Óleo

24 Abr 2010 19:42 #16 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Óleo
Fredão, a HD recomenda o uso da gasolina comum, acontece que esta é a recomendação da HD americana onde toda gasolina comum é aditivada.

Em termos de performance o uso da gasolina comum não vai trazer prejuízos, mas o motor vai esquentar mais e o sistema de alimentação vai precisar de uma manutenção mais cuidadosa por conta dos resíuos que esse combustível deixa na queima.

A pódium acaba trazendo economia na manutenção.

eu alterno entre as duas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Abr 2010 03:51 #17 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Óleo
OK, Wolf.


Vc já usa esses óleos há muito tempo e está se dando bem, então ótimo. Os´lubrificantes da Motul, acho eu, até podem ser melhores, mas em condições severas, como competições, etc...mas no dia a dia, acho eu, não é necessário tanto refinamento com as nossas robustas Harleys. Apenas comentando, pois também sou novo aqui, no manual da Dyna, eles especificam o mesmo óleo para caixa de marchas e primária (mas não falam qual é, apenas mencionam o PN).


Quanto ao filtro, eu estou pesquisando um, de forma prática, mas só vou poder tirar conclusões após o dia 5 de maio.


Obrigado.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Abr 2010 04:39 #18 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Óleo
Mas...


É sempre bom lembrar , como alternativa, o bom e velho óleo de pastel de feira, que roda na kombi, tiram pra fritar pastel o dia todo e depois recolocam na kombi e vão embora...esse é bom !



Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Abr 2010 06:34 #19 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Óleo
Leo, o catálogo SE traz os óleos recomendados por eles para as HDs. Serve como fonte de consulta.

Os lubrificantes SE eram fabricados pela Exxon e Texas Co e levam a etiqueta da SE (lubrificantes fabricados sob demanda para revenda). Aqui no Brasil, a HD chegou a iniciar um processo semelhante com a Texaco, mas abandonou o projeto com a venda para a Ipiranga.

Sei que a BR se interessou em firmar parceria, inclusive elaborou alguns aditivos específicos para atender as especificações da HD, mas a parceria não vingou pela escala de produção.

Vale a pesquisa, mas eu sou mais acomodado... tem o lubrificante recomendado, vai ele mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Abr 2010 07:07 #20 por moraesthiago
Respondido por moraesthiago no tópico Óleo
Pessoal,

Estou iniciando no mundo HD e estou pegando uma Nightster zero.

Duvida: Vale a pena trocar o óleo na concessionaria? Ou vale trocar por conta mesmo que a garantia seja perdida?

Saberiam me dizer aproximadamente quanto custa (concessionaria x por conta)?

Abs

Thiago Moraes

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Abr 2010 12:01 #21 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Óleo
Caro Wolf.


Vc tá certo, como sempre, vc conhece, tem HDs há muito tempo.


Eu sou meio instintivo e gosto de arriscar. O óleo da primária, na prática, deu um ótimo resultado : engates mais macios, maior facilidade para jogar de 1ª para neutro, etc..., mas está em teste.O óleo do motor, com grau API 5W40 para a minha região, que é fria, é mais indicado, e a consistencia do mesmo, "no dedo" era igual, e a qualidade Petrobrax é muito boa para óleos. Eu estou masi preocupado com o filtro, e só vou trocar depois de testar ambos, abrir, etc. Eu estou arriscando a ponto de chutar a garantia. Acho eu que as Hds são máquinas simples, versáteis, robustas e que não requerem grandes preciosismos na manutenção.


O pior é tombo : as vezes o cara tem o maior cuidado com esses detalhes e dá uma po**adinha e vai tudo pro brejo: Aí não tem garantia ou cuidado que dê jeito : só o seguro. E pra se acionar o seguro não se precisa de garantia .


E como eu vou gastar bem menos, vou trocar o óleo em intervalos menore, tipo 5 K no máximo....daí troco o óleo da primaria e caixa também, pois fica bem baratim e é facim.


Se der m*r*a aviso vcs.



Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Abr 2010 18:01 #22 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Óleo

Leoclima escreveu:
Mas...


É sempre bom lembrar , como alternativa, o bom e velho óleo de pastel de feira, que roda na kombi, tiram pra fritar pastel o dia todo e depois recolocam na kombi e vão embora...esse é bom !









Abç


JF

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Abr 2010 06:22 #23 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Óleo
Gosto muito da minha criança para arriscar algo fora do recomendado, uso Motul sintético na EG e mineral na RT, a BMW recomenda Castrol, mas a concessionária vai mesmo de Motul...

No filtro instalei o kit 1, o filtro é permanente ( lavável ) em algumas trocas já se paga, além de melhorar a admissão de ar.

Troca de óleo fora da concessionária não implica em perda de garantia, perderá se utilizar óleo fora do recomendado e tiver um problema de motor relacionado a isto...

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Abr 2010 06:37 #24 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Óleo
Eu já estou pensando é num projeto muito doido de um radiador de óleo, tipo bom bonito e barato.





O projeto BMW/2011 também está vivo...

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Abr 2010 09:01 #25 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Óleo
Caro Leo,


O modelo da própria harley custa 300 dólares na tabela.


No Zanotti deve estar mais barato:





Abç


JF

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Abr 2010 09:04 #26 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Óleo
Hummm, boa pedida .


Não sabia...vou ver quanto custa. Taí uma coisa que vale à pena instalar. E é bonito, hein ?


Obrigado !

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Abr 2010 20:19 #27 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Óleo
Se estiver bom de dindin manda brasa, mas quem colocou na EG/RK que eu conheço não falou nada a respeito que melhorasse a temperatura ou a performance da moto... fica mais na estática mesmo.

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2010 10:47 #28 por aviator
Respondido por aviator no tópico Óleo
Do total de calor produzido durante o processo de combustão do motor, algo entre 10% e 20% é absorvido pelo óleo, que dessa forma, além do papel de redutor de atrito, é também um agente de absorção e dissipação de calor. O coeficiente de transferência de calor nos óleos sintéticos é maior do que nos óleos minerais, de tal sorte que para uma mesma variação de temperatura, o sintético absorve de 5% a 10% mais calor que o mineral. Além disso, os óleos sintéticos mantém inalteradas suas propriedades lubrificantes numa faixa maior de temperaturas que os óleos minerais, e demora mais para deteriorar sob condições severas, tais como o anda e para no trânsito, uso frequente da moto em pequenos percursos e baixas temperaturas ambientes. A maior capacidade de absorção e liberação de calor dos óleos sintéticos faz com que o motor funcione a uma temperatura mais baixa do que o faria com o uso de óleos minerais, o que é um ponto a ser levado em consideração na decisão de instalação ou não de um radiador. Por outro lado, no trânsito congestionado praticamente não há fluxo de ar para tornar eficaz o funcionamento de um radiador (a menos que o ar seja forçado através dele por uma ventoinha), e tanto o óleo como o motor irão trabalhar em temperaturas mais elevadas. Entretanto, nessa situação a potência gerada é baixa e o motor foi projetado para resistir a essa associação de condições. Já com a motocicleta desenvolvendo alguma velocidade, as temperaturas do óleo e do motor diminuem, e embora nessa situação haja fluxo de ar disponível, torna-se questionável o uso de um radiador de óleo. Do ponto de vista técnico a instalação de um radiador somente seria plenamente justificável se a temperatura do óleo fosse alta quando o motor estivesse produzindo uma parcela razoável de sua potência. Isso não ocorre nas Harley, porque nessa situação a moto está se deslocando em boa velocidade, mas ocorre, por exemplo (e me perdoem a comparação) com motores de aeronaves (refrigerados a ar) durante a subida com potência próxima à máxima, onde a instalação de um radiador de óleo é indispensável. Na minha opinião, diria que um radiador de óleo nas Harley adianta muito pouco no tocante ao arrefecimento do motor e tem como desvantagem a introdução de modos de falha adicionais em um sistema concebido justamente para ser simples e confiável.

Aviator

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2010 11:19 #29 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Óleo
Eita cabra bão !


E não se fala mais nisso !


Obrigado.


Léo
Leoclima40297,6116898148

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2010 11:23 #30 por Hot Chopper
Respondido por Hot Chopper no tópico Óleo
Concordo com o Aviator.....bem colocado o comentário

Hot Chopper

FLSTNI DELUXE TC88 06

JOINVILLE - SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.252 segundos