Preta Garbo, uma pequena alma MAGNÍFICA

07 Maio 2008 00:37 #91 por Jduarte

RaceX escreveu:

mr_fahrrad escreveu: Estranho, estranho, estranho...

Na moto do JD a vela ficou preta, ou seja, excesso de gasolina.

Guilherme, veja sua vela, se estiver preta como a do JD a mistura está em excesso... Estranho o mecânico ter aumentado a vazao de gasolina (erguido a agulha) acho que o certo era ter abaixado, pois engasgos são sinal de afogamento, ou seja, excesso (ou será que estou errado?)

O JD comentou também um consumo menor de gasolina, erguendo a agulha (enriquecendo a mistura) em teoria terá um consumo maior

...


Mr.,

Quando se coloca um filtro de menor restrição e, conseqüentemente, maior fluxo, vc empobrece a mistura, tendo de enriquecê-la fazendo o carburador jogar mais combustível no cilindro.

A engasgada em alta pode ser falta de combustível sim.

No mais, a vela indicará o que está acontecendo.


Sevla escreveu: O que eu entendi foi o seguinte: se colocar um filtro esportivo a mistura fica rica, é sinal que tá entrando menos ar, e se tá entrando menos ar o filtro esportivo piora o desempenho da moto precisando diminuir a vazão de combustível. Quando se prepara um motor pra andar mais precisa aumentar a vazão de ar e conseguentemente a de combustível, pra isso existe muitos meios que um bom mecanico preparador sabera onde mexer.



vamos desenvolver isto?


o carburador mistura ar e combustível numa razão fixa (em cada um dos seus circuitos, sem que existam obstruções significativas - o que alteraria essa razão, para um lado ou para outro).


Se o ar passar com mais facilidade, o que acontecerá com o combustível? Seria ele levado também com mais facilidade, proporcionalmente?, ou vcs acham que não?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2008 07:27 #92 por Sevla
A passagem de combustível pelo gicle é acertado conforme a vazão de ar em baixa ou em alta, quando se altera essa vazão por algum motivo, seja um filtro sujo ou com a colocação de um filtro mais aberto, precisa acertar o fluxo de combustível, se for pouca diferença mudando a posição da agulha resolve mas ser for bastante precisa mexer no gicle. No caso desse filtro esportivo ele afogou o motor, por isso seu exesso de combustível, a solução seria um filtro esportivo maior, não sei se caberia. Eu particularmente gosto muito do filtro de espuma aumenta a vazão de ar e otimo elemento filtrante(melhor que o de papel que vem na maioria das motos)e gosto tambem de tirar aquele coletor que vem do lado de fora da caixa de filtro, que diminui a passagem de ar, junto a isso uma pequena levantada na agulha acerta a mistura, a moto ganha giro com facilidade sem aumentar consumo(andando normal).abraços

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2008 14:00 #93 por RaceX

Jduarte escreveu: vamos desenvolver isto?

o carburador mistura ar e combustível numa razão fixa (em cada um dos seus circuitos, sem que existam obstruções significativas - o que alteraria essa razão, para um lado ou para outro).


Se o ar passar com mais facilidade, o que acontecerá com o combustível? Seria ele levado também com mais facilidade, proporcionalmente?, ou vcs acham que não?


Olá JDuarte,

Neste ponto não concordo com vc. Como bem vc disse, a mistura ar/combustível no carburador ocorre num equilíbrio, numa razão fixa.

Alterando qualquer parte desse conjunto, a outra permanecerá fixa, necessitando de ajustes.

Ou seja, se aumenta a entrada de combustível, seja por troca de carburador ou aumento da giclagem, a entrada de ar para a correta mistura deverá ser ajustada, afim de se obter uma queima perfeita.

Noutro ponto, se aumentamos a capacidade de entrada de ar, através de um filtro menos restritivo, temos de mexer na entrada de combustível, afim de obtermos, novamente, o equilíbrio.

Assim, apenas alterando o fluxo de ar, sem a correta correção na mistura, acarretará numa mistura pobre, muito ar pra pouco combustível.

Abraços

XLX 350

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2008 09:19 #94 por Sergio

Sevla escreveu: A passagem de combustível pelo gicle é acertado conforme a vazão de ar em baixa ou em alta, quando se altera essa vazão por algum motivo, seja um filtro sujo ou com a colocação de um filtro mais aberto, precisa acertar o fluxo de combustível, se for pouca diferença mudando a posição da agulha resolve mas ser for bastante precisa mexer no gicle. No caso desse filtro esportivo ele afogou o motor, por isso seu exesso de combustível, a solução seria um filtro esportivo maior, não sei se caberia. Eu particularmente gosto muito do filtro de espuma aumenta a vazão de ar e otimo elemento filtrante(melhor que o de papel que vem na maioria das motos)e gosto tambem de tirar aquele coletor que vem do lado de fora da caixa de filtro, que diminui a passagem de ar, junto a isso uma pequena levantada na agulha acerta a mistura, a moto ganha giro com facilidade sem aumentar consumo(andando normal).abraços



Vc e o race X tem total razão.


Este filtro "esportivo" colocado é muito mais restritor que o original. Eu utilizei filtro sport na minha moto em 2006 (isto foi discutido no forum na época) e retirei porque não vi nenhuma melhora. A conclusão que se chega é que os filtros originais das Suzuki, já são praticamente perfeitos. Não é preciso ser muito técnico para notar que o filtro original das Yes / Intruder já é muito bom. Já é de espuma e com uma enorme area de admissão. O melhor rendimento possivel com alteração do filtro é tão somente a retirada (e não apenas o corte) do restritor de ruido. Isto ainda sem contar com o tamanho da caixa de ar (praticamente do mesmo tamanho que o da 500). A regulagem da minha (e de outras tantas que regulei) sempre foi igual a que o Sevla falou. Foi também o melhor rendimento conseguido na Yes que eu vi. Apenas uma Yes andava mais ou era mais forte que a minha. Uma Yes com filtro Sport e escape idem. Só que o filtro era enorme (usado em carbura de opala)

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2008 13:37 #95 por Jduarte

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2008 14:53 #96 por BSM
Respondido por BSM no tópico Preta Garbo, uma pequena alma MAGNÍFICA
Hoje (agora) vou fazer o teste sem o restritor para ver como fica. Vou aproveitar que a mistura da minha está bem rica e só vai ser preciso ajustar a lenta, se precisar. Depois posto aqui...

Fui!39577,7482060185

B12 / Factor 125
BH / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2008 16:41 #97 por RaphaeL Recreio
SEM FILTRO OU COM O ESPORTIVO O BARULHO É UM ARRANHADO Q FICA CHIANDO TIPO "CHI CHI CHI CHI" HEHE...
ACHO Q O FILTRO ESPORTIVO PIORA A ENTRADA DE AR, PQ SE VC REPARAR O FILTRO ORIGINAL, ELE JA É CILINDRICO E BEM MAIOR Q O ESPORTIVO, SENDO ASSIM ELE TEM UMA MAIOR AREA PRA PUXAR O AR ( MAIOR FACILIDADE ), A RETIRADA DO RESTRITOR JA FAZ O FILTRO ORIGINAL FICAR ESPORTIVO, MELHORA MUITO O DESEMPENHO, MINHA MOTO TA ACELERANDO MAIS Q CG150, SO PERDE NA VELOCIDADE FINAL E A CG150 PASSA TRANQUILA... DIGAMOS Q A VELOCIDADE FINAL DE UMA YES SEJA 110 POR HORA, AS CGS150 TEM VELOCIDADE FINAL DE 120POR HORA (MARCANDO 140 NO PAINEL MENTIROSO DAS HONDAS HEHEHE)UMA VEZ EU TAVA D SCOOTER 50CC A 80 NO MEU PAINEL E NA CG125 DO MEU AMIGO TAVA MARCANDO 95KM/H, IMPRESSIONANTE... SE A YES TIVESSE O VELOCIMETRO DAS CG'S, A YES IA BATER UNS 130 NO PAINEL FACIL HEHEHE

SuZuki EN125 YeS PreTa V8 GTi

Rodas 18" ConversiveL

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2008 17:16 #98 por Patriarca
Raphael o problema não é o filtro, é o tubo em que se encaixa no carburador

dá uma lida aqui



e veja qual nossa maior dificuldade, não é a entrada de ar em si e sim a passagem pela caixa de filtro até o carburador, entendeu?!!!





"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2008 17:20 #99 por iikozen

Jduarte escreveu:








Pelo visto o JD já equacionou a questão da queima perfeita...

Apesar da Sophie ter o VM22, estou ansioso pra ler o relato atualizado!

Abçs...

iikozenSophie

Intruder 125 07/08 black

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2008 17:30 #100 por iikozen
Sorry!

É com você JD!

iikozen39577,8576157407

iikozenSophie

Intruder 125 07/08 black

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2008 17:42 #101 por RaphaeL Recreio
eu ja tinha visto essas fotos ja moises.. e ja tinha lido esse topico tb, mas o macete do tubu não resolve 99% o problema desse tubo da caixa de ar? no caso pra usar um filtro esportivo direto no carburador, o filtro esportivo teria q ser do tamanho (comprimento ou altura, como preferirem) do filtro original, AI SIM FICARIA UM LUXU!! ... creio eu...

SuZuki EN125 YeS PreTa V8 GTi

Rodas 18" ConversiveL

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2008 18:58 #102 por Patriarca
sim rafael, mas isso não é possivel devido ao espaço que temos entre o carburador e a caixa do tubo condutor que não permite que seja colocado um filtro maior, mas esse filtro é muito bom pois o volume de ar já é bem maior que o atual!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2008 20:07 #103 por BSM
Respondido por BSM no tópico Preta Garbo, uma pequena alma MAGNÍFICA

Hoje (agora) vou fazer o teste sem o restritor para ver como fica. Vou aproveitar que a mistura da minha está bem rica e só vai ser preciso ajustar a lenta, se precisar. Depois posto aqui...


Teste feito...

A moto ficou um buraco na aceleração, também ficou preguiçosa em alta, a velocidade final também caiu. Ou seja, a mistura ficou pobre. O estranho é que ela ficou muito mais solta.

O barulho do escape ficou mais baixo em velocidade constante, e embola menos nas desacelerações. Porém, quando o giro tá subindo mistura o barulho do escape e da caixa de ar ficando muito alto. Pelo menos fica menos pipocado.

Resolvi colocar o restritor novamente porque não vou ter tempo para uma regulagem fina. Teria que subir a agulha pra 3ª ranhura.

Esse filtro que tô usando deixa passar muito mais ar que o original. Se o esportivo ficar num meio termo vai ser perfeito.

B12 / Factor 125
BH / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2008 20:13 #104 por Sevla
muitos preparadores quando aumentam a cilindrada do motor, fazem uns furos na tampa do filtro de ar na parte superior pra melhorar a passagem de ar.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2008 20:17 #105 por GuilhermeRS
BSM: Experimente usar a trava na ranhura mais de biaxo (a primeira) a minha tava com os mesmos sintomas, resolveu, agora ela tem o mesmo folego até o fim, ficou uma aceleração muito linear...

Ficou masi gostosa de andar, parece que alongaram as marchas...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.226 segundos