Óleo

12 Maio 2010 16:49 #61 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Óleo
Grande Patriarca !


Será que sei o que faço ?


Abraços !


Léo.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2010 16:51 #62 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Óleo
Quando a gente não sabe acaba descobrindo!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2010 05:34 #63 por gege
Respondido por gege no tópico Óleo

Leoclima escreveu:
Quá quá quá !!!!


Amanhã vou "dissecar" o filtro original e postarie as fotos. Cá pra nós, achei o filtro original mei safado, pois ele não tem nada dentro, não tem aquelas valvuletas que os filtros bons têm. Quem sabe se quem não presta é justamente o filtro original ???


Outra : Lá no País Maravilha (USA) os nossos irmão harleyros costuma usar um imã colado no filtro, pra "segurar" as limalhas que circulam no óleo...e usam um tal imã que tem dentro de não sei de onde do comp**ador... é mole ?


Harleyro é tudo louco...tem cada uma !


Gegê, aquilo no seu avatar é um boi rodando na brasa ?


Nó Senhora !









É um belo boi no rolete, vou achar as fotos e postar , tem colocando o tempero depois assando e por fim só a ossada e eu do lado e alguns barris de chopssssss.

Mineiro

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2010 06:57 #64 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Óleo
Essa placa defletora alaranjada a qual o Leoclima se refere é o diafragma do filtro. ela está ali para não deixar o óleo que está dentro do filtro retornar para a parte baixa do motor, o que provocaria um "retardo" no tempo que o óleo vai levar para atingir a parte superior do motor.

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2010 07:25 #65 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Óleo
Cezario :


O cárter é seco, com o reservatório de óleo separado. Se houver algum retorno será que ele não retornaria para o reservatório, já que o carter é seco ? . Hoje dei uma volta de 50 Km na estrada é o filtro do fusca se comportou muito bem : Não vazou, não acendeu a luz dé pressão do óleo, não esquentou o motor...uma beleza.











Na sequencia, o filtro aberto e desmontado . O Cezario tem razão, pois o diafragma cor laranja tem a função de uma valvula de retenção de fluxo (Check Valve ) . O filtro do Gol também tem essa função, só que a check fica no fundo do filtro e possui uma mola. Notem a quantidade impressionante de limalha oriunda da usinagem do bloco do motor.


O Diafragma laranja se encaixa no bloco do elemento filtrante, que se ancaixa na carcaça de entrada/saída . No fundo do copo existe uma placa que atua como mola, forçando o elemento filtrante de encontro ao orifício de rosca .


Nos USA, tem alguns donos de Harley que eliminam (existem à venda no mercado) o filtro, liberando a passagem do fluxo de óleo, confiando apenas no bujão magnético .


Os filtros K&N são parecidos com o Gol, com válvula de retenão no fundo, com mola, sem o diafragma. Esse filtro é de um TC 96, primeiro filtro, trocado com 2340 Km.


É isso !


Abraços.


Léo.


Tenho mais fotos com resolução alta. Quem quiser, mando por e-mail.
Leoclima40311,5038194444

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2010 09:00 #66 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Óleo
Quem somos nós para discutir... rsrsrs

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2010 09:19 #67 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Óleo
Leoclima:


Apesar do cárter ser seco, sempre existe espaço nele para um pouco de óleo. Haja vista, que a moto depois de desligada por várias horas, o nível de óleo na vareta SEMPRE estará abaixo da marca FULL. Exatamente porque o óleo "desceu" para o cárter. O óleo só estará na marca FULL com a moto quente, imediatamente após ser desligada.


Não retorna para o reservatório de óleo pelo simples motivo deste ficar em um nível ACIMA do filtro.


E mais: é por conta dessas limalhas que você encontrou no seu filtro, que os experts trocam o óleo e o filtro quando as motos completam apenas 100 km rodados. Essa limalha sim, e outros detritos microscópicos que não são visíveis entopem parcialmente o filtro e fazem o fluxo de óleo ficar deficiente. Experimenta colocar um imã de winchester de comp**ador dentro do óleo que você tirou nessa troca por uns 2 dias. Depois me diz o que encontrou...
cezariomaia40311,5163194444

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2010 10:18 #68 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Óleo
Pois é, Cezário.


Veja bem : Acho eu que o reservatório de óleo dos TC 96 ficam abaixo do filtro de óleo, pois a vareta de medição também fica abixo do filtro, ne´ não ? Nas Harley's antigas e nas 883 o reservatório fica acima do filtro.





Debaixo do banco só tem a bateria e parte elétrica.


O que pode acontecer, em tese, seria o tal diafragma reter óleo na tubulação que vai lubrificar o cabeçote, diminuindo em alguns décimos de segundo o tempo que o óleo chegaria até lá. Mas também sabemos que o óleo sintético tem um poder de lubrificação residual, que seria mais do que suficiente para prover a lubrificação nessa interface antes da pressurização do sitema pela bomba de óleo. Esse delta "T" acho eu , é irrisório.


Abraços.


Léo



Leoclima40311,5645833333

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2010 16:00 #69 por Diniz
Respondido por Diniz no tópico Óleo
Eu acho muito legal quem tem coragem e conhecimento para arriscar uma brincadeira dessas. Admiro mesmo, mas jamais esse tipo de teste na minha HD por puro medo e falta de conhecimento sobre o assunto.

Mas... é aquele negócio de sempre...

Nasce um novo ser humano no mundo. Ele, ainda bem pequeno, aponta na rua para carros, motos e qualquer outra coisa que tem motor. O bebê adora aquilo. Com o passar do tempo começam a vir os brinquedos que, na sua maioria, são carrinhos de madeira, plástico, de controle remoto e derivados. Ele, apaixonado que é por carros, deixa de brincar de bola com os amigos para se sentir o piloto de F1 em pleno centro da sala da sua casa. Sozinho.

A idade aumenta e com ela a quantidade de revistas sobre o assunto. Pilhas e mais pilhas de Quatro Rodas e tantas outras revistas do gênero são encontradas pela casa. Aos 14 ele decide que será engenheiro automobilístico. Dos 16 em diante começa a pensar em vestibular, a pressão da família cresce e os olhos só são voltados para isso. Alguns - muitos - anos após ele entra numa boa faculdade de engenharia. Se mata de estudar até compreender tudo. Um curso de duraria 4 ou 5 anos acaba em 7 ou 8 e umas 20 dps nas costas fora as dívidas. O dinheiro acabou. Os neurônios também. Mas enfim ele é um engenheiro formado e pronto para o mercado.

Faz cursos, faz inglês, MBA e o cacete a quatro. Currículos e mais currículos. Contatos e mais contatos e, enfim, ELE INGRESSA NUMA MULTINACIONAL! AAAÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!

Aí, do outro lado do mundo, vem o muleque, o gostoso, o sabe tudo...

Compra um carro 0km (ou ganha do pai) e sai trocando tudo. Coloca aerofólios, luzes, super som, escapamento barulhento e pneus... ah, os pneus! São pneus de 1 metro de largura que, acreditem, fazem o carro ser melhor em curvas, freiar melhor, ser mais econômico e até mais potente! Pô, como ninguém tinha pensado nisso?!

Ah... esse muleque é do cacete!


Diniz40311,7936111111

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2010 16:16 #70 por Isaú
Respondido por Isaú no tópico Óleo
Gostei desse delta T.... deve ser menor que pinto de japonês (pintinho da galinha garnizé do japonês, viu!?....)


Isaú

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2010 16:53 #71 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Óleo
Leoclima:


Você tem toda razão com relação ao nível do filtro e do reservatório de óleo nas famílias Dyna e Touring: o óleo desce para o reservatório. Esquecí isso. Mas na família Softail, ou seja, as Fat Boy, FXST, Deuce, Night Train, Rocker e outras da família, o reservatório de óleo é embaixo do banco, bem alto, portanto o óleo desce para o carter.


De qualquer maneira, sempre desce óleo para o carter, não importa a família da moto. Tanto que pela manhã, se olharmos a vareta de nível de óleo antes de ligar as nossas poderosas, o nível de óleo vai estar entre as marcas FULL e ADD. Daí a recomendação da HD para medir o óleo com a moto quente, logo depois de desligar.


Tenho por norma verificar o nível sempre que chego da rua ou de viagem. Se estiver no nível, na próxima saída que der na poderosa sei que o óleo está no nível.


Abraço
cezariomaia40311,8301157407

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2010 17:08 #72 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Óleo
Bem...o caso é o seguinte :


Cadê o Cezário ???


Todo filtro de óleo tem a tal válvula de retorno de fluxo, que segura o óleo e não deixa o mesmo voltar para o reservatório, diminuindo o tempo que o mesmo leva até o cabeçote na partida à frio. Esse tempo seria de 5 a 8 segundos . Possuem também uma válvula de alívio de pressão ( que abre permitindo que o óleo circule no motor, no caso do entupimento do elemento por falta absoluta de troca (melhor óleo sujo circulando do que óleo nenhum)


Portanto, o que varia entre os filtros é a qualidade dos componentes e sua capacidade (área de filtragem em cm² do elemento), micragem do mesmo (que a Harley diz ser de 10 a 5 micras) e resistencia a impactos (pedras por ex.) e qualidade das válvulas e diafragmas.


Considerando que o filtro original das nossas Harley é chinês (pois o mexicano vem com identificação) e estado do elemento após apenas 2300 Km (fotos), pode-se no mínimo suspeitar que ele é uma boa porcaria.


No frigir dos ovos, eu como um cara sensato e lúcido, recomendaria o K&N modelo KN-171-B (ou C de cromado) para os poderosos TC 96 , com troca a cada troca de óleo (8K para sintético)


Léo (quase, quase mecânico)

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2010 19:42 #73 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Óleo
Leoclima:


Você descreveu com muita propriedade o funcionamento do filtro. E as conclusões são perfeitas. Melhor óleo sujo que nenhum óleo. E o infeliz "entope" mesmo! Depois da primeira troca de óleo, a quantidade de limalha e resíduos diminui a quase zero.

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Maio 2010 03:42 #74 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Óleo
dentro do uso da minha Fat, óleo e filtro são ítens que nunca tive problemas para encontrar.

Acho válido a experiência para procurar substitutos de fácil localização, mas felizmente o Brasil ainda não é cuba e peças HDs são facilmente importadas via correio.

Em 39000 kms o nível do óleo da Fat nunca baixou e tive um pequeno vazamento na primária (retentor secundário entre motor e primária) que estava mal colocado... foi desmontar e remontar para o vazamento parar.

Se não tem vazamento, o óleo não baixa. Seguir as recomendações do manual ainda é a melhor política a ser adotada.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Maio 2010 07:41 #75 por gege
Respondido por gege no tópico Óleo
"Se de olhar aprender cachorro deveria ser açougueiro"

Mineiro

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.186 segundos