A armadilha nossa de cada dia nos dai hoje...

10 Fev 2014 09:58 - 13 Fev 2014 17:04 #1 por Correa
Prezados amigos.

Abro este tópico na intenção de trocarmos nossas experiências motociclísticas do dia a dia.
Por vezes assemelho nossa vida motociclística a um vídeo game, que conforme vamos sobrevivendo no dia, no próximo a dificuldade aumenta.
Este espaço é para relatarmos essas armadilhas, para que possamos aprender e detectá-las a partir da experiências dos outros.

Começarei relatando duas que consegui escapar hoje.

A primeira foi numa via de pista dupla e mão única e trânsito rápido, onde dois motoristas pararam do nada para deixarem uma família atravessar a pista num local onde não havia nenhum tipo de sinalização de travessia, não havia sinal de trânsito nem faixa de pedestre, ao contrário existe placa alertando para o risco de travessia no local.
Eu que vinha atrás desses veículos, fui obrigado a desviar da freada brusca desses motoristas para o corredor entre eles, e ainda desviar da família que estava atravessando, atenta só aos carros e confiando na boa intenção dos motoristas que na verdade não passou de uma grande imprudência, colocando várias vidas em risco.

A segunda foi também numa via de pista dupla e mão única, quando o veículo que estava a minha frente na pista da esquerda, chegou um pouco mais para esquerda, abrindo um bom espaço para que eu passasse entre os veículos que transitavam a uns 40 km/hora.
Confiando na boa vontade do motorista fui, e quando estava ao seu lado, ele raspou com as lateral do carro no meio fio do BRT e assustado voltou com tudo encima de mim, me jogando para a direita, que por sorte não havia carro, pois só ultrapasso tendo área de escape contando com essas guinadas.
Ao olhar para o motorista, pude ver que era uma menina e que estava digitando no celular, e que apesar dela ter raspado o carro, quase me derrubado, não parou de digitar no aparelho.



Então senhores, essas são apenas duas das muitas armadilhas do dia a dia, ainda relatarei outras, pois todos os dias passo por estas e outras novas.

Espero ter contribuído um pouco mais para nossa segurança e que os senhores possam estar, também, atentos para essas situações.

Um bom dia para todos nós.

Correa

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0
Anexos:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Wendell, Rosah

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Fev 2014 11:04 #2 por DuskTillDawn
Pois é Corrêa, bem lembrado. Já caí nestas armadilhas, quando o fator determinante foram as manobras bruscas, sejam frenagens ou desvios, que alguns motoristas fizeram ao se "assustarem" com algo que haviam feito ou visto. Toda a atenção às vezes não é suficiente, e conselhos como o seu ("só ultrapasso tendo área de escape contando com essas guinadas.", podem fazer toda a diferença, para evitarmos um tombo ou algo pior.

Obrigado!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Fev 2014 11:16 #3 por Correa
É isso ai Dusk,

Todo cuidado ainda é pouco.
Um dos meus piores acidentes foi numa porta aberta inadvertidamente.
Após isto, preocupo-me em passar ao lado dos carros estacionados ou corredores, sempre que possível em velocidade que me possibilite frear após detectar a abertura, mínima que seja de uma porta e principalmente, sempre que possível, passar a uma distância que mesmo a porta sendo aberta abruptamente, a abertura máxima dela não atinja a ponta do guidão da minha moto.
É um exercício constante de carro, modelo, forma, tamanho de porta e raio de abertura, mas tem que ser assim, pois isso pode significar cair ou permanecer rodando.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2014 20:50 #4 por MANDRUVADOIDAO
Vou acompanhando.
Se for escrever irão sair livros.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2014 22:01 #5 por Correa
Pois então...

Fiquem atentos, o tempo está nos preparando mais uma armadilha.
A chuva.
Muitos dias sem chover, o asfalto está sujo, impregnado de óleo, poeira e borracha.
Fiquem atentos com os primeiros pingos, é a pior hora para nós motociclistas, é quando toda essa impureza está desgrudando do asfalto e fazendo uma película muito escorregaria.
Mesmo após do piso lavado, muito cuidado, principalmente ao mudar de faixa com o trânsito parado, naquelas manobras quase parados em que viramos todo o guidão para entrarmos no outro corredor, ou mais perigoso ainda entre os carros e o meio fio, isto porque onde passam os pneus e pista está lavada e limpa, mas onde o trânsito para, entre os carros parados no sinal a pista continua suja e com acúmulo da película escorregadia, principalmente perto do meio fio.
Ao iniciar esta manobra, coloque os pés em posição de alerta.
Portanto, choveu, cuidado dobrado e muita atenção nas manobras, jamais faça movimentos bruscos.

Um abraço.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, Queiroga

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2014 22:08 #6 por Correa
OS PERIGOS ESCONDIDOS NAS ESTRADAS


Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, MANDRUVADOIDAO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2014 09:12 - 13 Fev 2014 09:15 #7 por Correa
Bom dia amigos,

Todo o tempo temos que prestar muita atenção por onde passamos.
As ruas nos reservam todo o tipo de surpresas.
São buracos, ralos sem tampa, detritos e outros(as).

Segue abaixo o relato, ilustrado, de um conhecido feito no FB.

Esse foi o resultado da falta de educação do cidadão que jogou - NA MINHA FRENTE - pela janela do carro uma garrafa de água mineral vazia em plena Grajau-Jacarepaguá!!!
E O PIOR: ME VIU CAIR POR CAUSA DA MERDA QUE FEZ E FOI EMBORA! (2 fotos)

Arquivo Anexo:
Arquivo Anexo:


Então.
Muita atenção sempre.
Pilotar exige atenção exclusiva no ato e mesmo assim se algo acontecer, as consequências são inevitáveis´.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2014 10:02 #8 por DuskTillDawn
Correa, que ralada feia! Mas pelo visto nosso colega da foto não estava usando proteção, como uma jaqueta apropriada, o que poderia ter, pelo menos, minimizado o ralado.

Eu sempre piloto com uma jaqueta de couro, mas nos dias quentes é um verdadeiro inferno (não tenho uma de cordura com ventilação). Aqui em POA com as temperaturas "saarianas" que vem fazendo, não tenho andado de moto, pois fica impraticável andar todo equipado. Como no meu caso uso a moto somente para o laser, posso me dar ao "luxo" de decidir quando sair com ela. Dureza são os colegas que dependem da moto como meio de transporte para ir ao trabalho, escola etc, mas é melhor chegar todo suado ao seu destino (por usar a proteção adequada), dar uma arejada, botar um desodorante e trocar de camisa, do que, eventualmente, chegar todo ralado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2014 10:43 #9 por valdinei.chaves dos santos
É Correa o perigo tá em todo lugar , no trânsito guiamos por nós e pelos outros também , aqui na minha cidade o trânsito é caótico , mas por causa da desatenção de motoristas e até motociclista ,as duas partes são imprudentes , os motociclistas ultrapassam pela direita , não dão seta , numa via de mão dupla viram do lado errado como se a via fosse de mão única , os motoristas então vou te contar , só aqui mesmo , quando veêm uma moto de baixa cilindrada ultrapassando eles aceleram pra não deixar passar e o motociclista acelera mais ainda , parece cena de filmes , eu mesmo vivo essa situação com muita frequência , além do mais também dirigem falando ao celular , não dão seta , e igualmente viram no lado errado na via de mão dupla como se fosse via de mão única ., em Pitangueiras SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2014 12:51 #10 por Correa
Um hábito que criei é o de sempre ao me aproximar de algum veículo, olhar pelo retrovisor do veículo a atitude do motorista.
Dá para perceber se ele está atento (olhos nos olhos) a sua aproximação, se ele está disperso (virando o olhar para baixo ou em direção ao rádio).
Claro que esses carros com insulfilme prejudicam muito este diagnóstico, para esses casos eu aguardo a oportunidade mais segura para passar e passo rápido.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2014 16:04 #11 por Wendell
A frequência com que tenho problemas com motoristas ao celular no trânsito tem sido ABSURDA!!!! Lamentável que os mesmos que falam do governo e de bandidos não cumpram leis também!!!! (Postei no facebook)

Biz 100, Fan 125, Kansas , YS 250 , YS LE 250, Ténéré 250, Intruder 125, Comet GT250R, YS 250, Intruder, B650S (13~), Cbr250r (14~)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2014 16:13 #12 por daniel.gonçalves
Também fui vitima de um motorista irresponsavel que achando que daria tempo em uma rua de 2 mãos simplesmente entrou a esquerda. Lamento não estar vindo um caminhão e sim eu que tentei frear mas a moto derrapou e fui ao chão ficando com o pé preso sob a moto. Mas graças a Deus dos males o menor, somente um tornozelo e pé inchados, nada mais grave.
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2014 16:26 #13 por Correa
Com certeza Wendell,

Concordo com você, e digo mais, aquele que não cumpre uma Lei, está pré-disposto a descumprir todas.
Infelizmente o que mais vemos são aqueles que tem por obrigação dar exemplo, dar os piores exemplos possíveis.
As vezes me pergunto, porque param encima da faixa de pedestres, porque o pedestre prefere andar na rua mesmo a calçada estando vazia, porque os motoristas profissionais são os que dão os piores exemplos???? e por ai vai.
São perguntas que não se calam e vejo todos os dias isso acontecendo.
Eu parto do princípio de respeitar e cumprir todas as Leis, pois se algo me acontecer o errado com certeza será o outro.
Estou com 55 anos e minhas multas de trânsito foram por atraso na transferência do veículo e uma delas porque o proprietário anterior preencheu o recibo errado, invés de outubro ele escreveu agosto.
Hoje temos muitos "recursos automotivos" que tiram a atenção do motorista do mais importante, o trânsito.
São GPS, kit multimídia, televisão, rádios, celulares, Nextel e outros.
Vejo até mesmo motoqueiros pilotando moto e falando no telefone ou rádio com a mão esquerda, depois cai e vira estatística contra nós mesmos.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2014 16:36 #14 por Correa
Como dito anteriormente, todo cuidado é pouco.
Moro perto de um Hospital Federal no Rio de Janeiro e hoje ao sai para o trabalho na minha Intrudinha, ao passar em frente ao hospital e virar na rua a direita, minha motinha deu uma derrapada brusca de traseira, estranhei pois o piso estava seco e ao olhar para trás percebi que havia escorregado numa "chapa de Raio X", exatamente na cor do asfalto.
E escorrega muito....
Por isso prego que devemos prestar muita atenção onde pisamos com nossas motinha, pois já escorreguei até em papel molhado em dia de chuva.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2014 16:38 #15 por Correa

daniel.gonçalves escreveu: Também fui vitima de um motorista irresponsavel que achando que daria tempo em uma rua de 2 mãos simplesmente entrou a esquerda. Lamento não estar vindo um caminhão e sim eu que tentei frear mas a moto derrapou e fui ao chão ficando com o pé preso sob a moto. Mas graças a Deus dos males o menor, somente um tornozelo e pé inchados, nada mais grave.


Putz!!!! Daniel,

Seu pé virou uma bela "pata".

Melhoras ai.

Um abraço.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.365 segundos