Preta Garbo, uma pequena alma MAGNÍFICA

15 Maio 2008 11:32 #136 por Jduarte
fica muito bom, também... principalmente se montado num tubo reto com um pequeno comprimento, como fiz com esse atual.


Quanto à regulagem, provavelmente ficará melhor com a agulha para baixo (trava na ranhura de cima).


Ah, pessoal, esqueci de comentar sobre a caixa original do filtro: ela tem 3 pontos de fixação. Soltando-se os 3, pode-se passar a "orelha" de baixo, onde vai um dos parafusos, para o lado direito da lingueta do chassi. Com isso, a bateria será empurrada um pouquinho para a direita. Isso dará um espaço para acomodação do filtro esportivo na ponta desse tubo reto. Nesse caso, essa orelha ficará sem ser aparafusada, ficando a caixa presa pelos dois parafusos de cima...



Jduarte39583,6068287037

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15 Maio 2008 17:34 #137 por Jduarte
eis o primeiro calço que testei, feito da caixa de leite longa vida








só aqui, praticamente, é que dá para fazer esse acerto de altura do pistonete. É essa usinagem que tem diferença de altura até o fundo, entre os dois BS26 que tenho. Um deles, o que veio na Preta Garbo, sempre dava falha nas reacelerações se não fossem lentas. Nele, essa parte está aqueles 0,15 mm mais baixa.








solto, até descobrir quanto é que o pistonete deve subir (qual espessura final deverá ter). No carburador, a agulha fica apontada para baixo








eu até queria já explicar tudo isto, mas dependerei de fotos que ainda não tenho.


Dêm uma olhada neste vídeo. Foi feito com o "aspiradômetro" ligado. Me utilizei disso apenas para determinar a validade do que observei. Num motor, o pistonete não se comporta linear e suavemente como aqui, ele vibra e pulsa rapidamente.


(não sei se vai demorar para carregar, ok?)


http://s129.photobucket.com/albums/p225/Jdupinfer/?action=vi ew&current=P5130008.flv


Com um carburador mecânico, como o VM22 por exemplo, não haveria sentido fazer essa experiência com um aspirador...



Jduarte39583,8874768519

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15 Maio 2008 17:39 #138 por Patriarca
carregou rápido sim Jota, e o vídeo está ótimo!!!!
estava lendo sobre o calço extra do pistonete, será que aquelas borrachinhas que se põem em pregos de construção aguentam o tranco? depois de uma leve usinagem claro pra ficarem na medida certa!!!

ou até o plástico daqueles galões de cloro, me parecem com a medida quase certa, ou não?!!!
falei muita besteira dessa vez? mais que o normal?moisespatriarca39583,8649884259

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15 Maio 2008 21:09 #139 por Sevla
Se está precisando colocar calço é pra enriquecer um pouco a mistura, e a melhor solução é aumentar o gicle uma medida, pois esses calços são "gambiarras", tanto é que nem existem pra vender. e gicle existe de varias medidas conforme a necessidade do acerto,abraço.

xt 225 sem destino

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16 Maio 2008 05:48 #140 por Jduarte
abraço, e boa sorte, pq vc não entendeu o funcionamento disso...


Mas fique por perto, que poderá aprender alguma coisa sobre carburador...

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16 Maio 2008 12:46 #141 por Jduarte
trocando idéia com o Mr_fahrrad, mesmo não tendo as fotos que ajudarão a vcs entenderem o que acontece nesse carburador, achei melhor pelo menos adiantar a explicação:


o circuito da "baixa", em qualquer carburador, é o responsável pela alimentação do motor quando se usa coisa aí de até 1/4 a 1/3 do acelerador.


Acontece que o pistonete, que é do circuito da "alta" e é acionado pela depressão (vácuo) na base dele, está sendo levantado antes do que deveria devido ao fato de estar fechando muito a passagem de ar embaixo dele.


Quando o acelerador ainda está a menos de 1/4, o volume de ar que o motor já está aspirando força o pistonete a subir por causa dessa passagem estrangulada por ele mesmo. Como resultado, parte da gasolina que está no misturador, que é da alta, é puxada pelo ar que está passando acelerado nesse espaço apertado, e cria-se um tremendo excesso, que o motor vai ter dificuldade em queimar.


Na desaceleração, então, a coisa praticamente se repete, pq por um instante o acelerador ainda está deixando o motor aspirar ar, mas o pistonete já desce mais do que deveria, e novamente gasolina a mais é puxada. Só que essa é a gasolina que vai parar junto da borboleta do carburador, e que depois vai fazer aquela falhada quando se vai sair num semáforo, por exemplo...


Num resumo, e fazendo comparação com o carburador mecânico, naquele, o circuito da baixa atrapalha muito o circuito da alta... e neste, é o circuito da alta que atropela o da baixa...


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16 Maio 2008 15:42 #142 por Sevla
O que faz puchar a gasolina do carburador é a rotação do motor, e não o quanto se abre do acelerador, o acelerador pode estar com a mesma abertura e alterar o giro do motor conforme se anda (subida, descida),conforme o motor vai ganhando mais rotação vai aumentando o consumo de combustível na mesma proporção, por isso um acerto mais preciso é feito com os gicles, de baixa e de alta,abraço.

xt 225 sem destino

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16 Maio 2008 16:02 #143 por mr_fahrrad
Então seria esse um 'erro de projeto' do BS26 ?

Sevla escreveu: O que faz puchar a gasolina do carburador é a rotação do motor, e não o quanto se abre do acelerador


Então porque se eu estiver, em quinta marcha em 3000rpm e acelerar com tudo, ela, em vez de andar mais começa a dar umas engasgadas?

O mesmo vale em outras rotações, se você acelerar com tudo, ela vai engasgar (sempre achei que engasgava porque uma quantidade grande de gasolina era enviada assim que você abrisse, pra valer, o acelerador).

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visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

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16 Maio 2008 16:46 #144 por Jduarte

Sevla escreveu: O que faz puchar a gasolina do carburador é a rotação do motor, e não o quanto se abre do acelerador, o acelerador pode estar com a mesma abertura e alterar o giro do motor conforme se anda (subida, descida),conforme o motor vai ganhando mais rotação vai aumentando o consumo de combustível na mesma proporção, por isso um acerto mais preciso é feito com os gicles, de baixa e de alta,abraço.



Sabe?, me lembrei de textos "confusivos" como esse num outro fórum...


o que leva a gasolina para dentro do motor é o ar, que é claro que depende dos ciclos do motor e, consequentemente, das rotações... é isso que muitos ainda não entendem, e outros meramente fazem confusão...


a gasolina depende da quantidade de ar, em alta velocidade, que está passando pelo venturi do carburador. Se passa pouco ar, será levada pouca gasolina, e isso independente da rotação. Se passa mais ar, será levada mais gasolina.


Quer entender isso? então vamos lá:


primeira situação, com a moto (digamos uma Yes) rodando num trecho plano, última marcha, a 90 km/h por exemplo, sem vento... digamos que o motor esteja a 8500 rpm. Vc precisará apenas 1/4 de abertura do acelerador para manter a moto nessa velocidade, nessas condições.


segunda situação, numa subida, por exemplo como a Imigrantes, última marcha, mesmos 90 km/h, sem vento também, e o motor estará igualmente nos mesmos 8500 rpm, mas vc com certeza precisará abrir o acelerador para uns 3/4 aproximadamente (a mesma moto).


Em qual dessas situações o motor vai puxar mair ar, se a rotação é a mesma em ambas as situações? na que vc abre pouco acelerador, ou na que vc abre bastante o acelerador?


E em qual delas ele receberá mais gasolina?


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16 Maio 2008 19:59 #145 por Sevla
Estamos no caminho certo, Bom Duarte se como no exemplo a moto estiver numa subida a 8500 rpm e voce enrrolar o cabo do acelerador no ultimo, a moto não vai gastar mais por isso ,e nem vai entrar mais ar no motor porque o giro se manteve o mesmo, agora se o motor começar a subir o giro ele vai puxar mais ar e proporcionalmente mais combustivel. voce que roda bastante principalmente em estradas e gosta de fazer experimentos faça o seguinte teste (se é que ja não fez): Na estrada toda vez que pegar subida em vez de reduzir as marchas, acelera no ultimo e deixe subir em quinta marcha, voce verá que a moto ou mesmo o automóvel irá economizar combustível, a principio parece estranho,também achei mas da certo, este é um tema bastante polemico, mas pra quem gosta de mecanica como nos é bem interesante, abraço.

xt 225 sem destino

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17 Maio 2008 05:59 #146 por Jduarte
você não consegue responder à pergunta sem distorcer ou desviar dela?


Segundo você, abrir mais ou menos o acelerador não altera a quantidade de ar (e consequentemente de gasolina) que passa para o motor. Só "os giros" é que altera essa quantidade. Então para que serve o acelerador, qual a função dele, Sevla? como é que ele funciona? Pode nos explicar?

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17 Maio 2008 06:45 #147 por Jduarte

mr_fahrrad escreveu: Então seria esse um 'erro de projeto' do BS26 ?

(...)



eu não diria que é um erro de projeto. Creio mais em falha na fabricação ou montagem.


Aproveitando essa pergunta, eu gostaria de saber se alguém tem foto do carburador da Burgman 125, que é basicamente o mesmo.


Uma das possibilidades é que a Mikuni tenha fabricado pistonetes desse modelo de carburador, com tamanhos diferentes.


Esse truque que estou usando (colocar um calço por baixo do apoio do pistonete) equivaleria a existir um pistonete menor que esse original, porque isso resulta na base do pistonete, onde está o giclê do vácuo, ficar mais para cima, dando mais espaço para passagem do ar.


Se alguém tiver foto, ou mesmo o carburador fora da Burgman (aqui em sampa), dê um alô que eu gostaria de vê-lo, ou poste aqui...



Jduarte39585,4072569444

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17 Maio 2008 07:35 #148 por iikozen

iikozenSophie

Intruder 125 07/08 black

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17 Maio 2008 07:43 #149 por BSM
Respondido por BSM no tópico Preta Garbo, uma pequena alma MAGNÍFICA
Jduarte, essa pergunta que você fez sobre o acelerador é muito boa.... já fiquei várias viagens reparando isso...


Na situação que você citou, agente precisa abrir mais o acelerador para mandar mais mistura para dentro do cilindro. Isso faz com que a explosão, mesmo que em giros iguais, seja mais forte, resultando em mais força motriz. Essa foi a única conclusão que cheguei depois de várias subidas.

B12 / Factor 125
BH / MG

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17 Maio 2008 15:33 #150 por Sevla
Duarte, o acelerador serve pra controlar a entrada de ar no motor, e conforme o ar vai entrando vai puxando combustível na proporção certa(15 partes de ar para 1 de combustível)independente de quanto o acelerador estiver aberto, abrindo o acelerador voce permite que o giro do motor aumente sugando o ar pelo carburador e puverizando o combustivel pra dentro do motor, um carburador bem regulado sempre puxará combustível nessa proporção de 15 partes de ar pra 1 de gasolina, independente do giro do motor.abraço.

xt 225 sem destino

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