Cês viram isso? (Catei no Sobre Motos):
Original Article URL:
http://sobremotos.solupress.com/sobremotos/news/articles/art icle4557.asp
Presidente da Sundown Fala com Exclusividade
para Gisele Flores Sobre a Retomada da Empresa
By Gisele Flores, Clique no nome do autor ao
lado para comentar.
Sunday, 25 April, 2010
O
Presidente da Sundown, Walther Biselli, recebeu a pilota e colunista da
equipe Sobremotos para mais uma entrevista exclusiva na qual relata
como será a retomada da empresa a partir do segundo semestre de 2010.
Desde o ano de 2008 a equipe Sobremotos tem acompanhado de perto a
Sundown, ano no qual conseguiu conquistar uma excelente marca, um
terceiro lugar no Campeonato de Motard, na categoria Nacional 4 tempos
até 250 cilindradas, com uma STX 200 Motard original pilotada por Jaime
Nazário.
De lá para cá, no entanto, a Sundown passou por uma série de percalços
que fizeram com que sua participação de mercado descrescesse
vertiginosamente e sua rede de concessionários encolhesse.
Os principais motivos do abalo que a empresa sofreu tiveram origem na
própria Sundown, com discórdias societárias e problemas de gestão.
No final de 2008, assumiu a Presidência da empresa o executivo Walther
Biselli, o qual, segundo ele, quando estacionou na frente da Sundown
para iniciar seu trabalho de enfrentar vários problemas administrativos,
financeiros e de engenharia, ainda teve como companhia uma das piores
crises mundiais de mercado.
Com seu "jeitão" muito irreverente de tratar, o executivo recebeu pela
terceira vez ao longo deste período, de forma exclusiva, um
representante da equipe Sobremotos para comentar os rumos da empresa.
Mesmo criticado por muitos profissionais do jornalismo e mídia do
mercado por este mesmo "jeitão", Walther segue em sua "cruzada"
para fazer a Sundown reverter a situação em que se encontra, o que
parece, finalmente, estar prestes a acontecer.
Nesta linha irreverente, Walther fez questão que Gisele Flores, mesmo de
roupa social e tendo que retirar seu sapato de salto alto para ficar de
pés descalços, rodasse pelo pátio da empresa em Alphaville com os novos
produtos que chegarão ao mercado a partir de junho ou julho deste ano
para uma primeira experimentação.
Walther relatou que, recentemente, partiu em viagem para o oriente para
participar do lançamento da pedra fundamental de uma nova fábrica da
QuinqQi, um dos principais parceiros estratégicos da empresa. Na
ocasião, a Sundown foi a única empresa estrangeira com representação no
evento.
No cronograma de trabalho desta viagem ainda constava a pauta de
verificação de produção, embarque, entrega e desenvolvimento de novos
produtos junto com o fabricante chinês. A QuinqQi apresentou seus planos
de lançamento de produtos até 2014 e, por parte da Sundown, ficou o
foco na adequação de novos produtos ao mercado brasileiro para o biênio
2010/2011.
Após visitar a QuinqQi, a delegação da Sundown foi visitar o fabricante
da nova V-Blade, que está em finalização, do novo scooter Outlook, que
chega às lojas em breve, entre junho e julho, e de um quadriciclo
utilitário, que passará a compor a nova gama de produtos da empresa
brasileira.
Ainda mais um contato com um terceiro fabricante estratégico foi
realizado. Para este, Whalter pediu sigilo, mas permitiu divulgar que se
tratará de um fabricante que fornecerá motos para nichos de mercado
especiais para a Sundown. A viagem pela China também incluiu visita a
fabricantes ligados ao mercado de bicicletas e uma passada por Taiwan.
Da China, os brasileiros se dirigiram para a Coreia do Sul, até o
fabricante Daelim, para acompanhar o desenvolvimento das adaptações da
nova VJF 250, a RoadWin, para o mercado brasileiro. A expectativa é que
esta nova moto possa estar disponível para os consumidores brasileiros
entre o fim de 2010 e início de 2011, sendo vista com grande carinho
pelos executivos brasileiros, pois será uma moto diferenciada no
mercado, com estilo extremamente esportivo, muito bom acabamento e
qualidade de fabricação e performance superior a encontrada nos
principais concorrentes nacionais de sua cilindrada. A indústria sul
coreana tem se destacado no mercado mundial de automóveis e há uma boa
expectativa de que possa repetir este mesmo destaque no mercado de
motos.
Enquanto isto, a rede de concessionários da marca vem sofrendo com a
necessidade de continuar trabalhando com produtos sem atualização há
muito tempo. O número de concessionários Sundown chegou a estar em torno
de 260 e hoje é inferior a 160. Muitos fecharam suas portas ou trocaram
de bandeira.
Para lidar com este problema, a partir do segundo semestre, logo após
voltar às lojas o primeiro lançamento da marca depois de muito tempo, o
Outlook, será realizado um trabalho especial de recuperação da rede de
concessionários que ficará sob responsabilidade pessoal do Presidente do
Conselho de Administração da Empresa, tamanha a relevância que será
dada a este tópico.
Nos planos de retomada, também está incluída a readequação do Centro de
Distribuição localizado na cidade catarinense de Itajaí.
Em relação a novos produtos, além de Outlook, V-Blade e um quadriciclo
utilitário, ocorrerá a atualização da STX 200 Motard, com a incorporação
de painel digital e novos esquemas de cores e Future e Max continuarão
em linha, recebendo também atualizações e há ainda duas grandes
novidades que estão em desenvolvimento, uma moto elétrica com robusto
motor de 2000 Watts e uma moto híbrida, com propulsão combinada por
motores elétrico e a combustão.
Escrevendo assim, parece tudo muito bonito e motivador, mas por que
tanto tempo de espera para todas estas ações? A resposta é simples,
caixa justo.
Somente no final de 2009 foi feita um reestruturação societária com a
entrada de um novo investidor (como relatado em primeira mão por
Sobremotos.com.br à época). De lá para cá, vários procedimentos
burocráticos tiveram que ser vencidos e somente agora as
integralizações/aportes da nova composição societária estão sendo
efetivamente realizadas, viabilizando os investimentos descritos e
projetados.
Com base nisto é que Walther segue na Presidência da empresa, agora mais
confiante de que realmente será possível fazer a Sundown voltar a ser
um concorrente de respeito no mercado brasileiro de motos. Ainda é cedo
para dizer que a Sundown é uma "carta fora do baralho", pois parece que
está bem perto de as cartas serem postas à mesa. Mais uma vez, fica a
torcida por uma boa retomada da Sundown e pela diversidade de opções de
compra para os consumidores.
Veja agora algumas características dos três principais lançamentos que a
Sundown pretende fazer chegar às ruas do Brasil ainda este ano.
Outlook
Motor: 4 tempos, OHC, monocilíndrico arrefecido por líquido de 149,8cc
Diâmetro x curso: 57,5 x 57,7mm
Taxa de compressão: 11:1
Potência máxima: 13,05 CV a 7.500 rpm
Torque máximo: 1,33 Kgfm a 6.000 rpm
Partida: elétrica
Ignição: CDI
Comprimento total: 2.070mm
Largura total: 715mm
Altura total: 1.260mm
Distância entre eixos: 1.360mm
Distância mínima do solo: 120mm
Peso (seco): 130 Kg
Transmissão: Correia e polia variável (CVT)
Embreagem: Centrífuga a seco
Chassi: tubular de aço
Suspensão dianteira: Garfo telescópico hidráulico/70mm
Suspensão traseira: dois amortecedores/50mm
Freio dianteiro: disco/240mm
Freio traseiro: disco/240mm
Pneu dianteiro: 100/80-16 / 50P
Pneu traseiro: 120/80 - 16 / 60P
Tanque de combustível: 7,46 litros
Cores: Branca, Prata, Preta, Azul
V-Blade 250
Motor: 4 tempos, SOHC, bicilíndrico arrefecido a ar de 248,9cc
Alimentação: injeção eletrônica
Diâmetro x curso: 49 x 66mm
Taxa de compressão: 9,4:1
Potência máxima: 19,44 CV a 8.500 rpm
Torque máximo: 1,91 Kgfm a 5.750 rpm
Partida: elétrica
Ignição: ECU/ECM
Comprimento total: 2.250mm
Largura total: 880mm
Altura total: 1.145mm
Distância entre eixos: 1.550mm
Distância mínima do solo: 135mm
Altura do assento: 735mm
Peso (seco): 179 Kg
Transmissão: 5 marchas
Embreagem: multidisco banhada a óleo
Chassi: berço duplo
Freio dianteiro: disco/270mm com pinça de 2 pistões
Freio traseiro: disco/220mm
Pneu dianteiro: 3,00 -18 / 47S
Pneu traseiro: 130/90 - 15 / MC 66S
Tanque de combustível: 13,5 litros
Cores: Prata, Preta
VJF 250
Motor: 4 tempos, monocilíndrico arrefecido por líquido de 246,9cc
Diâmetro x curso: 73 x 59mm
Partida: elétrica
Ignição: T.C.I.
Comprimento total: 2.025mm
Largura total: 764mm
Altura total: 1.180mm
Distância entre eixos: 1.390mm
Altura do assento: 780mm
Peso (seco): 165 Kg
Transmissão: 5 marchas
Embreagem: multidisco banhada a óleo
Suspensão dianteira: Telescópica
Suspensão traseira: braço oscilante monoamortecido
Freio dianteiro: duplo disco
Freio traseiro: disco
Pneu dianteiro: 110/70 -17 / 54P
Pneu traseiro: 140/60 - 17 / 69P
Tanque de combustível: 15 litros
Cores: Prata, Preta, Branco
Entenda melhor o "martírio" da Sundown:
Clique na seção
"On the Web" ao lado para conhecer o conteúdo das
entrevistas exclusivas anteriores e para saber mais sobre o que
aconteceu com a Sundown.
Fotos:
Arquivo pessoal - Gisele Flores
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Se rolar mesmo, já vou começar a juntar grana pra comprar outra Hunter cenzinha modelo 2011 ou uma nova Motard 200cc...
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