diário da Prima 150

05 Mar 2012 17:45 #1051 por Diego Rodrigues
Respondido por Diego Rodrigues no tópico diário da Prima 150
pois é, galera, que papo bom rolou aí, heim!
olha só, a minha hoje não quis ligar. a última vez que havia ligado foi na sexta. a bateria ficou fraca. liguei com a do carro e naaaada de pegar. fui trampar e deixei pra ver isso agora à noite, pois o estranho é que mesmo com a partida forte ela não pegou.
agora à noite teste a chegada de combustível ao carburador. tudo OK. tinha combustível e ar, então estava faltando algo: faísca. ainda não testei definitivamente, mas parece que o CDI ou a bobina foi pro pau. eu tentei dar partida enquanto media a tensão nos terminais da bobina. não deu voltagem alguma. amanhã vou continuar testando, pois vou colocar uma vela pra ver se está saindo faísca.
bom, é isso. estou no prego novamente. :-/ pelo menos o tempo que eu levo pra reparar é mais rápido que a concessionária. kkkkkkkk!
depois mando o relatório oficial. rsrs!!!

Omega CD 4.1 1996 Cinza Monet+TS+PD 193cv@4600RPM 34kgfm@3000RPM
Kasinski Prima 150 2011 Bordô/Caramelo 12,2cv@8000RPM 1,1kgfm@7000RPM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2012 05:31 #1052 por marcosp1974
Respondido por marcosp1974 no tópico diário da Prima 150
Fala Diegão!

Q m3rd4 hein cara...

Na pag 73 do manual de serviço da Fly tem um diagrama, o pino 3 do controller é q fornece o sinal para a bobina

Mas lembre-se q este é um sinal AC, então provavelmente medí-lo com o multímetro em DC deve dar 0 volts, em AC deve dar uma tensão abaixo de 12v. Uma avaliação correta deste sinal na saída do controller exigiria um osciloscópio... o teste da fagulha com uma vela externa parece sensato então. Mas a bobina dá pra testar só com um multímetro, com ela removida claro, usando o ohmímetro (resistência).

Com sorte talvez seja um problema de mal-contato no chicote q leva o sinal do controller para a bobina...

Abraço e boa sorte!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2012 07:43 #1053 por Diego Rodrigues
Respondido por Diego Rodrigues no tópico diário da Prima 150
cara, eu acho que a nossa não tem esse controller aí não. quem manda o sinal pra bobina de ignição é uma caixinha, que se não me engano é o CDI. ele tem 6 pinos, sendo que somente 5 tem fio ligado. somente em 2 chegam 12V. tem 2 que vão pra bobina. o outro não identifiquei.
estou com receio de comprar algo à toa.
pelo que entendi, esse controller da Piaggio serve até como indicador de falhas, piscando uma luz de checagem X vezes para indicar um código de erro.
desse jeito vou ter que apelar pra Lead. kkkkkkkk!

Omega CD 4.1 1996 Cinza Monet+TS+PD 193cv@4600RPM 34kgfm@3000RPM
Kasinski Prima 150 2011 Bordô/Caramelo 12,2cv@8000RPM 1,1kgfm@7000RPM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2012 13:30 #1054 por marcosp1974
Respondido por marcosp1974 no tópico diário da Prima 150
Verdade Diego, de fato a Prima 150 usa um CDI fabricado pela "Langfang Kokusan" modelo "D150-LK47" - como vc mesmo identificou

Então fica claro que o sistema elétrico da Prima 150 é diferente do da Piaggio Fly 150

Vamos pesquisar para resolver essa dor de cabeça ;-)



MarcoSP19742012-03-06 16:45:50

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2012 16:46 #1055 por Diego Rodrigues
Respondido por Diego Rodrigues no tópico diário da Prima 150
nem me fale em dor de cabeça. estou com uma e sem paciência pra mexer na motoquinha pra descobrir 100% a causa do defeito. :-/
valeu, Marcão!

Omega CD 4.1 1996 Cinza Monet+TS+PD 193cv@4600RPM 34kgfm@3000RPM
Kasinski Prima 150 2011 Bordô/Caramelo 12,2cv@8000RPM 1,1kgfm@7000RPM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2012 20:59 #1056 por marcosp1974
Respondido por marcosp1974 no tópico diário da Prima 150
No alibaba.com cada CDI digital chinês custa em média USD 10 (100 unidades min order, busque por "CDI AN125"). E a Kasinski revende aqui por R$330. Considerando o preço em dolar, é mais de 18x o valor da peça FOB. Nem carga tributária brasileira explica essa p0rr4.

Já ECU nem se acha no alibaba, deve ser fabricado na europa mesmo

Tecnicamente... o ECU (engine control unit, ou controller) é uma evolução do CDI (capacitor discharge ignition - q pode ser digital ou não)

Precisa haver um casamento eficiente entre o CDI e a bobina (H.T. coil), para a faísca adequada na vela (spark plug)

Parece q o diagrama da pg 73 do m.s. da fly se aplica tanto para o uso com CDI como com ECU (fora pinagem claro)

Pra ter certeza da necessidade da troca do CDI, acho q só com o osciloscópio mesmo. Tem uma peça no diagrama chamada "pick-up", ela fornece a referencia para sincronismo da faísca à partir do magneto, talvez o problema possa ser nela, só o osciloscópio mostraria tb. Tem alguns softwares free através do qual dá pra usar a entrada do mic de um PC/note como osciloscópio, ex www.zeitnitz.de/Christian/scope_en

Pelo q andei olhando, SE o seu problema for mesmo no CDI, há 3 alternativas:

-> colocar o CDI digital da Burgman AN125 (~R$150+frete), sendo q o correto talvez fosse trocar tb a bobina para um melhor casamento
-> colocar o CDI digital da ServiTec modelo 50.180.28 (~R$140+frete)
-> colocar o ECU da Fly 150, q por sinal eu não encontrei em lugar nenhum... então sei lá se de fato alguma Fly 150 tem ECU, mas achei um upgrade da Malossi na ScooterWest por USD265+frete

Me chamou atenção um tópico num forum gringo onde um membro senior sugere q problemas com a moto morrendo depois de aquecida são originados no CDI (Fly 150 dies at idle after warming up modernvespa.com/forum/topic70989 ). Acho q já ouví problema parecido por aqui.

Essas são as especificações do CDI da Burgman:
AN125 CDI Unitl
Specifications:
Ignition System: Digital Thyristor Ignition System
Spark Advance:
Continuous Ignition R. Speed: 100rpm to 11000rpm

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2012 22:41 #1057 por FDomingues
Respondido por FDomingues no tópico diário da Prima 150
Caro Marco,
Quem está tendo esse tipo de problemas com a moto é o Tiagote.
Forte abraço!Ainda não sei: Prima ou Lead...

O senhor é meu pastor.


Ex-TT-125KitBufalo, Dt 180, Rd350LC(quando eu tinha coragem e nenhum juízo), Rd135z ,AN125 Burgman
Atual Prima 150

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2012 05:52 #1058 por Led Zeppelin
Respondido por Led Zeppelin no tópico diário da Prima 150
Fdomingues, quer comprar a minha Prima... leva por um bom preco.. ainda nao tem 4mil km...
Falow

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2012 06:13 #1059 por Diego Rodrigues
Respondido por Diego Rodrigues no tópico diário da Prima 150
Marco, ainda não tenho certeza de ser o CDI.
tem um lance estranho ocorrendo na conexão da bobina (H.V Coil, não?). a resistência entre os terminais dela está dando 1ohm, sendo que, se for como consta no manual e ser mesmo assim que se mede (terminais) , teria que dar no máximo 0,5ohms.
acontece que são 2 terminais, um com um fio verde e o outro com um fio preto/amarelo, onde chega a voltagem fornecida pelo CDI. além de estar com essa resistência de 1 ohm entre os terminais, está passando toda a voltagem para o terminal onde fica o fio verde, que deveria ser terra. daí já tô achando que pode ser a bobina. eu não identifiquei o tal de pick-up citado no manual.
outra coisa. nesse fio que chega voltagem na bobina acontece o seguinte. ele tem ligação tanto com o CDI quanto com algum 12v da bateria. digo isso porque quando eu desconecto o plug do CDI e ligo a ignição da moto chegam 12V neste fio, tanto no plug do CDI quanto no plug da bobina. quando eu ligo o CDI, passa a ser passado 0,88V.
outra coisa, a medição de voltagem sendo passada para o terminal terra da bobina foi feita com o fio verde desconectado. ou seja, desligando-se o fio verde da bobina e deixando só o preto/amarelo. dessa forma, o terminal terra fica com a mesma voltagem do terminal positivo. ao se conectar o fio verde (terra) na bobina, a voltagem simplesmente zera. rsrs!
estou meio perdido. kkkkkkkkkk!

Omega CD 4.1 1996 Cinza Monet+TS+PD 193cv@4600RPM 34kgfm@3000RPM
Kasinski Prima 150 2011 Bordô/Caramelo 12,2cv@8000RPM 1,1kgfm@7000RPM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2012 09:25 #1060 por marcosp1974
Respondido por marcosp1974 no tópico diário da Prima 150
Diegão, minha sugestão pro troubleshooting agora:

1) desconecta completamente a bobina, mede a resistência do enrolamento primário (entrada, alimentada pelo CDI, deve dar ~1ohm) e do enrolamento secundário (polos q alimentam o cachimbo da vela, ~3000 ohms);

2) se a bobina estiver OK, vc vai precisar usar o "Soundcard Scope" para medir os sinais do CDI e do "pick up" (sensor)

Sondcard Scope software http://www.zeitnitz.de/Christian/scope_en
ponta de prova http://www.ladyada.net/library/equipt/diyaudioprobe.html (no mercadolivre da pra comprar ela pronta)

Medir os sinais me parece a única forma de evitar ter q ir trocando os componentes por tentativa e erro, até funcionar direito, o q afinal pode sair caro dado o valor do CDI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2012 13:58 #1061 por Diego Rodrigues
Respondido por Diego Rodrigues no tópico diário da Prima 150
vou medir hoje à noite.
vou ver também se não é problema no botão corta ignição, aquele vermelho.
eu estava aqui olhando o fórum da Lead e pelo jeito também existem probleminhas enjoados com partida, barulho no motor e outras coisinhas. nada grave, mas percebi que nas concessionárias da Honda scooter ainda é um ovni ou otni para alguns mecânicos. kkkkk!
a garantia parece ser de 1 ano ou 12 mil km, pelos relatos de alguns, e parece que a mão de obra é grátis nas revisões durante a garantia.
se o problema da minha Prima for cabeludo e eu desanimar acho que vou vendê-la e pegar uma Lead, pela facilidade de achar peça aqui perto de onde eu moro, já que a Kasinski mais próxima fica a 30km e ainda por cima não andam atendendo o telefone desde segunda-feira. a outra concessionária da Kasinski fica a 45km e ambas são totalmente na contramão de onde trabalho. :(

Omega CD 4.1 1996 Cinza Monet+TS+PD 193cv@4600RPM 34kgfm@3000RPM
Kasinski Prima 150 2011 Bordô/Caramelo 12,2cv@8000RPM 1,1kgfm@7000RPM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2012 17:50 #1062 por Diego Rodrigues
Respondido por Diego Rodrigues no tópico diário da Prima 150
atenção! atenção! atenção!!!!!!!
"PROBLEMA" resolvido!!!!!!!!!!! pelas aspas em problema já devem imaginar que não havia problema, né?
vou relatar o histórico para tentar me justificar, mas foi falha total minha mesmo...
como sabem, por falta de água na bateria há 1 semana a moto não mais pegou e quase que eu desmonto o motor inteiro achando que era o bendix prendendo. quando vi que o problema era água, completei e pronto. zerada de novo.
na sexta feira passada cheguei do trampo e não liguei a moto novamente até a manhã de segunda-feira, quando a mesma não pegou por baixa carga de bateria novamente. busquei o cabo de "chupeta" e fiz a ligação com a bateria do carro. motor girando rápido e nada de pegar. pensei que fosse algum problema com combustível ou faísca. não tinha tempo pra continuar testando e fui trabalhar.
chego em casa e vou imediatamente retirando o baú da moto. começo a olhar e testar um horror de coisa, como sabem bem. naaaada de pegar. ontem não mexi.
hoje durante o dia fiquei encucado e tentando pensar em algum motivo pra não ter faísca na vela. foi quando me deu um estalo e pensei: será que é o maldito botão de cortar corrente!? pois comecei a me lembrar que quando ele está desligado e você tenta dar a partida tudo funciona... bomba elétrica, motor de partida e etc. o que acho um erro, pois se é pra não ligar que não armasse nada então. então comecei a pensar que poderia ser um defeito no tal botão que estaria cortando a corrente para a vela, mas chegando em casa comecei a tentar me lembrar de como estava o botão e não conseguia me lembrar de jeito nenhum. ao mesmo tempo que eu queria que ele estivesse na posição OFF e o problema fosse só esse eu me martelava não acreditando que seria só isso e eu já ia quase comprando outra bobina de ignição.
pois bem... cheguei em casa e alguns minutos depois fui ver como estava o botão e... O FDP estava na posição OFF!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkk! o meus filhos ficam brincando na moto e desligaram. eu não prestei atenção neste infeliz de botão em momento algum!!!!!!! coloquei ele na posição ON, liguei o cabo da bateria novamente e dei partida... VRUUUUUM!!!!!!!! a infeliz pegou!!!!!!! huahauahauaa!!!!
então, "problema" resolvido! felizmente não gastei dinheiro com peça, acabei pesquisando e já sabendo sobre mais um monte de ligações elétricas da moto e a danada está em dia de novo.
boa noite! depois eu passo aqui pra ouvir os comentários sobre meu grande vacilo. kkkkkkk!

Omega CD 4.1 1996 Cinza Monet+TS+PD 193cv@4600RPM 34kgfm@3000RPM
Kasinski Prima 150 2011 Bordô/Caramelo 12,2cv@8000RPM 1,1kgfm@7000RPM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2012 20:18 #1063 por marcosp1974
Respondido por marcosp1974 no tópico diário da Prima 150
KKKKKKK karaca véio KKKKKKKK mas.... UFA!!!! HUAHUAHUA

Mas sabe o q já rolou comigo? eu tava indo na revenda pra eles botarem o óleo certo, qdo de repente a moto morre. Encostei, eu já puto né, dizendo pra mim mesmo "porque q eu fui comprar essa m3rd4 de K4$1nsk1"... procura, procura, a p0rr4 do botão vermelho estava q nem um interruptor de parede "nem sim nem não" tal... apertei o ON e segui

Muita gente questiona a utilidade deste botão, o q eu já ouví é q ele serve pra cortar o motor se o cabo do acelerador travar, já q a transmissão é automática.

Bom como vc disse, descobrimos mais um monte de detalhes sobre a parte elétrica. E aposto como o CDI digital da Burgman AN125 serve como uma luva na Prima150, acredito inclusive q elevaria o giro sem cortes, o que melhoraria a performance.

Mas descobrir q a moto não tem um problema sério na parte elétrica não tem preço HUAHUAHUAHUA

Abração!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2012 20:22 #1064 por marcosp1974
Respondido por marcosp1974 no tópico diário da Prima 150
PS: pelo menos aí na sua terra tem gasolina pra andar de motoca... aqui em SP amanhã a minha vai ter q ficar em casa por conta desta palhaçada

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 06:59 #1065 por Diego Rodrigues
Respondido por Diego Rodrigues no tópico diário da Prima 150
pois é, Marco!
felizmente era só isso. eu fiquei completamente cego para esse botão. já fui logo mexendo no motor. hauhauauhauau!!! acho que é o vício de fuçar.
mas uma coisa é certa, não podemos depender desse caríssimo CDI dela mesmo não. quando der pane de verdade o jeito será tentar adaptar mesmo.
boa sorte aí com o combustível. procure um posto com gasolina podium, que essa vende pouco e provavelmente vai ter.

Omega CD 4.1 1996 Cinza Monet+TS+PD 193cv@4600RPM 34kgfm@3000RPM
Kasinski Prima 150 2011 Bordô/Caramelo 12,2cv@8000RPM 1,1kgfm@7000RPM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.306 segundos