Vc deveria ter substituido pelo menos 7 vezes. O Manual diz que são de 16 em 16 mil (pelo menos nos BT 96) . A primeira com 1600 Km e as demais de 16 em 16 . Dá 7 vezes. Vc tá devendo 3 vezes !
Se fosse o da óleo da transmissão, vc teria substituido o primeiro com 1600 Km e os demais com 32 mil. e aí sim estaria no 4º óleo.
bem... a minha Fat continua trocando óleo motor/primária a cada 8000 kms. O óleo da suspensão está com uma regularidade de 16000 kms entre as trocas, salvo quando quebra o parafuso da mesa (já quebrei dois e um deles foi descoberto na revisão de 40000 kms).
Entrei aqui para dar o meu pitaco também..
Quando a minha sportster chegou nos 1600 e poucos km liguei pra harley de Porto Alegre e os "queridos" queriam me arrancar 500 reis de troca de óleo e filtro.
Fiz uma baita pesquisa pela internet afora e cheguei nos seguintes produtos:
Filtro Fram PH6022 (é o mesmo que muitas lojas põe como original nas Harleys).
Óleo F1 master sintético (na próxima troca vou limpar tudo e passar pro Magnatech).
Óleo AC Delco SAE 90 API GL-40 (diferencial blocante da Blazer).
Saiu por menos de um terço do valor que queriam me usurpar na H-D..
Bom, ai vem toda aquela coisa da garantia.., como ando pouco com a moto (5000 km em um ano e meio)resolvi arriscar e poupar um pouco de R$ -até porque se quebrasse alguma coisa no motor eles não iriam se esconder atrás de uma troca de óleo.
Foi uma atitude minha e sob minha responsabilidade, mas com produtos de qualidade mundial, com profissional altamente qualificado (eu
)e está melhor do que antes.
Esse óleo motul é excelente pra motos "comuns" onde a embreagem fica de molho no óleo do motor. Na sportster, a troca de marchas ficou bem mais macia e o motor é zero, nem tem o que dizer, só vou passar pro magnatech porque já uso no carro e temos muita variação de temperaturas no sul..
. O pessoal mais entendido é que não recomendam o filtro Framm PH-6022 pois dizem que o elemento é de papel, e que pode soltar o papel e blá blá blá. Acho bobagem e usaria tranquilamente o Framm. Esse óleo do diferencial da blazer pega bem nas sportsters , onde a caixa de marchas e primária é junto. Nas BTs, a coisa muda um pouco. Abraços.
Wolf : Tirei o óleo do motor agora com 4 mil rodados. Acho 8 mil muito. Sei lá. Vc tem mais experiência.
Leoclima40415,5391898148
O ruim de trocar o óleo cedo é o custo, porque mal não faz..$$
tem uma equação meio subjetiva onde se presume que quanto mais o motor trabalhar, mais tempo o óleo mantém suas características mas um óleo bom como o sintético dura tranquilamente os 8000km.. Se a moto fica mais enfeitando a garagem do que cumprindo a função, aí cabe trocar antes, mas não antes de 5000km..($$).
Se a fram fornece filtro pra todo segmento automotivo e vende esse como filtro para harley, não deve ser tão podre. Até porque várias izzo vendem os mesmos. a diferença são as letrinhas brancas por fora..
É o hábito me faz pesquisar e economizar sempre que possível
. Já fiz o banco por 60 reais e a última foi o sissy bar com bagageiro por 200 já cromado e tudo..
Leoclima escreveu: Já vi que vc não é bobo, gaúcho
. O pessoal mais entendido é que não recomendam o filtro Framm PH-6022 pois dizem que o elemento é de papel, e que pode soltar o papel e blá blá blá. Acho bobagem e usaria tranquilamente o Framm. Esse óleo do diferencial da blazer pega bem nas sportsters , onde a caixa de marchas e primária é junto. Nas BTs, a coisa muda um pouco. Abraços.
Wolf : Tirei o óleo do motor agora com 4 mil rodados. Acho 8 mil muito. Sei lá. Vc tem mais experiência.
quanto menos eu precisar mexer na moto melhor... se o manual recomenda a cada 8000, é a cada 8000 que eu paro para revisar... Não me dou nem ao trabalho de lavar a moto, quanto mais ficar procurando trabalho com troca de óleo e reaperto de parafuso...
Kaercher escreveu: É o hábito me faz pesquisar e economizar sempre que possível
.
tava debatendo isso outro dia com alguns proprietários de custons de baixa cilindrada (mirage, kansas). Eles insistem em dizer que a manutenção de uma HD é cara... é cara e mal feita se você larga na mão do dealer.
Existem diversas alternativas boas e baratas para manter as HDs rodando. O Léo é mestre em procurar essas soluções.
Sem falar que fora do dealer você consegue fazer a manutenção com peças originais bem mais em conta.
Eu uso os serviços da Brazil Custom aqui no Rio. Os acessórios por lá costumam ser bem salgados, mas dá para usar a oficina e os ítens de manutenção sem grandes sustos na hora de abrir a carteira.
Muita coisa eu acabo comprando via internet e levo na hora da revisão, principalmente as pastilhas de freio.
Pneu é outra coisa que costuma ser bem salgada, mas se você der uma procurada, principalmente em São Paulo, encontra preços bem razoáveis.
Hoje em dia, com as alterações que fiz na moto (tanto estéticas quanto mecânicas) minha moto está com custo de manutenção (mão de obra e peças) menor que R$ 0,50/km rodado e quanto mais antiga ela fica, menor esse custo fica porque as recomendações do manual implicam em menos revisões do que as recomendadas para as custom menores (na faixa de 3000 a 5000 km de intervalo entre as revisões).
Se fizer esse mesmo custo por dia em que ela está comigo (quase 50 meses), minha Fat custa na base de R$1,50/dia. Sai mais barato manter uma Fat do que andar de ônibus...
O lance do parafuso é interessante : Eles vem de fábrica com o torque original, que é calculado, etc. Se vc "reaperta" um parafuso que já sofreu o aperto correto de fábrica, esse reaperto pode deixar o parafuso sujeito a fraturamento ou afrouxamento após essa quebra do torque de fábrica . A razão torque e angulo é uma coisa complexa e não se pode simplesmente pegar uma chave e sair apertando tudo porque "achou" que estava frouxo. Coisa para engenheiro mecânico falar mais alguma coisa. A prática de se trocar também os parafusos originais pelos de aço inox é outra prática perigosa, pois os parafusos de inox tem características mecânicas totalmente diversas dos parafusos de aço originais e podem causar problemas.
Caro ou barato são adjetivos, de forma que a carga subjetiva é muito grande, pois dependerá da importância que a pessoa dá ao serviço ou bem comprados e à disponibilidade de recursos.
Para um proprietário típico das motos que vc. citou, provavelmente a manutenção da H-D implica em gastos desproporcionais às posses.
Um pneu traseiro de Fat custa mais de R$ 1.000,00...
Jota, meu amigo: essas Fats com pneu 200 tem uma capacidade enorme de esvaziar os bolsos dos proprietários... um pneu traseiro da minha Fat custa hoje, colocado: R$650,00. Fiz a cotação já pensando na troca que devo fazer com mais alguns kms.
Sem falar no desgaste: enquanto um pneu 200 está durando em média 14000 kms, esse pneu 150 que estou usando agora já completou 22000 kms.
E o dianteiro, que ainda é o original, já conta com 42.500 kms.