SUZUKI BOULEVARD M1500 0KM com defeito

26 Ago 2010 11:21 #1 por respino77
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Apresento cópia do e-mail enviado a representante da SUZUKI no Brasil.
[/b]

À J
TOLEDO SUZUKI MOTOS DO BRASIL[/b]



Inicialmente gostaria de apresentar
meus dados pessoais:



NOME: Oduvaldo Respino



PROFISSÃO: Coronel AV R1
do Comando da Aeronáutica



CIDADE: Brasília/DF



Tels.: (oxx61) 8413-7456
/ 2023-1857 (COMGEP)



E-MAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.







Vamos aos fatos ocorridos: no dia 06 de
agosto do corrente ano, adquiri por intermédio da empresa SMAFF SUZUKI,
localizada no SIA – trecho 1/2 - lotes: 650/660 – Brasília/DF, telefones:
(0xx61) 3042-1820 / 3042-1720 / 3042-1870, conforme NF-e nº
787 – série 1, uma motocicleta marca SUZUKI BOULEVARD M1500, de cor preta, “0KM”,
recém-lançada, placa JHZ1373, BR/DF, que me foi entregue no dia 12 de agosto (5ªF) pelo gerente Sr.
Edmilson (telefone (0xx61) 9323-7027). A negociação se deu com a entrada de uma
motocicleta marca SUZUKI BOULEVARD C1500, do ano de 2005/6, de cor preta, placa
JFP 8207, BR/DF, de minha propriedade, avaliada em R$ 23.000,00, como entrada,
e a complementação de R$ 24.000,00, realizada pelo depósito na conta corrente informada
pelo gerente acima citado. No dia 13 de agosto (6ªF) paguei o seguro DPVAT no
valor de R$ 110,22 e no dia 16 (2ªf) o IPVA 2010 no valor de R$ 346,16. Até
aqui tudo OK.



Acontece que rodei nos dias 12 e 13 de agosto
aproximadamente 35 KM. no total. No dia 14 de agosto (sábado), dia do
lançamento deste modelo pela SMAFF, fui convidado a comparecer, a partir das
10h., a um café da manhã, fins compartilhar do lançamento da mesma.



No trajeto de minha residência até a SMAFF, a
moto começou a apresentar um barulho aparentemente na embreagem ou na caixa de
câmbio, isto na passagem da 3ª para a 4ª marcha, por volta dos 60 KM. Daí fui
devagar e direto para a SMAFF.



Lá chegando fui atendido pelo Sr. Edmilson
que ligou a moto e verificou o forte barulho e mandou o mecânico - Sr. Eduardo
desmontar a embreagem. Fui avisado que o defeito era uma folga no sistema de
embreagem e que estariam solicitando uma nova peça para a fábrica. A estimada é
que a moto ficaria pronta até o dia 18 de agosto (4ªF).



Após o dia 19 de agosto (5ªF) me informaram
que a fábrica estaria solicitando o envio de todo o motor, pois a tal peça não
havia dado certo, continuando a permanência do barulho, sem se saber qual o
defeito existente.



Até hoje, dia 26 de agosto (5ªF), o gerente
não autorizou a troca por outra moto, informando que não era o procedimento
adotado pelo fabricante da marca SUZUKI. Daí a minha indignação, pois adquiri
uma moto “0KM” e não uma moto com pane a ser pesquisada e consertada.



Peço-lhe encarecidamente a atenção devida ao meu
caso, pois sou um cliente antigo da SUZUKI e só me interessa uma moto “0KM”.



Sinceramente, em caso negativo, pretendo
recorrer aos canais competentes na área jurídica e, logicamente, divulgar pela
rede Internet, o ocorrido com um lançamento de uma moto de novo modelo que diz
possuir tecnologia avançada.



Antecipadamente agradeço a atenção a mim
dispensada, aguardando uma resposta urgente que possa solucionar o meu
desespero, pois a moto já está toda paga!



Certo de sua compreensão, um forte abraço.



Respino

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26 Ago 2010 11:35 #2 por Comandante
tem nem o que dizer...

uma m*r*a dessas nao podia acontecer...a moto nao andou nada e já apresenta esses defeitos graves...lógico que é defeito sério de fabricaçao..moto "premiada mesmo"...

a concessionária tinha que trocar sem nem pestanejar e levar essa unidade defeituosa para análise...
quem é que vai querer um produto zero km cheio de problemas...eu também ia querer outra moto nova...nao uma nova toda fucada e mexida que nao se confia mais...
vai em frente amigo... procure conseguir uma moto nova "na boa"..na conversa e mostrando que..ou vai "na boa"..ou vai na justica...mas que vai isso vai....

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26 Ago 2010 13:29 #3 por begerron
Olá a todos.
Respino sinto muito pelo ocorrido e pelo que você está
passando.
Realmente você está coberto de razão.
Até porque, o Código de Defesa do Consumidor é bem claro:

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990

CAPÍTULO IV

SEÇÃO III

Da Responsabilidade por Vício do Produto e do Serviço

ART. 18 – Os fornecedores de produtos de consumo duráveis
ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de
qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou
inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam
o valor, assim como por aqueles decorrentes da
disparidade, com as indicações constantes do recipiente,
da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária,
respeitadas as variações decorrentes de sua natureza,
podendo o consumidor exigir a substituição das partes
viciadas.

§ 1º – Não sendo o vício sanado no prazo máximo de 30
dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua
escolha:

I – a substituição do produto por outro da mesma espécie,
em perfeitas condições de uso;
II – a restituição imediata da quantia paga,
monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais
perdas e danos;
III – o abatimento proporcional do preço.


Infelizmente no Brasil criou-se o hábito entre as
"empresas" de não se mexerem e deixar que o cliente vá em
busca da justiça para resolver uma coisa simples e banal.
Que para eles, é muito fácil de ser resolvido.
Eles comunicam a fábrica do problema, envia o motor para
o Japão e a Suzuki envia outro motor novo para eles. E
eles re-colocam a moto à venda.
Uma coisa simples de resolver e que se assim o fizessem,
cativariam ainda mais o cliente, que com certeza traria
mais clientes.
Mas como disse, no Brasil as coisas só funcionam deste
jeito.
Torço que com você seja diferente, mas se tratando de J,
Toledo... não espero habito diferente, não !!!
Agora já fico meio apreensivo.
Pois está em meus planos trocar a minha Boulevard M800,
por uma 1500.
Agora já vou aguardar o desenrolar do seu problema para
tomar a minha decisão.
Boa Sorte

Agora.
Não sei se você já ouviu falar do BOG (Boulevard Owners
Group) ???
Somos um grupo de proprietários de Boulevard's e temos um
fórum na internet, onde conversamos e discutimos diversos
temas relacionados a estas motocicletas.
Se ainda não conhece, seria um prazer tê-lo conosco.
Se quiser, dê uma passada lá e conheça o BOG, os assuntos
debatidos e seus integrantes.
O endereço é:
forum.boulevardonline.net

Abraços

Por onde a Lucille já passou !!

No Brasil: SP, PR, SC, MG, ES, BA, SE, AL...

Lá fora: AR, PY...

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26 Ago 2010 13:45 #4 por respino77
Muito obrigado a todos pelas dicas importantes.
Estou na espera de algum pronunciamento da fábrica.
Um forte abraço.
Respino

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26 Ago 2010 14:12 #5 por begerron
Passe lá no BOG !!!!
abraços

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26 Ago 2010 18:59 #6 por Medina
Poxa que fatalidade essa, a s suzukis são motos excelentes, creio que a loja tb foi pega de surpresa e nem tem muito haver com isso, mas deveria trocar por uma moto zerada nova sem discussão.

Road King
F800R
Intruder 125

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27 Ago 2010 13:14 #7 por g.d.
Respondido por g.d. no tópico SUZUKI BOULEVARD M1500 0KM com defeito
Não dá moleza pra eles não, Coronel!

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27 Ago 2010 14:44 #8 por Leoclima
Sem Comentários.


Só desejo boa sorte e ótimo desfecho para o Sr. Respino.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

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27 Ago 2010 16:27 #9 por MANDRUVADOIDAO
Respino, eu sugiro que o senhor de maneira nenhuma pegue esta moto de volta. "EXIJA" OUTRA MOTO. Está claro que esta moto veio com problemas de fábrica e foi passada para o senhor com ciência da loja.


Nosso amigo Begerron citou muito bem. Como o senhor não andou quase nada na moto, em testes ela com certeza apresentou o mesmo problema, porém a revenda preferiu arriscar a vendê-la para alguém que poderia se responsabilizar pelo fato. É um direito do senhor ter outra moto 0km e ainda ter uma indenização pelo tempo que o senhor está ficando sem a moto. Se o senhor não tomar uma atitude contra esta revenda, isso se dará novamente com outros e será uma cadeia de desrespeito ao consumidor.


Procure um advogado e se cientise de seus direitos de consumidor.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

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27 Ago 2010 17:25 #10 por respino77
Caro amigo Mandruvadoidao


Antes de mais nada muito obrigado pelos conselhos. Hoje eu já estive com um amigo advogado e fui informado que infelizmente não se pode fazer nada, pois o Código de Defesa do Consumidor, para esses casos, deveria se chamar de Código de Defesa do Vendedor, pois a SMAFF tem direito ao prazo de 30 dias, ou seja, até o dia 13 de setembro, para me devolver a moto em perfeitas condições, e assim sendo, eu fico obrigado a recebê-la, não tendo alternativa de impor a troca por outra de igual modelo. Para completar o meu desespero, hoje fui informado por outro gerente da SMAFF, Sr. Alberto Cury, que a fábrica ainda não se pronunciou de qual defeito existe e nem, logicamente, sabem informar qual o prazo de entrega. O engenheiro responsável pelo setor de engenharia, Sr. Carlos Zolim, estaria pesquisando e, a Sra. Cintia, responsável pelo setor de garantia, ligaria a partir da próxima segunda-feira informando alguma notícia.


Já tentei o telefone da fábrica, informado pelo Sr. Alberto, porém não existe o número, aí é que eu fiquei mais ansioso!!!


Agradeço a todos os amigos. Bom final de semana e bons passeios. Vou tentar esquecer e dormir mais tranquilo por enquanto. Um forte abraço. Respino

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27 Ago 2010 18:44 #11 por madke
Respondido por madke no tópico SUZUKI BOULEVARD M1500 0KM com defeito


Não preciso dizer mais nada....

Peças e acessórios: www.dreammotors.com.br/

Caxias do Sul/RS
Ex:: CBR450 1989 - Br/Vm e Bandit 650S 2007 Preta
Atual: GSX650F 2010 Preta

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27 Ago 2010 18:57 #12 por MANDRUVADOIDAO
Fiquei indignado a distância. Se fosse na Alemanha eles o levariam no colo até outra moto dentro da fábrica pra vc escolher qualquer uma que quisesse. Aqui é soda.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

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28 Ago 2010 15:33 #13 por begerron
Ok.
Mas e se depois deste "prazo" que a Staff e a J. Toledo tem
e eles não resolverem o problema ????
Como fica ????
O que eles terão de fazer ????
Quais serão os seus "direitos de consumidor" ???
Abraços

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29 Ago 2010 13:20 #14 por Isa&uacute;
Passados os 30 dias sem sulução por parte do fornecedor, deve-se reclamar no Procon. Este convocará a empresa vendedora para solucionar o problema.

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

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29 Ago 2010 16:20 #15 por Comandante

begerron escreveu: Ok.

Mas e se depois deste "prazo" que a Staff e a J. Toledo tem

e eles não resolverem o problema ????

Como fica ????

O que eles terão de fazer ????

Quais serão os seus "direitos de consumidor" ???

Abraços


o código do consumidor é claro e ele tem direito a ter o bem reparado em no máximo 30 dias...
mas quem quer uma moto toda mexida que foiu comprada 0 km...ninguém quer...
portanto, acho melhor que eles sejam mesmo desleixados como sempre são e nao consertem a moto...mesmo porque o defeito nao é pequeno, é melhor que ultrapasse o prazo e ele exija outra moto nova, nem que seja na justica!

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