Diário de uma Teneré 250cc

01 Nov 2012 15:43 #4546 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Diário de uma Teneré 250cc

projetoawr escreveu: eu ainda nao vi essa "cor de burro quando foge" pessoalmente, mas a principio achei horrivel...
a azul era muuuito bonita, nao faz sentido tirarem de linha! A XRE tem tantas cores, e todas muito bonitas... quem cuida desse departamento na Yamaha ta precisando dar uma repensada...

Troquei a relacao da minha (22.000km)...
Coloquei coroa e pinhao originais, e corrente da DID (eh assim que escreve?) :blink:


A minha está com 22.000km, e aparentemente ainda aguenta outro tanto, mas não vou arriscar, mais uns 10.000km e troco.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Nov 2012 23:45 #4547 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Oba! o fórum voltou!
eu trato a minha relação à pão de ló... também, a R$ 800,00 o kit original... uma lata de motul offroad por mês não é tão caro... kkk
Minhas velas ngk iridium chegaram. Vou calibrá-las e colocar o mimo novo das moças. Uma vela para cada uma para não brigarem...rs
Quero ver se o desempenho melhora.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Nov 2012 13:10 #4548 por dcl009
Respondido por dcl009 no tópico Diário de uma Teneré 250cc
to afim mesmo de saber se essas velas de iridium ajudam mesmo, vou acompanhar! ...o cara quer chegar aos 35km/l de qualquer jeito, se nao chegar com essas velas sugiro a voce esse produto:

:P instala na roda da frente! :lol:

ténéré 250, minha Black Kamen Biker RX.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Nov 2012 10:43 #4549 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Fiquei com preguiça de mexer nas meninas no fds, mas hoje vou calibrar a vela e instalar. Vou levar a vela usada para um mecânico de minha confiança avaliar se dá para ajustar a injeção para ficar economica. Como a regulagem de fábrica é padrão para todo o pais, é normal que o sistema gaste um pouco a mais de gasolina. Depois disso ela tem que fazer é 38/1...kkk

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Nov 2012 12:19 #4550 por rodolfox
Respondido por rodolfox no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Boas!

Ja ouvi falar dessa velas iridium, onde voce as comprou, Sidious?? Tambem gostaria de fazer este teste!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Nov 2012 14:58 - 05 Nov 2012 14:59 #4551 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
A minha relação está com 46500km corrente e coroa originais, mas o pinhão eu troquei com 28000km(Usei até ficar banguelo) e de novo(Acho que da marca vaz, usei até quase ficar banguelo)43000km, pelo andar da carruagem acho que a minha coroa chega aos 60000km. O único cuidado que eu tenho com a relação é lubrificar com graxa grafitada a cada 500km.

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Nov 2012 16:50 #4552 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc

rodolfox escreveu: Boas!

Ja ouvi falar dessa velas iridium, onde voce as comprou, Sidious?? Tambem gostaria de fazer este teste!


Como eu não achei estas velas na minha cidade, comprei pelo Mercado livre deste vendedor:
produto.mercadolivre.com.br/MLB-44535037...mParent=MLB442667842

BRUNO DUARTE SALEM
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
21 81781910
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Ele mandou tudo certinho. Vou instalar hoje assim que o motor esfriar.
lembre-se de ajustar a folga do eletrodo de acordo com o Manual antes de colocar a vela nova!
Salvo engano está especificado para 0,7mm. è necessário ter um calibre de folga para fazer este ajuste.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Nov 2012 17:17 #4553 por rodolfox
Respondido por rodolfox no tópico Diário de uma Teneré 250cc

Sidious escreveu:

rodolfox escreveu: Boas!

Ja ouvi falar dessa velas iridium, onde voce as comprou, Sidious?? Tambem gostaria de fazer este teste!


Como eu não achei estas velas na minha cidade, comprei pelo Mercado livre deste vendedor:
produto.mercadolivre.com.br/MLB-44535037...mParent=MLB442667842

BRUNO DUARTE SALEM
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
21 81781910
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Ele mandou tudo certinho. Vou instalar hoje assim que o motor esfriar.
lembre-se de ajustar a folga do eletrodo de acordo com o Manual antes de colocar a vela nova!
Salvo engano está especificado para 0,7mm. è necessário ter um calibre de folga para fazer este ajuste.


Procurei e encontrei essa aqui, oq vc acha? Será q já vem com a regulagem?

produto.mercadolivre.com.br/MLB-44182683...enere-250-yamaha-_JM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Nov 2012 21:45 #4554 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Como o vendedor que indiquei tinha os dois modelos que eu precisava, comprando 3 velas o valor dos correios caiu bastante.
A regulagem das velas é bem fácil de fazer:
1) usando um calibre de folga , selecione a lamina na medida apropriada (na terereca você pode usar qq lâmina entre 0,6 e 0,7mm)
2) Introduza a lâmina da regulagem desejada entre os eletrodos:

Se estiver folgada, aperte, se estiver com uma distância pequena, afaste os eletrodos dom delicadeza.

Este video pode ajudar:

Ao apertar a vela observe que velas novas podem ter aperto de até meia volta após ela tocar no bloco. Velas usadas devem ser menos apertadas, com no máximo 1/3 de volta.
Eu sou chato e sempre lubrifico um pouquinho a rosca da vela com uma gota de óleo de motor. ou silicone em spray.
Toda vela tem de receber o ajuste indicado pelo fabricante do veículo, novas ou velhas...

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Nov 2012 10:04 #4555 por rodolfox
Respondido por rodolfox no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Valeu pelas infos! Assim que acabar de pagar o pneu irei correr atraz de uma vela dessas. Pneu q a proposito ficou bacana na tenebrosa! 90/90 54S Scorpion MT90 A/T Dianteiro - Pirelli. Comprei pelo site da americanas, chegou em 1 semana. Tem o mesmo desenho do original, porem mais largo, tira um pouco a impressao de moto pequena q o pneu mais fino passa. Na hora de colocar a roda de volta na moto dá a impressao que nao vai caber, os parafusos de traz q seguram o para-lama dianteiro pegam na hora da montagem, mas com tudo no lugar fica show! Unico porém é q o pneu fica beem proximo das laterais internas do para-lamas, mas nao dá nada.

Abraços!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Nov 2012 17:58 #4556 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Instalei a vela ngk iridium. Valeu cada centavo gasto!
O que eu percebi:
1) O tempo de resposta do motor melhorou sensivelmente,
2) O tempo para a partida inicial diminuiu.
3) Retomadas de aceleração ficaram melhores
4)O funcionamento do motor me pareceu mais linear e um pouco menos áspero (eita critério subjetivo :P )

Em resumo: ficou um tesão! kkk

Mandei um e-mail para a NGK do Brasil para tirar duas dúvidas: 1 ) se mesmo a vela estando com boa aparencia é necessário troca-la no prazo especificado pelo fabricante e 2) se as velas de iridium tem realmente maior durabilidade e se posso substituí-las em intervalos maiores.

Horas depois recebi a ligação de um dos engenheiros da NGK que, pacientemente, me explicou como é feita a escolha das velas para os motores, questões de voltagem, implicações elétricas de velas gastas, como identificar uma vela gasta etc. Para as duas perguntas as respostas foram manter o intervalo especificado pelo fabricante, mas que isso não quer dizer que as velas não possam rodar mais (o que ele enfatizou ser desaconselhável sobretudo para motos).
Quanto a durabilidade ele me explicou que realmente as velas iridium duram mais, e exemplificou com o seguinte caso. Nos EUA o honda cívic usa velas iridium e só as substitui com 100 mil km. No Brasil as mesmas velas tem orientação de substituição de 60 mil km por causa do combustível. Cada um que tire as suas conclusões se aumentam ou mantém o intervalo de trocas.
Eu mantenho.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Nov 2012 20:44 #4557 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc

rodolfox escreveu: Valeu pelas infos! Assim que acabar de pagar o pneu irei correr atraz de uma vela dessas. Pneu q a proposito ficou bacana na tenebrosa! 90/90 54S Scorpion MT90 A/T Dianteiro - Pirelli. Comprei pelo site da americanas, chegou em 1 semana. Tem o mesmo desenho do original, porem mais largo, tira um pouco a impressao de moto pequena q o pneu mais fino passa. Na hora de colocar a roda de volta na moto dá a impressao que nao vai caber, os parafusos de traz q seguram o para-lama dianteiro pegam na hora da montagem, mas com tudo no lugar fica show! Unico porém é q o pneu fica beem proximo das laterais internas do para-lamas, mas nao dá nada.

Abraços!

Eu estava olhando este pneu esta semana.... mais ou menos uns 550 o par. Eu queria entender porque pneu de moto custa tão caro.
Sobre o pneu quase pegar no para lama, você acha que se levantar o para lama um pouco esse problema é amenizado ou não faz diferença?

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Nov 2012 10:00 #4558 por rodolfox
Respondido por rodolfox no tópico Diário de uma Teneré 250cc

Sidious escreveu:

rodolfox escreveu: Valeu pelas infos! Assim que acabar de pagar o pneu irei correr atraz de uma vela dessas. Pneu q a proposito ficou bacana na tenebrosa! 90/90 54S Scorpion MT90 A/T Dianteiro - Pirelli. Comprei pelo site da americanas, chegou em 1 semana. Tem o mesmo desenho do original, porem mais largo, tira um pouco a impressao de moto pequena q o pneu mais fino passa. Na hora de colocar a roda de volta na moto dá a impressao que nao vai caber, os parafusos de traz q seguram o para-lama dianteiro pegam na hora da montagem, mas com tudo no lugar fica show! Unico porém é q o pneu fica beem proximo das laterais internas do para-lamas, mas nao dá nada.

Abraços!

Eu estava olhando este pneu esta semana.... mais ou menos uns 550 o par. Eu queria entender porque pneu de moto custa tão caro.
Sobre o pneu quase pegar no para lama, você acha que se levantar o para lama um pouco esse problema é amenizado ou não faz diferença?


Boas!

Nossa, essa vela realmente fez bastante diferenca... será minha proxima aquisição! Qual a numeracao do modelo que voce comprou??

Sobre o paralama, fica bem proximo mas nao tem perigo de pegar no pneu. Acredito que nao haja necessidade de se preocupar com isso, o susto é epenas na hora da montagem. Vou tentar tirar uma foto hoje a noite e posto aqui pra mostrar como fica :)
Me passou algo pela cabeça após colocar o pneu: Pneus mais largos tem um atrito maior com o chão, será que isso irá influenciar muito no consumo?

Abraços!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Nov 2012 22:10 #4559 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc
O código de qq vela tipo iridium da ngk termina sempre com o final IX. No caso da vela da tenere 250 o código é DR8EIX.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Nov 2012 14:01 - 10 Nov 2012 14:03 #4560 por projetoawr
Respondido por projetoawr no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Osram X-Racer Cool Blue

De lampada especifica pra moto eu so conhecia a Philips Motovision, que tem aquele tom laranja...
Ja usei na minha Burgman (isso ha mais de 3 anos, e ela continua firme e forte com o atual proprietario sem queimar...). Realmente houve uma melhora significativa, ja que o farol dela era fraquissimo.

Agora resolvi experimentar um outro lancamento, da Osram, se chama X-RACER. É um modelo voltado para motocicletas.
Como geralmente em lampada azul (algumas quase roxas neh..) se perde iluminacao em piso molhado/chuva, eu nao tinha trocado ainda as amarelas da minha Tenere 250cc... Nao estava disposto a perder iluminacao apenas por estetica... E assim decidi fazer esta compra.

Minha moto eh uma Tenere 250, e to com o kit de farol de milha Givi, no total ela utiliza 2x H7 55w no farol (alto e baixo) + 2x H3 (55w) no farol de milha.

O kit da X-Racer vem um par de lampadas, pelo que encontrei existe H4 e H7..


Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011 > PCX 2013 > Burgman400

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.612 segundos