A armadilha nossa de cada dia nos dai hoje...

24 Fev 2014 14:49 #46 por Correa
Pois então...
Indo um pouco para as estradas, um fato que devemos prestar muita atenção quando pilotamos, são as mãos, principalmente a direita.
Por vezes pilotamos por horas numa pista boa e com curvas aberta e esquecemos que imprevistos podem acontecer e quando acontecem, ao buscarmos o freio a mão está dura e/ou com a sensibilidade comprometida, seja pela vibração da moto, seja pelo vento, seja pelo frio ou chuva.
Por isso é importante estarmos atentos aos sinais de perda de sensibilidade nas mãos, pois uma pressão errada no freio da frente pode ser fatal.
Já vi gente passar reto em curva por causa disso, vinha acelerando bem e confiante, mas ao chegar muito rápido numa curva a mão estava adormecida e acabou passando reto.
Eu procuro estar atentos aos sinais, normalmente ando uma hora e paro quinze minutos.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2014 13:56 #47 por Correa
Bom dia,

Sempre que lavo minhas motos, tenho por hábito inspecionar os pneus.
As vezes verifico pequenos pontos duros no meio da borracha na banda de rodagem, ou pequenos cortes.
Com um estilete fino, inspeciono esses pontos, quanto a dureza e também dentro dos cortes verifico de há algo duro dentro deles.
Com o mesmo estilete, com cuidado retiro o corpo estranho, pois se não retirarmos, após alguns quilômetros, esses objetos pode vir a perfurar os pneus.

Abaixo alguns objetos que retirei após uma viagem, onde fui obrigado a passar por um local, aparentemente limpo, após um acidente com um caminhão de cervejas.

Arquivo Anexo:


Arquivo Anexo:


Tenho certeza que no futuro perfurariam os pneus.

Essa é uma armadilha de ação retardada.
Portanto, verifiquem sempre os pneus das suas motinhas.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2014 19:49 #48 por espinafre
Já foram citados alguns riscos de se trafegar no corredor, mas compartilho agora algo que aconteceu há alguns minutos.

Voltando eu para casa, pista congestionada, com carros a uma velocidade máxima de 20~30 km/h, eu trafegava tranquilamente a uns 40 ou 50 km/h pelo corredor. Eis que na faixa à minha esquerda surge uma brecha, a um carro de distância à minha frente. O que a tia da faixa à minha direita faz? Isso mesmo, não tem dúvida e corre pra se aproveitar da brecha (ainda que as duas faixas estivessem na mesma [lenta] velocidade), sem olhar, sem dar seta, sem nada. ABS me salvou dessa vez; se não fosse por isso, acredito que não teria habilidade para evitar um travamento e uma chapada na traseira da dondoca.

Não sabia que era mulher; encostei ao lado, fiz barulho com o motor (acelerei), buzinei e ainda gritei: "Sabe o que é seta não?!" Não xinguei, mas que deu vontade, deu. Depois que vi que era uma mulher dirigindo (bonita até, hehehe) e que tinha uma senhorinha no banco do passageiro, que levou um tremendo susto com minha barulheira.

Vim embora. Sobrevivi incólume. Eu gostaria que minha barulheira servisse para alertar aquela mulher, fazê-la tomar cuidado das próximas vezes, contribuísse um infinitésimo para tornar o trânsito melhor.

A lição aprendida, para mim, é que em corredores devemos ter cuidado redobrado quando aparece um espaço livre nas faixas da direita ou da esquerda, que certamente algum motorista da outra faixa vai querer aproveitá-lo, muitas vezes prestando mais atenção no celular ou no interlocutor de lado do que no trânsito.


Correa, obrigado pela dica do pneu. Vou passar a verificar isso também. Um abraço.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2014 19:52 #49 por espinafre
Voltando às rodovias, no sábado fiz um pequeno passeio de 300km e na volta peguei 1 hora de chuva, já anoitecendo. De fato notei a perda de sensibilidade nas mãos e nos pés; ao chegar em casa, quando tirei as luvas minhas mãos estavam roxas.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Correa

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2014 20:09 #50 por Correa

espinafre escreveu:

Correa, obrigado pela dica do pneu. Vou passar a verificar isso também. Um abraço.


É... Espinafre,

No exemplo dos cacos acima, fica evidente a diferença de dureza do vidro e da borracha, e fatalmente com o gastar do pneu, os cacos iriam penetrando e certamente iriam perfurar a banda de rodagem.
aquele caco maior tem cara de assassino.

Não podemos dar mole, não.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2014 20:17 #51 por Correa

espinafre escreveu: Voltando às rodovias, no sábado fiz um pequeno passeio de 300km e na volta peguei 1 hora de chuva, já anoitecendo. De fato notei a perda de sensibilidade nas mãos e nos pés; ao chegar em casa, quando tirei as luvas minhas mãos estavam roxas.


Quando a noite cai, esfria ou chove, como obrigatoriamente reduzo a velocidade, uso essa luva aqui.
Arquivo Anexo:

Arquivo Anexo:


Comprei numa loja de mergulho.
A mão fica molhada, mas fica quentinha,
Não abro mão dela no meu kit para chuva e frio.
São de neoprene com a palma de couro, é o suficiente para manter a mão aquecida sem perder a sensibilidade.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2014 10:32 #52 por Correa
É isso ai pessoal.

Carnaval está ai e muito cuidado nessa época.
Evite transitar nos horários de saída de bailes e encerramento de desfiles.
Nas estradas cuidados com os foliões bêbados.
Mantenha mais distância do carro da frente, observe se o mesmo está sóbrio e ultrapasse de forma rápida e decisiva.
Muito cuidado com os carros velhos e em mau estado de conservação.
Mantenha-se atento.
Mantenha-se vivo.

Um bom carnaval.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2014 08:33 #53 por Correa
Bom dia,

A dica de hoje é:

"MUITO CUIDADO COM OS VEÍCULOS SAINDO DAS GARAGENS."

Quantas vezes não nos deparamos com aquele veículo saindo da garagem ou de um condomínio.
O motorista olha e se vem um ônibus, mesmo com boa distância ele não sai, porém se ele avista uma moto (você), ele mesmo sem o espaço seguro para frenagem da moto, ele enfia o carro na frente, e quanto maior o veículo, mais abusado é o motorista.
Deveria ser explicado na autoescola que a motocicleta precisa de um espaço de frenagem maior que os outros veículos em virtude do seu peso e da menos área de atrito dos pneus com o solo.
Portando, muita atenção ao avistar o "bico" de veículo saindo de algum lugar, perpendicular a via onde você se encontre transitando.
Reduza de imediato a velocidade, colocando-a compatível com o espaço que você ainda tem para frear, ao mesmo tempo verifique se você tem área de escape, para o caso deste espaço não ser o suficiente.
Tá ai a dica.

Costumo dizer que motociclismo é cálculo o tempo todo, constante, para manter o equilíbrio, espaço, curvas, aceleração, frenagens, cálculos, cálculos, cálculos....
Por isso motociclista não tem Alzheimer.
Muitos dizem que não temos porque morremos antes de envelhecer, mas acho que ser tomarmos cuidado, provaremos o contrário e validaremos a teoria de que motociclista não tem Alzheimer.

"EU ACREDITO".

rss.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2014 13:06 #54 por _paulo_ricardo_
Ontem eu fiquei indignado com uma senhora no trânsito. Farol fechado e eu vindo pela faixa da direita, farol fechado, trânsito parado, vi que a faixa totalmente a esquerda estava livre. VI que havia uma boa distância entre os carros para que eu pudesse passar entre eles e ir para a faixa da esquerda, eis que com o trânsito parado, eu repito, PARADO, enquanto eu embicava a moto para atravessar para a faixa da esquerda uma distinta motorista resolve "colar" no carro da frente, praticamente me espremendo na traseira do carro... No próximo semáforo eu não aguentei, parei do lado dela e falei um monte, e a infeliz ainda vem me falar que eu tava errado. Eu não entendi ainda o motivo dela ter andado com o carro sendo que ela já estava parada, o farol fechado, o trânsito parado.... E em um terceiro semáforo eu parei próximo a guia e a mulher passa, novamente, me espremendo, mas desta vez na guia... ao abrir o semáforo.

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2014 13:46 #55 por espinafre
Paulo Ricardo, inveja pura, "recalque" pela nossa agilidade enquanto os carros ficam presos no próprio trânsito. Acontece muito de eu ser espremido no corredor, mesmo em faixas largas. Não importa se é mulher, homem, velho, novo, carro grande ou pequeno, a burrice, a arrogância e a pequenez de espírito são pervasivos entre nossos motoristas.

Neste carnaval fui de Brasília a Goiânia com minha esposa na garupa. A rodovia é ótima, toda duplicada, trecho de 200 km. Alguns metros antes de um posto da polícia rodoviária houve uma pequena retenção. Ao passar pelo posto, caminhões à frente bloqueavam o trânsito nas duas faixas. De moto, fui à frente. O caminhão da faixa da esquerda liberou a faixa, e pelo retrovisor vi uma Amarok branca na faixa da esquerda uns três ou quatro carros atrás, tentando se enfiar entre os carros e o guard-rail à esquerda. Realmente não consegui entender a razão de tal comportamento criminoso; como dizemos em Goiás, "devia estar indo tirar a mãe da zona".

Pois bem, os carros à frente da tal caminhonete liberaram a esquerda, e em uma curva longa para a direita, de alta, a mais de 150 km/h, vi o infeliz crescendo no meu retrovisor. Como estava com garupa, fui também para a faixa da direita, liberando o infeliz para ir socorrer sua mãe. Não é que ao passar ao meu lado o corno jogou o carro em cima de mim? Eu estava na direita, ele vinha pela esquerda, ele saiu do trajeto da curva e invadiu minha faixa.

De novo salvo pelo ABS, pela agilidade da moto e por muita, mas muita sorte mesmo. Tive de parar no acostamento para parar de tremer, fumar um cigarro e me recompor. Seguimos viagem na esperança de encontrar o tal debaixo de uma ponte ou capotado, mas vaso ruim não quebra; o infeliz teve tanta sorte que não vimos um PRF sequer, em três postos, em plena terça-feira de carnaval.

A vontade é pedir que o carona carregue um tijolo, para desencorajar esses que jogam o carro para cima de nós... para esses tipos, com certeza um vidro quebrado ou uma porta amassada é mais importante do que um motoqueiro no chão, ferido ou morto.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2014 15:57 - 07 Mar 2014 15:58 #56 por _paulo_ricardo_
é duro, como minha moto não manobra tão bem dentro da cidade, ao ver os carros parados e um espaço viável pra fazer a manobra não pensei duas vezes... foi eu entrar no espaço e a "tia" tentou me espremer...

Espinafre: aconteceu parecido comigo esses dias, como a cidade aqui é cortada pela rodovia, nós conseguimos atravessá-la pela própria rodovia, bem mais rápido. E estão recapeando um bom pedaço, ou seja, em vez de duas, está com uma faixa só, e devido ao fluxo de carros a velocidade é reduzida. E mesmo assim esses dias um Siena queria subir em cima de mim, e ainda havia uma fila enorme de carros na minha frente, como você disse, devia estar indo tirar a mãe da zona... kkkk

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Abr 2014 17:12 #57 por Correa
Boa tarde.

Sábado passado caí em uma das armadilhas.
Percebi que ia cair nela, paguei para ver e não deu outra.
"Me fu.."
Essa não é relacionada diretamente a pilotagem, mas pode interferir e até mesmo deixa-lo em má situação.
Sábado fui levar meu quadricíclo prá roça e como tenho que subir uma serra muito íngreme, não abasteci a pick-up.
Subi a serra um pouco mais leve e deixei para abastecer no topo da serra.
Chegando ao posto fui atendido por uma menina muito bonitinha, meu sinal de alerta acendeu.
Aqui no RJ, quando tem atendentes boas, bonitas e com calças colantes, normalmente a gasolina é de má qualidade ou adulterada.
Mesmo assim, como já estava no interior mandei colocar 50 pratas da gasolina comum, ela me disse que a bomba onde estava parado, estava com problema e que era para eu dar ré e abastecer na de trás.
O sinal de alerta piscou novamente.
Como estava com pouco combustível, resolvi abastecer com a gasolina aditivada na bomba onde havia parado, mas como o alerta piscou duas vezes, pedi para por apenas 30 pratas.
Apenas para que eu pudesse chegar até o posto de minha confiança.
Abasteci e fui.
Após andar uns 40 Km, a luz da injeção acendeu e o carro morreu, numa subida e me preparando para uma ultrapassagem.
Não deu outra, fui de contra meus instintos e me fu...
O carrinho ligava, mas a luz da injeção continuava acesa e eu não podia passar de 3000 RPM que o carro apagava.
Fui assim até o posto de minha confiança, ao chegar lá já estava quase sem gasolina, pedi para encher o tanque e sai.
O carro continuou irregular por mais uns 20 Km, depois a luz apagou e o carrinho voltou ao normal.
Portanto.
Se por alguma razão os senhores precisarem abastecer em postos que não são de sua confiança, observem bem ao redor.
Se aparecer uma menina muito bonitinha, boazuda e com calça colante, vá para outro posto, visto que você não está ali para "comer" a atendente e sim para abastecer seu veículo, carro ou moto.

Lembre-se "ESMOLA DEMAIS, ATÉ O SANTO DESCONFIA,"

Ambos os postos, tanto o da gasolina ruim, como o de minha confiança são SHELL e abasteci nas duas vezes com a VPOWER.
Para que é do RJ, o posto que abasteci com gasolina ruim é o AMIGÃO DE ITAIPAVA, fica na BR040 sentido Juiz de Fora, logo depois da concessionária FORD, perto da Feirinha de Itaipava.

Não abasteçam lá e alertem seus amigos motoristas e principalmente motociclistas.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Maio 2014 19:13 #58 por Correa
Essa é para aqueles dias de trânsito completamente parado.
Principalmente para o pessoal que tem moto trail.
Muito cuidado ao "serpentear" entre os veículos, principalmente quando vamos para a pista dos cantos, junto ao meio fio.
Além da sujeira que ali fica acumulada, podendo causar escorregões e até furo nos pneu, um risco imperceptível se esconde e nos espera naquela manobra de passar entre os carros parados, em 90 graus em direção ao meio fio.
Já aconteceu comigo, o espaço era muito estreito e me obrigou a entrar com a roda dianteira quase arrastando no meio fio e na hora de aprumar a moto, coloca-la em pé novamente, a parte de baixo do telescópio apoiou no meio fio, suspendendo a roda dianteira.
Graças a Deus, não passou do susto e do ralado na parte de baixo do telescópio.
Atenção redobrada para as motos trail, pois elas tem uma parte excedente de telescópio abaixo da linha do eixo, para aumentar o curso da suspensão, ficando passível de arrastar em meio fio mais baixo.

Fica o alerta.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: feresber

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Maio 2014 19:23 #59 por Correa
Outra dica diz respeito ao descanso lateral.
Já pude observar motos muito em pé, alguns aumentam o descanso, colocam calços para que as motos fiquem paradas mais em pé e outros, mudando o perfil dos pneus, conseguem esse resultado, mesmo sem querer.
Ai mora o perigo.
O descanso lateral é projetado de forma que, estando a moto parada, mesmo esvaziando os dois pneus por completo, a moto não venha a tombar para o lado oposto do descanso.
Portanto, muito cuidado ao parar do lado direito de uma moto que esteja muito em pé, caso um de seus pneus esvazie, a moto tombará sobre a sua.
Caso observe essa situação, opte por parar em outro local, pois depois que acontecer, o prejuízo ficará na conta do acaso.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jun 2014 19:00 #60 por Correa
Olá pessoal....
Muito cuidado com o asfalto fresado para recapeamento.
Quanto mais estreito o pneu, mais perigoso pois ele entra mais nos sulcos.
Sem contar os buracos e bueiros salientes que aparecem.
Portanto, ao avistar pista fresada, diminua, retire um pouco o peso sobre o assento e redobre a atenção.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.259 segundos