando vc cita que pouca diferença fará se a moto estará ou não inclinada na hora do abastecimento. Ainda assim, foi apenas um assunto que eu e o Rômulo resolvemos pegar para trocar experiências.
Sabia que meus 6 meses de engenharia não valeram de nada...
O exemplo do JF é para ilustrar que as motos que ele citou andam perto dos 300km/h, por tanto, qual a diferença de 298 ou 301.
A todos,
Vamos descer para abastecer, ´s segurança e não há o que se discutir. Aos que acreditam haver diferença no abastecimento, desçam e segurem a moto na posição vertical. Mesmo sendo harley, dá pra aguentar. Basta deixar o pezinho pronto e qualquer emergencia é só soltar a moto e ela apoia no descanço.
Pra quem não liga, põe no descanço e descança o braço.
Concordo com todos que descer da moto p/ abastecer é mais seguro.
Concordo com o Diniz e o Edson. O tanque da 883 Custom é mais largo e mais "achatado" do que o
tanque da Std.
Se eu abastecer a moto inclinada, vai entrar menos gasolina. A teoria do Rômulo é certa, ou seja,
quando inclinamos o "recipiente", o líquido passa a ocupar o vazio de um lado, e o vazio aumenta
do outro.
Acontece que, se no meio desta "inclinação", o líquido encontra uma saída (ladrão), ele vai sair sim.
Imaginem um tanque de 30 cm de largura por 5 cm de altura, com o bocal no meio. Inclinem o
"tanque" a 30º e vejam quanto líquido entra. Vai ser menos que nivelado.
JF, em alguns lugares e dependendo da "missão", pode-se sim abastecer helicópteros sem "cortar".
Existe uma regulamentação especial p/ isso.
Talvez seja por isso que fiquei "mal acostumado"...
Mas no meu ponto de vista, o tanque "regurgita" mais quando a moto está inclinada. É quando
acontece aquela "troca" do ar pelo novo espaço que acontece o "arrôto", e a gasolina pode ser
cuspida p/ fora. Eu considero este arrôto mais perigoso, e quando estou "cuidando" de perto isto
não acontece.
Não estou "defendendo" minha posição não, mas ainda acho mais perigoso o tanque cuspir gasolina
no motor com a moto inclinada. Descer e segurar a moto na vertical é o mais certo, mas assim perco
a visão da "chapinha".
É quase a situação "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"...
Vamos todos comprar motos iguais à do Bugno....ela tem autonomia de 1.500 km, aproximadamente e quando abastece dá mais ou menos 3 litros de combustível...
Pessoal, não sei, mas no meu caso, nunca abasteço até o limite (quando for necessário você terá que abastecer novamente mesmo) evitando a cuspida de gasolina.
Sempre deixo a moto no pezinho e fico observando o bocal do tanque e até onde quero colocar a gasolina. Uso uma toalha de mão com um furo no meio para evitar respingos de gasolina no tanque (isto também ajuda, pois o frentista já observa que você tem muito cuidado com a moto).
Roberto/Kaka, desculpe discordar de vocês, mas não recomendo ficar segurando uma Custom sem estar no pedal, pois por mais que você seja cuidadoso, se bobear a moto pode cair para o outro lado, fazer um belo estrago e provavelmente machucar o frentista. Se a moto desequilibrar, não tem como segurá-la. Por favor, sinceramente não vejo nenhuma vantagem em tentar segurar a moto em pé, somente desvantagem! Não aconselho a fazerem isto. Abastecer fora da moto, é muito mais simples, mais seguro e prático.