Cesar Potiguar escreveu: Caro Xamã,
Li seus comentários a respeito de óleos lubrificantes e fiquei curioso, tenho uma Virago 535/1999, comprada a pouco menos de um mês. Apesar da boa aparência e do funcionamento aparentemente perfeito, tenho dúvidas, sobre como eram feita as suas manutênções periódicas e qual o tipo de lubrificante que era usado no motor. Por isso, estou cuidando de fazer a troca de todo os fluidos. Como essa é a minha primeira moto, pouco sei sobre o assunto. Todos recomendam o Yamalube, porém, lendo seus comentários que demonstram um elevado nível de conhecimento técnico sobre lubrificantes, gostaria de contar com a sua colaboração. O Óleo TOP TURBO, pode ser usado na Virago 535? se positivo, quais as recomendações a respeito das novas trocas?
Muito obrigado,
Cesar.
Nobilíssimo César,
primeiramente, os meus mais sinceros parabéns pela aquisição.
Dizem que, a exemplo do que acontece com os carros, "moto nova, vida nova!"
Bom, se não me engano, a Virago 535 trabalha com um motor bicilíndrico em V, refrigerado a ar, o que já me permite responder que a utilização do Lubrax Top Turbo na tua moto é aconselhável.
Obviamente que, na troca, o filtro deverá ser substituído. A drenagem também deverá ser a mais eficiente possível (balance a moto de um lado para o outro, fora do descanso central, observando o quanto de óleo continua descendo...), de modo a evitar, ao máximo, a mistura entre óleo usado e novo.
Outro detalhe é que temos uma configuração de motor em que o fator refrigeração, propiciada pelo lubrificante, é de suma importância. Neste ponto, a qualidade da base do Top Turbo tenderá a causar uma ligeira baixa na temperatura final de funcionamento do motor, o que é benéfico a longo prazo para a durabilidade do conjunto. A embreagem banhada a óleo, semelhante à configuração das Suzukis e de algumas das Harley's, não é um problema para este tipo de óleo, haja vista o mesmo não apresentar redutores de atrito.
Quanto à periodicidade da troca, rode pouco após a 1ª mudança do óleo. Coisa de, no máximo, uns 1.500 kms. A razão deste meu conselho é o fato de não se ter maiores informações acerca das manutenções anteriores da motocicleta, o que me faz pensar que se houver um pouco de borra no interior do motor, a ação detergente de um óleo de padrão "SL" deverá sujar muito rapidamente o Top Turbo.
Depois da 2ª troca, pode rodar tranquilamente os 3.000 kms calculados entre uma substituição e outra, pois o óleo está dimensionado a suportar maiores esforços, sem causar desgastes prematuros à máquina.
Se achar que os 3.000 kms são demais, fique nos 1.500 kms mesmo e lembre-se de sempre mudar o filtro de óleo a cada troca que for efetuada. Trata-se de uma peça barata e que tem função importantíssima no sistema de lubrificação da moto.
O porquê do Lubrax já foi diversas vezes explanado ao longo do tópico, mas digo ao amigo que se trata de um excelente produto, com aditivos de qualidade e feito para durar muito e proteger muito motores diesel muito mais caros que os das nossas motos. O amalube é um bom produto, mas viscoso demais (20W - 50), de maneira que você setirá a moto mais "solta" com um óleo de menor viscosidade (15W - 40), sem mencionar as vantagens de um óleo mais fluido nas partidas a frio.
Estes foram fatores que pesaram muito na minha escolha.
Portanto, rode tranquilo com este óleo e, se possível, poste para o fórum quais foram as tuas impressões na Virago (uso em cidade e uso em estrada, OK!?!).
Será de grande valia para mim e para todos os que estão utilizando este produto.
Cada avaliação positiva significa um ponto a mais na convicção de que há, realmente, uma grande farsa montada para lucrar com a venda de produtos defasados, ditos "específicos para motos" e que não atendem às mais modernas exigências das motocicletas de hoje.
Acho que é isso.
Se tiver alguma outra dúvida, César, fique à vontade para perguntar. Se eu não estiver "on-line" no momento, fique certo de que haverá amigos neste fórum que poderão te ajudar, com extrema boa vontade, tanto quanto eu.
O pessoal aqui é bom!!!
Um abraço grande e parabéns, de novo, pela motoca!