Óleo

19 Abr 2010 08:48 #1 por fredao
Óleo foi criado por fredao
Fala, galera !

Minha moto tá com 600 Km agora. Por conta do amaciamento, acho que é uma boa hora de trocar o óleo. Não vou esperar até a revisão de 1000 milhas pra isso.

Alguém sabe qual o óleo que vem "da fábrica" nas Sportster ?

Aproveito pra fazer uma enquete: que óleo vocês usam nas suas HD ? Quais vcs já testaram e quais as impressões ?

Abração

Harley-Davidson Sportster XL883R

Suzuki Intruder 125 preta (virou estatística)



São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Abr 2010 15:42 #2 por Hot Chopper
Respondido por Hot Chopper no tópico Óleo
Fredão!


tenho uma Softail e não sei das sportster, mas o óleo que uso é o MOTUL sintético 5100 para 8 mil km...filtro original cromado, o óleo da caixa e da primária também são MOTUL engine e MOTUL transm.


acredito ser precipitado essa sua troca, pois as peças do motor ainda estão se ajeitando e as HDs mais novas tem no parafuso que faz a sangria dos 3 óleos um ímã na ponta, usando o magnetismo para segurar limalhas e pequenas partículas metálicas que podem se desprender do motor.


troquei pela primeira vez o óleo da caixa e da primária sábado e o mecânico me chamou para mostrar. tinha preso no parafuso algo menor que um grão de arroz de pequenas limalhas de aço.


então, essa troca seria jogar dinheiro fora pois cada litro do sintético ta custando na faixa de 40 pilas, mais filtro cromado 80, mais mao de obra...


vale a pena esperar

Hot Chopper

FLSTNI DELUXE TC88 06

JOINVILLE - SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Abr 2010 18:45 #3 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Óleo

fredao escreveu: Fala, galera !

Minha moto tá com 600 Km agora. Por conta do amaciamento, acho que é uma boa hora de trocar o óleo. Não vou esperar até a revisão de 1000 milhas pra isso.

Alguém sabe qual o óleo que vem "da fábrica" nas Sportster ?

Aproveito pra fazer uma enquete: que óleo vocês usam nas suas HD ? Quais vcs já testaram e quais as impressões ?

Abração



Fredão: troque o óleo e o filtro da sua moto. A primeira troca é a MAIS importante, pois evita que fiquem circulando com o óleo partículas microscópicas de metal. Troquei o da minha com apenas 100km rodados. Amaciei de acordo com esse artigo: http://www.mototuneusa.com/break_in_secrets.htm


Tanto a Harley como a V-Strom 1000 foram amaciadas assim. Também uso o Motul 5100 no motor em ambas as motos.

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Abr 2010 20:42 #4 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Óleo
Fredão, save money... faça a revisão dos 1600 kms, eles irão trocar o óleo, o filtro de qualquer forma, não compensa trocar antes e se trocar vai acabar trocando novamente na revisão que faz parte de procedimento padrão.

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Abr 2010 08:42 #5 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Óleo
eu uso o óleo indicado pela HD (Motul 5100) e respeito os intervalos recomendados (a primeira foi feita com 1600 kms e as demais em intervalos de 8000 kms).

A Fat vai com 38000 kms sem qualquer problema.

Não vejo motivos para diminuir esses intervalos, embora o valor de óleo e filtros seja baixo dentro da manutenção da HD.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Abr 2010 16:55 #6 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Óleo
Coloquei no carter o Lubrax 100% sintético 5W40 - 33,00 o litro (dois litros ) depois que colocar o filtro, mais 400 ml.


Na caixa de marchas e primária, Lubrax Gold 75W90 - 28,00 o litro (950 ml em cada uma )


O filtro vou colocar um de gol G5, que é dimensionado para óleo sintético 5W40 (troquei o óleo e não tive tempo de trocar o filtro; quando trocar o filtro, completo o óleo ). 30,00 reais.


Total : 96 + 56 + 30 = 182,00


E a garantia que se f o d a .


Léo


PS : Descobri que a minha Dyna usa suspensão dianteira SHOWA !!!


Disco flutuante...motor TC 96, suspensão Showa...querem mais ??

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Abr 2010 04:15 #7 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Óleo
Uma receita de bolo bem diferenciada.....vamos torcer para que esse filtro nao embole a massa....

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Abr 2010 05:22 #8 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Óleo
Cara, o caso é o seguinte : Eu ainda não troquei o filtro (troquei o óleo e vim trabalhar ) . Quando chegar, eu vou tirar o filtro original, abrir com arco de serra, avaliar seus componentes internos, abrir o outro filtro da VW (já tenho um usado) e ver a viabilidade técnica da troca. Enquanto isso a moto vai ficar parada até dia 05 de maio. Só não colocaria filtros FRAMM ....Os da K&N são bons, mas o que eu quero é um filtro bom e que seja fácil de trocar e de encontrar , e que tenha a cabeça sextavada, para facilitar a troca. O filtro da HD é um pouco maior do que o do G5 . E como o G5 usa o mesmo óleo, a micragem deve ser a mesma. A questão seria a temperatura maior do motor da Harley , mas isso pode ser paradigma e eu vou medir com termometro no carro e na moto e ver se a diferença é tão grande assim . Quando fizer a investigação, vou postar as fotos e discutir a questão técnica com os senhores.


Só faço uma pergunta : O óleo original HD é fabricado por quem ? Qual o grau API ? Qual a composição ?


Pois é : O óleo Petrobras eu conheço, tenho a ficha técnica e confio.


Abraços.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Abr 2010 07:09 #9 por fredao
Respondido por fredao no tópico Óleo
Pois é. Eu sempre lí que valia a pena trocar o óleo com
aprox. 200 Km. Passou na Harley pq foi muito rápido (já
tá com 800 Km agora), aí não deu tempo de parar nos 200
pra trocar.

Na intruder, eu fiz isso sem pestanejar, pq o óleo era
bem barato. Agora eu vou pensar um pouco, mas o lance é
justamente, que apesar de ser uma grana, é bem menos que
uma revisão e muito menos do que qualquer problema no
motor...

É isso.

Leoclima, quando puder, posta as fotos do lance do filtro
de óleo. Isso muito me interessa. :)

Abraço

Harley-Davidson Sportster XL883R

Suzuki Intruder 125 preta (virou estatística)



São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Abr 2010 07:35 #10 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Óleo
Pena que eu só vou poder fazer isso no dia 05. Mas, de certeza eu tenho que os filtros Framm não saõ bons, porque tem papelão meio estranho lá por dentro e podem se desfazer, fazendo o efeito contrário e jogando partículas que vão circular pelo óleo do motor. Dos bujões de drenagem o que estava com MUITO MAIS resíduos foi o da primária, que estava muito sujo...mas pelo o que eu vi não eram limalhas de cilindro ou de desgaste, mas sim carepas de usinagem do bloco, possivelmente de alumínio.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Abr 2010 14:58 #11 por fredao
Respondido por fredao no tópico Óleo
Bizarro !

Desculpem a guinurança, mas eu procurei no manual e não vi
nada sobre trocar o óleo da caixa de marchas. Na Sportster
ela é lubrificada pelo próprio óleo do motor ?

O que é caixa primária ?

Valeu !

Harley-Davidson Sportster XL883R

Suzuki Intruder 125 preta (virou estatística)



São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Abr 2010 15:00 #12 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Óleo
Caros,


Acredito que improvisações são coisas que devem ser cogitadas quando não houver meio de usar aquilo que é recomendado pelo fabricante.


Se há um filtro de óleo que foi desenvolvido especificamente para o veículo ou pelo menos atestado e aprovado pelo fabricante, é ele que deve ser usado.


Não será um simples filtro de óleo que vai causar a falência de quem teve dinheiro para comprar uma Harley-Davidson.


Abç


JF

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Abr 2010 16:53 #13 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Óleo
Fredão :


As Harleys tem tres óleos : O do motor, o da caixa de marchas e o da transmissão primária. Existem tres bujões de drenagem, todos magnéticos, separados. Nas motos japonesas, existe apenas um óleo, que lubrifica o motor, a caixa de mrachas e a embreagem. Nas HDs, o óleo do motor é separado, o óleo da caixa de marchas é separado e o óleo da transmissão primária lubrifica engrenagens hipoides que se assemelham a um diferencial de carro e também a embreagem é também separado. Nas 883 deve ser igual . Os períodos de troca também são independentes. Nos motores TC 96 o óleo da primária e caixa de marchas é igual, segundo o manual, e o óleo do motor é diferente. As opiniões dos donos variam sobre que óleo usar. Há muita polêmica no assunto. Eu já falei o que usei na minha Dyna 1600. Sobre o filtro, eu ainda não troquei, pois ainda faltam os testes devidos.


JF ...vc tá certo...acho que vou colocar pelo menos o filtro original, que custa 49,00 reais na Rizzo, se não falir até dia 05 de maio.


Se bem que, economizando 19 reais dá pra colocar 8 litros de gasolina comum na minha HD....vou pensar.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Abr 2010 17:05 #14 por fredao
Respondido por fredao no tópico Óleo
Valeu !

Vcs usam gasolina comum ? Eu só tô usando podium por
enquanto. A comum num prejudica nada não ?

[]s

Harley-Davidson Sportster XL883R

Suzuki Intruder 125 preta (virou estatística)



São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Abr 2010 19:38 #15 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Óleo
Leo, interessante buscar alternativas, mas concordo com o JF. Não vale a pena improvisar sem motivo.

O óleo do motor tem especificação 15W50, pimária 10W40 e câmbio 80W90. O fabricante deve ser idôneo e a BR é tão boa quanto a Motul.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.220 segundos