A armadilha nossa de cada dia nos dai hoje...

16 Fev 2014 02:25 #31 por MANDRUVADOIDAO

espinafre escreveu: Conclusão: não se deve tirar as mãos do guidão mesmo que seja pra tirar uma foto bonita dessa. :whistle:

Opa, agora que vi o motoqueiro grudado no caminhão; se este frear, aquele vira frase de pára-choque...


Nós estávamos devagar.
Íamos a uns 70 ou 80 por hora.
O cara da motinha nos cortou e colou no caminhão.
Nesta pista tem muita panelas.
Fiquei pensando se surge uma debaixo do caminhão ou que haja uma freada brusca. :pinch:


Espinafre, eu não tirei as mãos do guidão para tirar a foto. ;)
Obrigado pela dica.
Um abração do MANDRUVA.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Fev 2014 11:12 #32 por Karas
Excelente tópico para trocarmos experiências do dia a dia.

Das minhas vou contar uma delas para iniciar...

Sai de uma rua transversal e entrei numa avenida, pegando o corredor. Como sempre, vemos os motociclistas quase em sua totalidade, levantarem a viseira para enxergarem melhor (na sua grande maioria, embaçadas). No meu caso foi o contrário, estava com a viseira (pouco embaçada) levantada e ao pegar o corredor, baixei a mesma. Coisa de uns 5 segundos no corredor, o pneu de um veículo jogou uma pedra em direção ao meu olho direito, isso no máximo a uns 30km/h. A viseira recebeu o impacto da pedra e se não fosse ela, com certeza estaria cego. No dia seguinte fui trocar a viseira.

NUNCA MAIS ANDEI COM A VISEIRA LEVANTADA.

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Fev 2014 11:42 - 16 Fev 2014 11:44 #33 por Karas
Mais uma...

Como procuro seguir 100% (ninguém é perfeito e nem sempre se consegue os 100%) as normas de trânsito, por exemplo, quando estou chegando em um semáforo, se o amarelo aparece, olho rapidamente pelo retrovisor e paro, só não fazendo isso quando percebo que alguém pode colidir na traseira.
Uma vez ao fazer isso, olhei pelo retrovisor e vi um motoboy a uns 20 metros longe, olhei para frente e de repente estava no chão com a moto caída sobre minha perna direita, bati o cotovelo direito o qual ficou quase um ano doendo até que resolvi fazer fisioterapia.
O motoboy, com a moto carregada de remédios, bateu bem na traseira da minha moto (uma Mirage 150 na época). Estava somente eu parado no semáforo em uma via de duas faixas e ele nem desviou. O cara disse que faltou freio, que já tinha sofrido uns seis acidentes... O prejuízo foi de 520,00 reais e o cara foi me pagando 50,00 reais por mês até completar 350,00 e depois disse lhe que não precisava mais. Até que ele foi legal, pois a maioria diz: cada um com seu prejuízo.

Ando mais de carro do que de moto.
Tanto um como o outro, procuro fazer tudo certinho, alguns exemplos: usar setas ao mudar de direção para indicar a todos (motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres) qual minha intenção, olho constantemente nos retrovisores, olho à frente para detectar alguma anormalidade, principalmente, nos corredores fico de olho nos retrovisores para detectar motociclistas para deixar espaço suficiente pra eles (assim como gosto que deixem para eu passar quando estou de moto), agradeço a todos pelas gentilezas que encontro no meu caminho, etc.

Esqueci de mencionar: fico atento com com amigos do alheio também.

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Fev 2014 13:10 #34 por Correa

Karas escreveu: Excelente tópico para trocarmos experiências do dia a dia.

Das minhas vou contar uma delas para iniciar...

Sai de uma rua transversal e entrei numa avenida, pegando o corredor. Como sempre, vemos os motociclistas quase em sua totalidade, levantarem a viseira para enxergarem melhor (na sua grande maioria, embaçadas). No meu caso foi o contrário, estava com a viseira (pouco embaçada) levantada e ao pegar o corredor, baixei a mesma. Coisa de uns 5 segundos no corredor, o pneu de um veículo jogou uma pedra em direção ao meu olho direito, isso no máximo a uns 30km/h. A viseira recebeu o impacto da pedra e se não fosse ela, com certeza estaria cego. No dia seguinte fui trocar a viseira.

NUNCA MAIS ANDEI COM A VISEIRA LEVANTADA.


Realmente,

Já passei alguns apertos por causa da viseira.
As vezes ando com ele uns 5mm aberta, é o suficiente para desembaçar, mas também é o suficiente para entrar insetos.
Aqui no RJ a guarda municipal tolera o uso da viseira levantada desde que você esteja também com um óculos protetor, caso você não esteja com óculos a viseira só pode ser levantada com a moto parada. Isso acontece por causa do calor que faz aqui.

Também recomendo, Use sempre a viseira fechada, limpa e sem arranhões.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Fev 2014 13:21 #35 por Correa

Karas escreveu: Mais uma...

Como procuro seguir 100% (ninguém é perfeito e nem sempre se consegue os 100%) as normas de trânsito, por exemplo, quando estou chegando em um semáforo, se o amarelo aparece, olho rapidamente pelo retrovisor e paro, só não fazendo isso quando percebo que alguém pode colidir na traseira.
Uma vez ao fazer isso, olhei pelo retrovisor e vi um motoboy a uns 20 metros longe, olhei para frente e de repente estava no chão com a moto caída sobre minha perna direita, bati o cotovelo direito o qual ficou quase um ano doendo até que resolvi fazer fisioterapia.
O motoboy, com a moto carregada de remédios, bateu bem na traseira da minha moto (uma Mirage 150 na época). Estava somente eu parado no semáforo em uma via de duas faixas e ele nem desviou. O cara disse que faltou freio, que já tinha sofrido uns seis acidentes... O prejuízo foi de 520,00 reais e o cara foi me pagando 50,00 reais por mês até completar 350,00 e depois disse lhe que não precisava mais. Até que ele foi legal, pois a maioria diz: cada um com seu prejuízo.

Ando mais de carro do que de moto.
Tanto um como o outro, procuro fazer tudo certinho, alguns exemplos: usar setas ao mudar de direção para indicar a todos (motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres) qual minha intenção, olho constantemente nos retrovisores, olho à frente para detectar alguma anormalidade, principalmente, nos corredores fico de olho nos retrovisores para detectar motociclistas para deixar espaço suficiente pra eles (assim como gosto que deixem para eu passar quando estou de moto), agradeço a todos pelas gentilezas que encontro no meu caminho, etc.

Esqueci de mencionar: fico atento com com amigos do alheio também.


Também tenho esses cuidados e além de olhar para ver que vem atrás, ainda me coloco numa das pontas da pista, geralmente a mais próxima.
Isso já me evitou umas boas pancadas na traseira, tanto por parte de outros motociclistas menos atentos e prudentes com de uma dupla em fuga num carro sendo perseguida por uma viatura, os caras não hesitariam em passar por cima de mim para fugis, ao parar me coloquei próximo ao meio fio, sempre deixando na pista espaço para passar um carro, e foi o que aconteceu, os vagabundos passaram tão rápido e perto que chegou a dar um estalinho no meu guidão,
Hoje sempre para no canto da pista, imaginando sempre que vem alguém fugindo da Polícia.

Com relação aos amigos do alheio que agem nos sinais, dos quais já fui vítima, procuro olhar o sinal com muita antecipação, e tento ao máximo regular minha velocidade para não parar nele o passar após ele abrir, já com um tempo para os primeiros carros já terem cruzado a pista, isso evita de eu aproveitar o sinal para sair antes dos carros parados e ser atropelado pelo infeliz que sempre vem aproveitando o sinal amarelo e acaba por passar no cruzamento com o sinal vermelho.

Essa é uma armadilha fatal.

NUNCA APROVEITE SINAL, JAMAIS SAIA EM DISPARADA APÓS O SINAL ABRIR, DEIXE SEMPRE ALGUM CARRO CRUZAR A PISTA ANTES.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2014 09:26 #36 por Correa
Bom dia,

Hoje alerto para os primeiros quilômetros do dia, aqueles de manhã cedinho, que para mim são os mais críticos, são quando as pessoas ainda estão acordando, fora de ritmo e distraídos com as coisas dentro de seus veículos.
Passo por esta experiência todos os dias, são motoristas correndo para parar no sinal e outros distraídos,"murrinhando" com o sinal aberto e quando percebem que o sinal vai fechar ele acelera e avança.
Portanto, muito cuidado ao iniciar seus primeiros quilômetros diários, principalmente se você estiver numa via secundária e irá entrar na via principal em seguida, pois nestes casos a mudança de ritmo é muito brusca e as "distorções ritmicas" dentro das vias também.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2014 09:55 #37 por espinafre
Nessa história de sair em disparada assim que o sinal verde acende já quase me estrepei algumas vezes. Sempre tem alguém que quer aproveitar os últimos décimos de segundo de sinal amarelo, ou contar com a demora dos condutores do outro cruzamento em avançar no sinal verde. Já xinguei muito por causa disso, já me estressei, já emparelhei com quem furou o sinal para buzinar, gritar e xingar, mas vi que a única coisa que consigo com isso é uma úlcera e talvez até um chão.

Hoje em dia eu contribuo um pouquinho mais para a lentidão no trânsito: quando o sinal abre para mim, me certifico de que os carros na transversal realmente pararam antes de seguir adiante, para só então avançar pelo verde. Antes levar buzinada que ser abalroado.

Correa, o que tenho visto é que os motoristas andam distraídos ("ainda acordando") o tempo todo, não apenas nas primeiras horas do dia. A falta de competência é assombrosa. Para ilustrar: no último domingo à tarde, dia 16, saí da Asa Sul para minha casa em Águas Claras (percurso de uns 20 km). Eu estava de carro com minha família. Chovia um pouco, as pistas estavam molhadas. Em um trecho de 5 km de uma pista duplicada, de boas condições, sem curvas ou cruzamentos (o Eixo W para quem conhece), passamos por 3 colisões traseiras, uma com 2, outra com 3 e outra com 4 carros. As colisões foram todas sem gravidade, mas fiquei abismado com tamanha incompetência. Detalhe é que todas as batidas foram na faixa da esquerda (a pista tem duas faixas). 1 vez pode ser sorte/acidente, duas vezes pode ser coincidência, mas três vezes? Três colisões na mesma via, no mesmo horário, nas mesmas condições?! Tem alguma coisa muito, mas muito errada mesmo com nossos motoristas.

Vou nem falar dos ônibus, SUVs e demais veículos que mudam de faixa sem dar seta nem se importar com quem vem atrás, ignorando sinais de luz e de buzina; quem vem atrás que se vire para frear. Esta aconteceu ontem comigo.

Em suma, cada saída no trânsito é uma grande aventura, se não tivermos cuidado o acidente é certo.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2014 10:02 #38 por feresber
Muita atenção Tb com os amigos motociclistas qdo no corredor; se alguém esta no corredor no mesmo ritmo q vc, cuidado! com as mudanças de faixa já vi muitos se abraçarem. :D:D:D
Nunca mude de corredor de forma brusca, de tempo para ver e ser visto!!!

Ótimo tópico, precisamos nos protejer.:)

ex: mirage 150 preta - 2011 / 11~13
Atual: tenere 250 preta 2013 / 13~

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2014 10:10 #39 por espinafre
Bem lembrado, feresber. No corredor devemos guardar distância segura do motoqueiro da frente. Já vi algumas batidas traseiras porque o motoqueiro da frente freou para evitar uma fechada, uma porta aberta ou um pedestre, e o de trás não teve tempo de reagir. Eu também já quase bati assim algumas vezes, mas aprendi rápido :)

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2014 10:29 #40 por DuskTillDawn
Falando de motoristas que se assustam do nada...

Vinha voltando pela BR-116, de Canela (RS), quando na altura de Sapucaia (pouco antes do Jardim Zoológico), resolvi sair da pista principal e pegar o acesso à pista lateral. Vinha à uns 90Km/h, e na minha frente um Corolla ia fazer a mesma manobra. Quando o motorista do Corolla botou o nariz do carro pra dentro do acesso, acho que se "assustou" com o tráfego vindo pela pista lateral e pisou forte no freio (não sei por que, pois dava pra entrar tranquilamente - eu já vinha controlando o tráfego desde bem antes de iniciar a manobra). Na mesma hora alicatei o freio dianteiro da moto e nem sei se pisei no freio traseiro (foi meio no susto), e a moto parou à uns 2m da traseira do Corolla, não derrapou ou rebolou (ainda bem, pois não tinha espaço para desviar). Quando eu comecei a frear, estava à uns 10m do Corolla. No final das contas, quem tomou um baita susto fui eu!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2014 10:40 #41 por Correa

feresber escreveu: Muita atenção Tb com os amigos motociclistas qdo no corredor; se alguém esta no corredor no mesmo ritmo q vc, cuidado! com as mudanças de faixa já vi muitos se abraçarem. :D:D:D
Nunca mude de corredor de forma brusca, de tempo para ver e ser visto!!!

Ótimo tópico, precisamos nos protejer.:)


O corredor é uma especificidade do trânsito para os motociclistas, muitas coisas podem acontecer no corredor ou corredores.
Vou citar algumas experiências que passo aqui nos "corredores" do Rio de Janeiro, que já percebi, são diferentes dos de São Paulo.
Aqui acontece de estarmos no corredor e quando este se alarga por motivo dos carros estarem mais afastados, o motoqueiro que vem atrás, tenta te ultrapassar dentro do corredor. Ai vai depender do "meu" ou "seu" estado de ânimo, vou falar no meu estado de ânimo.
Se estou calmo e tranquilo, tiro um pouco a mão e afasto para o infeliz passar, caso eu não esteja num bom dia, já venho no corredor na velocidade que costumo andar, velocidade esta sempre compatível com as frenagens que posso precisar por algum motivo, porém venho com o motor cheio, acima das 6 mil rpm, assim se vejo o corredor de alargar, coloco-me no centro e acelero, desestimulando a ultrapassagem.
Normalmente, o "motoqueiro" que vem atrás não fica satisfeito e troca de corredor e começa a "dar buzininha" para que o veículo ao seu lado te imprense e ele passe, procuro ficar muito atento ao retrovisor e quando percebo essa atitude, dou buzininha antes, isso evita que o veículo me esprema, mantendo seu alinhamento.
Outra coisa que temos que ter sempre em mente sempre que trocamos de corredor, é que quem já vem no corredor tem preferência, pois ele já vem "lançado" e que está trocando de corredor está em processo de aceleração.

Resumindo, corredor é sempre um momento crítico na pilotagem, portanto muita atenção e velocidade compatível, pois além de todas as dificuldades como as distrações, motoristas que para com retrovisores paralelos de propósito ou não, profissionais que sempre espremem o corredor de propósito, pedestres, ambulantes e outros inúmeros obstáculos, ainda temos que tomar cuidado com a maldade humana, ela existe está ai entre nós das mais diversas formas, inveja, recalque, ambição, "distração", dolo e culpa.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Fev 2014 16:16 #42 por Correa
Uma coisa simples mas que é sempre bom lembrar é:

Sempre que for subir um meio fio, faça-o perpendicularmente (moto 90° ao meio fio).
Principalmente se o piso estiver molhado ou úmido.
Mesmo que este seja baixo ou aparentemente fácil de subir.
Isso evita escorregões ao subir e possíveis quedas.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Fev 2014 16:19 #43 por Correa
Muito cuidado com os pedestres nos engarrafamentos.
Principalmente se for próximo ou embaixo de uma passarela.
O engarrafamento estimula os pedestres a atravessarem entre os carros parados, ignorando a passarela, achando que por estarem os carros parados, o risco de atropelamento é menos e com isso eles se desligam para o transito das motocicletas.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Fev 2014 16:29 #44 por espinafre
Outro caso de se ter cuidado com pedestres são os ambulantes que circulam entre os carros quando o sinal fecha. Muitas vezes eles se distraem (e nós também), e acabamos levando sustos. Quando houver um caminhão ou ônibus na pista, aí a atenção deve ser redobrada, já que a visão é zero e a audição é muito prejudicada pelos barulhos dos motores.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2014 08:14 - 24 Fev 2014 14:35 #45 por Correa
Bom dia,

Segunda feira, semana começando.
Hoje acordei às 06:00 da manhã para vir para o trabalho, saio do Recreio dos Bandeirantes, subo e desço a Estrada Grajaú Jacarepaguá e vou até o centro da cidade onde trabalho.
São exatos 40 Km.
Ainda estou no 30Km e já passei pelas seguintes armadilhas.
Gente que finge que não está te vendo e te espreme de propósito.
Gente que espera você se aproximar para esguichar a água do limpador para te molhar.
Gente que acelera, por não admitir que uma moto saia na frente dele no sinal.
Tal qual o exemplo do ralado anterior, garrafa de água mineral na curva, que para "minha sorte" um carro passou nela antes e a jogou encima de mim, causando pequenos arranhões no para-lama dianteiro da motinha.
Porco no meio da autoestrada, isso mesmo PORCO, ou melhor dois porcos, que causaram um pequeno acidente entre dois carros quando um freou para não atropela-los e o outro bateu na sua traseira e eu consegui sair pela tangente (felizmente).
Assim, parei um pouco no Km 30 para espairecer, vou levar minha motinha na vistoria e quando chegar no trabalho, posto os outros 10 Km,

Um abraço a todos e ótimo dia com nossas motocicletas.

Ah!!!!! Os porcos eram grande, não eram leitões, eram porcos com mais de 90 quilos.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.263 segundos