B.A.S. escreveu: Ebt_mc - Eu acho que nem segunda é mais, pois a Ducati lançou a Desmosedici que já passou perto dos 340Km/h!!!! Mas também ela é quase a mesma do MotoGP, tinha mais era que andar rápido mesmo.
O que é mais caro pra manter uma hayabusa? Gasolina, pneus, IPVA,
manutenção? O que custa mais pra vocês? E qual a parte mais "gostosa"
dela? (conotativamente falando!)
B.A.S. escreveu: O que é mais caro pra manter uma hayabusa? Gasolina, pneus, IPVA, manutenção? O que custa mais pra vocês?
Pneus...essa moto simplesmente esfarela pneu traseiro, dura uns 4.000km (dependendo do tipo de composto da borracha), e cada um custa uns 700 contos.
Outra coisa que pesa é o seguro. Infelizmente não dá pra ficar sem.
B.A.S. escreveu: E qual a parte mais "gostosa" dela? (conotativamente falando!)
Além do motor que tem um torque brutal desde os baixos giros, o que é legal nela é a polivalência. Se quiser andar na boa dá, sem ficar com os punhos e as costas tão doloridos quanto numa superesportiva. Se quiser levar garupa, vai relativamente bem também, com muito mais conforto que numa SS. Se quiser fazer curva, ela também faz curva pra cacete, tem uma maneabilidade impressionante para uma moto desse peso. Se estiver a fim de acelerar, é só torcer o punho em qualquer rotação e se segurar para aguentar o mega-híper-putaqueopariu.
O dia em que peguei ela...não sei se vão achar muito emocionante, mas aí vai. Foi num sábado de manhã. Fui até a concessionária buscar o brinquedo novo que tinha comprado há 2 semanas, feliz da vida porque além de ser uma Hayabusa essa foi a primeira moto 0km que comprei na vida.
Cheguei e lá estava ela, azul e preta, linda. Nem quis escutar as instruções ou o blablablá dos vendedores, queria era pegar logo a moto. Pelo menos deu tempo de escutar um sábio conselho de um outro cliente que estava na loja, me lembrando de um detalhe que nem passava pela minha cabeça nessa hora: "moto nova? cuidado com os pneus, estão cheios de cera".
Saí da concessionária, fui reto para a Marginal Tietê e para a Rod. dos Bandeirantes para sentir ela na estrada. Como a moto era nova preferi seguir à risca o que diz o manual, ou seja, não passar dos 5.500 giros nos primeiros 500km. Então fiz um bate-e-volta até o Serra Azul, totalmente "na boa". Só que o "na boa" dessa moto é um pouco forte: em 6a. marcha a 5.500 giros ela está a uns 180km/h, e o que me impressionou foi a estabilidade e suavidade nessa velocidade, vc fica com uma mão só no guidão e totalmente relax.
Acho que o período de amaciamento nessa moto não serve para preservar o motor, mas sim para preservar o piloto, que é obrigado a andar mais na boa no começo e ir se acostumando aos poucos com esse monstro.
Voltando pra SP, peguei um trânsito do cacete, e comecei a notar o quanto esse motor esquenta andando em baixa velocidade. A temperatura foi subindo, e quando estava chegando em casa a temperatura chegou na faixa vermelha. Pensei "pqp, qual que rola"? Fui ver o reservatório de água do radiador e estava quase vazio. Ou seja: a concessionária me entrega uma moto 0km faltando água no radiador. É mole? Ainda bem que só foi superaquecer quando estava chegando em casa, porque numa dessas arrebento o motor e garantia nenhuma iria cobrir o preju por falta de água no radiador.
Completei a água do radiador e testei de novo no trânsito bem pesado. Esquentou pra cacete, cozinhou minha perna (como qualquer 4 canecos com refrigeração líquida), mas pelo menos o ponteiro nunca mais chegou na faixa vermelha.
Já adianto uma pergunta que alguém ainda vai fazer: "quanto vc já deu nela"?
Resposta: depois que amaciei o motor, fui um dia na Bandeirantes para abrir o gás e dar um cacete para ver do que ela era capaz. Aproveitei uma saída de pedágio, abri o gás e estiquei: 1a. marcha chegou a 140km/h, 2a. a 200 (ela chega nessa velocidade em uns 7-8 segundos), 3a. a 240, 4a. a 280 (e mantendo o mesmo ritmo "putaqueopariu" de aceleração)...e aí parei, tinha muito carro na estrada, não fui "macho" o suficiente para engatar a 5a. e a 6a. para ver até onde ia.
BAS: tranqüilo, tendo dúvidas é só perguntar. Também sonhei com isso por muitos e muitos anos, e felizmente hoje consegui concretizar.
Rafael: sim, tenho seguro (não sou louco...), e pago $3.400 para um valor de mercado de $55.000. Pode parecer caro, mas em termos percentuais dá uns 6% do valor da moto, ou seja, o mesmo preço do seguro de um carro, e infinitamente mais barato que o seguro de uma SRAD1000 ou de uma CBR954.
Eu andei em uma ontem !!!!!!! Hehehe, um amigo do meu pai foi lá em casa com a dele e deixou bem num lugar que atrapalhava p/ os carros sairem da garagem, ai ele me deu a chave e pediu p/ eu tirara. Devo ter andado uns incriveis 10 metros com ela
B.A.S., vi vc dizendo q tem muito material sobre a hayabusa. Sera q vc poderia me mandar, pois to querendo comprar uma mas tenho poucos dados sobre ela. nao consegui achar muita coisa na net. meu email eh Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Se puder mandar, eu agradeco