Reportagem de época da revista "Duas Rodas"
Para financiar o projeto, tanto Luiz Antonio como Jacinto, tiveram de
desfazer-se de vários bens pessoais, e, com isso, puderam fazer o
protótipo, contratando o serviço de terceiros apenas para as fundições
e fresas. Terminada a esta fase do projeto, começarão a fazer contatos
com empresários e caso seja fechado um negocio, a Brasil entrará em
produção, com os modelos prontos dentro de quatro meses. (Relatos
colhidos por JHFPORTO na época em que estas notícias eram divulgadas -
"Impressões que tive ao ver a Brasil na época de seu lançamento" - José
Horácio F. PORTO). -"Ela era uma moto muito bonita, grandalhona e
inovadora, porque tinha transmissão por cardã, suspensão ceriane e
outros detalhes bem atípicos do modelo, era novidade mas não saiu do
projeto, porque ela acabou tornando-se a Kahena". A empresa Tepama,
virou Tecpama, Técnica Paulista de Máquinas, e a BRASIL tornou-se
KAHENA, moto moderna, bonita, mas com um grave defeito, uma mistura de
estilos (sem estilo próprio), tendo sido uma moto que competiu com as
importadas. A Amazonas tem um carisma muito grande e a Brasil e Kahena
não conseguiu igualar-se a ela, embora a Kahena seja uma moto
razoavelmente boa, estradeira, de baixa manutenção e razoavelmente
forte, (relatos da imprensa na época).
KAHENA ST-1600
Conheça a maior moto nacional, com motor VW 1600 cc, exportada para o
Japão e Europa. O primeiro contato com a Kahena "ASSUSTA". Seu porte
grandalhão dá a impressão que somente um super atleta pode dominá-la.
São 320kg. Felizmente, esta impressão logo se desfaz no momento de se
posicionar sobre o banco. Apesar do estilo "touring sport", que lembra
o desenho da Kawasaki ninja ZX-11, o guidon tem formato largo e alto,
tornando a posição de pilotar bem próxima de uma custom. Perguntas mais
freqüentes: 1) O motor é de fusca? resp: mais ou menos, porque parte do
motor é alterada para receber um novo câmbio e um volante menor; 2) É
difícil de de pilotar ? resp: não, ao contrário, com o centro de
gravidade mais baixo em relação a uma moto comum, torna-se fácil de se
equilibrar, mesmo em baixa velocidade; 3) tem marcha-a ré ? resp: sim,
ajuda muito para estacionar: 4) Se cair ao chão, como fazer ? resp: se
for parada, não há problema, pois ela não chega a deitar totalmente,
ficando apoiada no protetor do motor, basta um empurrão para que ela
volte à posição em pé: 5) Corre muito ? resp: na versão de 90cv, beira
os 190km/h de velocidade máxima. A Kahena saiu três modelos 1) SS 1600
2) ST 1600 3) KAHENA CUSTOM 1600.
reportagem fala da separação da antiga Amazonas por isso a ligeira tendência a falar mal da Kahena em relação a Amazonas.... vocês preferem qual Kahena ou Amazonas? eu sempre pendir pra Kahena, mais opniões são bem vindas!
Tosca2011-07-12 19:41:51